SóProvas


ID
1019605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com as mudanças na legislação societária, a estrutura de algumas demonstrações contábeis modificou- se; foram incluídos, por exemplo, demonstrativos financeiros que não estavam previstos como obrigatórios anteriormente. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

As transações de investimentos e financiamentos que afetam a posição patrimonial da empresa, mas não impactam diretamente os fluxos de caixa do período, devem ser evidenciadas, separadamente, em notas explicativas que façam referência à demonstração dos fluxos de caixa (DFC).

Alternativas
Comentários
  • CPC 03 - Demonstração dos Fluxos de Caixa


    Transação que não envolve caixa ou equivalentes de caixa


    43. Transações de investimento e financiamento que não envolvem o uso de caixa ou equivalentes de caixa devem ser excluídas da demonstração dos fluxos de caixa. Tais transações devem ser divulgadas nas notas explicativas às demonstrações contábeis, de modo que forneçam todas as informações relevantes sobre essas atividades de investimento e de financiamento.


    44. Muitas atividades de investimento e de financiamento não têm impacto direto sobre os fluxos de caixa correntes, muito embora afetem a estrutura de capital e de ativos da entidade. A exclusão de transações que não envolvem caixa ou equivalentes de caixa da demonstração dos fluxos de caixa é consistente com o objetivo de referida demonstração, visto que tais itens não envolvem fluxos de caixa no período corrente. Exemplos de transações que não envolvem caixa ou equivalente de caixa são:

    (a) a aquisição de ativos, quer seja pela assunção direta do passivo respectivo, quer seja por meio de arrendamento financeiro;

    (b) a aquisição de entidade por meio de emissão de instrumentos patrimoniais; e

    (c) a conversão de dívida em instrumentos patrimoniais.