SóProvas


ID
1020148
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa que contém o gênero do microrganismo que pode estar presente na produção do leite e produtos avícolas, e que determina as seguintes doenças: toxinfecção de origem alimentar; febre tifóide; meningite; enterocolite; danos respiratórios, hepáticos, esplênicos e/ou neurológicos.

Alternativas
Comentários
  • Existe um grande número de agentes de doenças infecciosas que podem ser transmitidas ao homem pelo leite. Os patógenos mais importantes atualmente são Salmonella sp.Escherichia coli patogênica, Listeria monocytogenesCampylobacter jejuniYersinia enterocolitica e Staphylococcus aureus.

  • SALMONELLA TYPHI/FEBRE TIFÓIDE

    A febre tifóide é uma doença bacteriana aguda, de gravidade variável que se caracteriza por febre, mal-estar, cefaléia, náusea, vômito e dor abdominal, podendo ser acompanhada de erupção cutânea.

    . Agente etiológico - é causada pela Salmonella Typhi, subespécie enterica sorotipo Typhi (S. Typhi), que é um patógeno especificamente humano. É uma bactéria com morfologia de bacilo Gram negativo, móvel, pertencente à família Enterobacteriaceae. Possui alta infectividade, baixa patogenicidade e alta virulência, o que explica a existência de portadores (fontes de infecção não doentes) que desempenham importante papel na manutenção e disseminação da doença na população. Distingue-se das outras salmonelas por sua estrutura antigênica, possuindo três tipos de antígenos de interesse para o diagnóstico.

  • Salmonella pode causar tanto infecção quanto toxinfecção?

  • Thais, muitas bancas ignoram essa diferença - isso é triste. Mas dava pra matar a questão pela Febre tifóide, causada pela salmonella.