SóProvas


ID
1021027
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Dois fármacos são aprovados pelo FDA para o tratamento do alcoolismo: o dissulfiram e a naltrexona. Os mecanismos pelos quais eles atuam é, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • letra D

    A droga age inibindo a enzima acetaldeído desidrogenase. Desta forma ocorre um acúmulo de acetaldeído, sendo este muito tóxico para o organismo.

    antagonista dos receptores opióides.

  • Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal. Salmos 37:3-7
  • O fármaco dissulfiram inibe a enzima aldeido- desidrogenase (acetaldeído desidrogenase -ALDH). Essa enzima participa de uma das etapas biotransformação do etanol, com isso ela responsável pela  oxidação do acetaldeido para acetato na presença cofatores NAD+ oxidados. Quando ocorre a inibição dessa enzima aumenta a concentração de acetato, consequentemente causando várias reações indesejáveis.

    Naltrexona é antagonista dos receptores opioides e utilizando no tratamento do alcoolismo. Além disso, utilizado no tratamento dependentes de opiáceos.

  • Só corrigindo um ponto no comentário do Belyze, a inibição da aldeido desidrogenase provoca o ácumulo de ACETALDEÍDO que seria convertido em ACETATO pela enzima, o ácumulo de ACETALDEÍDO que provoca os efeitos de náuseas, vômitos, cefaleia, tontura, rubor. Isso reforça o controle sobre o desejo de consumir álcool, já que o paciente sabe que terá os efeitos tóxicos se consumir a bebida.

    Lembrar também que a inibição é IRREVERSÍVEL.

    FONTE: Material de Apoio - Álcoois Alifáticos - Mapa Concursos