SóProvas


ID
1021132
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com o Sinitox (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas), em 2010, foram registrados 10.349 casos de intoxicação humana por agrotóxicos de uso agrícola e doméstico, incluindo também os raticidas. Este número, entretanto, pode ser bem maior se forem considerados os possíveis casos não notificados. Analise as afirmativas e marque a alternativa verdadeira.

I. Muitos dos raticidas tiveram seu uso proscrito devido à sua alta toxicidade, dentre eles o aldicarb, um inibidor da colinesterase e o fluoroacetato de sódio que, através do seu metabólito fluorocitrato, inibe a enzima aconitase mitocondrial.

II. O paraquat, uma das substâncias mais tóxicas dentre os herbicidas, é bem absorvido por vias digestiva, dérmica e inalatória, atingindo rapidamente altos níveis séricos.

III. O brodifacum e o difenacum pertencem à classe das 4- hidroxicumarinas, raticidas anticoagulantes de ação prolongada e alta potência.

IV. O DDT, um pesticida organoclorado, e seus metabólitos o DDE e ppDDE, distribuim-se por todos os tecidos e depositam-se em maiores proporções no tecido adiposo.

Das afirmações acima são corretas, somente:

Alternativas
Comentários
  • I.  ALDICARB e FLUOROACETATO DE SÓDIO

    ALDICARB: mais conhecindo como CHUMBINHO, é um carbamato inibidor da enzima Acetilcolinesterase, o que causa um acúmulo de acetilcolina na fenda sináptica e exarcebação dos efeitos deste NT no organismo. Os sintomas da hiperestimulação colinérgica são miose, bradicardia, hipotensão, letargia, sonolência, confusão mental, etc.

    FLUOROACETATO DE SÓDIO: conhecido como "composto 1080", é um raticida que após absorção forma um metabólito ativo tóxico (fluoricitrato), composto responsável pela interrupção do ciclo de Krebs por bloqueio da enzima aconitase, que leva à queda energética (as células não produzem mais ATP), acúmulo de citrato, lactato e aumento do pH sanguíneo. Os sintomas são de excitação do SNC e cardiovascular.

    =============================================================

    II. PARAQUAT

    O Paraquat é um herbicida cujo mecanismo de toxicidade ainda não está devidamente esclarecido, porém é sabido que ele gera um aumento significativo de radicais livres de oxigênio, que reagem com ácidos graxo levando à lesões nas membranas e no DNA.

    Este composto não é bem absorvido por nenhuma via, porém ainda assim a ingestão é a maior causa de intoxicações, apesar ocorrer com menos de 10% da amostra ingerida, promove ação rápida. A absorção pela pele ou pulmões não é significativa.
    =============================================================

    III. BRODIFACUM e DIFENACUM 

    Raticidas, compostos derivados de cumarina com potente ação anticoagulante e cumulativa.

    =============================================================

    IV. DDT

    O diclorofenil tricloro etano (DDT) é um composto bem absorvido por via oral e inalatória, altamente estável e lipossolúvel e por esse motivo é capaz de se acumular em tecidos com alto teor lipídico, como fígado e adipócitos. A perda do tecido adiposo promove redistribuição do DDT.

  • O Aldicarb não é um raticida. O item I está errado: logo caberia recurso para anulação.

  • Questão super mal feita! PQP. Dá um zero pro avaliador que fez um "bença" dessas"

  • A única alternativa errada é a II, onde tem-se que "O paraquat, uma das substâncias mais tóxicas dentre os herbicidas, é bem absorvido(...)". O herbicida Paraquat é mal absorvido por todas as vias de administração possíveis.

    Gabarito letra C.