- ID
- 1016449
- Banca
- CETRO
- Órgão
- ANVISA
- Ano
- 2013
- Provas
- Disciplina
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Assuntos
Várias organizações trabalham 24 horas por dia, exigindo mais do que um turno de trabalho para cobrir o tempo de funcionamento, ou implantam turnos mais longos com escalas de 4 dias de trabalho por semana, com jornadas de 10 horas por dia. São contratadas pessoas para horário fixo, isto é, o mesmo turno de trabalho todos os dias ou variável/ rotativo, trabalhando em determinado turno por um tempo determinado e, depois, é mudado para outro turno. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo.
I. Horários flexíveis de trabalho, permitindo aos funcionários, pelo menos em parte, determinar as horas do dia em que vão trabalhar. Isso é uma tendência, entretanto, nenhum benefício nos indicadores organizacionais, como absenteísmo, foi obtido.
II. As pesquisas mostram que os distúrbios do sono para quem trabalha nos turnos da madrugada é a única consequência negativa. Nenhuma outra variação orgânica foi comprovada em pesquisas.
III. Pesquisas mostram que a jornada de trabalho longa, 10 ou 12 horas de trabalho por dia, é apreciada por vários profissionais pesquisados, por exemplo, policiais, pois ficam com mais tempo livre por semana.
IV. Um dos principais problemas de saúde provocado pelo trabalho nos turnos da madrugada é que o ritmo ou ciclo circadiano é perturbado.
É correto o que se afirma em