SóProvas



Questões de Fundamentos da Saúde Ocupacional


ID
6838
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Em termos epidemiológicos, é sabido que a prevalência de doenças em um determinado período e espaço geográfico é influenciada por muitos fatores. Assinale o item que tende a diminuir a prevalência.

Alternativas
Comentários
  • Usada em estatística e em epidemiologia, a prevalência pode referir-se a:A) número total de casos existentes numa determinada população e num determinado momento temporal; B) proporção de casos existentes numa determinada população e num determinado momento temporal. A prevalência permite compreender o quanto é comum, ou rara, uma determinada doença ou situação numa população. Com este objetivo é preferível o uso dos valores em proporção, mas caso se opte pelo uso do número total de casos convém referir a dimensão da população a que se refere.É habitualmente usada em epidemiologia em doenças crônica ou situações de duração prolongada, como a obesidade, a hipertensão arterial ou o cancro. Na área da saúde a prevalência ajuda o profissional a conhecer a probabilidade - ou risco - de um indivíduo sofrer de determinada doença. O conceito é também muito útil na elaboração e planificação de políticas e programas de saúde, uma vez que permite organizar os recursos existentes para os problemas de saúde mais importantes.
  • Doenças de maior letalidade eliminam de maneira mais rápida o agente infecciosotendo menor potencial de transmissão , como o virus ebola .
  • Maior letalidade = morre mais rápido = decresce o número de casos no total

    Imigração de casos = cresce o número de casos no total

    Emigração de pessoas sadias = não se altera o número de casos no total

    Imigração de pessoas suscetíveis = cresce o número de casos no total

    Aumento da sobrevida sem cura = cresce o número de casos no total

     


ID
6841
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Em uma dada região geográfica, endemia significa que a doença:

Alternativas
Comentários
  • Endemia é uma doença infecciosa ou parasitária crônica, que tem ocorrência permanente numa determinada região. É diferente de epidemia, que é doença infecciosa aguda e que desaparece certo tempo depois. Exemplos de endemias: doença de Chagas, hanseníase, tuberculose, malária, leshmaniose, esquistossomose, ancilostomose, filariose, e muitas outras.
  • As endemias são temporalmente ilimitadas e estão habitualmente presentes entre os membros de uma população. As endemias, portanto, ocorrem regularmente nos limites de uma dada faixa de território, junto a uma população específica, sendo mais comuns em alguns períodos que em outros.

  • endemismo em ecologia refere-se à presença de um organismo em determinado local. inclui-se ai os agentes patogênicos também.
  • a) Ocorre claramente em excesso em relação ao esperado. = errado --> epidemia

    b) Está habitualmente presente na população humana = correto = endemia = cronicamente presente

    c) Afeta um largo número de países simultaneamente = errado = endemia pode afetar ou não vários países (ex: malaria, sim)

    d) Exibe um padrão sazonal = errado. Endemia pode ou não ser sazonal

    e) Está normalmente ausente, mas pode ocorrer, ainda que raramente. Errado = está normalmente presente; não ocorre raramente.

    abs.
    J.
  • ENDEMIA: Número de casos dentro do esperado em uma região.


ID
6844
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Quanto ao delineamento dos estudos epidemiológicos, analise as proposições e assinale a opção correta.

I. Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso; neles, o investigador mede, mas não intervém, enquanto, nos estudos experimentais, há uma tentativa de mudar fatores determinantes de uma doença, como uma exposição ocupacional, por exemplo. 

II. Embora fáceis de realizar, os estudos ecológicos são freqüentemente difíceis de interpretar, visto que raramente é possível encontrar explicação para os resultados, devido ao fato de se trabalhar com populações ou grupo de pessoas, cujas conclusões suscitam o viés conhecido por "falácia ecológica".

III. No estudo de prevalência as medidas de exposição e doença são feitas simultaneamente, fato que favorece a interpretação de causalidade, pois essa decorre da associação estatística entre a variável resposta e a explicativa, sob investigação, independentemente da seqüência cronológica observada entre a exposição e o desfecho clínico em estudo.

IV. O estudo de caso e controles inicia com um grupo de pessoas livres da doença, que são classificadas em subgrupos aleatoriamente, de acordo com a exposição a uma causa potencial de doença, momento a partir do qual se faz acompanhamento e medições das variáveis de interesse para os novos casos no grupo de expostos e não-expostos (controles).

Alternativas
Comentários
  • EPIDEMIOLOGIA Estudo da distribuição e dos determinantes das doenças e agravos à saúde na população com o objetivo de prevenir e controlar doenças. A FALÁCIA ECOLÓGICA ocorre quando se realiza analises com resultados derivados de agregação de valores por unidade de área, inferindo que estes valores correspondem ao nível individual. Em geral os resultados apresentam diferenças e podem dar margem a análises incorretas sobre determinado fenômeno. Usando de estatística se faz uma analise para avaliar a falácia ecológica e a estimação de taxas com o objetivo de alertar os planejadores de cidades e analistas quanto aos efeitos desses problemas.Os estudos caso-controle e os estudos de coorte podem ser utilizados para investigar a etiologia de doenças ou de condições relacionadas à saúde entreidosos, determinantes da longevidade; e para avaliar ações e serviços de saúde. Os estudos de coorte também podem ser utilizados para investigar a histórianatural das doenças.Nos estudos de coorte, primeiramente,identifica-se a população de estudo e os participantes são classificados em expostos e não expostos a um determinado fator de interesse. Depois, os indivíduos dos dois grupos são acompanhadospara verificar a incidência da doença/condição relacionada à saúde entre expostos e não expostos.
  • I. Correto

    II. Correto

    III. No estudo de prevalência as medidas de exposição e doença são feitas simultaneamente, fato que favorece a interpretação de causalidade, pois essa decorre da associação estatística entre a variável resposta e a explicativa, sob investigação, independentemente da seqüência cronológica observada entre a exposição e o desfecho clínico em estudo. - Os estudos de prevalência (ou caso-controle) estudam primeiro a doença e depois a exposição, não acontecendo assim de forma simultânea. Também não ocorre independente da sequencia cronológica pois os estudos de prevalência analisam o passado.

    IV. O estudo de caso e controles inicia com um grupo de pessoas livres da doença, que são classificadas em subgrupos aleatoriamente, de acordo com a exposição a uma causa potencial de doença, momento a partir do qual se faz acompanhamento e medições das variáveis de interesse para os novos casos no grupo de expostos e não-expostos (controles). - Os estudos de caso-controle não tem relação com novos casos e sim relacionado a casos passados. Visa a prevalência e não a incidência. Incidência é em estudos Coorte


ID
12943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com os avanços da tecnologia, os trabalhadores passaram a
enfrentar muitos riscos de acidentes pessoais. As empresas têm
tomado providências para evitar que acidentes involuntários
ocorram. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Os acidentes são motivados por atitudes humanas incorretas e(ou) condições materiais inseguras.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.                Realmente, para a grande maioria dos acidentes a questão está correta.
    Porém, se por exemplo, há uma enchente que desmorona uma ponte bem construída ou provoca uma queda de barreira numa estrada em condições ótimas de tráfego, ou se um galho velho de uma árvore cai sobre o seu carro, enquanto você dirigia?
    Seriam essas atitudes humanas incorretas ou seriam condições materiais inseguras?
  • QUESTÃO: CERTA.

    COMENTÁRIOS: A GRANDE MAIORIA DOS ACIDENTES DE TRABALHO OCORREM POR CAUSAS DE FALHAS HUMANAS, POR CONDIÇÕES DE MATERIAIS INSEGURAS OU OBSOLETAS E ATÉ MESMO POR FALTA DE USO DE EQUIPAMENTOS.


    ACREDITO TAMBÉM QUE EXISTEM OUTRAS SITUAÇÕES QUE PODEM CAUSAR ACIDENTES, COMO OS CASOS FORTUITOS DE FORÇA MAIOR, ENFIM, NADA MOTIVADOS PELA ATITUDE HUMANA.
  • caso fortuito é de ação do homem.
    força maior é de ação da natureza.
  • Certo.

    ***LEMBRANDO QUE A MAIORIA DOS ACIDENTES DE TRABALHO OCORREM POR CAUSAS DE FALHAS HUMANAS, POR CONDIÇÕES DE MATERIAIS INSEGURAS OU OBSOLETAS E ATÉ MESMO POR FALTA DE USO DE EQUIPAMENTOS.***


ID
12994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um eletricista que trabalha com linhas energizadas está
sob risco de ser acidentado por meio de um choque
elétrico. Julgue os itens a seguir quanto às medidas de
emergência a serem tomadas em caso de choque
elétrico.

Se a vítima ficar presa ao condutor elétrico, o primeiro cuidado é desligar a fonte de energia.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO: CERTA.

    COMENTÁRIOS: ESSE É O PRINCÍPIO BÁSICO QUANDO VAMOS SOCORRER ALGUÉM QUE ESTÁ PRESO EM UM CONDUTOR ELÉTRICO.
    O PRIMEIRO CUIDADO A SER TOMADO É DESLIGAR A FONTE DE ENERGIA.



ID
39877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de LER/DORT.

Dor ciática, lombalgia e moléstia de Dupuytren não são classificadas como LER/DORT, em face de sua origem não estar relacionada diretamente com o trabalho.

Alternativas

ID
57817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca de medicina do trabalho, julgue os próximos itens.

A doença do trabalho é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício peculiar a determinada atividade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado? Esse eu não entendi.

  •  A "doença profissional" (e não do trabalho) é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício peculiar a determinada atividade (específica para a atividade).

  • Art. 20. Consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as seguintes entidades mórbidas:

    I - doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;

    II - doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no inciso I.

    § 1º Não são consideradas como doença do trabalho:

    a) a doença degenerativa;

    b) a inerente a grupo etário;

    c) a que não produza incapacidade laborativa;

    d) a doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

    § 2º Em caso excepcional, constatando-se que a doença não incluída na relação prevista nos incisos I e II deste artigo resultou das condições especiais em que o trabalho é executado e com ele se relaciona diretamente, a Previdência Social deve considerá-la acidente do trabalho.


ID
57820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca de medicina do trabalho, julgue os próximos itens.

Independentemente de haver afastamento do trabalhador por licença médica, a comunicação de acidente de trabalho deve ser emitida em todos os casos de acidente de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada ,não é em qualquer acidente ,somente os acidentes com lesão ,sendo-os com afastamento ou não .

     

  • Da Comunicação de Acidente do Trabalho - CAT

    Art. 327. O acidente de trabalho ocorrido deverá ser comunicado ao INSS por meio da CAT, observado o art. 328, e deve se referir às seguintes ocorrências:

    I - CAT inicial: acidente do trabalho típico, trajeto, doença profissional, do trabalho ou óbito imediato;

    II - CAT de reabertura: afastamento por agravamento de lesão de acidente do trabalho ou de doença profissional ou do trabalho;ou

    III - CAT de comunicação de óbito: falecimento decorrente de acidente ou doença profissional ou do trabalho, após o registro da CAT inicial.

    Art. 328. A CAT será registrada preferencialmente no sítio eletrônico: www.previdencia.gov.br ou em uma das Unidades de Atendimento


ID
57826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca de medicina do trabalho, julgue os próximos itens.

Kuorinka e Forcier categorizam os fatores de risco para LER/DORT em cinco categorias: grau de adequação do posto de trabalho à zona de atenção e à visão; frio, vibrações e pressões locais sobre os tecidos; posturas inadequadas; carga osteomuscular e predisposição genética.

Alternativas
Comentários
  • o erro tá em predisposição genética
  • O erro está em incluir predisposição genética
    IN 98
    Os grupos de fatores de risco das LER podem ser relacionados com (Kuorinka e Forcier, 1995):
    a) o grau de adequação do posto de trabalho à zona de atenção e à visão. A dimensão do posto de trabalho pode forçar os indivíduos a adotarem posturas ou métodos de trabalho que causam ou agravam as lesões osteomusculares;
    b) o frio, as vibrações e as pressões locais sobre os tecidos. A pressão mecânica localizada é provocada pelo contato físico de cantos retos ou pontiagudos de um objeto ou ferramentas com tecidos moles do corpo e trajetos nervosos;
    c) as posturas inadequadas. Em relação à postura existem três mecanismos que podem causar as LER/DORT:
    c.1) os limites da amplitude articular;
    c.2) a força da gravidade oferecendo uma carga suplementar sobre as articulações e músculos;
    c.3) as lesões mecânicas sobre os diferentes tecidos;
    d) a carga osteomuscular. A carga osteomuscular pode ser entendida como a carga mecânica decorrente:
    d.1) de uma tensão (por exemplo, a tensão do bíceps);
    d.2) de uma pressão (por exemplo, a pressão sobre o canal do carpo);
    d.3) de uma fricção (por exemplo, a fricção de um tendão sobre a sua bainha);
    d.4) de uma irritação (por exemplo, a irritação de um nervo).
    e) a carga estática. A carga estática está presente quando um membro é mantido numa posição que vai contra a gravidade. Nesses casos, a atividade muscular não pode se reverter a zero (esforço estático). Três aspectos servem para caracterizar a presença de posturas estáticas: a fixação postural observada, as tensões ligadas ao trabalho, sua organização e conteúdo;
    f) a invariabilidade da tarefa. A invariabilidade da tarefa implica monotonia fisiológica e/ou psicológica;
    g) as exigências cognitivas. As exigências cognitivas podem ter um papel no surgimento das LER/DORT, seja causando um aumento de tensão muscular, seja causando uma reação mais generalizada de estresse;
    h) os fatores organizacionais e psicossociais ligados ao trabalho. Os fatores psicossociais do trabalho são as percepções subjetivas que o trabalhador tem dos fatores de organização do trabalho. Como exemplo de fatores psicossociais podemos citar: considerações relativas à carreira, à carga e ritmo de trabalho e ao ambiente social e técnico do trabalho. A “percepção“ psicológica que o indivíduo tem das exigências do trabalho é o resultado das características físicas da carga, da personalidade do indivíduo, das experiências anteriores e da situação social do trabalho
     

ID
61438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As lesões por esforços repetitivos (LER), ou distúrbios
osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), representam
um grupo de manifestações heterogêneas e têm sido consideradas
importantes problemas de saúde pública nos países
industrializados. Com relação à norma técnica de avaliação de
incapacidade para fins de benefícios previdenciários do Instituto
Nacional do Seguro Social (INSS) do Ministério da Previdência
e Assistência Social (MPAS) - Instrução Normativa INSS/DC
n.º 98/2003, também chamada de Norma Técnica das
LER/DORT -, julgue os itens que se seguem.

A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) somente deve ser emitida nos casos confirmados de LER/DORT que acarretem incapacidade laborativa e necessidade de afastamento do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • IN 98
    Havendo suspeita de diagnóstico de LER/DORT, deve ser emitida a Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT.
    A CAT deve ser emitida mesmo nos casos em que não acarrete incapacidade laborativa para fins de registro e não necessariamente para o afastamento do trabalho. 

ID
61441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando aspectos envolvidos na medicina do trabalho,
julgue os itens subseqüentes.

A necessidade de tratamento em regime de internação hospitalar é um dos critérios utilizados para definir um acidente de trabalho como grave.

Alternativas

ID
96961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de manutenção, com 123 empregados sob
regime CLT, foi contratada por cinco meses para serviços de
ampliação de uma agência bancária. No segundo mês de atividade,
foram registrados os seguintes eventos: um pedreiro sofreu queda
de motocicleta quando se dirigia para o trabalho e ficou afastado
das atividades por 8 dias; um pintor teve seu olho direito atingido
por poeiras quando lixava a parede e ficou afastado das atividades
por 2 dias; um eletricista, após o expediente, a pedido da empresa
contratada, transportou bobinas de cabos elétricos da loja para o
carro, sofrendo torção no pé esquerdo; um técnico de segurança do
trabalho foi contratado por tempo parcial (3 horas por dia) durante
dois meses para inspeção na obra; todos os empregados foram
submetidos a exames admissionais.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes,
com base na legislação de segurança.

O acidente do pedreiro não é considerado acidente de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Acidentes de trabalho são aqueles que acontecem no exercício do trabalho prestado à empresa e que provocam lesões corporais ou perturbações funcionais que podem resultar em morte ou na perda ou em redução, permanente ou temporária, das capacidades físicas ou mentais do trabalhador. São considerados acidentes de trabalho: * Doenças profissionais provocadas pelo trabalho. Ex: problemas de coluna, audição, visão etc; * Doenças causadas pelas condições de trabalho. Ex.: dermatoses causadas por cal e cimento ou problemas de respiração causadas pela inalação de poeira etc.; * Acidentes que acontecem na prestação de serviços, por ordem da empresa, fora do local de trabalho; * Acidentes que acontecem em viagens à serviço da empresa; * Acidentes que ocorram no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa.
  • Cabe citar as deinições da NBR 14280/2001:

    2.1 acidente do trabalho: Ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, de que resulte ou possa resultar lesão pessoal.
    NOTAS
    1 O acidente inclui tanto ocorrências que podem ser identificadas em relação a um momento determinado, quanto ocorrências ou exposições contínuas ou intermitentes, que só podem ser identificadas em termos de período de tempo provável. A lesão pessoal inclui tanto lesões traumáticas e doenças, quanto efeitos prejudiciais mentais, neurológicos ou sistêmicos, resultantes de exposições ou circunstâncias verificadas na vigência do exercício do trabalho.
    2 No período destinado a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local de trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho.

    2.2 acidente sem lesão: Acidente que não causa lesão pessoal.

    2.3 acidente de trajeto: Acidente sofrido pelo empregado no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do empregado, desde que não haja interrupção ou alteração de percurso por motivo alheio ao trabalho.
    NOTA - Entende-se como percurso o trajeto da residência ou do local de refeição para o trabalho ou deste para aqueles, independentemente do meio de locomoção, sem alteração ou interrupção por motivo pessoal, do percurso do empregado. Não havendo limite de prazo estipulado para que o empregado atinja o local de residência, refeição ou de trabalho, deve ser observado o tempo necessário compatível com a distância percorrida e o meio de locomoção utilizado.

    2.4 acidente impessoal: Acidente cuja caracterização independe de existir acidentado, não podendo ser considerado como causador direto da lesão pessoal.
    NOTA - Há sempre um acidente pessoal entre o acidente impessoal e a lesão.

    2.4.1 acidente inicial: Acidente impessoal desencadeador de um ou mais acidentes.
  • Pode ser considerado como acidente de trajeto

  • ACIDENTE DE TRAJETO


ID
96970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de manutenção, com 123 empregados sob
regime CLT, foi contratada por cinco meses para serviços de
ampliação de uma agência bancária. No segundo mês de atividade,
foram registrados os seguintes eventos: um pedreiro sofreu queda
de motocicleta quando se dirigia para o trabalho e ficou afastado
das atividades por 8 dias; um pintor teve seu olho direito atingido
por poeiras quando lixava a parede e ficou afastado das atividades
por 2 dias; um eletricista, após o expediente, a pedido da empresa
contratada, transportou bobinas de cabos elétricos da loja para o
carro, sofrendo torção no pé esquerdo; um técnico de segurança do
trabalho foi contratado por tempo parcial (3 horas por dia) durante
dois meses para inspeção na obra; todos os empregados foram
submetidos a exames admissionais.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes,
com base na legislação de segurança.

Os acidentes de trabalho não provocam efeitos psicológicos nos empregados não acidentados.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.
    Você vê seu colega realizando o mesmo trabalho que você e o mesmo sofre um acidente que quase o mata ou o deixa com sequelas, você não irá ficar pensando: será que não vai acontecer comigo?
  • Gabarito:"Errado"

    Complementando...

    A convenção nº 155 da OIT regulamenta a segurança e saúde dos trabalhadores e o meio ambiente de trabalho. 


ID
96976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de manutenção, com 123 empregados sob
regime CLT, foi contratada por cinco meses para serviços de
ampliação de uma agência bancária. No segundo mês de atividade,
foram registrados os seguintes eventos: um pedreiro sofreu queda
de motocicleta quando se dirigia para o trabalho e ficou afastado
das atividades por 8 dias; um pintor teve seu olho direito atingido
por poeiras quando lixava a parede e ficou afastado das atividades
por 2 dias; um eletricista, após o expediente, a pedido da empresa
contratada, transportou bobinas de cabos elétricos da loja para o
carro, sofrendo torção no pé esquerdo; um técnico de segurança do
trabalho foi contratado por tempo parcial (3 horas por dia) durante
dois meses para inspeção na obra; todos os empregados foram
submetidos a exames admissionais.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes,
com base na legislação de segurança.

Os acidentes da empresa contratada não devem fazer parte dos dados estatísticos da empresa contratante.

Alternativas
Comentários
  • ela deve fazer parte da empresa contratada.

    só imaginar que em uma construção civil, a contratada tem que fazer o PCMAT, caso tenha acima de 20 funcionários, independente da contrante ter ou não essa obrigação, cabe a contratante apenas auxiliar de forma solidária


ID
97009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A higiene do trabalho ou higiene ocupacional é um conjunto de
medidas preventivas relacionadas ao ambiente de trabalho, visando
à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Acerca
desse assunto, julgue os itens a seguir.

Doenças do trabalho são aquelas adquiridas na sequência do exercício do trabalho em si.

Alternativas
Comentários
  • Doenças do trabalho são adquiridas em condições especiais de realização do trabalho. o texto refere-se às doenças profissionais.
  • NBR 14280 : Doença do trabalho: doença decorrente do exercicio continuado ou intermitente de atividade laborativa capaz de provocar lesao por ação mediata. Doença profissional : doença causada pelo exercicio de uma atividade específica constante de relação oficial.

  • A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica).
    Já a doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente (também constante da relação supracitada). Ex: Disacusia ( surdez ) em trabalho realizado em local extremamente ruidoso.
    Ressalte-se que ambas são aplicadas aos casos de auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez. 

    Fonte:http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/295815/qual-a-diferenca-entre-doenca-profissional-e-doenca-do-trabalho-katy-brianezi

  • Para facilitar a associação de forma simplificada:

    As DOENÇAS OCUPACIONAIS compreendem dois tipos de doenças: 

    1-DOENÇAS DO TRABALHO e

    2-DOENÇAS PROFISSIONAIS.

    1- As doenças do TRABALHO são desencadeadas pelo exercício da atividade em um ambiente de trabalho (equipamentos, instalações...) não adequado.
    2- As doenças PROFISSIONAIS são desencadeadas pelo exercício da profissão em si (digitar, levantar peso...).







ID
97015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A higiene do trabalho ou higiene ocupacional é um conjunto de
medidas preventivas relacionadas ao ambiente de trabalho, visando
à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Acerca
desse assunto, julgue os itens a seguir.

Acidente de trabalho é aquele sofrido pelo trabalhador quando realiza para uma empresa serviço que provoca lesão corporal, a exemplo de um corte na pele ou a perda de um membro, ou perturbação funcional, como a perda da visão provocada por uma pancada na cabeça.

Alternativas
Comentários
  • lei 8213/91 art 19.

  • Acidente do trabalho é aquele que ocorre no exercício de atividade a serviço da empresa e provoca lesão corporal ou perturbação funcional, que pode causar a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

     

    Consideram-se, também, como acidente do trabalho:

    • A doença profissional ou do trabalho, produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade;

    • Acidente típico, que é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa;

    • Acidente de trajeto, que é aquele que ocorre no percurso do local de residência para o de trabalho ou desse para aquele, considerando a distância e o tempo de deslocamento compatíveis com o percurso do referido trajeto.

  • Discordo da questão.

     " realiza para a empresa serviço que provoca lesão corporal.." 

    Que serviço é esse que provoca lesão ? ( Tipo UFC mesmo)

    O serviço de fato não provoca lesão.
    O acidente é um acontecimento inesperado e pressupõe que algo deu errado na execução do serviço.
     
    Talvez ela pudesse ser reescrita da seguinte maneira: 

    Acidente de trabalho é aquele sofrido pelo trabalhador quando realiza para uma empresa serviço que venha a ocasionar lesão corporal...


    Ou então ficou faltando vírgula em algum lugar ai..
  • Corte na pele? depende da profundiade. Corte mínimo que não afasta o trabalhador não é AT
  • Luis, acredito que vc se equivocou, pois o fato de haver afastamento ou não não é determinante para a caracterização de acidente de trabalho. De acordo com a NBR 14280, existe até cálculo específico para se chegar à taxa de frequência de acidentes sem afastamento. Ou seja, acidentes sem afastamento tb constituem ocorrências significativas a serem consideradas para a análise e prevenção de riscos.
  • achei esse segundo exemplo, muito fraco para uma pertubação funcional... teria tantos outros melhores para citar, ficou mais para uma lesão corporal do que uma pertubação funcional... do jeito que ta, ficou tipo, caiu um martelo na cabeça da pessoa, obrigatoriamente ela vai ter pertubação funcional. não que eu ache o exemplo errado, só acho que pegou um exemplo bem fraco.


ID
97021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A higiene do trabalho ou higiene ocupacional é um conjunto de
medidas preventivas relacionadas ao ambiente de trabalho, visando
à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Acerca
desse assunto, julgue os itens a seguir.

A incapacidade temporária é a perda da capacidade para o trabalho por um período limitado de tempo, após o qual o trabalhador retorna às suas atividades normais.

Alternativas
Comentários
  • engessar os dois braços.


ID
103927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca de lesões por esforços repetitivos ou distúrbios
osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT), julgue os
itens a seguir.

Tratam-se de afecções multifatoriais cuja abordagem implica investigação das exigências biomecânicas, cognitivas, sensoriais e afetivas das atividades de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO
    As LER/DORT (afecções) podem ser desencadeadas por vários fatores (multifatoriais), entre eles:
    exigências mecânicas, cognitivas, sensoriais e afetivas das atividades de trabalho.

    IN 98-2003 INSS - LER-DORT

    Os grupos de fatores de risco das LER podem ser relacionados com:
     
    a) o grau de adequação do posto de trabalho à zona de atenção e à visão. A dimensão do posto de trabalho pode forçar os indivíduos a adotarem posturas ou  métodos de trabalho que causam ou agravam as lesões osteomusculares;
    b) o frio, as vibrações e as pressões locais sobre os tecidos. A pressão mecânica localizada é provocada pelo contato físico de cantos retos ou   pontiagudos de um objeto ou ferramentas com tecidos moles do corpo e trajetos nervosos;
    c) as posturas inadequadas. Em relação à postura existem três mecanismos que podem causar as LER/DORT: articulações e músculos;
    d) a carga osteomuscular. A carga osteomuscular pode ser entendida como a carga mecânica decorrente:
    e) a carga estática. A carga estática está presente quando um membro é mantido numa posição que vai contra a gravidade. Nesses casos, a atividade muscular não pode se reverter a zero (esforço estático). Três aspectos servem para caracterizar a presença de posturas estáticas: a fixação postural observada, as tensões ligadas ao trabalho, sua organização e conteúdo;
    f) a invariabilidade da tarefa. A invariabilidade da tarefa implica monotonia fisiológica e/ou psicológica;
    g) as exigências cognitivas. As exigências cognitivas podem ter um papel no surgimento das LER/DORT, seja causando um aumento de tensão muscular, seja causando uma reação mais generalizada de estresse;
    h) os fatores organizacionais e psicossociais ligados ao trabalho. Os fatores psicossociais do trabalho são as percepções subjetivas que o trabalhador tem dos fatores de organização do trabalho. Como exemplo de fatores psicossociais podemos citar: considerações relativas à carreira, à carga e ritmo de trabalho e ao ambiente social e técnico do trabalho. A “percepção“ psicológica que o indivíduo tem das exigências do trabalho é o resultado das características físicas da carga, da personalidade do indivíduo, das experiências anteriores e da situação social do trabalho.
  • eu li infecção ~~


ID
103930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca de lesões por esforços repetitivos ou distúrbios
osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT), julgue os
itens a seguir.

Por definição, LER/DORT engloba apenas os distúrbios relacionados à região cervical, à cintura escapular ou aos membros superiores.

Alternativas
Comentários
  • Conforme IN INSS Nº 98 de 5/12/2003, entende-se LER/DORT como uma síndrome relacionada ao trabalho, caracterizada pela ocorrência de vários sintomas, geralmente nos membros superiores, mas podendo acometer membros inferiores.
    Bons estudos !


ID
104161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, que tratam dos acidentes do trabalho.

O acidente do trabalho é caracterizado tecnicamente pela perícia médica do INSS, mediante a identificação do nexo entre o trabalho e o agravo.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Decreto 6042 - “Art. 337.  O acidente do trabalho será caracterizado tecnicamente pela perícia médica do INSS, mediante a identificação do nexo entre o trabalho e o agravo."


ID
110377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O serviço de engenharia de segurança e medicina do trabalho de uma empresa transportadora de grande porte (transporte terrestre, marítimos, aquáticos e aéreos) deve ter planejamento e ser
executado de acordo com as especificidades da organização do processo de trabalho, visando preservar e promover a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores. Julgue os itens a seguir acerca das ações de assistência à saúde e dos riscos e das doenças profissionais frequentes nos trabalhadores desse tipo de empresa.

O programa de saúde e qualidade de vida no trabalho deve incluir a detecção e o controle de hipertensão arterial e diabetes, combate à obesidade e ao tabagismo, controle do estresse, detecção precoce de câncer, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e síndrome da imunodeficiência adquirida (DST/AIDS), educação nutricional e atividade física.

Alternativas

ID
177580
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A empresa deverá comunicar todo acidente de trabalho à Previdência Social, sob pena de multa. A formalização dessa comunicação, caso a empresa não o faça, cabe:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.213
    Art. 22 § 2º Na falta de comunicação por parte da empresa, podem formalizá-la o próprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o médico que o assistiu ou qualquer autoridade pública, não prevalecendo nestes casos o prazo previsto neste artigo.

ID
177625
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O "efeito do trabalhador sadio" é um viés que precisa ser particularmente considerado no estudo epidemiológico do tipo

Alternativas
Comentários
  • Fenômeno observado
    inicialmente em estudos de doenças ocupacionais. Trabalhadores geralmente exibem coeficientes mais baixos de mortalidade
    que a população em geral devido ao fato de que os portadores de doenças graves ou incapacitados
    são normalmente excluídos da força de trabalho ativo. Coeficientes de mortalidade na população geral podem ser inadequados para comparação se este efeito não for considerado. 



     



  • O efeito do trabalhador sadio é um tipo de viés de seleção em estudos epidemiológicos que tendem a subestimar a ocorrência dos problemas de saúde, pois os trabalhadores em atividade seriam mais saudáveis e aptos para o trabalho do que os não inseridos no mercado, devido a problemas de saúde.

     

    http://epidemiologiaprofessoracarla.blogspot.com/2015/07/exercicios-sobre-vies.html


ID
177628
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para a demonstração de uma associação causal entre o ritmo de trabalho e a maior ocorrência de absenteísmo seria necessária a realização de um estudo epidemiológico do tipo

Alternativas

ID
177631
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O uso do denominador número de trabalhadores × horas trabalhadas para o cálculo de taxas de acidentes de trabalho permite

Alternativas

ID
196504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a legislação de saúde e segurança no trabalho,
julgue os itens a seguir.

Os acidentes de trabalho envolvendo crianças e adolescentes deverão ser notificados compulsoriamente a partir de 2010.

Alternativas
Comentários
  • Todo caso de acidente de trabalho fatal, mutilante ou envolvendo crianças e adolescentes menores de 18 anos, é passível de notificação 
    compulsória pelo SUS, segundo parâmetro da Portaria MS/GM n.º 777 de 28 de abril de 2004. Da mesma forma, toda ocorrência deve ser comunicada à Previdência Social, por meio de abertura de comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)

ID
196510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a legislação de saúde e segurança no trabalho,
julgue os itens a seguir.

É considerado acidente do trabalho fatal aquele que resulta em óbito imediatamente ou em até 24 horas após o acidente.

Alternativas
Comentários

ID
196516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a legislação de saúde e segurança no trabalho,
julgue os itens a seguir.

O acidente de trabalho que acontece com crianças e adolescentes é aquele que ocorre com menores de 16 anos de idade.

Alternativas
Comentários
  • ACIDENTE DO TRABALHO COM CRIANÇA E ADOLESCENTES É AQUELE QUE ACOMETE TRABALHADORES COM MENOS DE 18 ANOS DE IDADE, NA DATA DE SUA OCORRÊNCIA.
  • ​5.3 Acidente de trabalho com crianças e adolescentes 

    De acordo com o artigo 2.º da Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990 (BRASIL, 1990), do Estatuto da Criança e do Adolescente, criança é toda pessoa com idade entre 0 e 12 anos incompletos, e adolescente é toda pessoa com idade entre 12 e 18 anos. 

    Acidente de trabalho com crianças e adolescentes é aquele que acomete trabalhadores com menos de 18 anos de idade, na data de sua ocorrência.​

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/06_0442_...​


ID
196519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a legislação de saúde e segurança no trabalho,
julgue os itens a seguir.

O acidente de trabalho com mutilações é o que ocorre quando o acidente ocasiona lesões que resultem em internações hospitalares ou que levem à redução temporária da capacidade para o trabalho.

Alternativas

ID
196522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a legislação de saúde e segurança no trabalho,
julgue os itens a seguir.

Acidentes de trabalho são aqueles que ocorrem no exercício da atividade laboral ou no percurso de casa para o trabalho e vice-versa, podendo o trabalhador estar inserido tanto no mercado de trabalho formal quanto informal.

Alternativas

ID
196537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As razões do estabelecimento de turnos (diurno e noturno) no trabalho podem ser de ordem técnica, social e(ou) econômica, abrangendo as atividades essenciais do setor público, setor industrial, de serviços, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

A cronobiologia mostra que os organismos vivos são, fisiológica e comportamentalmente, diferentes, dependendo da hora do dia em que são observados, porém reagem igualmente a um mesmo estímulo aplicado em diferentes momentos das 24 horas do dia.

Alternativas

ID
196657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quanto às doenças infecciosas de origem ocupacional, julgue o
item que se segue.

Como os agentes etiológicos das doenças infecciosas não são de natureza ocupacional, a ocorrência da doença depende das condições ou circunstâncias em que o trabalho é executado.

Alternativas
Comentários
  • P: QUAIS SÃO AS DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSAS A QUE SE REFERE O ANEXO N.º 14 DA NR 15, PORTARIA N.º 3214/78 DO MTE ?

    R: As doenças infecciosas e parasitárias relacionadas ao trabalho apresentem algumas características que as distinguem dos demais grupos:

    • os agentes etiológicos não são de natureza ocupacional;

    • a ocorrência da doença depende das condições ou circunstâncias em que o trabalho é executado e da exposição ocupacional, que favorece o contato, o contágio ou a transmissão.

    http://www.avatec.com.br/v3/m_perg_resp.asp?id=216...


ID
196660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quanto às doenças infecciosas de origem ocupacional, julgue o
item que se segue.

Entre os trabalhadores mais expostos a doenças infecciosas ocupacionais, encontram-se aqueles da agricultura, da saúde e as pessoas que trabalham em habitat silvestre, como na silvicultura, na pesca ou na produção e manipulação de produtos animais.

Alternativas

ID
196681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um trabalhador agrícola com história de exposição
ocupacional a inseticidas organoclorados apresenta quadro de
fotossensibilidade cutânea, hiperpigmentação e hipertricose, de
início insidioso. Ele queixa-se de que, após qualquer traumatismo
nas mãos, desenvolvem-se vesículas que, ao se romperem,
formam feridas abertas que cicatrizam com fibrose; razão por que
apresenta várias cicatrizes nas mãos.

Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue o item a
seguir.

A probabilidade de esse paciente desenvolver carcinoma hepatocelular é a mesma da população geral.

Alternativas

ID
196684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A atividade de condução de veículos apresenta correlação com
algumas doenças. Acerca desse assunto, julgue o item que se
segue.

Existem indícios de que motoristas de caminhão apresentem risco aumentado de desenvolvimento de câncer de bexiga.

Alternativas

ID
196687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A atividade de condução de veículos apresenta correlação com
algumas doenças. Acerca desse assunto, julgue o item que se
segue.

Há aumento da incidência de leucemia entre motoristas profissionais, trabalhadores de manutenção de garagens de ônibus e trabalhadores de transporte ferroviário.

Alternativas

ID
198427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A vigilância em saúde do trabalhador compreende uma atuação
contínua e sistemática, ao longo do tempo, no sentido de detectar,
conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e
condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e
ambientes de trabalho, em seu aspecto tecnológico, social,
organizacional e epidemiológico, com a finalidade de planejar,
executar e avaliar intervenções sobre esses aspectos, de forma a
eliminá-los ou controlá-los. Acerca desse tema, julgue os itens
de 21 a 27.

No Brasil, as ações de vigilância em saúde do trabalhador sofrem influência dos conceitos trazidos pela medicina social latino-americana e pela reforma sanitária italiana, como a determinação social da saúde, a relativização de métodos quantitativos na análise da associação entre causa e efeito e o desenvolvimento de práticas e gestões participativas em saúde.

Alternativas

ID
198430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A vigilância em saúde do trabalhador compreende uma atuação
contínua e sistemática, ao longo do tempo, no sentido de detectar,
conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e
condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e
ambientes de trabalho, em seu aspecto tecnológico, social,
organizacional e epidemiológico, com a finalidade de planejar,
executar e avaliar intervenções sobre esses aspectos, de forma a
eliminá-los ou controlá-los. Acerca desse tema, julgue os itens
de 21 a 27.

No reconhecimento da relação entre contaminação ambiental e desenvolvimento de doença nas populações expostas, procura-se estabelecer o nexo causal, ou seja, a provável associação entre a ocorrência da patologia e a intoxicação pelo contaminante químico.

Alternativas
Comentários
  • O nexo causal ou nexo técnico refere-se à relação entre a doença e a atividade exercida.

    Fonte: estratégia concursos


ID
198436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A vigilância em saúde do trabalhador compreende uma atuação
contínua e sistemática, ao longo do tempo, no sentido de detectar,
conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e
condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e
ambientes de trabalho, em seu aspecto tecnológico, social,
organizacional e epidemiológico, com a finalidade de planejar,
executar e avaliar intervenções sobre esses aspectos, de forma a
eliminá-los ou controlá-los. Acerca desse tema, julgue os itens
de 21 a 27.

Uma população é considerada exposta a determinado contaminante ambiental se existiu, existe ou existirá uma rota de exposição completa que estabeleça seu contato com esse contaminante.

Alternativas

ID
198484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens subsequentes acerca de temas de patologia do
trabalho, especialmente relacionados a profissionais de saúde.

Médicos patologistas, odontólogos e profissionais de setores de diagnóstico clínico apresentam risco elevado de desenvolvimento de câncer de cérebro.

Alternativas

ID
198487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens subsequentes acerca de temas de patologia do
trabalho, especialmente relacionados a profissionais de saúde.

Os indícios de que a exposição ocupacional a gases anestésicos aumente o risco de gerar filhos com malformações genéticas são conclusivos apenas entre as mulheres.

Alternativas

ID
201898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito de segurança no trabalho e saúde ocupacional, julgue os
itens que se seguem.

O estresse, como um estado intermediário entre a saúde e a doença, constitui um indicador das consequências do trabalho sobre os trabalhadores, já que apresenta um quadro patológico definido.

Alternativas

ID
213652
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O coeficiente que indica a relação entre o número de casos existentes de uma dada doença e a população, num determinado período de tempo, independentemente de serem casos novos ou antigos, denomina-se

Alternativas

ID
217867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A atenção integral à saúde do trabalhador recomendada pelo Ministério da Saúde apresenta importante avanço por direcionar o enfoque das ações exclusivamente para o processo laboral, com base na concepção de que a qualidade de vida no trabalho está relacionada apenas à subjetividade.

Alternativas

ID
217870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O campo de ação da saúde do trabalhador apresenta caráter intrassetorial e intersetorial, requer abordagem interdisciplinar e gestão participativa dos trabalhadores.

Alternativas

ID
217876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As mudanças ocorridas no universo do trabalho não apresentam consequências na saúde do trabalhador, por estarem desvinculadas da estrutura do trabalho e das relações sociais estabelecidas por esse segmento.

Alternativas

ID
218980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um mecânico executa serviços de manutenção em um veículo que
acaba de retornar de viagem. Verificando o filtro do combustível,
sem usar equipamento de proteção, o mecânico teve seu olho direito
atingido por respingo de gasolina. Ao sair de debaixo do veículo,
o mecânico tocou a sua mão esquerda na tubulação quente do
escapamento ficando avermelhada e surgiram pequenas bolhas.
Ajudado por um colega, foi ao consultório médico, sendo logo
medicado. Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.

O mecânico sofreu acidente de trabalho típico.

Alternativas
Comentários
  • Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço do órgão, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. (Art. 19 da lei 8213/91). 

    � Tipos de Acidente do Trabalho

    a) Acidente Típico (é o que ocorre na execução do trabalho);

    b) Acidente de Trajeto (é o que ocorre no percurso da residência para o trabalho ou vice-versa).

    c) Doença Ocupacional:

                   Doença profissional é a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade. (Art. 20 da 8213/91).

                   Doença do trabalho é a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente. (Art. 20 da 8213/91).

    Fonte: http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2012-10/acidentes-do-trabalho---conceito-e-orientacoes.pdf

  • Gabarito:"Certo"

    O acidente de trabalho Típico é o que ocorre na execução do trabalho. Já o acidente de Trajeto é o que ocorre no percurso da residência para o trabalho ou vice-versa.


ID
225826
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

É considerado como acidente do trabalho o acidente ocorrido:

I. no trajeto de ida e de regresso para e do local de trabalho;
II. na execução de serviços espontaneamente prestados e de que possa resultar proveito econômico para a entidade empregadora;
III. em atividade de procura de emprego durante o crédito de horas para tal concedido por lei aos trabalhadores com processo de cessação de contrato de trabalho em curso.

Analise os itens acima e assinale

Alternativas
Comentários
  • Com um pouco de conhecimento básico sobre os direitos do trabalhador, é possível acertar a questão utilizando o bom senso. 
  • se é pra comentar, ajude por favor, coloque a lei  e etc, e não dizer que a questão é fácil, poupe-meeeee

  • Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho". O acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho:

     na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa; na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito; em viagem a serviço da empresa, inclusive para estudo quando financiada por esta dentro de seus planos para melhor capacitação da mão de obra, independentemente do meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do segurado; no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.

     Nos períodos destinados a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho.


  • ?????????????????????????????????????????????????????

  • Gabarito E

    E - se todos os itens estiverem corretos.

  • III. em atividade de procura de emprego durante o crédito de horas para tal concedido por lei aos trabalhadores com processo de cessação de contrato de trabalho em curso. Onde tem dizendo que está certo?

ID
225829
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Como são classificadas as causas dos acidentes de trabalho?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: d) Causas imediatas e causas básicas.

    Teoria de Gerenciamento de Riscos:

    Causas imediatas: representa as condições que podem estar abaixo de padrões ou procedimentos (por exemplo: utilização de equipamento sem autorização ou por incompetência; equipamento ou ferramenta defeituosa; uso incorreto de um EPI; etc.).

    Causas básicas: relaciona-se aos fatores pessoais ou às condições de trabalho (por exemplo: insuficiência de capacidade física ou psicológica; falta de treinamento; equipamento ou ferramenta inadequados; normas e procedimentos inadequados;  falta de supervisão; etc.).
  • Causa Imediata: É a causa que diretamente provocou o acidente ou contribuiu para sua ocorrência. Atos ou condições abaixo de padrões.
     
    Causa Básica: É a condição ou fator que originou atos ou condições abaixo de padrões, ou seja, é a origem da causa imediata do acidente.
  • Alguém explica por que causas administrativas e imediatas está errado.


ID
225835
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O que significa o termo legal CAT, em acidentes do trabalho?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Cadastro da Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT

    A Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT foi prevista inicialmente na Lei nº 5.316/67, com todas as alterações ocorridas posteriormente até a Lei nº 9.032/95, regulamentada pelo Decreto nº 2.172/97.

    A Lei nº 8.213/91 determina no seu artigo 22 que todo acidente do trabalho ou doença profissional deverá ser comunicado pela empresa ao INSS, sob pena de multa em caso de omissão.

  • Gabarito letra C

    A Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT foi prevista inicialmente na Lei nº 5.316/67, com todas as alterações ocorridas posteriormente até a Lei nº 9.032/95, regulamentada pelo Decreto nº 2.172/97.


ID
225838
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Qual das definições abaixo melhor qualifica os termos Investigação e Análise de acidentes do trabalho?

Alternativas
Comentários
  • Na investigação do acidente, verifica-se como ocorreu o acidente. Na analise do acidente, identifica-se as causas do acidente para tentar elimina-las do ambiente trabalho para que futuras ocorrencias não existam. Logo, a letra d é a correta.


ID
225913
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O acidente sofrido pelo segurado fora do local e horário de trabalho, na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa, para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito, é considerado acidente:

Alternativas
Comentários
  • CORRETO: ITEM E

    Art. 2º Acidente do trabalho é aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
     § 1º Equiparam-se ao acidente do trabalho, para os fins desta lei:
     V - o acidente sofrido pelo empregado ainda que fora do local e horário de trabalho:
     b) na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito;
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6367.htm  

    E o mesmo texto aparece idêntico na L8213 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8213compilado.htm)
  • Item E.

    Complementando. 

    Basta leitura do texto da NBR 14280/01.
    Item 2.1 acindente de trabalho:
    Ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, de que resulte ou possa resultar lesão pessoal. 

    Portanto, existindo a relação com o trabalho, se considera acidente de trabalho. 
  • Art. 21. Equiparam-se também ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei:

    I - o acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a morte do segurado, para redução ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação;

    II - o acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em conseqüência de:

    a) ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho;

    b) ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho;

    c) ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho;

    d) ato de pessoa privada do uso da razão;

    e) desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior;

    III - a doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade;

    IV - o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho:

    a) na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa;

    b) na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito;

    c) em viagem a serviço da empresa, inclusive para estudo quando financiada por esta dentro de seus planos para melhor capacitação da mão-de-obra, independentemente do meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do segurado;

    d) no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.

    § 1º Nos períodos destinados a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho.

    § 2º Não é considerada agravação ou complicação de acidente do trabalho a lesão que, resultante de acidente de outra origem, se associe ou se superponha às conseqüências do anterior.


ID
225928
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Pensar acerca do desempenho de sistema homem-máquina complexo, ou pensar em sistemas em si, implica formar conceitos sobre como o sistema é constituído e de como as interações entre as partes, ou componentes, devem ser apropriadamente descritas. Em síntese, estabelecer um modelo de sistema para análise de acidentes. O que significa que o sistema homem-máquina é visto como sendo composto de seres humanos, de máquinas e da interação entre eles. Tais modelos são comumente baseados no princípio da:

Alternativas

ID
225931
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Como se deduz, são imensuráveis, em termos de extensão e proporção, as consequências dos acidentes do trabalho. Mas o importante, diante de todos os aspectos que possam ser apresentados, é que as pessoas se inteiram dessa realidade, interessando-se pela aplicação correta das medidas de prevenção do acidente, para não se tornarem vítimas. Quando se tem em vista as consequências advindas do acidente do trabalho, pode-se considerá-lo como:

Alternativas
Comentários
  • Os acidentes de trabalho têm impacto direto na produtividade por diversos motivos.

    Primeiro, a vítima precisará de atendimento médico e, se a ocorrência acontecer nas dependências da empresa, afetará também todos os colegas de trabalho que presenciaram o fato.

    Provavelmente a vítima também terá que se afastar do trabalho por um tempo — isso se a ocorrência não for tão grave a ponto de afastá-la definitivamente das suas funções, ou mesmo resultar em óbito.

    Nos dias seguintes, até o retorno do empregado ou a sua substituição temporária, os processos internos da empresa vão sofrer com a falta de mão de obra, reduzindo a produtividade e dificultando o cumprimento de prazos ou metas estabelecidos


ID
227905
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em Segurança do Trabalho, a ocorrência de um evento súbito e inesperado que interfira na atividade normal do trabalho, sem dano ao trabalhador, à propriedade ou ao meio ambiente, é considerada um

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra B

    a) acidentes que são aqueles que causam danos materiais, lesões aos seres humanos, incluindo a morte, ou também a contaminação ambiental em diversos graus; b) incidentes nos quais as conseqüências adversas não são graves; c) ameaças, que são os casos nos quais um acidente não chega a ocorrer, mas que faltou pouco para ocorrer.

    Os incidentes e as ameaças são muito importantes, já que na prática podem ser advertências oportunas da existência das condições para um acidente acontecer. Portanto, a sua pesquisa e análise é muito importante, visto que permitem adotar as medidas adequadas para evitar ou reduzir os acidentes ou a gravidade.


ID
228052
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O acidente de trabalho é um evento complexo que, mercê de suas características e abordagens, comporta diferentes conceitos. Assim,

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991.

    Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.

    Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.  


ID
228055
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Entre as atribuições comuns à prática da Engenharia de Segurança do Trabalho, constam a investigação e a análise de acidentes de trabalho, sendo que

Alternativas
Comentários
  • A árvore de causas é um método de análise baseado na teoria de sistemas utilizado para a análise de acidentes por se tratar de um evento que pode resultar de situações complexas e que, quase sempre, tem várias causas. Se for bem aplicada, deve apontar todas a falhas que antecederam ao evento final (lesão ou não). O conceito básico aplicado é o de variação ou desvio, que pode ser entendido como uma “fuga” dos padrões e que tem relação direta com o acidente.

    Fonte: https://qualidadeonline.wordpress.com/2014/03/24/arvore-de-causas-uma-metodologia-de-analise/


ID
228112
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No período de um ano, em um determinado estabelecimento, ocorreram 40 acidentes, que provocaram o afastamento de dez trabalhadores por um período total de 16 dias devido aos cuidados médicos necessários. O total de horas-homem de exposição aos riscos foi de 320 000. Nesse ano, a taxa de frequência de acidentes e a taxa de gravidade foram, respectivamente, de

Alternativas
Comentários

  • Taxa de Frequência: F = N x 1.000.000  =  40 x 1.000.000 = 125
                                                     H                       320 000

    Onde: N = número de acidentados
    H = homens-hora de exposição ao risco



    G = T x 1.000.000 = 16 x 1.000.000 = 50
                  H                     320.000

    Onde: T = tempo computado (dias perdidos + dias debitados);
    H = homens-hora de exposição ao risco;
  • Cada trabalhador ficou afastado 16 dias (aqui dá "a")? O o somatório dos 10 trabalhadores resultou em 16 dias de afastamento (aqui dá o gabarito, "e")? Eu recorreria! O enunciado deve ser claro.

  • Como o colega abaixo comentou, faltou clareza no enunciado. O corretor poderia tranquilamente considerar a letra e como resposta.


ID
244609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Conforme o artigo 2.º da Lei n.º 6.367/1976, um acidente será
considerado acidente do trabalho quando ocorrer pelo exercício
do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou
perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução,
permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Para que seja considerado acidente de trabalho, é necessário que exista um nexo causal entre o trabalho e o efeito do acidente.

Alternativas
Comentários
  • Somente proporcionará a concessão do auxílio-acidente quando, além do reconhecimento do nexo entre o trabalho e o agravo, resultar, comprovadamente, na redução ou perda da capacidade para o trabalho que o segurado habitualmente exercia.

     

    Resposta Correta.

  • O efeito do acidente tem que ter ligação com o seu trabalho, para ser assim considerado

    Um silicose para um trabalho com areia.

    uma antracose para um trabalho em carvoaria

    uma siderose para trabalho em siderurgia. (ferro)

    e também que mesmo que não tenha causa necessária, mas que pode ser um fator

    uma tuberculose para trabalhos em sílica

    um picada de animal peçonhento para trabalho em linha de transmissão

    uma brucelose em trabalho com queijaria.

    e também aquelas que não são diretamente relacionado, porém pode ter ligação

    varizes nos membros inferiores, para quem trabalha como enfermeira.

    entre outros


ID
244612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Conforme o artigo 2.º da Lei n.º 6.367/1976, um acidente será
considerado acidente do trabalho quando ocorrer pelo exercício
do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou
perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução,
permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Doença profissional típica é aquela em que não há nexo causal presumido em lei, ou seja, não tem relação com a atividade que o empregado desempenha, sendo reconhecida pela previdência social somente após a realização de perícia.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errada

    Entende-se por doença profissional “aquela peculiar a determinada atividade ou profissão, também chamada de doença profissional típica, tecnopatia ou ergopatia.” (12)
    Para Humberto Theodoro Junior doenças profissionais são “conseqüências naturais de certas profissões desenvolvidas em condições insalubres, e que são adredemente relacionadas pelo próprio legislador.” (13)
    Em outras palavras, as doenças profissionais consistem naquelas enfermidades vinculadas à profissão em si, e não à forma como a atividade é realizada.
    Nestes casos, há presunção absoluta – jure et de jure – da existência de nexo causal entre a doença e o trabalho, de forma que basta a prova da prestação do serviço e do acometimento da doença profissional

  • Você levando o seu PPP, você terá o seu direito...

    é direito presumido!

  • A perícia será necessária no caso de doença do trabalho, pois nesse caso precisa-se de comprovação.

  • A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica).

    Já a doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente (também constante da relação supracitada). Ex: Disacusia (surdez) em trabalho realizado em local extremamente ruidoso.


ID
244642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um operário da construção civil, quando trabalhava em um
andaime fachadeiro construído com estruturas metálicas utilizando
uma furadeira conectada por uma instalação elétrica precária
(gambiarra), sofreu um choque elétrico causado pelo contato
acidental entre as partes vivas da fiação e o andaime fachadeiro. Um
eletricista, capacitado e autorizado pela empresa a trabalhar em
instalações elétricas, ao tentar tirar a vítima do local do acidente,
também sofreu o choque elétrico.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens a
seguir.

A imperícia do operário que não tinha experiência em trabalhos que envolvessem energia elétrica foi um dos fatores que contribuiu para que sofresse choque elétrico.

Alternativas
Comentários
  • Esta situação se enquadra no seguinte item da NR-10:

    10.6.1.2 As operações elementares como ligar e desligar circuitos elétricos, realizadas em baixa tensão, com materiais e equipamentos elétricos em perfeito estado de conservação, adequados para operação, podem ser realizadas por qualquer pessoa não advertida.

    O operário que usa a furadeira em baixa tensão não necessita de treinamento específico para serviços com eletricidade. O problema está no equipamento elétrico em perfeito estado de conservação
  • não é imperícia apenas pelo simples motivo da questão falar que ele era um trabalhador capacitado e autorizado ( se ele é capacitado ele teve os treinamentos, isso pode ter sido algum fator pessoal de insegurança, negligência ou até mesmo imprudência.

    mas ta com carinha de negligência = ele queria salvar, tava com boas intenções, mas ausentou das medidas correta


ID
244651
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um operário da construção civil, quando trabalhava em um
andaime fachadeiro construído com estruturas metálicas utilizando
uma furadeira conectada por uma instalação elétrica precária
(gambiarra), sofreu um choque elétrico causado pelo contato
acidental entre as partes vivas da fiação e o andaime fachadeiro. Um
eletricista, capacitado e autorizado pela empresa a trabalhar em
instalações elétricas, ao tentar tirar a vítima do local do acidente,
também sofreu o choque elétrico.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens a
seguir.

Caso o eletricista não tentasse salvar o operário, seu ato de omissão voluntária poderia ser classificado tanto como negligência quanto como ato ilícito doloso.

Alternativas
Comentários
  • 1) negligência: desleixo, descuido, desatenção, menosprezo, indolência, omissão ou inobservância do dever, em realizar determinado procedimento, com as precauções necessárias;

     

     

  • Mas ele colocou sua integridade em risco. Uma das principais coisas que a segurança preserva é a VIDA, e no caso já é não é mais uma e sim duas sendo expostas. SE SUA VIDA FOR COLOCADA EM RISCO, NÃO VÁ.

  • (camila Oliveira) mas existe medidas de tomar providências para salvar a vida dele, sem colocar a do socorrista em jogo... desenergizar é a primeira.


ID
244768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa do ramo de intermediação monetária -
banco comercial - tem registrado reclamações de seus funcionários
quanto às condições ergonômicas de seus postos de trabalho. Tais
postos de trabalho conseguem acomodar apenas 60% dos
empregados de forma adequada às suas dimensões e a ocorrência de
afastamentos por distúrbios osteomusculares relacionados ao
trabalho (DORT) tem-se elevado drasticamente nos últimos anos.
Por esse motivo, a empresa decidiu contratar uma consultoria
especializada com o objetivo de melhorar as condições de trabalho
de seus empregados.

Em relação à situação hipotética descrita acima, julgue os itens a
seguir.

Quando há acomodação de 100% dos empregados, os postos de trabalho podem ser considerados adequados às dimensões de uma população.

Alternativas
Comentários
  • confuso!


ID
244789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa do ramo de intermediação monetária -
banco comercial - tem registrado reclamações de seus funcionários
quanto às condições ergonômicas de seus postos de trabalho. Tais
postos de trabalho conseguem acomodar apenas 60% dos
empregados de forma adequada às suas dimensões e a ocorrência de
afastamentos por distúrbios osteomusculares relacionados ao
trabalho (DORT) tem-se elevado drasticamente nos últimos anos.
Por esse motivo, a empresa decidiu contratar uma consultoria
especializada com o objetivo de melhorar as condições de trabalho
de seus empregados.

Em relação à situação hipotética descrita acima, julgue os itens a
seguir.

Os afastamentos por DORT não podem ser considerados acidentes do trabalho, já que tais distúrbios ainda não são reconhecidos como doenças ocupacionais pela previdência social.

Alternativas
Comentários
  • Por meio da fonte abaixo citada podemos observar o enquadramento de LER e DORT, por meio do RJU; SEGUE SITE ABAIXO:

    http://www.sintfub.org.br/arquivos/publicacoes/SINTFUB_-_Cartilha_LER-DORT.pdf

    TRECHO EXTRAIDO:

    Ainda que alguns órgãos públicos não reconheçam as LER/DORT como acidente de trabalho, verifica-se que essas doenças ocupacionais se enquadram perfeitamente no conceito de acidente em serviço fixado pelo Regime Jurídico Único dos servidores públicos da União.

    O art. 212 do RJU estabelece como acidente em serviço o dano físico ou mental sofrido pelo servidor, que se relacione, mediata ou imediatamente, com as atribuições do cargo exercido.

    Além disso, o Superior Tribunal de Justiça – STJ- tem reiteradamente equiparado os casos de LER/DORT a acidentes de trabalho, ainda que sem se referir especificamente aos servidores públicos.

    Assim, o servidor acometido por LER/DORT também poderia ser licenciado em decorrência de acidente em serviço, tendo direito a receber remuneração integral (RJU, art. 211) e sendo o período de afastamento considerado como de efetivo exercício (RJU, art. 102, VIII, d).

    PARA COMPLETAR:

    Já o art. 19, da Lei 8.213/91, prevê:

    Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. (sem grifos no original)
  • DORT NÃO TEM CID

    LER TEM CID


ID
294889
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma empresa em que trabalham 100 trabalhadores, ocorreram três acidentes com três acidentados no último ano, sendo debitados 100 dias para o primeiro acidente, 200 dias para o segundo e no último foram debitados 60 dias. De acordo com a legislação vigente, deve-se determinar e encaminhar ao INSS as taxas de freqüência e gravidade. Baseado nos dados apresentados e, considerando a jornada mensal por trabalhador de 200 horas, a taxa de freqüência e a taxa de gravidade anuais são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a) 12,5 e 1500.

    Primeiro deve-se achar o "numero de homens-horas de exposição ao risco (H)" no ano.

    Jornada mensal por trabalhador = 200 horas
    Jornada anual por trabalhador = 12 x 200= 2400 horas
    Total de trabalhadores = 100
    Jornada anual para o total de trabalhadores = 2400 x 100 = 240000 homem-hora

    Taxa de Frequencia (TF)
    TF = N x 1.000.000               H
    N = 3 (número de acidentados)
    H = 240000 (homem-hora de exposição ao risco)
    TF = 3 x 1.000.000 = 12,5               240000

    Taxa de Gravidade (TG)
    TG = T x 1.000.000               H
    T = 360 (número de dias debitados 200+100+60 = 360)
    H = 240000 (homem-hora de exposição ao risco)
    TG = 360 x 1.000.000 = 1500               240000
  • Parabéns!!!

    Só fazendo uma observação: Dentro da questão de Taxa de Gravidade fica correto colocar na questão e até mesmo para quem vai resolver a questão da seguinte forma;

    Formula: TG= DP x 1.000,000 / HHT

    Sendo assim, ficaria TG= 360 x 1.000,000 / 240.000 = TG 1.500

    De acordo com a NBR 14.280 (Cadastro de Acidente do Trabalho) dias Perdidos seriam os dias que os trabalhadores ficaram ausentes / afastados. Porém quando há Dias Debitados, o mesmo deve ser acrescido aos dias perdidos.

    Como assim?

    A formula que está acima ficaria assim:

    TG= DP + DD x 1.000,000 / HHT

    OBS: Os dias debitados só são acrescentados ao calculo quando por exemplo um Trabalhador morre ou perde um membro, etc. De acordo com o Quadro 1 da NBR.

    Se por ventura, no calculo que foi feito, tivesse ocorrido um óbito, a conta seria assim:

    TG=DP + DD x 1.000,000 / HHT =

    TG= 360+6.000 x 1.000,000 / 240.000=

    TG= 6.360,000,000 / 240.000=

    TG= 26,500

    Como na questão não havia Dias a se debitar, então a Letra A está correta, só quis fazer uma observação em relação a DP que é uma coisa, e Dias Debitados é outra.

    Abraços!!!


ID
311476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação a segurança do trabalho, julgue o próximo item.

Define-se acidente de trabalho como a ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, de que resulte ou possa resultar lesão pessoal. Nesse sentido, não tipifica acidente de trabalho aquele sofrido no período destinado a refeição ou descanso, mesmo que no local de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

     

    QUAIS AS SITUAÇÕES QUE EQUIPARA-SE A ACIDENTE DO TRABALHO?

    Equiparam-se também ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei:

    I – o acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa únicahaja contribuído diretamente para a morte do segurado, para redução ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação;

    II – o acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em consequência de:

    a) ato de agressãosabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho;

    b) ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho;

    c) ato de imprudênciade negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho;

    d) ato de pessoa privada do uso da razão;

    e) desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior;

    III – a doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade;

    IV – o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho:

    a) na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa;

    b) na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito;

    c) em viagem a serviço da empresa, inclusive para estudo quando financiada por esta dentro de seus planos para melhor capacitação da mão-de-obra, independentemente do meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do segurado;

    d) no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.

  • Define-se acidente de trabalho como a ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, de que resulte ou possa resultar lesão pessoal. Nesse sentido, não tipifica acidente de trabalho aquele sofrido no período destinado a refeição ou descanso, mesmo que no local de trabalho.

    ;) vamosjuntos !


ID
311740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca dos princípios que regem a
segurança e higiene do trabalho.

Caso um empregado, em razão da colisão do ônibus de linha regular de transporte público em que viajava da sua residência para o seu local de trabalho, tenha sofrido uma fratura ,em um de seus braços, a empresa empregadora desse trabalhador não será obrigada a fazer comunicação de acidente do trabalho à previdência social, pois a referida colisão, embora tenha causado lesão corporal ao trabalhador, não é considerada como acidente do trabalho por ter ocorrido fora da empresa.

Alternativas

ID
320209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A cabina do elevador não se encontrava no nível do pavimento enquanto estvava em manutenção preventiva por empresa autorizada. Um visitante do prédio cai no poço do elevador do para o andar, por encontrar a porta de acesso ao elevador aberta e sem o equipamento, e fratura uma perna
Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
320275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando que, no campo da acústica, há efeitos sobre os seres humanos decorrentes dos ruídos e das vibrações mecânicas, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
320290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com Kuorinka e Forcier, os fatores de risco para lesão por esforço repetitivo/distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (LER/DORT) incluem

I dimensões inadequadas do posto de trabalho.
II exposição a vibrações.
III exposição ao frio.
IV exposição ao calor.
V exposição a ruído elevado.
Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Exposição ao calor não é fator contributivo para LER.

  • A professora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Andréa Corrêa Carrascosa,explica que LER é um termo genérico utilizado para se referir a uma diversidade de distúrbios ou lesões ocasionadas por fatores de risco no trabalho. “Atualmente, a nomenclatura mais adequada é a DORT. O LER dá a entender que a repetitividade é o único fator que leva a essas alterações, quando na verdade é apenas um deles. O uso de forças, a postura inadequada, a vibração e até condições ambientais como o calor ou o frio excessivos podem determinar essas alterações. Mas ambas as nomenclaturas se referem ao mesmo conjunto de condições”, esclarece.


ID
320302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As doenças classificadas como doenças profissionais incluem

Alternativas
Comentários
  • Doenças Profissionais - Tecnopatias.... Agente Causador Ex: Asbestose / Saturnismo / Silicose


ID
321781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a organização dos serviços de saúde do trabalhador proposta pela Organização Internacional do Trabalho, julgue os itens subsecutivos.

Os prestadores de serviço de saúde no trabalho, cujas atividades e responsabilidades se subordinam ao empregador, devem garantir que as soluções apresentadas ao trabalhador atendam sempre ao interesse do serviço.

Alternativas

ID
321799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando as profundas modificações que ocorrem nos processos de trabalho, no mundo inteiro, em decorrência das inovações tecnológicas e da pressão econômica exercida pela globalização, julgue os próximos itens, que dizem respeito à relação entre saúde/doença e ambiente de trabalho.

Uma das consequências da terceirização de serviços de saúde, processo cada vez mais frequente na atualidade, é a perda de direitos e conquistas anteriormente adquiridos pelos trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • A precarização do trabalho caracteriza-se pela desregulamentação e perda de direitos trabalhistas e sociais, a legalização dos trabalhos temporários e da informalização do trabalho. Como conseqüência, podem ser observados o aumento do número de trabalhadores autônomos e subempregados e a fragilização das organizações sindicais e das ações de resistência coletiva e/ou individual dos sujeitos sociais. A terceirização, no contexto da precarização, tem sido acompanhada de práticas de intensificação do trabalho e/ou aumento da jornada de trabalho, com acúmulo de funções, maior exposição a fatores de riscos para a saúde, descumprimento de regulamentos de proteção à saúde e segurança, rebaixamento dos níveis salariais e aumento da instabilidade no emprego. Tal contexto está associado à exclusão social e à deterioração das condições de saúde. (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_relacionadas_trabalho1.pdf)

ID
321802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando as profundas modificações que ocorrem nos processos de trabalho, no mundo inteiro, em decorrência das inovações tecnológicas e da pressão econômica exercida pela globalização, julgue os próximos itens, que dizem respeito à relação entre saúde/doença e ambiente de trabalho.

A mecanização dos processos de trabalho tem ocasionado o surgimento de novos fatores de risco ao ambiente de trabalho.

Alternativas

ID
321805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando as profundas modificações que ocorrem nos processos de trabalho, no mundo inteiro, em decorrência das inovações tecnológicas e da pressão econômica exercida pela globalização, julgue os próximos itens, que dizem respeito à relação entre saúde/doença e ambiente de trabalho.

A substituição de tecnologias antigas ou obsoletas, principalmente nos países em desenvolvimento, tem causado o desaparecimento de algumas doenças relacionadas ao trabalho.

Alternativas

ID
321808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens que se subseguem, relativos às situações de risco às quais os empregados podem ser expostos e aos possíveis efeitos clínicos dessa exposição.

Relações interpessoais no ambiente de trabalho constituem risco inerente ao processo produtivo, não devendo, portanto, ser consideradas risco de exposição ocupacional.

Alternativas

ID
321847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca da proteção contra o trabalho e a exploração infantil, julgue os itens que se seguem.

O trabalho infantil no Brasil está relacionado, muitas vezes, à exposição a ambientes insalubres e perigosos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:"Certo"

    O trabalho infantil, uma das mazelas sociais brasileira e está atrelado a exposição de agentes insalubres e perigosos, a exemplo, o trabalho em minas de carvão no Norte do País.

    CF, art. 7º, XXXIII -  proibição de trabalho  noturno, perigoso ou insalubre a menores de dez oito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos;

    CV, OIT nº 138, art 3º. 1. A idade mínima de admissão a todo tipo de emprego ou trabalho, que, por sua natureza ou condições em que se realize, possa ser perigoso para a saúde, segurança ou moralidade dos menores, não deverá ser inferior a dezoito anos.

     CLT, art. 405 - Ao menor não será permitido o trabalho:  I - nos locais e serviços perigosos ou insalubres, constantes de quadro para êsse fim aprovado pelo Diretor Geral do Departamento de Segurança e Higiene do Trabalho;


ID
321850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca da proteção contra o trabalho e a exploração infantil, julgue os itens que se seguem.

Abordagens individuais para a erradicação do trabalho infantil são mais efetivas que abordagens coletivas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:"Errado"

    CV, OIT nº 138, Considerando que chegou o momento de adotar um instrumento geral sobre o tema que, gradualmente, substitua os instrumentos atuais, aplicáveis a setores econômicos limitados, a fim de obter a abolição total do trabalho de crianças; e Tendo decidido que tal instrumento assuma a forma de uma convenção internacional, adota no vigésimo sexto dia de junho de mil novecentos e setenta e três, a seguinte convenção, que será denominada Convenção sobre a Idade Mínima, 1973[...]


ID
321865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando as consequências prejudiciais dos estigmas relacionados às doenças infecciosas e aos distúrbios mentais, no ambiente de trabalho, para os trabalhadores, julgue os itens subsecutivos.

A reorganização do serviço de saúde do trabalhador, com a adaptação das consultas e dos prontuários à realidade das afecções tratadas nesse serviço, contribui para diminuir os efeitos do estigma e da discriminação associados às doenças nfecciosas e aos distúrbios mentais que acometem o rabalhador.

Alternativas

ID
321868
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando as consequências prejudiciais dos estigmas relacionados às doenças infecciosas e aos distúrbios mentais, no ambiente de trabalho, para os trabalhadores, julgue os itens subsecutivos.

A capacidade individual de resistir à discriminação e à estigmatização pode ser trabalhada em grupos de apoio criados com o objetivo de discutir com a comunidade a realidade da doença.

Alternativas

ID
321871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sabendo que acidente de trabalho é todo aquele que, ocorrido durante o exercício do trabalho, a serviço do empregador, acarreta lesão corporal ou perturbação funcional causadora de morte ou perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho, julgue os itens de 106 a 110.

Doenças muito prevalentes na população em geral, tais como manifestações psicossomáticas do tipo ansiedade ou depressão, ainda que identificadas após a ocorrência de acidente de trabalho, não devem ser consideradas consequência deste.

Alternativas

ID
321877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sabendo que acidente de trabalho é todo aquele que, ocorrido durante o exercício do trabalho, a serviço do empregador, acarreta lesão corporal ou perturbação funcional causadora de morte ou perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho, julgue os itens de 106 a 110.

Atualmente, a prevenção e a proteção contra riscos à saúde do trabalhador associados aos ambientes de trabalho são consideradas irrelevantes, seja do ponto de vista da saúde pública, seja do ponto de vista da saúde privada.

Alternativas

ID
321880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sabendo que acidente de trabalho é todo aquele que, ocorrido durante o exercício do trabalho, a serviço do empregador, acarreta lesão corporal ou perturbação funcional causadora de morte ou perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho, julgue os itens de 106 a 110.

A subnotificação de acidentes de trabalho é uma realidade identificada apenas na região Norte do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Errado, ocorre de modo geral em outras regiões.


ID
323086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação aos conceitos de higiene e segurança do trabalho, julgue os itens a seguir.

Doenças ocupacionais incluem aquelas adquiridas nos trajetos de ida e volta ao trabalho.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     art. 19 de Lei 8.213/91

    As doenças ocupacionais são aquelas deflagradas em virtude da atividade laborativa desempenhada pelo Segurado.

     

  • A BANCA QUIZ CONFUNDIR O CANDIDATO COM O ACIDENTE DO TRABALHO. 

  • Exemplos: Asma ocupacional, silicose, asbestose, dermatite de contato, câncer de pele ocupacional. Uma doença ocupacional normalmente é adquirida quando um trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei a agentes químicos, físicos, biológicos ou ergonômicos sem proteção compatível com o risco envolvido.


ID
324364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que se refere aos acidentes de trabalho e às legislações acidentárias e de saúde e segurança do trabalho, julgue os itens a seguir.

A observância das NRs desobriga as empresas do cumprimento de outras disposições que, com relação à matéria, sejam incluídas em códigos de obras ou regulamentos sanitários dos estados ou municípios, além das oriundas de convenções e acordos coletivos de trabalho.

Alternativas

ID
324367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que se refere aos acidentes de trabalho e às legislações acidentárias e de saúde e segurança do trabalho, julgue os itens a seguir.

O não cumprimento das disposições legais e regulamentares relacionadas à segurança e à medicina do trabalho acarreta a aplicação, ao empregador, das penalidades previstas na legislação pertinente.

Alternativas
Comentários
  • Eu tinha 12 anos em 2010... vida boa


ID
324382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito de doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, julgue os próximos itens.

Uma das características básicas dos casos de LER/DORT é o acometimento tanto dos membros superiores quanto dos inferiores.

Alternativas
Comentários
  • certo

    A LER/DORT é uma síndrome relacionada ao trabalho, caracterizada pela ocorrência de vários sintomas concomitantes ou não, tais como: dor, parestesia, sensação de peso, fadiga, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores, mas podendo acometer membros inferiores. 

    INSTRUÇÃO NORMATIVA INSS/DC, Nº98 DE 5 DE DEZEMBRO DE 2003



ID
324385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito de doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, julgue os próximos itens.

Por definição, os casos de LER/DORT, associados a trabalhadores submetidos a determinadas condições de trabalho, incluem-se entre os quadros clínicos relacionados ao sistema musculoesquelético.

Alternativas
Comentários
  • Correto.


     A sobrecarga pode ocorrer seja pela utilização excessiva de determinados grupos musculares em movimentos repetitivos com ou sem exigência de esforço localizado, seja pela permanência de segmentos do corpo em determinadas posições por tempo prolongado, particularmente quando essas posições exigem esforço ou resistência das estruturas músculo-esqueléticas contra a gravidade. 


ID
324388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito de doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, julgue os próximos itens.

LER/DORT caracteriza-se pela ocorrência de vários sintomas concomitantes ou não, como dor, parestesia, sensação de peso, de fadiga e de aparecimento insidioso, geralmente nos membros inferiores.

Alternativas
Comentários
  • Errado.


    Geralmente nos membros superiores.


    Entende-se LER/DORT como uma síndrome relacionada ao trabalho, caracterizada pela ocorrência de vários sintomas concomitantes ou não, tais como: dor, parestesia, sensação de peso, fadiga, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores, mas podendo acometer membros inferiores.


ID
324391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito de doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, julgue os próximos itens.

Assim como os fatores ergonômicos, os aspectos mentais, psicológicos e sociais contribuem para o aparecimento, manutenção e(ou) mesmo perpetuamento dos casos de DORT.

Alternativas

ID
324397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito de doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, julgue os próximos itens.

De acordo com dados estatísticos, os casos de LER/DORT, resultantes de fatores multicausais, são mais frequentes em trabalhadores idosos do sexo feminino.

Alternativas
Comentários
  • explicação da apostila dos professores Victor Maia e Danielle Alves:
     

    Vários serviços de atenção à saúde do trabalhador apresentam entre seu pacientes uma maior prevalência de mulheres acometidas de LER/DORT.

    Mulheres da população em geral e trabalhadoras apresentam maior número de casos de síndrome do túnel do carpo e de dor em pescoço e ombros. 

    As razões deste fato ainda não são conhecidas, podendo estar ligadas a fatores genéticos ou ao fato de as mulheres estarem mais expostas que os homens a fatores de risco dessas doenças.

    Estudo realizado mostrou que as diferenças não decorrem do fato das mulheres terem menor força muscular ou mais dificuldade no manuseio de materiais pesados.

    Segundo o estudo, enquanto em geral os homens tinham mais liberdade para escolher suas atividades ("work tasks") recebiam pagamento por produção com menor frequência que as mulheres e não realizavam trabalho monótono e repetitivo ou o faziam com menor frequência.

    As mulheres costumavam realizar o mesmo trabalho repetitivo por muitos anos e mesmo quando a ocupação tinha o mesmo nome, havia

    diferenças sutis no trabalho realizado por homens e mulheres. 

    Assim, além de levarmos em conta que as populações atendidas em serviços não representam a população geral, devemos considerar os aspectos acima levantados.


ID
333841
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando o enfoque epidemiológico, o

Alternativas
Comentários
  • “Risco Relativo (RR)” é uma denominação frequentemente utilizada para 
    medidas de efeito baseada em razão de ocorrrência. Indica quantas vezes maior é o risco de 
    adoecer entre os expostos comparados aos não expostos.

    “Risco Atribuível” (RA) – é a parcela da incidência da doença decorrente da 
    exposição a um determinado fator de risco.
  • Gab B


ID
336346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os acidentes do trabalho são agravos que, devido ao seu expressivo impacto na morbimortalidade da população, constituem importante problema de saúde pública. Em relação a esse tema, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
336394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando que o Ministério da Saúde descreve alguns instrumentos de investigação das relações entre a saúde, o trabalho e a doença e os classifica quanto à sua natureza e ao seu nível de aplicação, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
342976
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação a testes estatísticos, assinale a associação INCORRETA.

Alternativas

ID
342982
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma empresa, 100 funcionários realizaram exames para detectar determinada enfermidade. Destes, 35 mostraram alteração, sendo que 20 já a apresentavam em exames anteriores. Nessa perspectiva, é correto afirmar que a incidência, em %, foi de:

Alternativas

ID
343009
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale nas opções abaixo, o programa de distribuição livre, elaborado pelo CDC e de grande utilidade em pesquisa e estudos estatísticos em saúde.

Alternativas

ID
343774
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com o objetivo de avaliar a associação entre exposi-
ção ocupacional a hidrocarbonetos alifáticos ou aromáticos e
angiossarcoma do fígado, serão identificados 120 pacientes,
classificados como casos novos de angiossarcoma do fígado
em 4 hospitais de um grande município brasileiro durante um
período de 3 anos. Esses pacientes serão entrevistados e será
colhida uma minuciosa história ocupacional. No mesmo período,
para cada paciente de angiossarcoma hepático selecionado se-
rão identificados outros 4 pacientes, pareados por sexo e idade,
atendidos nos mesmos hospitais, porém com outros diagnós-
ticos e que serão submetidos à mesma história ocupacional ci-
tada anteriormente.

O tipo de estudo epidemiológico utilizado nessa avaliação é:

Alternativas

ID
343777
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com o objetivo de avaliar a associação entre exposi-
ção ocupacional a hidrocarbonetos alifáticos ou aromáticos e
angiossarcoma do fígado, serão identificados 120 pacientes,
classificados como casos novos de angiossarcoma do fígado
em 4 hospitais de um grande município brasileiro durante um
período de 3 anos. Esses pacientes serão entrevistados e será
colhida uma minuciosa história ocupacional. No mesmo período,
para cada paciente de angiossarcoma hepático selecionado se-
rão identificados outros 4 pacientes, pareados por sexo e idade,
atendidos nos mesmos hospitais, porém com outros diagnós-
ticos e que serão submetidos à mesma história ocupacional ci-
tada anteriormente.

A medida de frequência ou de efeito mais adequada para estabelecer essa associação é:

Alternativas
Comentários
  • Em estudos médicos sobre marcadores de risco ou terapias cujo intuito é reduzir o risco, a medida de risco tem mais importância do que a medida de chance. Por isso se prefere falar em risco. Mas então porque vemos a utilização de odds ratio em alguns trabalhos?
    Isso ocorre quando é impossível calcular o risco. Risco é probabilidade de uma coisa vir a acontecer. Ou seja, para termos esta informação, precisamos de uma amostra onde o desfecho ainda não ocorreu e vamos ver qual a proporção da amostra em que o desfecho ocorrerá (futuro). Precisa-se então de um estudo prospectivo. Quando o estudo é caso-controle, onde casos (desfecho já ocorreu) são selecionados no início do estudo de forma arbitrária, não dá para calcular a proporção de pacientes que virão a ter o desfecho. Ou eles já tiveram o desfecho (casos) ou eles não tiveram o desfecho (controle). Neste caso, como não dá para calcular probabilidade do evento ocorrer, se usa odds (chance).
    Fonte: http://medicinabaseadaemevidencias.blogspot.com.br/2010/10/o-que-significa-odds-ratio.html

ID
343783
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considera-se como dia do acidente, no caso de doença profissional ou do trabalho,

Alternativas
Comentários
  • Letra"C"
    O regramento acerca desta matéria está contido no art. 23 da Lei 8.213/91, abaixo
    transcrito:
    Art. 23. Considera-se como dia do acidente, no caso de doença profissional ou do
    trabalho, a data do início da incapacidade laborativa para o exercício da atividade habitual,
    ou o dia da segregação compulsória, ou o dia em que for realizado o diagnóstico, valendo
    para este efeito o que ocorrer primeiro.

    Novamente, no que se refere a acidente do trabalho, o legislador privilegiou o trabalhador
    estabelecendo um conceito amplíssimo para o que considera como dia do acidente.
    Vale relembrar que se aprenderam isso lá na 16ª questão, referente à comunicação
    do acidente, não terão nenhuma dificuldade nessa questão, o raciocínio é o mesmo,
    dar maior efetividade a proteção do trabalhador.
  • GABARITO LETRA C. 

     Considera-se como dia do acidente, no caso de doença profissional ou do trabalho, a data do início da incapacidade laboral para o exercício da atividade habitual, ou o dia da segregação compulsória, ou o dia em que for realizado o diagnóstico, valendo, para este efeito, o que ocorrer primeiro.