SóProvas


ID
1027066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em relação à abordagem burocrática da administração e à evolução da administração pública no Brasil, por meio das reformas administrativas, julgue os itens a seguir.

Ao preconizar a reforma do Estado, o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso considerou como medida orientadora o descolamento entre planejamento e gestão, por meio de um plano de adequação do Estado (Plano Diretor) não atrelado a metas de desenvolvimento e de um plano de desenvolvimento (PPA).

Alternativas
Comentários
  •   
    Não consegui colar o texto .Contudo segue o link do material que encontrei :

    http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2028.
    Pag : 38 - Penúltimo e último Parágrafo
         
  • CERTA

    A reforma gerencial preconizada no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado de 1995, o modelo de gestão por resultados preconizado pelo PPA 2000-2003, a implementação do aparato regulatório a partir das privatizações e alguns elementos do proces-so de ajuste fiscal (notadamente a  Lei de Responsabilidade Fiscal) são exemplos mais próximos de implementação de transformações na gestão pública na linha da reforma do estado (em todos os seus matizes). Estes quatro conjuntos de ações transformadoras ocorreram de forma fragmentada: o Plano Diretor não estava acoplado a uma estratégia de desenvolvimento; a estratégia de desenvolvimento (o PPA) não previa um modelo de implementação robusto (que levasse em conta a complexidade dos arranjos organizacionais e a necessidade de transformá-los); as agências reguladoras se estabeleceram de forma independente de ambas abordagens; e o ajuste fiscal obedeceu a uma lógica macroeconômica estrita, embarreirando as demais iniciativas. O descolamento entre planejamento e gestão não é apenas sintoma deste quadro fragmentador, mas revela a opção política pela implementação (mal sucedida) de um estado regulador.
    http://biblioteca.planejamento.gov.br/biblioteca-tematica-1/textos/gestao-publica-acoes-governamentais/texto-13-2013-o-plano-gestao-publica-para-um-brasil-de-todos-em-busca-de-uma-nova-geracao-de-transformacoes-da-gestao-publica.pdf
  • CESPE forçando a barra hein, questão pra cientista político responder.

  • Desabafo: 

    Uma banca que se preza séria, como é o caso do Cespe, não deveria se prestar ao papel de copiar-colar um manifesto pseudo-ideológico emitido por este ou aquele governo. Existem inúmeros autores com estudos sérios e fundamentados, não poderia ser alegada falta de material.

    Além de estudar, estudar e estudar sem fim, ainda temos que nos deparar com a situação de estarmos sendo "doutrinados". Lamentável.

  • Com base nas ideias do PDRAE, podemos apresentar, segundo Matias-Pereira (2010)26, um resumo das orientações e processos no governo FHC: 

    - O Estado como problema (a crise do Estado e da administração burocrática segundo a visão neoinstitucionalista econômica);
    - Construção do Estado regulador;

    - Descolamento entre planejamento e gestão: um plano de adequação do estado (Plano Diretor) não atrelado a metas de desenvolvimento; e um plano de desenvolvimento (PPA 2000-2003) sem um modelo de adequação do Estado para sua implementação

    - Orientação dominante do ajuste fiscal obstruiu tanto o Plano Diretor quanto o PPA; e

    - Princípios: desestatização, flexibilidade, foco no cliente, orientação para resultados, controle social

     

     

    Banca Copiou e Colou