a) TIPOS DE COLUNAS
- Empacotadas: diâmetro entre 3 e 6mm, comprimento entre 0,5 a 5m.
Recheada com sólido pulverizado (Fase estacionária sólida ou líquido adsorvido no sólido pulverizado)
- Capilares: diâmetro entre 0,1 e 0,5mm, comprimento entre 5 a 100m, filme fino (na casa dos micrômetros) nas paredes da coluna, líquido ou sólido
WCOT: filme fino aderido na parede interna
PLOT: fase sólida em partículas finas recobrindo a parede interna
SCOT: fase líquida adsorvida em uma matriz sólida
==============================================================
b) DERITIVAÇÕES
São procedimentos que geram DERIVADOS de algum composto que se quer analisar. São feitos para facilitar as análises cromatográficas, no caso de cromatografia gasosa, não faz sentido diminuir a volatilidade pois isso dificultaria a análise.
==============================================================
c) INJEÇÃO
A velocidade da injeção da amostra no cromatógrafo interfere no resultado pois assim que a amostra entra no sistema ela já começa a correr a coluna. Assim, injeções lentas tem uma variação de espaço maior na coluna e podem fornecer picos que se sobrepoem.
Já a injeção rápida diminui essa dispersão, a amostra entra toda de uma vez no cromatógrafo e os picos ficam mais específicos.
==============================================================
d) PRATOS TEÓRICOS
h = L / n
Sendo h a altura dos pratos, L o comprimento da coluna e n o número de pratos.
A quantidade de pratos teóricos é diretamente proporcional à eficiência da cromatografia (quanto maior o número de pratos, melhor a separação das amostras).
Relação entre quantidade e altura: Quanto maior a altura dos pratos, menos pratos cabem na coluna (inversamente proporcionais)
Então, quanto maior a altura dos pratos, menor o número dos pratos e menor a separação da amostra (eficiência)
==============================================================
e) RESOLUÇÃO de uma coluna é sua capacidade de separar satisfatoriamente dois picos adjacentes.
a) Errada. As principais colunas usadas hoje em dia são as capilares, cujas dimensões geralmente situam-se entre 0,15 a 0,75mm de diâmetro interno, 10 a 30m de comprimento e 0,5 a 2,5µm de espessura de filme líquido.
Justificativa: Comentários da Gabi.
b) Errada. As derivações (ou derivatizações), reações feitas nas moléculas dos analitos para torná-los analisáveis por cromatografia gasosa, visam introduzir nelas grupos específicos para diminuir sua volatilidade ou aumentar sua detectabilidade
Justificativa: Trazendo algumas informações a mais do que a Gabi colocou: a derivatização também diminui a polaridade, aumenta a estabilidade térmica e o peso molecular do analito (gerando fragmentos cada vez mais específicos para o analito).
c) Correta. No modo de injeção sem divisão (splitless), toda a amostra é introduzida no sistema cromatográfico; esta técnica é adequada particularmente na análise de traços, bastante comum em peritagens
d) Errada. O número de pratos teóricos, em cromatografia gasosa, normalmente é associado à coluna: quanto maiores o seu comprimento e seu diâmetro interno, maior será sua eficiência
Justificativa: A assertiva erra ao afirmar que quanto maior o seu diâmetro interno maior sua eficiência, pois são dois parâmetros inversamente proporcionais.
e) Errada. A resolução é inversamente proporcional à raiz quadrada de eficiência. Ao duplicar o comprimento da coluna, duplica- e o tempo de análise.
Justificativa: A resolução é diretamente proporcional a raiz quadrada do número de pratos teóricos (=eficiência)