SóProvas


ID
1027873
Banca
CEPUERJ
Órgão
DPE-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos princípios constitucionais, é correto dizer que

Alternativas
Comentários
  •  A Constituição é o documento hierarquicamente superior a todos os outros existentes, no que diz respeito a um determinado ordenamento jurídico. É direta ou indiretamente a partir dela que são criadas todas as outras normas, ou seja, todas as outras normas tem que estar de acordo com ela, construindo-se assim uma unidade na ordem jurídica.     Toda e qualquer disposição constitucional não deve ser interpretada isoladamente, deve-se levar em conta todo o conjunto, toda a unidade, afim de que, baseando-se no princípio da unidade da Constituição, que prega a não superposição, ou prevalência de uma norma constitucional sobre outra, sejam evitadas eventuais superposições de normas conflitantes.

    Sabe-se que uma das características dos direitos fundamentais é o seu aspecto de não ser absoluto e ilimitado; podendo, por isso, ocorrer colisões ou relativas contradições entre tais direitos. Desta forma, imperiosa será a utilização do princípio da proporcionalidade para uma necessária ponderação entre os mesmos perante o caso
    concreto. Atualmente, esse é um princípio com status constitucional que busca ponderar direitos fundamentais que se conflitam através da devida adequação dos mesmos, ao caso concreto com o binômio meio-fim.
     
    Os princípios de interpretação constitucional têm como finalidade possibilitar ao intérprete o entendimento e o significado das normas de acordo com a nossa Constituição Federal.

    O Princípio da dignidade da pessoa humanaé um valor moral e espiritual inerente à pessoa, ou seja, todo ser humano é dotado desse preceito, e tal constitui o princípio máximo do estado democrático de direito.
    Gabarito: A
  • Pelo Principio da Unidade- a CRFB de 88 é um documento único. As suas regras e principios  devem ser interpretados de forma única.Em suma, deve ser intepretada de modo a evitar antagonismos.

  • A dúvida pairava sobre a questão A/B, só que lendo com cautela logo no início quando fala de "princípio constitucional da proporcionalidade" já eliminei a questão pois a proporcionalidade não é positividada, logo não pode ser constitucional.

    Boa sorte a todos.

  • a) CORRETA


    b) ERRADA - o princípio da proporcionalidade orienta a interpretação no sentido de verificar se a norma é idônea a produzir a medida contida nela, além disso, constatar, no caso concreto se não há outra medida menos gravosa para aquele determinado caso a ser resolvido, e, por fim, verificar se os ônus suportados com a medida sob análise serão menores que os bônus que ela acarretará. A questão erra na última parte, pois nem sempre uma medida que tenha "maior efetividade" será proporcional.


    c) ERRADA - a medida inconstitucional não será declarada inconstitucional. Apenas ficará afastada essa possibilidade interpretativa. Ainda nesse viés, o princípio se chama "interpretação conforme a Constituição", e não apenas "princípio da interpretação".


    d) ERRADA - todos os direitos fundamentais possuem força e efeito normativo. Aliás, assim deve ser enxergada toda a Constituição (Konrad Hesse).