ROMANTISMO Início: publicação deSuspiros Poéticos, deGonçalves de Magalhães Contexto histórico: | Predomínio da emoção, do sentimento (subjetivismo); evasão ou escapismo (fuga à realidade). Nacionalismo, religiosidade, ilogismo, idealização da mulher, amor platônico. Liberdade de criação e despreocupação com a forma; predomínio da metáfora. 1ª geração romântica: 1840/50 - indianista ou nacionalista. A temática era o índio, a pátria. Destacou-se: - Gonçalves Dias - Obras: Canção do Exílio e I Juca Pirama. 2ª geração romântica: 1850/60 - byroniana, mal-do-século, individualista ou ultra-romântica. A temática era a morte. Destacou-se: Álvares de Azevedo - poeta da dúvida, tinha obsessão pela morte. Recebeu influência de Byron e Shakespeare. Oscila entre a realidade e a fantasia. Obra: Livro de contos Noite na taverna. 3ª geração romântica: 1860/70 - condoreira, social ou hugoana. A temática é a abolição e a república. Destacaram-se: Poesia: - Castro Alves - poeta representante da burguesia liberal. Obras: Espumas Flutuantes, O Navio Negreiro, Vozes d'África. Prosa: - José de Alencar (representante maior) - defensor do "falar brasileiro" / dá forma ao herói / amalgamando a sua vida à natureza. - Joaquim Manuel de Macedo - Obra: A Moreninha. - Bernardo Guimarães - Obra: A escrava Isaura. - Manuel Antônio de Almeida - Obra: Memórias de um sargento de milícias. Modalidades do Romantismo: Romance de folhetim - Teixeira e Sousa, O filho do pescador. Romance urbano - Joaquim Manuel de Macedo, A Moreninha. Romance regionalista: Bernardo Guimarães, O ermitão de Muquém. Romance indianista e histórico - José de Alencar, O Guarani. Obs.: O Romantismo está para o Modernismo. |