SóProvas


ID
102505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação à estrutura, aos processos e às funções do ITIL
versão 3, julgue os itens que se seguem.

No desenvolvimento de uma estratégia de continuidade de serviços de TI, o uso de soluções de cold site, em vez de soluções de hot stand by, indica que o tempo máximo tolerável de interrupção dos serviços de TI é superior a 24 horas, o que não seria verdade caso a segunda solução fosse adotada.

Alternativas
Comentários
  • É simples de entender...

    Soluções "cold site"

    São as soluções executadas durante o periodo de INATIVIDADE. Quando não está havendo expediente. Neste caso, como só haverá funcionamento "no dia seguinte", o prazo é de 24 horas. Na verdade o prazo expira junto com o tempo de inatividade, pois é suposto que tudo terá sido reestabelicido ao inicío do próximo expediente.

    Fácil de gravar: COLD = Frio. Os equiapementos estão FRIOS, pois estão desligados (Não está havendo expediente)

    Soluções "hot stand by"

    São as soluções executadas durante o periodo de ATIVIDADE. Quando está havendo expediente / funcionamento.

    Fácil de gravar: HOT = Quente. Os equiapementos estão QUENTES, pois estão ligados (Está havendo expediente / funcionamento)

    DEUS ajude quem estuda e merece!

  • O techo abaixo foi retirado do livro Service Design ITILv3.

    Notem que o cold standby foi definido como um tempo maior que 72h.

    Gradual Recovery
    (Service Design) A Recovery Option that is also known as Cold Standby. Provision is made to Recover the IT Service in a period of time greater than 72 hours. Gradual Recovery typically uses a Portable or Fixed Facility that has environmental support and network cabling, but no computer Systems. The hardware and software are installed as part of the IT Service Continuity Plan.

    Immediate Recovery
    (Service Design) A Recovery Option that is also known as Hot Standby. Provision is made to Recover the IT Service with no loss of Service. Immediate Recovery typically uses Mirroring, Load Balancing and Split Site technologies.

    Na época, foram feitos recursos como este abaixo, apresentado na lista TIMasters

    Dois erros existem na questão:
    1) Supondo que "cold standby" e "cold site" sejam sinônimos sob a perspectiva do ITIL, a questão estaria errada pelo fato do ITIL considerar o tempo máximo tolerável de interrupção superior a 72 horas neste tipo de solução, e não superior a 24 horas, como afirma a questão.
    2) O tempo máximo tolerável é tipicamente menor do que 24 horas em soluções de "hot standby". A definição é explícita ao colocar a palavra "tipicamente"; portanto, não significa que isto seja verdade em 100% dos casos.

    Além do mais, o ITIL define os seguintes tipos de opções de recuperação: "Do Nothing", "Manual Workaround", "Reciprocal Arrangement", "Gradual Recovery", "Intermediate Recovery", "Fast Recovery", e "Immediate Recovery". Define também, explicitamente, que "Cold Standby" é sinônimo de "Gradual Recovery". Não existe qualquer menção que "cold site" é sinônimo de "cold standby". O entendimento do item, portanto, ficou prejudicado.