SóProvas


ID
1026073
Banca
MPDFT
Órgão
MPDFT
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Ainda a respeito dos contratos, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     "O princípio da equivalência material busca realizar e preservar o equilíbrio real de direitos e deveres no contrato, antes, durante e após sua execução, para harmonização dos interesses. Esse princípio preserva a equação e o justo equilíbrio contratual, seja para manter a proporcionalidade inicial dos direitos e obrigações, seja para corrigir os desequilíbrios supervenientes, pouco importando que as mudanças de circunstâncias pudessem ser previsíveis"

    "O princípio da equivalência material desenvolve-se em dois aspectos distintos: subjetivo e objetivo. O aspecto subjetivo leva em conta a identificação do poder contratual dominante das partes e a presunção legal de vulnerabilidade. A lei presume juridicamente vulneráveis o trabalhador, o inquilino, o consumidor, o aderente de contrato de adesão. Essa presunção é absoluta, pois não pode ser afastada pela apreciação do caso concreto. O aspecto objetivo considera o real desequilíbrio de direitos e deveres contratuais que pode estar presente na celebração do contrato ou na eventual mudança do equilíbrio em virtude de circunstâncias supervenientes que levem a onerosidade excessiva para uma das partes."

    FONTE: PRINCÍPIOS SOCIAIS DOS CONTRATOS NO CDC E NO NOVO CÓDIGO CIVILPAULO LUIZ NETTO LÔBO

    http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/files/anexos/7868-7867-1-PB.htm

  • CC:

    Art. 478. Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a RESOLUÇÃO do contrato. Os efeitos da sentença que a decretar retroagirão à data da CITAÇÃO.(Clausula rebus sic stantibus; Teoria da imprevisão; Teoria da equivalência contratual, efeito ex nunc