SóProvas


ID
1018687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação às necessidades públicas e ao papel do Estado na economia, julgue os itens seguintes

As chamadas necessidades meritórias, ao adquirirem o status de públicas, resultam na assunção da responsabilidade de prestação ou fornecimento do serviço pelo Estado mediante a preferência manifestada pelos usuários/beneficiários e a determinação da correspondente relação custo-benefício.

Alternativas
Comentários

  • As necessidades meritórias são parcialmente atendidas pela iniciativa privada e se sujeitam ao princípio da exclusão. Pela importância que possuem devem ser custeadas pelo Estado em virtude de suas externalidades positivas. Ex.: serviços de saúde a educação.

  • Acredito estar errado porque existem os casos em que os serviços meritórios de particulares( hospital privado ) assumem a responsabilidade sem a intervenção do estado.

  • Necessidade meritórias não são definidas pela preferências dos usuários, e sim, pela importância do serviço e por não serem completamente atendidas pela iniciativa privada.

    Não há relação de custo-benefício uma vez que excluem parte da população que não dispõe dos recursos necessários ao seu consumo. Por causa da importância que possuem, tornam-se necessidades públicas, devendo ser custeadas pelo Estado, como ocorre com os serviços de saúde e educação.

  • A atividade financeira do Estado resume-se em obter a receita pública, despender a despesa pública, gerir o orçamento e criar o crédito público.

    Assim é competência do Estado, (por intermédio da atividade financeira), a gerência dos recursos financeiros para garantir as necessidades públicas. As necessidades públicas, segundo Musgrave1 , se dividem em necessidades sociais e necessidades meritórias.

    As necessidades sociais são aquelas satisfeitas por meio dos serviços consumidos de forma geral e indivisível por todas as pessoas, independentemente de qualquer contribuição. Exemplo: segurança, defesa, justiça, desenvolvimento econômico social.

    As necessidades meritórias são parcialmente atendidas pela iniciativa privada, (diz-se parcialmente porque parte da população é excluída por não possuir recursos para adquiri-la). Devido a sua importância elas se tornam necessidades públicas e devem ser providas pelo Estado. Exemplo: saúde e educação.


  • Entendo que o erro é aceitar que exista uma relação de custo/beneficio. Um exemplo é o curso de uma universidade. Nao ha um relaçao de custo beneficio porque ele atinge apenas um grupo de pessoas que meritoriamente tiveram direito de cursar aquele curso na universidade pública.