-
Certo.
D. 1171/94: "XV- É vedado ao servidor público: f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores".
-
Em outra questão a palavra advertência a invalidou, já nesta é respaldada pelo código de ética? Tem de ter dons mediúnicos para saber o que a Cespe vai considerar correto...
-
Está questão que o CESPE formulou, está equivocada.
Pelo código de ética, a única pena aplicável pela comissão de
ética é a de censura.
Conforme vai resolvendo as questões da banca, você encontra algumas questões bizarras como essa.
Creio que a banca formule tais questões, para não permitir que o candidato, em hipótese alguma, gabarite a prova.
-
Aqui, advertir aparece com sentido de avisar.
Outra questão:
O servidor público Cássio precisou utilizar-se de um equipamento do
órgão público em que está lotado para atender a um imprevisto pessoal.
No entanto, seu colega, o servidor público Hélio, ao flagrar Cássio
praticando tal ato, advertiu-o de que é vedado ao servidor público
retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer
bem pertencente ao patrimônio público. Hélio também julgou necessário
dar ciência do ocorrido aos seus superiores. Nessa situação, Hélio agiu
em total consonância com o que estabelece o código de ética do servidor.
CERTO
-
Essa questão cobrou mais português, o candidato tinha que saber o sentido do verbo "adivertir" na assertiva, no caso, "avisar".
Hélio agiu corretamente, porque:
Decreto 1.171/94
XIV- São deveres do servidor público:
v) divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe seobre a existência deste Código de Ética, estimulando o seu integral cumprimento.
-
Q90985
João, servidor público, é muito religioso e não consegue admitir que Paulo, seu colega de setor, seja ateu. Sempre que Paulo está presente, João perde a paciência ao realizar seus afazeres, permitindo que sua antipatia pelo colega interfira no trato com o público. Nesse caso, João deve ser advertido em razão de sua conduta, vedada aos servidores públicos. (ERRADO).
Nesta questão eu tive o mesmo raciocínio, ou seja, que não caberia advertência, mas censura e errei. Alguém me explica por favor????
-
Eu também errei a questão, mas lendo os comentários, a única explicação que encontrei para a questão ser considerada correta, é que a única pena aplicável pela comissão de ética é a censura, mas no caso, a advertência foi feita pelo chefe do setor. Quem censura é a comissão de ética.
Na questão Q90985 - João, servidor público, é muito religioso e não consegue admitir que Paulo, seu colega de setor, seja ateu. Sempre que Paulo está presente, João perde a paciência ao realizar seus afazeres, permitindo que sua antipatia pelo colega interfira no trato com o público. Nesse caso, João deve ser advertido em razão de sua conduta, vedada aos servidores públicos. (ERRADO) - não diz quem fará a advertência.
Segundo o código de ética - D. 1171/94: "XV- É vedado ao servidor público: f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores".
Em ambas as questőes, a conduta dos servidores fere o código de ética, mas a pena aplicável é a censura a ser feita pela comissão de ética e não pelo chefe do setor.
Bons estudos a todos!
-
Louriana, concordo com seu comentário.
Significado de Advertir
v.t. Informar, avisar: advertir alguém de um perigo.
Admoestar, repreender.
Notar, fazer notar, reparar.
Acredito que o chefe pode sim avisar, repreender e etc..
É complicadoooooooooo!!!!!!
Questão antiga, torcer para não voltar a cair!!!
-
XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.
XV - É vedado ao servidor público;
f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;
NOSSA QUESTÃOZINHA RUIM!!! MAS CONCORDO COM O GABARITO DA BANCA. FIZ UMA ANÁLISE MAIS CRÍTICA E PERCEBI QUE O CHEFE NÃO IRIA APLICAR A PENA DE ADVERTÊNCIA, MAS IRIA APENAS PEDIR MAIS CAUTELA E QUE ESSAS MÁGOAS E CAPRICHOS DOS SERVIDORES NÃO INTERFERISSEM O TRATO COM O PÚBLICO. VEJO QUE ESSA QUESTÃO FOI MAL FORMULADA E COM SUBJETIVIDADE, POIS SE A BANCA QUISESSE OUTRO GABARITO ELA TERIA MUDADO E TODO MUNDO ENGOLIRIA GOELA A DENTRO.
-
A COLABORADORA LOURIANA ESTÁ CERTA. OLHEM A QUESTÃO Q343008!
-
Devemos analisar o contexto de 'advertir' na questão, o qual teve intuito de avisar e NÃO aplicar uma penalidade.
-
Quem adivertiu foi o chefe e não a comissão de etica isso foi o que entendi.
-
é o que minha mãe sempre diz: 'onde se ganha o pão, não se pega a carne"
-
Questao Subjetiva..Quanto o "advertiu" ...Questao que quem acerta e na maioria dos casos aquele que estudou menos.
De qq forma! Enquanto uns choram outros vendem lenços...Entao vamos vender os lencos...kkk
-
Nada de ficar de "magoazinha", vida que segue!
-
Exatamente Michele Santos, esse "advertiu" - no contexto em que está inserido - está no sentido de avisar. Quando a questão se refere à penalidade ela é bem clara. Como muito bem colocado pela colega Louri. Além do mais, não é dever do chefe aplicar a censura, como a própria CESPE nos mostra nessa prova do MI 2009 :
Quando um superior hierárquico flagra um de seus subordinados em atitude suspeita, é seu dever indeclinável impor-lhe a pena de censura. A referida penalidade e sua fundamentação devem ser registradas no parecer reprobatório, assinado por ele e homologado pelo conselho de sentença. Gabarito: ERRADO
-
Elizabeth, nessa questão citada por você sim, refere-se à penalidade de ADVERTÊNCIA. Por isso a importância de fazer questões CESPE, façam o máximo possível. Vocês vão pegando o 'jeito'. Além do mais, a única "penalidade" aplicada pela comisão de ética é a censura, ou seja, nenhuma outra a substitui no caso de descumprimento das obrigações ou realização das vedações previstas.
-
CERTO
Tenho a impressão que nessa época o CESPE contratou roteiristas mexicanos para ilustrar as questões.
-
EM OUTRA QUESTÃO, GABARITO DIFERENTE!!!
João, servidor público, é muito religioso e não consegue admitir que Paulo, seu colega de setor, seja ateu. Sempre que Paulo está presente, João perde a paciência ao realizar seus afazeres, permitindo que sua antipatia pelo colega interfira no trato com o público. Nesse caso, João deve ser advertido em razão de sua conduta, vedada aos servidores públicos. GABARITO: ERRADO
-
Pessoal, aqui o advertir está com o sentido de avisar. Cuidado para não confundir com a penalidade de advertência.
GABARITO CERTO
-
Puts! Achei que era no sentido de advertência :(
Advertir: Chamar a atenção, avisar, previnir.
-
Também fui nessa viagem Daniele, mas é errar aqui pra não errar na prova!
-
Advertiu, o chefe! Se fosse a comissão de ética seria censura, foi isso que a CESPE quis nos confundir? "CESPE" sendo "cespe" de novo!
-
Cespe sendo Cespe
-
advertir aí está no sentido de chamar a atenção, não de forma de tipo de punição.
-
ai ai ai ai ai ..
-
Gabarito dúbio..... PURA SACANAGEM DA BANCA!
-
Os servidores públicos Mário e Juliana viveram, no passado, um relacionamento amoroso que os fez guardar mágoas e rancores recíprocos. No momento presente, ambos trabalham na mesma repartição e, em função de seus mútuos ressentimentos, por vezes indispõem-se com os cidadãos que lá buscam atendimento. Em decorrência disso, Alberto, chefe do setor, advertiu a ambos quanto a permitirem que seus interesses de ordem pessoal interferissem no trato com o público. Nessa situação, a atitude de Alberto é respaldada pelo código de ética do servidor público.
ERRADO, pois...
- Não consta nada no código de ética profissional do serviço público (Decreto nº 1.171/94)
- O respaldo esta no DECRETO Nº 6.029:
Art. 8 Compete às instâncias superiores dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, abrangendo a administração direta e indireta:
I - observar e fazer observar as normas de ética e disciplina;
-
fiz uma questão parecida que estava errada porque o "advertir" foi usado como pena, na verdade era censura. Agora o advertir foi usado como "avisar / aconselhar / etc" e eu pensei que fosse censura...
Ta fod@ em kkkkk
Alguém tem acesso ao CFC? (Constituição Federal da Cespe)
-
CUIDADO COM ESSA QUESTÃO, PESSOAL !!!!!!!
Quando a questão falar em ADVERTIR, veja se é no sentido de avisar ou se é no sentido de advertência.
se for no sentido de avisar, tudo bem, correto.
já no sentido de aplicar advertência, então é errado.
A ÚNICA PENA APLICADA PELA COMISSÃO DE ÉTICA É A CENSURA!!!
GABARITO: CERTO