SóProvas


ID
1020379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a receita e despesa públicas.

O empenho, ato que cria a obrigação de pagamento para o Estado, é exigido previamente para toda despesa pública.

Alternativas
Comentários
  • Gab: errado

    Quem cria obrigação de pagamento é a Liquidação. O empenho é só uma espectatíva do mesmo já que pode o credor não cumprir com o implemento de condição. A questão só se tornaria correta se fosse transcrição do artigo da lei4320 relativa a empenho, o qual:

       Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. 


  • Acrescente-se que as despesas extraorçamentárias não necessitam de empenho para a sua realização.

  • ERRADO

    Discordo da colega. O empenho, tal como afirma a questão, realmente é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

     A regra é a vedação da despesa sem prévio empenho; entretanto, de acordo com o parágrafo único do art. 24 do Decreto 93.872/86, "em caso de urgência caracterizada na legislação em vigor, admitir-se-á que o ato do empenho seja contemporâneo à realização da despesa". 

    Q109908  Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - Analista Judiciário - Contabilidade

    Em caso de urgência caracterizada na legislação em vigor, é admitido que o ato do empenho seja contemporâneo à realização da despesa. (CERTO)

    Portanto, a questão está errada, pois nem toda despesa depende do empenho PRÉVIO.

  • O empenho pode ocorrer concomitantemente com a obrigação.

    Exemplo:

    Despesa de pessoal.


    Mas toda despesa tem que ter empenho, inclusive o suprimento de fundos.

  • Há também outro erro na questão:

     

    DESPESA PÚBLICA = D Orçamentárias + D Extraorçamentárias.

    Estágio D Orç: Emp, Liq, Pag.

    Estágio da D EOrç: Pag.

  • Errado.

     

    As despesas extraorçamentárias são despesas públicas que não passam pelo estágio do empenho.Por exemplo, temos os depósitos de terceiros. As devoluções de cauções em dinheiro e quitações de retenções e consignações não passam pelo estágio de empenho; são meras devoluções de recursos, que não pertencem a entidade, tampouco incorporam ao patrimônio.

     

    Fonte: Professores: Rodrigo Noleto e Vinicius Saraiva

  • Dizer que despesa extraorçamentária é pública acho meio estranho. Não tem essa definição no MCASP. Lá, chamam despesas extraorçamentária de dispêncios. Enfim, se algué, pudesse esclarecer com fundamentação...

     

    Grato.

  • Há situações em que o empenho é feito de forma contemporânea à despesa. Por isso, não se pode exigir que ele seja feito sempre de forma prévia em relação a todas as despesas (como afirmado no enunciado).

    Decreto 93872:

    Parágrafo único. Em caso de urgência caracterizada na legislação em vigor, admitir-se-á que o ato do empenho seja contemporâneo à realização da despesa.

    Resposta: Errada.

  • errado, despesa pública compreende o conjunto de dispêndios orçamentários e extraorçamentários, estes não necessitam da realização de empenho.