-
- Alternativa B é a correta: A resistência a corrosão em aços inoxidáveis é devido a presença de cromo (com mais de 10%) e, pode ser melhorada com a presença de níquel na composição.
a) ocorrência de tarnishing em materiais odontológicos por derivados do enxofre.
Errado, tarnishing é o mesmo que zinabre. Ocorre em elementos que sejam feitos de cobre ou que possuam cobre, como o latão. Materiais odontológicos são feitos de aço inoxidável;
c) produzida por ácido clorídrico em aço inoxidável AISI 304 usado em estruturas metálicas
Errado, o acido clorídrico corrói o aço inoxidável, quando este não possui molibdênio na sua composição. O AISI 304 não possui este elemento.
d) incrustações nas tubulações de caldeiras industriais.
Errado, a incrustação nas tubulações ocorre devido a água da caldeira não ter sido devidamente tratada. O metal da caldeira pode sofrer corrosão por pH baixo e por ataque pelo oxigênio dissolvido na água.
e) corrosão galvânica em tubos de aço carbono.
Errado, a corrosão galvânica é um processo eletroquímico em que um metal sofre corrosão preferencialmente em relação a outro quando os dois metais estão em contato elétrico e imersos em um eletrólito.
-
Ótimos comentários!
-
Completando a letra A do Wilson,
Tarnishing também ocorre em metais como o bronze, prata, alumínio e magnésio. Sua aparência se assemlha a um filme/ revestimento fosco, cinza ou preto sobre o metal.
-
Casos benéficos da corrosão:
1) oxidação dos aços inoxidáveis, com formação da película protetora de óxido de cromo Cr2O3 (resposta)
2) anodização do alumínio, ou suas ligas, que consiste na oxidação de peças de alumínio, colocadas no anodo de cuba eletrolítica: ocorre a formação de óxido de alumínio Al2O3, protetor, e confere bom aspecto decorativo à peça;
3) fosfatização de superfícies metálicas para permitir melhor aderência de tintas: tratamento com solução contendo ácido fosfórico e íons de zinco formando película.
4) proteção catódica com anodos de sacrifício ou galvânicos para proteção de aço carbono usado em instalações submersas ou enterradas.
5) aspecto decorativo de monumentos e esculturas de bronze: corrosão superficial com formação de pátinas
Fonte: Vicente Gentil 3ed