SóProvas


ID
1019620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com as mudanças na legislação societária, a estrutura de algumas demonstrações contábeis modificou- se; foram incluídos, por exemplo, demonstrativos financeiros que não estavam previstos como obrigatórios anteriormente. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A atual legislação societária determina que as despesas sejam evidenciadas de acordo com a natureza da despesa.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Ferreira (2013, p.883), a atual legislação societária brasileira há prevalência da classificação por natureza para ativos e passivos e por função para receitas e despesas. No caso das despesas, estas devem ser subclassificadas de modo a destacar os componentes do desempenho que possam diferir em termos de frequência, potencial de ganho ou de perda e previsibilidade.

    Classificação baseada na natureza de um ativo, passivo, receita ou despesa: é o que se registra que pode ser um bem, um direito, obrigação ou elemento de resultado (Caixa, Clientes, Fornecedores, Salários);

    Classificação baseada na função: correspondem às atividades às quais os ativos, passivos, receitas e despesas estão relacionados de modo que seja, agrupados conforme as atividades da empresa (financeira, administrativa, comercial, de produção).

    O método de análise por função da despesa ou do "custo dos produtos e serviços vendidos", é o método onde as despesas são classificadas de acordo com a sua função como parte do custo os produtos ou serviços vendidos e pode proporcionar informação mais relevante aos usuários do que a classificação de gastos por natureza. Um problema seria a de que a alocação de despesas às funções pode exigir apropriações arbitrárias e envolver considerável julgamento.

     

    Fonte: Ferreira, Ricardo José. Contabilidade Básica: teoria e mais de 1600 questões comentadas. 10. ed. Rio de Janeiro: Ed. Ferreira, 2013.

  • Adotada nos orçamentos da União a partir do exercício de 1990, por determinação das leis de diretrizes orçamentárias, e estendida aos demais entes da Federação por Portaria Interministerial para observância a partir do exercício de 2002, essa classificação não chega a constituir-se em novo critério classificatórío, sendo mais uma adaptação das categorias e contas das classificações econômica e por elementos. O objetivo da modificação parece ter sido fugir da obrigatoriedade de discriminar a despesa, na lei orçamentária, até o nível de elementos. Em lugar do formato exigido pela Lei ne 4.320/64 - categoria econômica, subcategoria econômica e elemento -, a modificação manteve as categorias econômicas, criou grupos de despesa, introduziu o conceito de modalidade de aplicação, pelo qual são classificadas as transferências de recursos, e retirou os elementos da lei orçamentária

  • ERRADA

    lei 6.404 = método da função OBRIGATORIAMENTE.

    CPC 26= método da natureza ou da função. A empresa irá escolher um dos dois.

  • De fato, a empresa pode definir o critério que irá utilizar para classificar as despesas e essa classificação pode ser feita com base na natureza ou na função da despesa. Por enquanto, nenhuma novidade.

    Basicamente, quando falamos na Natureza da despesa, estamos nos referindo ao que originou essa despesa ou em outras palavras, são despesas com classificações mais específicas. Já a Função da despesa são classificações mais genéricas (ou abrangente) e como o próprio nome diz, são classificadas de acordo com a sua função como parte dos produtos ou serviços vendidos, despesas de distribuição ou mesmo das atividades administrativas.

    Então, vamos analisar as alternativas da Questão 15 – CRC 02/2017 – Prova Bacharel – Contabilidade Geral - e verificar como as despesas são classificadas como Natureza ou Função.

    a) Despesas Administrativas, Despesas com Depreciação e Despesas com Vendas.

    Tanto as Despesas Administrativas quanto as Despesas com Vendas são classificadas por função, pois é essa a função que elas desempenham na empresa. Apenas a Despesa com Depreciação é classificada por Natureza, pois ela só foi originada pelo fato da empresa possuir ativo imobilizado.

    b) Despesas com Benefícios a Empregados, Despesas com Publicidade e Despesas com Depreciação.

    Todas as despesas dessa alternativa são classificadas por Natureza, pois é o que originou a despesa na empresa. Essas despesas só existem, pois, a empresa possui empregados, faz publicidade e possui ativo imobilizado. Qualquer empresa poderia não ter essas despesas e continuar a existir.

    c) Despesas com Benefícios a Empregados, Custo dos Produtos Vendidos e Despesas Administrativas.

    Nessa alternativa, além das despesas administrativas, temos também o custo dos produtos vendidos. São despesas que estão classificadas por suas funções específicas dentro das atividades da empresa.

    Fonte: https://www.queromeucrc.com.br/2017/11/questao-15-crc-022017-prova-bacharel.html