SóProvas


ID
1020769
Banca
IDECAN
Órgão
COREN-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“No dia 8 de novembro de 2012, milhares de argentinos foram às ruas, em Buenos Aires, protestar contra o governo de ______________________ num movimento organizado através das redes sociais que recebeu a denominação de ______________________ e culminou num grande ‘panelaço’.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Movimento 8N

    O protesto foi convocado inicialmente através das redes sociais até ser notícia nos principais jornais do país nos últimos dias.

    Na ultima semana, foram espalhados cartazes pela cidade, com campanhas de "sim" e "não" ao 8N, confirmando a divisão dos argentinos em relação ao governo.

    Na véspera, um apagão, em um dia de calor recorde, que deixou mais de um milhão de usuários sem luz, semáforos desativados e afetou até a Casa Rosada, a sede da presidência da Argentina, aumentou o mau humor de muitos argentinos.

    "Pago meu impostos, trabalho, educo meus filhos e quero respeito por parte do governo", disse uma engenheira de 37 anos que mora no bairro de Belgrano e pediu para não ter o nome revelado.

    Um senhor de 75 anos, de camiseta branca e calça de tergal azul marinho, disse que era a primeira vez que participava de um protesto: "Eu vim de camiseta branca porque disseram que vieram nos atacar. Camiseta branca é a da paz", disse o advogado aposentado.

    A manicure Aleida Gomez disse que decidiu participar do protesto no ultimo minuto.

    "Vou ficar um pouco e vou embora. Já fizemos muitos protestos e nada mudou. A presidente continua sem ouvir nossas demandas e os que têm dinheiro continuam viajando para o exterior mesmo com a reclamação contra o controle de dólares", disse

    Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/11/121109_argentina_panelaco_dg.shtml

  • Letra A
    O 8N foi uma espécie de dia do basta! Não teve um motivo especifico, uma causa em particular. Foi como um desabafo da população contra o governo em geral. Sobrou pra presidente Cristina Kirchner e também pra oposição, acusada de ser omissa.

    A onda de protesto do 8N ocorreu não apenas em Buenos Aires mas também nas principais cidades da Argentina, bem como em frente a diversas embaixadas do país espalhadas pelo mundo.