SóProvas


ID
1017013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os próximos itens, relacionados a estruturas de contenção

Na escavação de uma parede- diafragma, o preenchimento não deverá ser realizado com uso de lama bentonítica reciclada, ainda que na mistura se utilize lama nova.

Alternativas
Comentários
  • As paredes-diafragma são painéis de concreto, geralmente armado, pré-fabricados ou moldados in loco com a função de contenção em escavações de subsolo. Os painéis são executados por meio do preenchimento de trincheiras escavadas com o uso contínuo de lama bentonítica, cuja função é estabilizar as paredes de escavação e contrabalançar o empuxo causado pelo lençol freático no terreno. Pode-se, também, utilizar polímeros no lugar da lama bentonítica. Para a escavação, é empregado o equipamento clamshell hidráulico e/ou hidrofresa.

  • explicação bem legal

  • NBR 9061 - ESCAVAÇÃO A CÉU ABERTO

     

    8.4 Cortinas de concreto armado executadas com a utilização de lamas (Parede diafragma)

    8.4.4 Troca da lama
    8.4.4.1 Terminada a fase de escavação, a lama deve ser ensaiada para se determinar a quantidade de sólidos (grãos de areia) em suspensão. Se o ensaio determinar um teor maior que 3,0% em volume, a lama deve ser trocada antes da operação de concretagem.

    8.4.4.2 A troca da lama de escavação por uma lama nova pode ser feita de duas maneiras:


    a) substituição:
    - a lama contaminada deve ser bombeada para o tanque de decantação na central de lama. Simultaneamente deve ser colocada na cava, lama
    nova;
    b) desarenação:
    - a lama contaminada deve ser bombeada através de desarenadores, onde, por centrifugação, são separadas as partículas sólidas da lama,
    voltando esta para a cava. A operação deve ser feita até ser constatado, através de ensaios, que o teor de sólidos em suspensão está dentro das especificações da lama nova.