SóProvas


ID
1022302
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

RAID (Redundant Array of Independent Disks) ou arranjo redundante de discos independentes é um meio de se criar um sub-sistema de armazenamento composto por vários discos individuais, com a finalidade de ganhar segurança e desempenho. O nível de RAID que implementa a espelhamento de disco, também conhecido como mirror é o:

Alternativas
Comentários
  • RAID-1 é o nível de RAID que implementa o espelhamento de disco, também conhecido como mirror. Para esta implementação são necessários no mínimo dois discos. O funcionamento deste nível é simples: todos os dados são gravados em dois discos diferentes; se um disco falhar ou for removido, os dados preservados no outro disco permitem a não descontinuidade da operação do sistema.


    RAID 0 (Striping) - No striping, ou distribuição, os dados são subdivididos em segmentos consecutivos (stripes, ou faixas) que são escritos sequencialmente através de cada um dos discos de um array, ou conjunto. Cada segmento tem um tamanho definido em blocos. A distribuição, ou striping, oferece melhor desempenho comparado a discos individuais, se o tamanho de cada segmento for ajustado de acordo com a aplicação que utilizará o conjunto, ou array.


    O RAID 5 é frequentemente usado e funciona similarmente ao RAID 4, mas supera alguns dos problemas mais comuns sofridos por esse tipo. As informações sobreparidade para os dados do array são distribuídas ao longo de todos os discos do array , ao invés de serem armazenadas num disco dedicado, oferecendo assim mais desempenho que o RAID 4, e, simultaneamente, tolerância a falhas.


    O RAID 4 funciona com três ou mais discos iguais. Um dos discos guarda a paridade (uma forma de soma de segurança) da informação contida nos discos. Se algum dos discos avariar, a paridade pode ser imediatamente utilizada para reconstituir o seu conteúdo. Os discos restantes, usados para armazenar dados, são configurados para usarem segmentos suficientemente grandes (tamanho medido em blocos) para acomodar um registro inteiro. Isto permite leituras independentes da informação armazenada, fazendo do RAID 4 um array perfeitamente ajustado para ambientes transacionais que requerem muitas leituras pequenas e simultâneas.


    RAID Linear — O RAID linear é um agrupamento simples dos discos para criar um disco virtual maior. No RAID linear, os pedaços são alocados sequencialmente de um disco membro, e vão para o próximo disco somente quando o primeiro estiver completamente cheio. Este agrupamento não provém nenhum benefício em termos de desempenho e é improvável que qualquer operação I/O seja separada entre discos membros. O RAID linear também não oferece redundância e, na prática, reduz a confiabilidade — se algum disco membro cair, o conjunto inteiro fica inutilizado. A capacidade é o total de todos os discos membros.

  • b-

    RAID 0 - Block-level striping without parity or mirroring

    RAID 1 - Mirroring without parity or striping

    RAID 2 - Bit-level striping with Hamming code for error correction

    RAID 3 - Byte-level striping with dedicated parity

    RAID 4 - Block-level striping with dedicated parity

    RAID 5 - Block-level striping with distributed parity

    RAID 6 - Block-level striping with double distributed parity