SóProvas


ID
1029841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em relação à implementação de banco de dados, julgue os itens subsecutivos.

O projeto físico é direcionado para um SGBD específico como, por exemplo, Oracle, Postgresql ou SQLServer. Decisões tomadas durante o projeto físico para melhorar o desempenho podem afetar a estrutura do esquema lógico.

Alternativas
Comentários
  • O ideal é haver o isolamento entre os níveis físico, logico e conceitual, mas é possível sim que a alteração em uma estrutura afete outra.

    bons estudos.
  • Sim, nem sempre normalizar é uma boa estratégia para o desempenho por exemplo

  • Se eu criar ou remover um índice para melhorar o desempenho, estarei alterando também o esquema lógico.

  • A primeira parte da assertiva está correta. Nessa parte, não há dúvidas, pois o projeto físico sempre vai depender do SGBD específico adotado. No entanto, em relação à segunda parte da assertiva, de acordo com a propriedade da independência física de dados, alterações que digam respeito exclusivamente ao modelo físico não deveriam afetar as camadas superiores, como o modelo lógico.

    À primeira vista, então, a alternativa parece incorreta. No entanto, cabe um exercício de avaliação aqui. O examinador disse que decisões tomadas durante o projeto físico podem afetar o esquema lógico. O que acontece é que algum problema ou situação específica foi identificada durante a elaboração do projeto físico, o que levou a uma necessidade de revisão do projeto lógico. Isso pode acontecer durante o processo de desenvolvimento de um SBD e não representa, necessariamente, uma violação ao princípio da independência física de dados. Enfim, é um item um pouco complicado devido à redação pouco clara, mas que pode, sim, ser considerado correto.

  • Marquei "ERRADO" e o Qconcursos disse que errei kakakak

  • Não entendi a questão. Com base na "Independência física de dados" permite alterar o nível interno sem alterar o conceitual. Como questão está certa? A questão diz que podem afetar a estrutura de outro.

  • A independência, apesar de fazer parte das propriedades fundamentais das transações (ACID), não é absoluta.

  • modelo conceitual=>modelo lógico=>modelo físico (grau descrente de abstração).

    Modelo conceitual é independente de hardware ou software, e, por consequência, do SGBD. Representação dos aspectos do mundo real. Representação de alto nível do ambiente.

    Modelo lógico depende do modelo de SGBD. Guia de implementação. Construção de modelo particular.

    Modelo físico: sequências de comandos SQL. Baixo grau de abstração. Pode afetar o modelo lógico.

  • Desisto dessa questão... 7ª vez fazendo e 6 ª errando....

  • Em 21/03/21 às 22:52, você respondeu a opção C. Você acertou!

    Em 04/03/21 às 03:39, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 21/02/21 às 03:12, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 05/02/21 às 12:11, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 09/01/21 às 10:14, você respondeu a opção E. Você errou!

    CHUUUUUPA CESPEEEE!!!!!  HAHAHAHA

  • A primeira parte da assertiva está correta. Nessa parte, não há dúvidas, pois o projeto físico sempre vai depender do SGBD específico adotado. No entanto, em relação à segunda parte da assertiva, de acordo com a propriedade da independência física de dados, alterações que digam respeito exclusivamente ao modelo físico não deveriam afetar as camadas superiores, como o modelo lógico.

    À primeira vista, então, a alternativa parece incorreta. No entanto, cabe um exercício de avaliação aqui. O examinador disse que decisões tomadas durante o projeto físico podem afetar o esquema lógico. O que acontece é que algum problema ou situação específica foi identificada durante a elaboração do projeto físico, o que levou a uma necessidade de revisão do projeto lógico. Isso pode acontecer durante o processo de desenvolvimento de um SBD e não representa, necessariamente, uma violação ao princípio da independência física de dados. Enfim, é um item um pouco complicado devido à redação pouco clara, mas que pode, sim, ser considerado correto.

    Fonte: Arthur Mendonça | Direção Concursos