SóProvas


ID
1021177
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um teste preliminar por imunoensaio, realizado com a urina de um indivíduo que atestou nunca ter usado drogas, revelou a presença de MDMA (metilenodioximetanfetamina). Na etapa de confirmação, feita por cromatografia com fase gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM), a presença da substância em questão não se confirmou. É incorreto dizer que esta incompatibilidade de resultados pode ser devido à/ao:

Alternativas
Comentários
  • discordo do gabarito pelo fato de achar as questões corretas com exceção da letra C. Não consigo imaginar alimentos com substancias estruturais parecidas com ECSTASY.

  • A questão solicitou a alternativa errada, logo E. A opção está errada, porque o teste não apresentou alta (maior) seletividade para diferenciar MDMA (metilenodioximetanfetamina OU ECSTASY) dos outros fármacos como Metilfenidato ou substancias provenientes da alimentação apresentam características estruturais semelhantes à droga. Além disso, a seletividade é um método instrumental de separação que tem a capacidade de avaliar, de forma clara , as substâncias em exame na presença de componentes que podem interferir com a sua determinação em uma amostra complexa.

  • Se o resultado deu positivo no preliminar e negativo no definitivo, significa que o testes não é seletivo e reagiu com algum outro composto de estrutura similar ao composto de interesse.