-
Teoria de HezbergPara Frederick Herzberg (apud. Chiavenato, 2003), o comportamento humano poderia ser explicado por dois fatores independentes descritos a seguir:? Fatores higiênicos: Constitui o salário, benefícios sociais, tipos de chefia, supervisão, condições físicas de trabalho, diretrizes etc, ou seja, são aquelas necessidades que se encontram o ambiente exterior as pessoas e que, quando são os únicos a promover motivação, podem causar insatisfação (quando são precárias), não sendo suficientes para causar a satisfação nos funcionários em longo prazo.? Fatores motivacionais: Envolvem sentimentos de reconhecimento profissional e individual, e auto-realização. Portanto, são fatores intrínsecos, estão relacionados com o conteúdo das tarefas e seus efeitos são profundos e em longo prazo, podendo provocar a satisfação nos participantes, quando são fatores ótimos.De acordo com Chiavenato (2003), Herzberg ainda contribui afirmando que, para o trabalhador continuar sempre motivado, é necessário o “enriquecimento do cargo ou tarefa”, que significa ampliar o conteúdo dos cargos, transformando em tarefas complexas, para que o funcionário trabalhe sempre com desafios e possa ter satisfação profissional. O enriquecimento dos cargos pode ser em sentido vertical (substituindo uma tarefa simples por uma mais complexa) ou horizontal, ou seja, com o acréscimo de mais atividades do mesmo nível. Porém, vale ressaltar que, conforme Chiavenato (2003), o enriquecimento de tarefas pode constituir em conseqüências positivas como, por exemplo, a própria motivação, como pode decorrer em conseqüências negativas como a ansiedade ou até mesmo o medo, por parte dos funcionários, de tarefas novas e de não conseguirem realizar de forma bem-sucedida.fonte: wikipédia
-
Complementando o comentário sobre a teoria dos dois fatores:A Teoria X e a Teoria Y são doi conceitos desenvolvidos por Douglas McGregor e que representam dois conjuntos de suposições antagónicas que são feitas aos trabalhadores, as quais servem de base a qualquer teoria de como liderar pessoas dentro de uma organização: - Teoria X: As organizações partem do pressuposto de que as pessoas têm aversão ao trabalho e à responsabilidade, preferindo ser dirigidas e, por isso, devem ser controladas e motivadas pela coacção, pela punição, pelo dinheiro ou pelos elogios. Estes pressupostos correspondem à concepção mecanicista dos trabalhadores utilizada pela Escola Clássica e levam as organizações a colocar a ênfase na satisfação dos factores higiénicos definidos por Frederick Herzberg. - Teoria Y: Parte-se da hipótese de que as pessoas são criativas e competentes e consideram que o trabalho é tão natural como a diversão ou o descanso. Assim sendo, sob condições correctas desejam trabalhar, daí que é fundamental proporcionar-lhe condições para o seu desenvolvimento pessoal. Estes pressupostos constituem a base da chamada Administração Participativa.
-
Segundo Hezberg o indivídio não apresenta não é comprometido com o trabalho, não gosta de trabalhar, nçao tem uma postura de iniciativa enquanto a teoria Y é oposta a X onde o homem é motivado por ideais, apresenta grande participação , motivação em obter conhecimento em conquistar realizações. Obs: Dica Teoria comportamental de Hezvberg X É DO MAL e Y DO BEM)
até
-
A questão misturou a teoria de McGregor (X e Y) com a de Herzberg (Higiênicos e Motivacionais)...errado...
-
Para lembrar:
Teorias de Hersberg = H + M
Teoria de quem???
Teoria de Mersberg... (Motivação),
ops!!!
Não é Mersberg...
é Hersberg... (Higiene)
-
Vamos direto ao ponto!
O erro : A teoria em questão não e dos 02 fatores de Hezberg, mas sim de Mc Gregor Teoria X e Y.
-
Gostei dessa questão.
-
Pessoal está dizendo que a teoria é de Mc Gregor só porque viram X e Y. É um erro afirmar isso.
Gente, a Teoria não é de ninguém!
Pois a teoria X não é voltada apenas para aspectos financeiros e muito menos a Y voltada para aspectos de socialização.
A teoria X e Y é voltada ao comportamento. Em que na X o funcionário é preguiçoso, e na Y ele é dinâmico.
O examinador só estava com fome e fez essa salada de fruta.
-
A banca CESPE adora colocar a teoria de uma autor com o nome de outro que não tem nada a ver.
-
Teoria X
“O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.”
Teoria Y
“O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.
-
Contribuindo:
Herzberg = teoria dos 2 fatores;
McGregor = teoria Xiii :( e Yes! o/
Houve uma inversão de teorias!
bons estudos
-
Há pelo menos dois erros na questão:
Além da "misturança" de Herzberg com McGregor, a teoria X não é voltada somente para o aspecto financeiro, e a teoria Y não é voltada apenas para os aspectos de socialização.
Errado.
-
Teoria de Herzberg
Fatores motivacionais (intrínseco): trabalho, reconhecimento realização, desafios, responsabilidades, autonomias crescimento e promoção.
Higiênicos (extrínsecos): salário, benefícios, relacionamento, segurança, condições de trabalho, políticas e normas.
-
ERRADO.
Salário não motiva de acordo com a teoria de Herzberg.
-
Teoria dos dois fatores de Herzberg (higiênicos e motivacionais)
Teoria X e Y de McGregor
-
Gabarito - Errado.
2 fatores de Hezberg - higiênicos e motivacionais;
McGregor - X e Y.