SóProvas


ID
1029034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Cada um dos itens de 66 a 72 apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada quanto ao comportamento ético do servidor público.

A servidora pública Margarida vinha observando, já há algum tempo, que seu colega de trabalho, Sílvio, também servidor público lotado no mesmo setor em que trabalha, vem retirando materiais, como folhas de papel, borrachas, lápis e canetas, para compor a lista de material escolar de seus filhos, em função de graves dificuldades financeiras pelas quais vem passando. Margarida, após certificar-se que os materiais retirados pelo colega não possuíam valor econômico expressivo, sentiu-se compadecida com a situação em que Sílvio se encontrava e, em razão disso, imbuída dos mais altos sentimentos de solidariedade, absteve-se de levar tais fatos ao conhecimento de seu chefe. Nessa situação, o comportamento de Margarida tem respaldo legal no código de ética do servidor, uma vez que esse instrumento é claro ao rechaçar a delação, por classificá-la como atitude desleal, desonesta e antiética.

Alternativas
Comentários
  • Errado.


    D. 1171/94: "XIV- São deveres fundamentais do servidor público: 

    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis".


    "XV- É vedado ao servidor público: c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão".

  • Uma outra questão ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - MPE-PI - Técnico Ministerial - Área Administrativa - Cargo 10 Disciplina: Ética na Administração Pública | Assuntos: Código de Ética dos Servidores Públicos Civis Federais; 

    É vedado ao servidor público, ainda que imbuído do espírito de solidariedade, ser conivente com erro ou infração a qualquer norma do referido código.

    GABARITO: CERTA.

  • Já fiz estágio em um órgão público que essa conduta relatada na questão era tão comum rs....

    É treta!

  • O famoso "não te ajudo, mas te prejudico".

  • saindo do assunto de ética, Silvio pode responder por peculato que pode ser apropriação, caso tenha posse em razão do cargo, ou por furto, caso não tenha posse.

  • nossa muito comovente :(

    errado.