SóProvas


ID
1026961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um fragmento de correspondência oficial. Julgue-os no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem ao tipo de documento oficial identificado entre parênteses.

Estamos neste momento vindo informar à Vossa Excelência que o Pleno do Tribunal de Contas do Estado aprovou, três resoluções que orientam e normatizam as ações iniciais necessárias à implantação do processo eletrônico na instituição. A Resolução n.º 984 disciplina os procedimentos relacionados ao cadastro de pessoas vinculadas aos órgãos fiscalizados por meio do sistema de cadastro. (memorando)

Alternativas
Comentários
  • Antes de pronome de tratamento não se usa crase  ;)
  • Gabarito: ERRADO

    Complementando a colaboração do colega acima.

    Estamos neste momento vindo informar à Vossa Excelência que o Pleno do Tribunal de Contas do Estado aprovou,) três resoluções que orientam e normatizam as ações iniciais necessárias à implantação do processo eletrônico na instituição. A Resolução n.º 984 disciplina os procedimentos relacionados ao cadastro de pessoas vinculadas aos órgãos fiscalizados por meio do sistema de cadastro. (memorando)

    Reescritura
    VIMOS informar a Vossa Excelência que o Pleno do Tribunal de Contas do Estado aprovou três resoluções que orientam e normatizam as ações iniciais necessárias à implantação do processo eletrônico na instituição. A Resolução n.º 984 disciplina os procedimentos relacionados ao cadastro de pessoas vinculadas aos órgãos fiscalizados por meio do sistema de cadastro. (memorando)
    Obs.:  A CESPE geralmente substitui o termo (
    VIMOS) por viemos; tornando, dessa forma, uma frase com o tempo verbal errado.
    VIEMOS- passado
    VIMOS - presente


    Erro do acento grave - na maioria dos casos, o registro de crase através do acento grave indica o encontro da preposição a com o artigo a. A forma de tratamento Vossa Excelência não admite uso de artigo. Aliás, todas as formas de tratamento não o admitem. Assim, ao redigirmos a frase em questão, notamos apenas a preposição a. Logo, o acento indicativo de crase foi erroneamente empregado.

  • E ainda tem o erro de separar o verbo do objeto com vírgula em

    "o Pleno do Tribunal de Contas do Estado aprovou, três resoluções que orientam"

  • Só corrigindo o primeiro comentário, os pronomes de tratamento que podem receber crase são: senhora, senhorita, dona e madame.  Todos os outros não recebem este acento.
  • Leonardo Honoratomas é justamente essa informação que consta no primeiro comentário! O primeiro trecho em que consta a expressão - à vossa excelência [...] - está em vermelho pois há indicação de um ERRO. 

    Explicação para o comentário do colega:

    A crase não deve ser empregada junto a pronomes de tratamentoexceto em alguns casos, como "senhora(s)".

    Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de pronomes de tratamento, o acento grave indicativo da crase não é admitido.

    Exemplos:

    1. Essas homenagens são afetuosamente dedicadas à Vossa Excelência. [Inadequado]

      Essas homenagens são afetuosamente dedicadas a Vossa Excelência. [Adequado]

      ...[termo regente: dedicar a]

      ...[termo regido: Vossa Excelência]

    Os pronomes de tratamento em geral não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição. Porém, alguns pronomes de tratamento, admitindo o determinante, exigem o acento grave indicativo da crase quando o termo regente pede a preposição "a". São esses pronomes: senhora(s), senhorita(s), dona(s), madame(s)

    Exemplos:

    1. A correspondência é endereçada a madame. [Inadequado]

      A correspondência é endereçada à madame. [Adequado]

      ...[termo regente: endereçar a]

      ...[termo regido: (a) madame]

    2. Alguém explicou a senhora o funcionamento do programa? [Inadequado]

      Alguém explicou à senhora o funcionamento do programa? [Adequado]

      ...[termo regente: explicar (o funcionamento...) a]

      ...[termo regido: (a) senhora]

  • Acho que outro erro seria  que a  vírgula não pode ser usada entre o verbo e o seu complemento .

    Ex:

    Estamos neste momento vindo informar à Vossa Excelência que o Pleno do Tribunal de Contas do Estado aprovou , três resoluções que orientam e normatizam as ações iniciais necessárias à implantação do processo eletrônico na instituição.A Resolução n.º 984 disciplina os procedimentos relacionados ao cadastro de pessoas vinculadas aos órgãos fiscalizados por meio do sistema de cadastro. (memorando)


  • Também não se usa crase depois de verbo...

  • o memorando é uma correspondencia interna.É o tipo de documento que corre entre departamentos de um mesmo órgão (interdepartamental)

      No trecho => ESTAMOS NESTE MOMENTO VINDO INFORMAR À VOSSA EXCELÊNCIA - Este trecho se apresenta de forma deselegante e há erro na forma de tratamento VOSSA EXCELÊNCIA.

    VOSSA EXCELÊNCIA é usado para se dirigir a pessoas de cargos elevados (acima do seu).

    VOSSA SENHORIA - seria o termo adequado, pois se dirige a pessoas de mesmo nível hierárquico, lembrando que MEMORANDO é uma correspondência interna.

  • Crase antes de pronome de tratamento é proibida, salvo nos casos dos pronomes femininos citados pelo colega Mozart:

    senhora, senhorita, madame, dona.

    Rumo à nomeação !!


  • Estamos neste momento vindo informar ( gerúndio), também é o vilão da questão

  • Não existe exceção quanto a ocorrência de crase diante de pronomes de tratamento. Independe se é masculino ou feminino.

  • Não se usa crase depois de verbo?????

    De onde inventaram isso :/

  • "Estamos neste momento" tornou o documento oficial muito redundante, o que deve ser evitado sempre, assim como expressões: "Venho por meio deste".

  • Não se usa crase antes de pronome de tratamento exceto; Senhora e Senhorita

    Nem era necessario ler todo o enunciado.

  • Não dá nem para ler..... heheheh

  • Não se usa crase antes de pronome de tratamento, com exceção de "Senhora", que admite o uso da crase.

    "Estamos neste momento vindo informar" ... pareceu operador de telemarketing falando ... também está errado.

  • Isso e um oficio .

  • "estamos nesse momento vindo informar"!!! fala sério... faltou concisão nessa parte com certeza, poderia ser substituido por vimos informar!!!

  • afinal, com as devidas correções, o que seria isso?  Muitos comentários, mas nenhum muito objetivo..abraço

  • Não existe crase antes de Vossa Excelência.

  • ANTES DE INICIAR A LEITURA DO TRECHO, EU TENHO O COSTUME DE DAR UMA OLHADA ''PANORÂMICA'' NO TODO DO TEXTO... E NESTE CASO, DEI DE CARA COM AQUELA CRASE DIANTE DE PRONOME DE TRATAMENTO E JÁ MARQUEI COMO ERRADO... ISSO ME AJUDA MUITO, POIS EM PROVAS DO CESPE É QUASE QUE IMPOSSÍVEL VOCÊ CONSEGUIR LER A PROVA TODA, É MUITO POUCO TEMPO...


    GABARITO ERRADO

  • Há vários erros nesta questão.

    Gramaticalmente:

    1) não se usa crase antes de Vossa

    2) não se separa o objeto na oração " ... que o Pleno do TCE aprovou < , > três resoluções... "

    Quanto à linguagem:

    1) poderia ser mais claro e conciso - substituir-se-ia "Estamos neste momento vindo informar..." por "Vimos informar" ou "Informamos"

     

  • Perfeito o comentário do Kerlisson, mas há um equívoco sobre o uso de crase nos nomes de tratamento. Vejamos o trecho: " A forma de tratamento Vossa Excelência não admite uso de artigo. Aliás, todas as formas de tratamento não o admitem. " (no final, generalizou demais)

     

    Bom, em regra, sim, realmente não admite crase antes de pronomes de tratamento. Porém, como toda regra tem sua exceção, vamos a elas:

    Podem vir precedidos de "à" os pronomes de tratamento Senhora, Senhorita, Madame e Dona, este último quando antecedido de adjetivo.

    Ex: Entregue isto à Senhora Josefina.

    Referiu-se à simpática Dona Augusta.

     

    Gramática: Português para concurso; Renato Aquino.