SóProvas



Prova IBFC - 2013 - PC-RJ - Perito Criminal - Medicina Veterinária


ID
1020043
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Capítulo VI – Do meio ambiente, artigo 225 lê-se: “Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.” Após esse artigo, no parágrafo 1 e seus incisos, estão descritas ações para assegurar a efetividade desse direito, incumbidas ao poder público. Leia com atenção as seguintes afirmações extraídas e eventualmente alteradas desse parágrafo e assinale a alternativa correta:

I. preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas:

II. preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e delegar às entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético licença específica;

III. definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção;

IV. exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, feito por autoridade competente e mantido em sigilo;

V. controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;

VI. promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;

VII.proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Art. 225 da CF em seu Párag 1: 

    Inciso II :preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e FISCALIZAR às entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético licença específica;

    IV: exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, feito por autoridade competente QUE SE DARÁ PUBLICIDADE;

  • GABARITO LETRA C

    Art. 225 da CF

    §1: Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao PODER PÚBLICO:

    II: Preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e FISCALIZAR às entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético licença específica;

    IV: Exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, Estudo Prévio de Impacto Ambiental, a que se dará publicidade;


ID
1020046
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A lei nº 9.985 de 18 de julho de 2000, regulamenta o artigo 225 § 1º, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal e institui.

Alternativas
Comentários
  • B- Snuc

  • B)

    Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências.


ID
1020049
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os seguintes parágrafos foram extraídos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (Capítulo VI – Do meio ambiente) e eventualmente modificados de sua redação original. Leia-os com atenção e assinale a alternativa correta que corresponde à redação original:

I. Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.

II. As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

III. A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

IV. São arrendadas as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.

V. As usinas que operem com reator nuclear deverão estar isoladas

Alternativas
Comentários
  • Art. 225 CF

    § 5º - São indisponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à

    proteção dos ecossistemas naturais.

    § 6º - As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não

    poderão ser instaladas.



ID
1020052
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária

Assinale a alternativa que completa o artigo 6º da Lei nº 6.766, de dezembro de 1979 assinada pelo então presidente João Figueiredo: “Art. 6º. Antes da elaboração do projeto de loteamento, o interessado deverá solicitar à _________________, ou ao ____________ quando for o caso, que defina as diretrizes para o uso do solo, traçado dos lotes, do sistema viário, dos espaços livres e das áreas reservadas para equipamento urbano e comunitário, apresentando, para este fim, requerimento e planta do imóvel...”

Alternativas
Comentários
  • Do Projeto de Loteamento

    Art. 6º. Antes da elaboração do projeto de loteamento, o interessado deverá solicitar à Prefeitura Municipal, ou ao Distrito Federal quando for o caso, que defina as diretrizes para o uso do solo, traçado dos lotes, do sistema viário, dos espaços livres e das áreas reservadas para equipamento urbano e comunitário, apresentando, para este fim, requerimento e planta do imóvel contendo, pelo menos:



ID
1020055
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

No Artigo 32 da lei nº 9433 de 1997, o legislador definiu como objetivos coordenar, planejar, regular e controlar o uso, preservar e recuperar:

Alternativas
Comentários
  • TÍTULO II

    DO SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS

    CAPÍTULO I

    DOS OBJETIVOS E DA COMPOSIÇÃO

      Art. 32. Fica criado o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, com os seguintes objetivos:

      I - coordenar a gestão integrada das águas;

      II - arbitrar administrativamente os conflitos relacionados com os recursos hídricos;

      III - implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos;

      IV - planejar, regular e controlar o uso, a preservação e a recuperação dos recursos hídricos;

      V - promover a cobrança pelo uso de recursos hídricos.


  • Quem que erra uma pergunta assim?


ID
1020058
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

“Considera-se infração administrativa ambiental toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente. São autoridades competentes para lavrar auto de infração ambiental e instaurar processo administrativo os funcionários de órgãos ambientais integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, designados para as atividades de fiscalização, bem como os agentes das Capitanias dos Portos, do Ministério da Marinha.” Tendo sido constatada infração ambiental, deve-se dirigir representação às autoridades relacionadas acima, e essa representação pode ser feita por:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Art. 70. Considera-se infração administrativa ambiental toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente.

    § 2º Qualquer pessoa, constatando infração ambiental, poderá dirigir representação às autoridades relacionadas no parágrafo anterior, para efeito do exercício do seu poder de polícia.

  • Gabarito: letra D.

    Fonte: Lei de Crimes Ambientais, lei 9605/1998.

    Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm


ID
1020061
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com a Lei 11.428 de 2006, o corte e a supressão de vegetação primária ou nos estágios avançado e médio de regeneração do Bioma Mata Atlântica, quando a vegetação: exercer a função de proteção de mananciais ou de prevenção e controle de erosão; formar corredores entre remanescentes de vegetação primária ou secundária em estágio avançado de regeneração; proteger o entorno das unidades de conservação; ou possuir excepcional valor paisagístico, reconhecido pelos órgãos executivos competentes são:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Art. 11.  O corte e a supressão de vegetação primária ou nos estágios avançado e médio de regeneração do Bioma Mata Atlântica ficam vedados quando:  

    I - a vegetação: 

    a) abrigar espécies da flora e da fauna silvestres ameaçadas de extinção, em território nacional ou em âmbito estadual, assim declaradas pela União ou pelos Estados, e a intervenção ou o parcelamento puserem em risco a sobrevivência dessas espécies; 

    b) exercer a função de proteção de mananciais ou de prevenção e controle de erosão; 

    c) formar corredores entre remanescentes de vegetação primária ou secundária em estágio avançado de regeneração; 

    d) proteger o entorno das unidades de conservação; ou 

    e) possuir excepcional valor paisagístico, reconhecido pelos órgãos executivos competentes do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA;  



ID
1020064
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) definiu em sua resolução nº001 de 23 de janeiro de 1986, no artigo segundo, atividades que dependem de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental. Posteriormente o CONAMA publicou a resolução de número 11, em 18 de março de 1986, alterando a resolução anteriormente citada, incluindo como atividade comercial com necessidade de estudo de impacto ambiental:

Alternativas
Comentários
  • Correta

    - Projetos Agropecuários que contemplem áreas acima de 1.000 ha. ou menores, neste caso, quando se tratar de áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental, inclusive nas áreas de proteção ambiental.

  • Dificuldade absurda e desumana.

    Como se prevenir pra uma questão dessas? Impossível!

    Esta só no chute teleguiado pela Mãe Diná.


ID
1020067
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Segundo a resolução do CONAMA nº237/1997 o termo Licença Ambiental corresponde ao “ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente, estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor”. Ao investigar uma empresa, o perito deve ter acesso a esse documento e portanto deve saber que existem, além das licenças ambientais específicas, três tipos de licenças expedidas pelo poder público (artigo 8º da resolução supracitada):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D.

    CONAMA no237/1997

    Art. 8° - O Poder Público, no exercício de sua competência de controle, expedirá as seguintes licenças:

    I - Licença Prévia (LP) - concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação;

    II - Licença de Instalação (LI) - autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantesda qual constituem motivo determinante;

    III - Licença de Operação (LO) - autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.


ID
1020070
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Instrução normativa nº3 de 26 de maio de 2003 do Ministério do meio ambiente, lista as espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Essas espécies são protegidas de modo integral. Essa lista está dividida em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    Essa nem quem formulou a questão acertaria.


ID
1020073
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O termo abiótico é um termo vago que começa com “a” tendo significado negativo, precedido da palavra biótico que está relacionado à vida. Em ecologia, esse termo é utilizado para descrever elementos naturais que influenciam os seres vivos (ex: temperatura, elementos físicos, químicos, etc.) e em contrapartida o termo biótico que é relativo aos seres vivos. Esses dois fatores, biótico e abiótico dividem o mesmo espaço-tempo e se relacionam entre si de forma intricada. Em Tanatologia, o termo abiótico é muito mais específico em relatórios, pois define fenômenos devidos à cessação das funções vitais. Não só para os peritos, como também para outros envolvidos, tais como Juízes, advogados e outros profissionais, para que se tenha um entendimento preciso. Nesse caso o termo abiótico na terminologia médico-legal se refere mais especificamente à:

Alternativas

ID
1020076
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em “Bioquímica Básica”, MARZZOCO e TORRES (1999) Afirmam que: “As enzimas apresentam propriedades muito mais interessantes para as células que os catalisadores inorgânicos”. Dessa afirmação podemos concluir que:

Alternativas
Comentários
  • O montante enzimático de um organismo, no momento em que este vem à óbito, é determinante nas reações catalisadoras que se sucederão.

  • Acertei por eliminação, mas não entendi muito bem a alternativa certa. Alguém poderia me explicar, por favor??


ID
1020079
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Ao receber um cadáver, três importantes fatores podem estar presentes e a observação destes pode ajudar na estimativa do tempo de morte. Esses fatores são rigor mortis, algor mortis e livor mortis. Assinale a alternativa que define corretamente esses termos, na ordem em que foram apresentados neste enunciado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

     

    Para decorar os três importantes fatores podem estar presentes na estimativa do tempo de morte: "LAR"

     

    LIVOR MORTIS (Livores de hipóstase ) ocorre quando, cessada a circulação, o sangue fica sujeito tão somente às leis da gravidade, de modo que vai, pouco a pouco, se acumulando nas regiões em declive, que ficam escurecidas, enquanto as regiões opostas empalidecem.

     

    ALGOR MORTIS (Esfriamento cadavérico). Com a morte e a consequente falência do sistema termorregulador, a tendência do corpo é equilibrar sua temperatura com o meio ambiente.

     

    RIGOR MORTIS (rigidez cadavérica), considerada por Lacassagne como “um estado de dureza, de retração e de tensão que sobrevém nos músculos após a morte”.

     

    Fonte: Medicina legal - Genival Veloso França

     

     

  • GABARITO: E

    Os sinais abióticos mediatos, tardios ou consecutivos, indicativos de certeza da morte, como:

    livores, rigidez, hipotermia (ou equilíbrio térmico) e opacificação da córnea.

    Tais sinais constituem uma tríade – (LAR)

    Livor - coloração

    Rigor - rigidez e de temperatura,

    Algor - temperatura

    * Indicativos de certeza da morte (morte real).


ID
1020082
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A instrução normativa do IBAMA nº15 de 22 de dezembro de 2010 divide os criadores de passeriformes nas categorias criador amador e criador comercial, descrevendo minuciosamente os direitos e obrigações de cada um. Aos criadores amadores é facultado o direito de manter um número maior de espécies, desde que esses não as comercializem. Aos criadores comerciais apenas a lista de espécies do anexo I-A foi liberada para reprodução e comercialização. Assinale a alternativa que contém apenas espécies que podem ser reproduzidas para fins comerciais:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    Canário-da-terra, azulão, curió e tico-tico.


ID
1020085
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A classificação taxonômica dos animais é importante, assim como a sua correlação com os nomes populares. Chopim, curió, tico-tico e canário-da-terra são respectivamente as espécies:


Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Chopim = Gnorimopsar chopi (pássaro-preto, assum-preto)

    Curió = Oryzoborus angolensis

    Tico-tico = Zonotrichia capensis

    Canário-da-terra = Sicalis flaveola (flavus - amarelo)


ID
1020088
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em um abatedouro constata-se a presença de um suíno hiperimunizado para preparo de soro contra a peste suína, acompanhado de atestado oficial de que a hiperimunização foi concluída há 1 mês, apresentando no exame “ante- mortem” temperatura retal igual à 39,5°C e em seu membro posterior direito urticária provocada por Demodex folliculorum. Assinale a alternativa que corresponde ao procedimento mais correto (segundo o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal) que deve ser tomado:

Alternativas
Comentários
  • resposta letra D


    RIISPOA

    TÍTULO VII

    INSPEÇÃO INDUSTRIAL E SANITÁRIA DE CARNES E DERIVADOS

    CAPÍTULO I

    INSPEÇÃO "ANTE-MORTEM"


    Art. 120 - Suínos hiperimunizados para preparo de soro contra a peste suína, só podem entrar em estabelecimento sob Inspeção Federal, quando acompanhados de documento oficial da D.D.S.A., no qual se ateste que a hiperimunização ficou concluída pelo menos há 15 (quinze) dias.



ID
1020091
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O artigo 568 do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Decreto nº 30.691, de 29 de Março de 1952) traz a seguinte descrição: “Entende-se por __________ o produto gorduroso obtido exclusivamente pela bateção e malaxagem, com ou sem modificação biológica do creme pasteurizado, derivado exclusivamente do leite de vaca, por processos tecnologicamente adequados...(Redação dada pelo Decreto nº 2.244, de 1997)”. O produto em questão é:

Alternativas
Comentários
  • Bizu:

     

    Produto Lácteo gorduroso obtido da bateção e malaxagem = Manteiga

  • De acordo com o novo RIISPOA - (Decreto 9013 de 29 de março de 2017)

    Art. 371.

    Manteiga é o produto lácteo gorduroso obtido exclusivamente pela bateção e malaxagem, com ou sem modificação biológica do creme de leite, por meio de processo tecnológico específico.


ID
1020094
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O artigo 568 do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Decreto no 30.691, de 29 de Março de 1952) traz a seguinte descrição: “Entende-se por ______ o produto obtido pela fermentação láctea através da ação do Lactobacillus hulgaricus e do Streptococcus thermophillus sobre o leite integral, desnatado ou padronizado. (Redação dada pelo Decreto nº 2.244, de 1997)”. O produto em questão é:

Alternativas
Comentários
  • Artigo 568 sobre a Manteiga

    Essa questao se refere ao artigo 682.

    Favor observar tal correção.

  • De acordo com o novo RIISPOA - (Decreto 9013/2017)

    Art. 386:

    Leites fermentados são produtos lácteos ou produtos lácteos compostos obtidos por meio da coagulação e da diminuição do pH do leite ou do leite reconstituído por meio da fermentação láctea, mediante ação de cultivos de microrganismos específicos, com adição ou não de outros produtos lácteos ou de substâncias alimentícias.

    § 1º Os microrganismos específicos devem ser viáveis, ativos e abundantes no produto final durante

    seu prazo de validade, conforme disposto em normas complementares.

    § 2º São considerados leites fermentados o iogurte, o leite fermentado ou cultivado, o leite acidófilo ou acidofilado, o kumys, o kefir e a coalhada.

  • De acordo com o novo RIISPOA - (Decreto 9013/2017)

    Art. 386:

    Leites fermentados são produtos lácteos ou produtos lácteos compostos obtidos por meio da coagulação e da diminuição do pH do leite ou do leite reconstituído por meio da fermentação láctea, mediante ação de cultivos de microrganismos específicos, com adição ou não de outros produtos lácteos ou de substâncias alimentícias.

    § 1º Os microrganismos específicos devem ser viáveis, ativos e abundantes no produto final durante

    seu prazo de validade, conforme disposto em normas complementares.

    § 2º São considerados leites fermentados o iogurte, o leite fermentado ou cultivado, o leite acidófilo ou acidofilado, o kumys, o kefir e a coalhada.

  • legislação não vale mais


ID
1020097
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A mastite, principalmente a subclínica, é uma fator determinante na qualidade e quantidade da produção de leite nacional. Atualmente a medicina convencional dispões de duas formas principais de tratamento para essa enfermidade, o uso de antimicrobianos e de antiinflamatórios. Em ambos os casos o tratamento normalmente gera contaminação indesejada no leite. Para resolver esses problemas que inutilizam o leite para consumo (mastite e resíduos de medicamentos) existem alguns testes disponíveis, mas todos podem apresentar resultados falso- positivos e falso-negativos por ação de substâncias não previstas. Já que a legislação exige que resíduos de antimicrobianos estejam ausentes no leite, o conhecimento do período mínimo de eliminação das substâncias é essencial. O período mínimo de eliminação da estreptomicina (via intramamária) é:

Alternativas
Comentários
  • O antimicrobiano estreptomicna quando aplicado via intramamária tem período mínimo de eliminação de 4 dias.

ID
1020100
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Você recebe um cadáver para necrópsia e descobre que o mesmo contém larvas carnívoras de uma mosca larvas essas que constituem a fauna cadavérica. Percebe que as larvas maduras estão deixando o corpo e as coleta, dando-lhes condições de se desenvolverem em moscas. Essas moscas têm cabeça triangular, tórax cinzento com três faixas longitudinais pretas e abdome axadrezado. Medem de 13 a 15mm (milimetros) de comprimento. Essas larvas pertencem à família:

Alternativas
Comentários
  • A questão já da a dica de "fauna cadavérica" = sarcophagidea...
  • Não é tão obvio como a colega mencinou. Dentre as opções dadas, existem três familias de dipteros (moscas) necrofágicas encontradas em cadáveres. 

    São elas: 

    Muscidae

    Sarcophagidae

    Calliphoridae

     

    Para o candidato acertar a questão consciente, ele deveria ter conhecimento dos aspectos fenotípicos de cada uma. E, de fato, apenas a familia Sarcophagidae possui tórax cinzento com três faixas longitudinais pretas e abdome axadrezado. 

  • Segundo a literatura, Muscidae e Sarcophagidae são famílias de Diptera que apresentam o mesmo aspecto morfológico de mesonoto com faixas longitudinais. A diferenciação entre ambas é dada pela ausência e presença, respectivamente, de cerdas no meron. Pra quem estuda a entomologia forense a fundo, a questão fica difícil.

  • Calliphoridae apresentam maior preferência no primeiro estágio da decomposição, os Sarcophagidae têm maior incidência no período frio e no estágio avançado da decomposição e as Phoridae têm preferência pelo estágio final da decomposição. http://www.cic.fio.edu.br/anaisCIC/anais2009/Artigos/04/04.82.pdf


ID
1020103
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sabendo que um rebanho de bovinos está sob suspeita de contaminação por microrganismo com potencial zoonótico e sua infecção provoca caquexia. Calcule o peso médio (média aritmética) da seguinte amostragem de dados (dada em quilogramas) de animais adultos e assinale a alternativa correta:

x = (b1 = 350Kg; b2 = 400Kg; b3 = 430Kg; b4 = 500Kg; b5 =380Kg; b6 = 420Kg; b7 = 500Kg; b8 = 320 Kg; b9 = 435Kg; b10 = 485Kg;)

Alternativas

ID
1020106
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em um canil, os valores dos leucócitos foram coletados para a confecção de um relatório de investigação. Os valores abaixo são dados hipotéticos da contagem de leucócitos de 25 cães. Dados os valores a seguir, identifique a moda:

x = (3, 6, 18, 30, 30, 24, 3, 9, 5, 18, 30, 41, 30, 24, 3, 18, 2 30, 40, 10, 25, 15, 15, 31, 18)

Alternativas
Comentários
  • Moda é a figura estatística que indica o valor que mais se repete.
  • Não compreendi a resposta. Moda é o valor que ocorre com maior frequência num conjunto de dados. No entanto eu contei o 18 (4x) e o 30 (4x). Será que está faltando uma vígula no 230 e é 2, 30? Alguém ajuda! 


ID
1020109
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

nspecionando-se os animais de um canil, nota-se o “score” corporal de cada um e decide-se usar esse padrão para acompanhar a evolução dos animais observados. Dados os seguintes pesos em Kg (quilogramas), assinale a alternativa que corresponde à mediana que ajudará na identificação dos padrões e auxiliará no acompanhamento dos animais:

pesos em Kg (quilogramas): (15Kg, 20Kg, 21Kg, 23Kg, 18Kg, 14Kg, 28Kg, 10Kg, 13Kg, 31Kg, 15Kg,) .

Alternativas
Comentários
  • Para séries impares: coloca-se a série em ordem crescente 10kg, 13Kg, 14kg, 15Kg, 15Kg, 18kg, 20Kg, 21Kg, 23Kg, 28Kg, 31Kg, onde o 18kg está no meio, logo ele é a mediana.
    Nas séries pares soma-se os 2 valores centrais , p.ex numa série de 10, o 5º e o 6º e divide por dois.

ID
1020115
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os dados numéricos são os mais confiáveis em bioestatística e são divididos em dados discretos e dados contínuos. Assinale a alternativa que melhor define o conceito de dados discretos:

Alternativas
Comentários
  • Os dados podem ser classificados como qualitativos ou quantitativos. Os qualitativos representam uma característica da qualidade ou atributo associado ao item pesquisado (bom, razoável, ruim). O dados quantitativos assumem valores numéricos que pdem ser clasiificados em discretos ou contínuos. O discretos assumem valores dentro de um conjunto com numeros especificado (0,1,2,3..) e  os contínuos assumem valores em um intervalo contínuo de números (1,2; 1,3; 1,8..) os números incluem todos os valores no intervalo de variação.

  • Variáveis quatitativas

    Discretas: valores inteiros.
    Ex: número de leitos, números de casos, número de procedimentos.
    Contínuas: valores podem ser números fracionários e a variável pode apresentar qualquer valor pertencente ao conjunto dos números reais, só
    dependendo da precisão da medida.
    Ex: pressão arterial, peso.
    Geralmente, as variáveis contínuas são resultado de medição e as discretas, de contagens.


ID
1020118
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Você é chamado(a) em uma casa onde um cão agoniza, sem chances de sobreviver, e sua necrópsia pode dar alguma ideia do que era feito naquela casa e por que o animal estava daquele jeito, então decide eutanásia-lo. Em seu poder tem um eutanásico de uso injetável cujas substâncias responsáveis pelo óbito induzido são Embutramida (20g/100ml vinte gramas em cada cem mililitros) e mebezônio (5g/100ml cinco gramas em cada 100 mililitros). Sabendo que o animal tem 15Kg (quilogramas) e o cálculo da dose indicada pelo fabricante indica que devem ser administrados 4,5ml (mililitros) pela via intravenosa, assinale a alternativa que contém a quantidade (em miligramas) de Embutramida e Mebezônio respectivamente, suficientes nesse caso para o procedimento:

Alternativas
Comentários
  • 20g/100mL-20000mg/100mL-200mg/mL

    5g/100mL-5000mg/100mL-50mg/mL


    200mg-1mL

    Xmg-4,5mL

    x=900mg ou 0,9g de embutramida


    50mg-1mL

    Xmg-4,5mL

    x=225mg ou 0,225g de Mebezônio


    Nenhuma questão está correta


  • Realmente as respostas estão todas incorretas. O correto seria: 0,9g e 0,225g.


ID
1020121
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

“Um conjunto de condições físicas, químicas e biológicas de que depende a vida de uma espécie animal, caracterizada pela presença de fatores abióticos...” Assinale a alternativa que contém o termo mais adequado a essa descrição:

Alternativas
Comentários
  • Fatores abioticos nada mais são do que o ar,a agua, o solo . . . . Juntamente com os fatores Bióticos ou seja a vida.Eles se unificando se tornam um ECOSSISTEMA ( Que é um espaço onde ocorrem as relações entre os seres vivos e o ambiente em que estes habitam, pois todo ECOSSISTEMA, é constituido por elesmento Abioticos ( sem vida) e os Bioticos ( vivos). Espero ter contribuido! :)


ID
1020124
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A cal ou Hidróxido de Cálcio, é um agente corrosivo empregado em muitas áreas industriais, inclusive na construção civil. Também é usada para acelerar o processo de ocultação de cadáveres, reduzindo o tempo em que o mesmo possa ser encontrado. Assinale a alternativa que corresponde ao processo químico que ocorre quando a cal é adicionada a um cadáver:

Alternativas
Comentários
  • Corrosão básica forte

    GABARITO C


ID
1020127
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O vírus da Raiva (Lyssavirus) provoca uma encefalite letal. Esse vírus ao atingir o sistema nervoso de um indivíduo, dissemina-se atingindo o córtex cerebral, Corno de Ammon, Células de Purkinje e nos neurônios piramidais do córtex encontram-se inclusões citoplasmáticas patognomônicas conhecidas como:


Alternativas

ID
1020130
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A dengue é uma doença que pode surgir sob forma epidêmica ou manter-se como uma endemia, fazendo-se a transmissão pele picada do mosquito. O agente etiológico da dengue pertence à família:

Alternativas
Comentários

  • C

    Flaviviridae. RNA.


    VETOR: AEDES AEGYPTI

  • Família Flaviviridae

    Gênero Flavivirus

    Filamento único de RNA


ID
1020133
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O estudo morfológico das partículas virais serve ao diagnóstico laboratorial das infecções que afetam o comércio e à saúde humana e animal. Esse estudo é feito utilizando:

Alternativas

ID
1020136
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Para o diagnóstico laboratorial de uma doença específica, deve-se conhecer o mecanismo de defesa que ela ativa, estudar esse mecanismo e encontrar evidências da doença. Para encontrar doenças que podem ser diagnosticadas através da imunidade humoral, deve-se pesquisar:

Alternativas
Comentários
  • As imunoglobulinas são glicoproteínas que exercem função de anticorpo e tem como objetivo evitar por diversos mecanismos a ação do antígeno no organismo. A ação da imunoglobulina é imediata ao contrário da vacina que necessita de alguns dias para atuar na defesa do organismo.


ID
1020139
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As micobactérias são bacilos finos que têm ácidos graxos em suas paredes chamados ácidos micólicos. Assinale a alternativa que corresponde à uma doença causada por esse gênero:

Alternativas
Comentários
  • Ácidos micólicos são longos ácidos graxos encontrados nas paredes celulares do táxon mycolata (Mycobacterium), um grupo de bactérias que incluem Mycobacterium tuberculosis, o agente causador da doença tuberculose. Eles formam o principal componente da parede celular das espécies mycolata.


ID
1020142
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As infecções respiratórias são um grande desafio para o diagnóstico. Pode-se dizer que o diagnóstico clínico quase nunca conclui um caso, pois são necessários exames laboratoriais para confirmar a suspeita. Doenças como a pneumonia enzoótica dos bezerros, que apresentam muitos sintomas e agentes, dificilmente são propriamente diagnosticadas e os responsáveis pelos animais avançam logo para o tratamento (antibióticos, suporte, etc.). A “Rinotraqueite Infecciosa Bovina”, também conhecida como “red nose” em contrapartida, além dos sintomas respiratórios e inespecíficos, ainda apresenta formas diferenciadas, como mastite, encefalite, doença venérea vascular, exantema vesicular coital etc. Seu agente pode ficar latente nos gânglios ciático e do trigêmeo. Todas essas formas são causadas por um único agente. Assinale a alternativa que corresponde a esse agente, responsável pela Rinotraqueite infecciosa bovina e suas outras formas:

Alternativas
Comentários
  • O Herpesvírus Bovino tipo 1 (HVB-1) é o agente causador da Rinotraqueíte Infecciosa Bovina


ID
1020145
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os Papovavírus são vírions pequenos, sem invólucro, de forma icosaédrica e com 72 capsômeros. Essa família contém o gênero papilomavírus, altamente específicos para cada espécie e possuem grande especificidade para o tecido. Esses vírus determinam, no organismo do hospedeiro lesões benignas chamadas:

Alternativas

ID
1020148
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa que contém o gênero do microrganismo que pode estar presente na produção do leite e produtos avícolas, e que determina as seguintes doenças: toxinfecção de origem alimentar; febre tifóide; meningite; enterocolite; danos respiratórios, hepáticos, esplênicos e/ou neurológicos.

Alternativas
Comentários
  • Existe um grande número de agentes de doenças infecciosas que podem ser transmitidas ao homem pelo leite. Os patógenos mais importantes atualmente são Salmonella sp.Escherichia coli patogênica, Listeria monocytogenesCampylobacter jejuniYersinia enterocolitica e Staphylococcus aureus.

  • SALMONELLA TYPHI/FEBRE TIFÓIDE

    A febre tifóide é uma doença bacteriana aguda, de gravidade variável que se caracteriza por febre, mal-estar, cefaléia, náusea, vômito e dor abdominal, podendo ser acompanhada de erupção cutânea.

    . Agente etiológico - é causada pela Salmonella Typhi, subespécie enterica sorotipo Typhi (S. Typhi), que é um patógeno especificamente humano. É uma bactéria com morfologia de bacilo Gram negativo, móvel, pertencente à família Enterobacteriaceae. Possui alta infectividade, baixa patogenicidade e alta virulência, o que explica a existência de portadores (fontes de infecção não doentes) que desempenham importante papel na manutenção e disseminação da doença na população. Distingue-se das outras salmonelas por sua estrutura antigênica, possuindo três tipos de antígenos de interesse para o diagnóstico.

  • Salmonella pode causar tanto infecção quanto toxinfecção?

  • Thais, muitas bancas ignoram essa diferença - isso é triste. Mas dava pra matar a questão pela Febre tifóide, causada pela salmonella.


ID
1020151
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A leishmaniose é uma doença infecciosa mas não contagiosa causada por um protozoário da família Trypanosomatidae. Encontra-se na forma ________ nos macrófagos e leucócitos do hospedeiro e na forma ________ no seu hospedeiro intermediário o___________. Assinale a alternativa que complete a frase anterior corretamente:

Alternativas
Comentários
  • O homem se infecta quando um flebotomíneo do gênero Lutzomyia(conhecido vulgarmente como “mosquito-palha”, “cangalhinha”, “birigui”) inocula formas promastigotas durante seu repasto sangüíneo. Estas formas são fagocitadas por macrófagos teciduais e convertem-se em amastigotas (forma intracelular do hospedeiro vertebrado). Estas se reproduzem por divisão binária, até que a célula hospedeira fique repleta de parasitos e se rompa. Com a destruição da célula, inúmeras amastigotas são liberadas e fagocitadas por outros macrófagos, dando continuidade aos ciclos de reprodução assexuada. O vetor, por sua vez, se infecta durante a hematofagia quando ingere células parasitadas por amastigotas as quais, ao chegarem no intestino do flebotomíneo, transformam-se em promastigotas. Estas invadem as porções anteriores do estômago e do proventrículo do mosquito, sendo inoculadas no hospedeiro vertebrado após o próximo repasto do vetor.

  • Gabarito: C!

    A leishmaniose é transmitida pela picada de flebotomíneas infectadas. Ao se alimentarem de sangue, as flebotomíneas injetam promastigotas metacíclicos (o estágio infeccioso) de sua probóscide.

     

    Ao se alimentarem do sangue de um hospedeiro infectado, as flebotomíneas são infectadas pela ingestão de macrófagos infectados por amastigotas.

    Bons estudos!


ID
1020154
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O fungo que determina micose subcutânea, encontrado nos vegetais, solo, água, materiais orgânicos e em animais aparentemente sadios apresenta distribuição universal e atinge diversas espécies animais, inclusive o homem. Pode ser diagnosticado por exame microscópico direto de esfregaços de pus ou de secreção, que revelam células leveduriformes pequenas e esféricas, ovóides ou com forma de charuto ou naveta, possuindo uma ou duas gêmulas. Quando cultivado apresenta colônias branco- acinzentadas, achatadas e pequenas. A forma clínica mais comum é linfocutânea, com lesões ulceradas e aparecimento de nódulos que amolecem, se rompem e eliminam pus. Assinale a alternativa que corresponde ao fungo descrito:

Alternativas
Comentários
  • Causada pelo fungo Sporothrix schenckii, a esporotricose é uma micose que pode afetar animais e humanos. Os sinais mais observados são as lesões ulceradas na pele, ou seja, feridas profundas, geralmente com pus, que não cicatrizam e costumam evoluir rapidamente. A esporotricose está incluída no grupo das micoses subcutâneas.


ID
1020157
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os cocos Gram-positivos catalase negativos de maior importância em medicina humana e animal, que se dividem em um só plano em cadeias variáveis, responsável por aproximadamente 90% das laringoamigdalites bacterianas que podem evoluir para outros órgãos, responsável também pele garrotilho em cavalos é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Streptococcus equi subsp. equi é responsável pelo garrotilho em cavalos.


ID
1020160
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Bactérias em forma de espiral que não coram bem pelo método de Gram, penetram no organismo pela pele e atingem diversos órgãos como rins, fígado e sistema nervoso estão agrupadas no gênero:

Alternativas

ID
1020163
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Das bactérias pesquisadas para se assegurar a qualidade da água, os coliformes se destacam e portanto são os mais pesquisados. A presença destes aumenta a suspeita de outros microrganismos na água, pois indica, em primeira instância, que a água foi contamina por, provavelmente, dejetos ou outros habitats bacterinanos. Assinale a alternativa que melhor descreve os coliformes:

Alternativas
Comentários
  • gram negativos, aeróbios ou anaeróbios facultativos, não formadores de esporos

  • gram negativos, aeróbios ou anaeróbios facultativos, não formadores de esporos E CAPAZES DE FERMENTAR A LACTOSE COM PRODUÇÃO DE GÁS EM 24 A 48 HORAS A 36,5 ºC.


ID
1020166
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Toxoplasma gondii é um coccídeo que faz um ciclo enteroepitelial apenas nos gatos e outros felinos, mas faz ciclo tecidual (extra-intestinal) em mais de 300 espécies de mamíferos e 30 de aves. Atualmente todos os autores concordam com a existência de uma só espécie de Toxoplasma (Fortes 1997). Esse protozoário, amplamente distribuído no ambiente tem três formas infectantes. Assinale a alternativa que contém o nome dessas formas:


Alternativas
Comentários
  • O toxoplasma pode apresentar três formas de evolução:

    1) Os taquizoítos (ou trofozoítos) são formas de reprodução rápida, encontrados nos tecidos durante a infecção aguda. São capazes de invadir qualquer tipo de célula (exceto hemácias) onde se reproduzem por endodigenia (brotamento interno de dois organismos) até que a célula hospedeira morra, liberando centenas de novos taquizoítos que invadem outras células. Com o aparecimento da resposta imune, os taquizoítos virtualmente desaparecem, mas persistem no interior de certas células na forma de cistos.

    2) Os microrganismos contidos nos cistos são chamados bradizoítos (ou merozoítos) por serem formas de multiplicação lenta ou de repouso. Admite-se que a cápsula do cisto se desenvolva a partir da própria célula hospedeira, daí o cisto ser referido como pseudocisto. Os pseudocistos medem entre 10 e 100 mm, podem conter centenas de parasitas compactamente agrupados e persistir indefinidamente em qualquer tecido. Têm importante papel na transmissão, quando ingeridos pelo homem ou carnívoros.

    3) Oocistos são formas produzidas exclusivamente nas células da mucosa intestinal do gato e eliminados nas fezes. Os gatos podem adquirir a infecção por ingestão de carne contaminada por pseudocistos ou de oocistos eliminados por outros gatos e presentes no solo. Quando se infectam pela primeira vez podem eliminar milhões de oocistos, que têm grande importância na disseminação da parasitose. Cerca de 1% dos gatos excretam oocistos nas fezes. No solo, em condições favoráveis de umidade e temperatura, os oocistos sofrem esporulação e tornam-se infectantes, permanecendo viáveis por até cerca de um ano e meio.



ID
1020169
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em inspeção: um alimento crú, uma operação, uma fase ou uma etapa da cadeia do processamento do alimento podem ser considerados:

Alternativas

ID
1020172
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Desenvolvido pelo “U.S. Army Laboratories” e “Pillsbury Company” a partir de necessidades da NASA em garantir segurança aos alimentos fornecidos nas primeiras viagens tripuladas ao espaço, o processo que garante a inocuidade dos alimentos é hoje conhecido no Brasil como:

Alternativas
Comentários
  • O sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle - APPCC (em inglês: Hazard Analysis Critical Control Points - HACCP) é um sistema preventivo que busca a produção de alimentos inócuos. Ele está embasado na aplicação de princípios técnicos e científicos na produção e manejo dos alimentos desde o campo até a mesa do consumidor. Os princípios do APPCC são aplicáveis a todas as fases da produção de alimentos, incluindo a agricultura básica, a pecuária, a industrialização e manipulação dos alimentos, os serviços de alimentação coletiva,os sistemas de distribuição e manejo e a utilização do alimento pelo consumidor.

    O sistema APPCC foi desenvolvido pela Pillsbury Company em resposta aos requisitos de inocuidade impostos pela NASA em 1959 para os "alimentos espaciais" produzidos para seus primeiros vôos tripulados.

    Fonte: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/hidrica/IF_HACCP.htm

ID
1020175
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Visando a aplicação de medidas preventivas de controle sobre um ou mais fatores nas etapas do processo de fabricação e preparação do produto, o procedimento dividido em atividades pré operacionais e operacionais é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Letra c não é PPOH e sim PPHO.



ID
1020178
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em um pasto, encontram-se descartadas centenas de lâmpadas fluorescentes, contaminando a vegetação, o solo e os animais. Os principais componentes tóxicos dessas lampadas são:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

    A lâmpada fluorescente não deve ser colocada no lixo comum, nem em aterros sanitários, porque possui mercúrio (elemento químico) e fósforo na sua composição. É classificada como contaminante químico (wikipédia)


ID
1020181
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A dureza da água é um fator de importância tanto para a saúde como para outros usos. Podemos citar a menor capacidade de precipitar sabão da água dura, além de poder causar prejuízo aos organismo se for muito dura. A dureza da água é determinada pela presença de:

Alternativas
Comentários
  • Minerais

  • Gabarito: letra C.

    A dureza da água reflete a presença de sais de metais alcalino terrosos, predominantemente catiões de cálcio e de magnésio, ou catiões de outros metais: bário, ferro, manganês, estrôncio e zinco, sendo que frequentemente estão na forma complexa.

    Fonte: https://www.apda.pt/site/upload/FT-QI-10-%20Dureza%20total.pdf


ID
1020184
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. No artigo 36, recomenda-se que, no sistema de distribuição, o pH (potencial hidrogênico) da água seja mantido na faixa de:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a portaria 2914/2011:

    Art. 39º. A água potável deve estar em conformidade com o padrão organoléptico de potabilidade expresso no Anexo X a esta Portaria.
    § 1º Recomenda-se que, no sistema de distribuição, o pH da água seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5.


ID
1020187
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Uma fonte de energia portátil muito comum, passou por uma transformação nos últimos anos, tendo sido tirado o mercúrio e outros metais pesados de sua fabricação para fins de descarte em lixo comum. Essa fonte hoje em dia ainda apresenta Hidróxido de potássio ou hidróxido de sódio em sua composição que se ingeridos podem causar danos permanentes e inclusive a morte. Essa fonte de energia é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Pilha alcalina


ID
1020190
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A confirmação de métodos por exame e fornecimento de evidência objetiva de que os requisitos específicos para um determinado uso pretendido são atendidos é conhecida na norma ABNT NBR ISO/IEC nº 17.025:2005 como:

Alternativas
Comentários
  • Muitas vezes, nas questões relacionada com norma 17025 emprega a diferença entre validação e calibração. Isso pode ser observada nessa questão, porque eles colocaram definição do termo validação.

    Já a definição de calibração é a operação realizada para estabelecer a relação entre os valores indicados por um instrumento ou sistema de medição e os valores correspondentes às grandezas estabelecidos com base em padrões.


ID
1020193
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A afirmação “5.4.7.2 a) O software de computador desenvolvido pelo usuário esteja documentado em detalhes suficientes e apropriadamente validados, como adequado para uso;” está presente na norma ABNT NBR ISO/IEC nº 17.025:2005 como requisito para garantir:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está errada. A norma cita isso em Controle de Dados (5.4.7). A rastreabilidade de medição é o requisito 5.6.

  • A rastreabilidade significa documentas os medições, logo, possibilitará uma consulta posterior caso se tenha dúvidas acerca deles.. Mesmo não sabendo onde está localizado esse, a questão não faz nenhuma menção a rastreabilidade de medição.  

  • Gabarito errado.

    Como nosso caro amigo Concurseiro disse: a questão faz referência ao Controle de Dados.

     


ID
1020196
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Como requisito específico para rastreabilidade de medição, as calibrações e medições feitas por laboratórios de calibração devem ser rastreáveis ao __________________ de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC nº 17.025:2005 assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Alternativas

ID
1020199
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O ácido cítrico (INS 330) é obtido na indústria graças à fermentação da sacarose, realizada por um microrganismo chamado Aspergillus niger. Está autorizado por exemplo na fabricação de maionese com a função principal de:

Alternativas

ID
1020202
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O nitrato de sódio (INS 250) também conhecido como salitre do Chile, não pode ser utilizado em carnes frescas, sendo utilizado apenas em carnes processadas com função principal de:

Alternativas

ID
1020205
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A seguir, leia as seguintes afirmações sobre aditivos e boas práticas de fabricação (BPF) e assinale a alternativa que corresponde à afirmação correta:

I. Um aditivo é considerado BPF quando possui ingestão diária aceitável não especificada.

II. Um aditivo BPF serve para encobrir falhas no processamento.

III. Um aditivo BPF pode ser utilizado em todo e qualquer alimento.

IV. Um aditivo BPF pode ser utilizado na quantidade suficiente para obter o efeito desejado mesmo que afete a genuinidade do alimento.

V. Um aditivo BPF pode estar autorizado por um regulamento técnico específico para um determinado alimento, mesmo que seu nome não esteja na lista, pois o mesmo está incluso na frase “todos os autorizados como BPF”, que é o caso do ácido cítrico na resolução nº382 de 05 de agosto de 1999.

Alternativas
Comentários
  • Marcelo gente boa, esse espaço é útil para comentários, não para responder as questões. Estou apenas dando minha opinião não querendo ser grosso, pois toda vez que vejo comentário entro pensando que seja algo importante que possa agregar algo aos meus estudos, fica a dica...abraço.

  • III. Um aditivo BPF pode ser utilizado em todo e qualquer alimento.

    Sempre que uma alternativa vier falando ''todo'' ou ''qualquer'' generalizando algo, desconfie.


ID
1020208
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Riboflavina ou vitamina B2 é um aditivo (INS 101i) que além de favorecer o metabolismo de gorduras, açucares e proteínas, é utilizada no industria de alimentos como:

Alternativas
Comentários
  • No organismo humano, favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas e é importante para a saúde dos olhos, pele, boca e cabelos. A riboflavina é utilizada como corante alimentar, sob a designação E101 ou E101a.


ID
1020211
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Das alternativas abaixo assinale aquela que contém um agente antioxidante cujo uso é permitido como aditivo para molhos e condimentos:

Alternativas
Comentários
  • tocoferol ou Vitamina E 


ID
1020214
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O agente tensoativo que em geral apresenta um segmento de sua molécula com propriedades hidrofílicas e outro segmento lipofílico, que permite a mistura entre dois líquidos (ou substâncias com proteínas, carboidratos, etc.) imiscíveis em que um deles encontra-se na forma de finos glóbulos no seio do outro, formando uma mistura estável é conhecido como agente:

Alternativas
Comentários
  • Emulsificante


ID
1020217
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de aditivo definido na portaria Nº 540 - SVS/MS, DE 27 DE OUTUBRO DE 1997 como “substância capaz de reduzir as características higroscópicas dos alimentos e diminuir a tendência de adesão, umas às outras, das partículas individuais.”:

Alternativas
Comentários
  • Antiumectante

  • Espessante: aumenta a viscosidade

    Edulcorante: substitui o açucar para adoçar alimentos.

    Umectante: Preserva a umidade


ID
1020220
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A pasteurização criada por Louis Pasteur em 1864, que era um método de prevenção da perda de qualidade dos vinhos, passou a ser um dos meios físicos mais empregados no controle do crescimento microbiano, posteriormente aplicado ao tratamento do leite. Esse método para matar bactérias patogênicas e reduzir o número de todos os microrganismos presentes tem com principal mecanismo de ação:

Alternativas
Comentários
  • desnaturação das proteinas

  • GABARITO B

    Desnaturação de proteínas


ID
1020223
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A quantidade de massa bacteriana exibindo o efeito Tydall nesse equipamento, pode ser medida tanto por absorbância como por nefelometria. Assinale a alternativa que indica o equipamento:

Alternativas

ID
1020226
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Patologia Forense pode se valer de reações aquosas feitas a partir de sangue seco e anti-soros específicos para proteínas animais, associadas à detecção de um precipitado visível em meio líquido ou gel, ou técnicas imunoeletroforéticas, usualmente mais exatas para determinar:

Alternativas
Comentários
  • ·  Entomologia

    A Entomologia Forense consiste no estudo de insectos, aracnídeos, crustáceos e muitos outros tipos de animais com propósitos forenses. Esse estudo irá permitir descobrir a data e local da morte ao serem analisados os animais encontrados na vítima bem como os ovos que podem ter depositado nesta. Além disso como certos insectos são específicos a uma determinada estação do ano ou clima será uma prova bastante conclusiva em tribunal em relação à data e local da morte bem como para desmentir diversos falsos álibis.

    ·   Patologia

    A Patologia Forense é a área da Ciência Forense mais preocupada em determinar a causa da morte de uma vítima. O médico patologista irá então, graças ao seu treino em patologia anatómica e forense, realizar uma autópsia à vítima em que irá determinar a causa da morte desta, o que foi utilizado para a propiciar (como uma ferida resultante de uma faca ou de uma bala), bem como descobrir mais provas que levem ao assassino e em certos casos determinar a identidade da vítima.

    FONTE: http://genetica-humana.blogspot.com.br/p/genetica-forense.html

    Portanto, ao meu vêr, essa questão determina a resposta "corretA" A ALTERNATIVA ERRADA!
    devendo ser a alternativa C


ID
1020229
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A degeneração por glicogênio é uma sobrecarga metabólica que pode ser desencadeada pela administração maciça de corticosteroides. Elas perturbam o metabolismo de carboidratos de um órgão que fica aumentado e pálido, e podem ser vistas principalmente no exame microscópico:

Alternativas
Comentários
  • Dos hepatocitos


ID
1020232
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O aparelho útil na aferição da hemoglobina, que se vale de um raio infravermelho e um par de pequenos diodos emissores de luz frente a fotodiodos. Converte a diferença de absorção dos dois raios, fornecendo um método de exame não invasivo é conhecido como:

Alternativas

ID
1020235
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao aparelho que é utilizado para medição de íons do solo e de fertilizantes como um indicativo do somatório dos sais presentes no material pesquisado, ou ainda assinalar se é auferida uma escassez de substâncias nutritivas, como o potássio e o nitrogênio:

Alternativas
Comentários
  • decibelímetro, ou sonômetro ou medidor de nível de pressão sonora (MNPS), é um equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora, e, consequentemente, da intensidade, do som, já que o nível de pressão sonora é uma grandeza que representa razoavelmente bem a sensação auditiva de volume sonoro

    pHmetro ou medidor de pH é um aparelho usado para medição de pH. Constituído basicamente por um eletrodo e um circuito potenciômetro.

    Um condutivímetro é um equipamento de laboratório que serve para medir a condutividade de variadas amostras. 

    oxímetro de pulso é um dispositivo médico que mede indiretamente a quantidade de oxigênio no sangue de um paciente.

    Usado em indústrias farmacêuticas, de alimento ou em indústrias químicas, o turbidímetro é um equipamento capaz de medir o grau de turvação de vários líquidos


ID
1020238
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Constituído basicamente por um eletrodo e um circuito potenciômetro, o aparelho faz a leitura da tensão (usualmente em milivolts) que o eletrodo gera quando submerso na amostra. A intensidade da tensão medida é convertida para uma escala. Esse aparelho chama-se:

Alternativas
Comentários
  • PHmetro


ID
1020241
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O estabelecimento que fabrica vacinas víricas, bacterianas e soros para uso veterinário deve ter:

Alternativas
Comentários
  • Instalações separadas para a fabricação de cada um


ID
1020244
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Para se garantir a segurança na produção de vacinas para aves, todas as partidas de produto acabado deverão ser submetidas à prova de inocuidade que consiste em:

Alternativas
Comentários
  • Vacinar no mínimo 10 aves em isolamento e manter no mínimo 10 aves controles


ID
1020247
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O fósforo é um dos mais importantes constituintes minerais presentes em cereais, carnes, leite e frutas. A análise do fósforo em produtos destinados à alimentação é geralmente conseguida por meio da prova:

Alternativas
Comentários
  • Fisfatos por titulacao


ID
1020250
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

substância cuja liberação indica o início da degradação das proteínas, e quando reage com o ácido clorídrico forma vapores brancos, pode ser testada por meio da reação de Éber (feita com ácido clorídrico, éter e álcool) indicando o estado de conservação de alimentos proteicos. Esse teste é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • reaçao para amonia