SóProvas


ID
1027072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do processo administrativo relacionado às funções, estrutura e cultura organizacionais, julgue os itens subsequentes.

Nas organizações modernas, as estruturas organizacionais tendem a se tornar mais amplas e abrangentes, com modelos de gestão mais complexos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    As organizações modernas tendem a se tornar mais enxutas, horizontalizadas, achatadas, não mais amplas e abrangentes (organizações burocráticas, verticalizadas, altas)

    Fonte: http://thetopix.com/Prezados-seguem-os-coment%C3%A1rios-a-prova-do-TCE-RS-da-parte-de-topic-1446169608940973
  • "As organizações bem-sucedidas na era da globalização estão substituindo os seus tradicionais departamentos funcionais pela estrutura em redes."( Chiavenato, Administração: Teoria, Processo e Pratica, 4ª Ed., Pág. 227)

    Entre as características da estrutura em redes está a maior amplitude da organização, isto é,  a Horizontalidade e o Empowement, que é a delegação de autoridade e responsabilidade às unidades e equipes.

    Sobre a abrangência a estrutura em rede não diz nada. 

    A abrangência se refere ao fato da estrutura organizacional ser grande ou pequena, ou estar voltada a uma área específica de atuação ou a diversas áreas. 


  • Ainda não consegui ver a diferença entre ampla, abrangente, alta, achatada, estreita..

    Alguém saberia me explicar? :B

  • Ao meu ver, as estruturas organizacionais modernas tornam-se menos complexas com a descentralização de serviços e estrutura em rede.

  • Acredito que a questão trata-se sobre o conceito de Downsizing:

    Downsizing (em português: achatamento ou diminuição de tamanho) é uma das técnicas da Administração contemporânea,que  de acordo com Caldas (2000) surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, seu objetivo era a diferenciação competitiva das organizações.  Após uma década chegou ao Brasil com a tentativa de reestruturar as organizações,  a fim de atingir a eficiência de custos e  a tentativa de  eliminação da burocracia corporativa desnecessária, provocando assim um achatamento na piramide hierárquica.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Downsizing

  • Nas estruturas modernas, o modelo de gestão é o de competencias, onde as estruturas organizacionais são mais simples e estreitas.

  • Não faz sentido que organizações modernas desenvolvam modelos de gestão que sejam mais complexos, visto que elas buscam a melhoria dos modelos. Isso já é suficiente para invalidarmos a questão. 

    Além disso, não devemos confundir a amplitude da estrutura organizacional com a amplitude administrativa/controle. 

    As atuais empresas estão migrando para a estrutura em rede, a qual se desenvolve por meio de diversas parcerias, fazendo com que a empresa possa empenhar esforços nas suas principais atividades, fato esse que inevitavelmente causa a redução da estrutura organizacional, visto que outras atividades, como, por exemplo, produção e marketing, podem ser desempenhadas pelos parceiros, reduzindo os gastos com supervisão e os níveis hierárquicos (em outras palavras, enxuga-se a estrutura organizacional). 

  • A modernização de estruturas organizacionais visão simplificai da gestão e não torná-las mais complexas.

  • A tendência é a simplificação!


    --



    Vamos deixar suor pelo caminho..

  • Eu já acho que os modelos de gestão visam à simplificação da operação da empresa mas eles em si são mais complexos que os modelos tradicionais sim.

    Nenhuma modelo seria mais simples que a estrutura linear.

     

  • A tendência moderna é a estruturação das organizações de forma mais descentralizada, de modo que os níveis inferiores da hierarquia possam tomar decisões sobre seus trabalhos e rotinas, o que gera maior flexibilidade e agilidade organizacionais, além de possibilitar maior autonomia para que os níveis hierárquicos inferiores possam resolver os problemas pertinentes às suas áreas de atuação.

    Prof Carlos Xavier

  • Complementando...

    (Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: DEPEN Prova: Agente Penitenciário Federal - Área 1) Na evolução das estruturas organizacionais, espera-se que essas estruturas tornem-se gradativamente mais simples e flexíveis, de modo a terem, como consequência, níveis mais elevados de motivação, comprometimento, produtividade e qualidade. C

  • Quando na organização se torna mais complexa a tendência é se expandir para torna-se mais flexivéis e agéis.

  • MAIS AMPLAS E MENOS COMPLEXAS! SÃO ESTRUTURAR DINÂNIMAS, ADAPITATIVAS E ADHOGRÁTICAS. POUCAS REGRAS E PROCEDIMENTOS...

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • BOA PEDRO.

  • O ERRO DA QUESTÃO É AFIRMAR QUE É UM MODELO COMPLEXO. O CORRETO É AFIRMAR QUE É MAIS FLEXÍVEL PARA ESTE TIPO DE ESTRUTURA.

  • A tendência é tornar as coisas mais simples. Menos burocracia, mais informação.

  • Organizações modernas tendem a ser mais flexíveis, mas comunicação interna, menos burocracis!

  • “QUASE SEMPRE, as ORGANIZAÇÕES estão ACRESCENTANDO ou ELIMINANDO NÍVEIS HIERÁRQUICOS em sua ESTRUTURA ORGANIZACIONAL para AJUSTAR-SE a NOVAS SITUAÇÕES ou NOVOS DESAFIOS”.


    CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008, p. 367.


  • ERRADA

     

    Nas organizações modernas, as estruturas organizacionais tendem a se tornar mais amplas e abrangentes, OK. AS AMPLITUDES DE CONTROLE AMPLA, ABRANGENTE, LARGA OU ABERTA, DÃO MAIS AUTONOMIA AOS SUBORDINADOS E EXISTE UM MENOR CONTROLE.

     

    com modelos de gestão mais complexos. ERRO. O CORRETO SERIA COM MODELOS MAIS SIMPLES, FLEXÍVEIS.

     

    BONS ESTUDOS!!!

  • POVO organização formal moderna são as antigas! Dinâmicas que são as atuais!!!! Mais leitura e resolução de exercícios!
  • Ate que em fim o Pedro falou algo correto!
  • Organizações Modernas tem modelo de gestão menos complexos.