SóProvas


ID
1029133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos arquivos correntes e da classificação de documentos, julgue os itens de 101 a 105.

Caso seja necessário adotar o método dígito-terminal nos documentos referentes à correspondência com órgãos públicos ou com entidades da sociedade civil, deve-se atribuir um número a cada órgão público ou entidade da sociedade civil, obedecendo a ordem de entrada ou de registro, sem qualquer preocupação com a ordem alfabética.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A questão fala do método NUMÉRICO SIMPLES.

    No método Numérico Cronológico, além da ordem numérica, deve ser observada a data da produção do documento.

    Método Dígito-terminal

    Esse método surgiu em decorrência da necessidade de serem reduzidos erros no arquivamento de grande volume de documentos, cujo elemento principal de identificação é o número. Os documentos são numerados sequencialmente,mas sua leitura apresenta uma peculiaridade que caracteriza o método: os números, dispostos em três grupos de dois dígitos cada um, são lidos da direita para a esquerda, formando pares:

    Exemplo: o número 831.423, será lido 23.14.83

    (Cespe/Unb-SGA2004) O método de arquivamento numérico pode ser dividido em numérico simples,cronológico e dígito terminal. Certo

    (Cespe/Unb-PRG/DF2005) Simples e dígito-terminal são métodos numéricos de arquivamento. Certo


  • complementando o comentário do colega, cabe ressaltar tb que cada série separada corresponde a uma pasta e não a um órgão.

  • Questão

    Caso seja necessário adotar o método dígito-terminalnos documentos referentes à correspondência com órgãos públicos ou com entidades da sociedade civil, deve-se atribuir um número a cada órgão público ou entidade da sociedade civil, obedecendo a ordem de entrada ou de registro, sem qualquer preocupação com a ordem alfabética.

    A questão apresenta o conceito do Método Numérico Simples.

    Método Numérico Dígito-Terminal: Esse método consiste em decompor o número do documento em grupos de dois dígitos cada um e lê-los da direita para a esquerda, formando pares.

    • Desvantagem ➡ a dificuldade de uma ordem de leitura não convencional.
    • Vantagens ➡ redução de erros de arquivamento e rapidez na localização.

    Gabarito errado. ❌

  • "Atribuir um número a cada órgão público ou entidade da sociedade civil, obedecendo a ordem de entrada ou de registro, sem qualquer preocupação com a ordem alfabética." CONTAGEM NÚMERICO SIMPLES!!