Num ambiente de total euforia, Obama agradeceu a todos os eleitores, afirmando que "a tarefa de aperfeiçoar a união desenvolve-se, por causa de vocês, que reafirmaram o espírito americano".
"Somos uma família americana", disse Obama, num discurso recheado de emoção e com algumas notas de humor. "Seremos bem sucedidos ou falharemos como uma família. E vocês sabem nos vossos corações que para os Estados Unidos da América o melhor ainda está para vir".
O Presidente Barack Obama foi reeleito com 59,4 milhões de votos, ou seja 50,3% do eleitorado, o que corresponde a 303 grandes eleitores, enquanto o Mitt Romney obteve 56,8 milhões de votos e 206 grandes eleitores. Para assegurar a vitória, um candidato necessitava de obter, pelo menos, o apoio de 270 grandes eleitores.
Nas outras duas corridas eleitorais determinantes a nível nacional, a total renovação da Câmara dos Representantes e a mudança de um terço dos cem lugares do Senado, os democratas mantêm o controlo deste primeiro, tendo agora 51 eleitos contra 45 republicanos; existem ainda dois independentes. Na Câmara dos Representantes, dos 435 lugares, 232 são ocupados por republicanos, cabendo 191 aos democratas.
Fonte: http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2870665&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas