SóProvas


ID
102997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Acerca da atual crise econômica internacional, julgue C ou E.

Além de envolver grandes bancos e o sistema financeiro internacional, a crise atual tem sido considerada uma crise de paradigmas, em particular da certeza de que os mercados podem autorregular-se e recuperar o equilíbrio automaticamente, dispensando a intervenção do Estado.

Alternativas
Comentários
  • certo.Política neoliberal.

    intervenção mínima no Esetado.Apenas na regulamentação.A mão invísivel da economia.

  • Como podemos afirmar que o mercado autorregulou por si mesmo, sem nenhuma intervenção estatal, se observarmos os empréstimos bilionários do governo norte-americano, alemão, etc na tentativa de estabilizar a crise atual?
    Fica a minha dúvida quanto à essa questão!

    Obrigada!

  • Na verdade quando o item fala: "da certeza de que os mercados podem autorregular-se e recuperar o equilíbrio automaticamente" ele se refere exatamente da quebra de paradigma que existiu com essa crise, que antes com as crenças neoliberais acreditava-se que o mercado tinha a capacidade para autorregular-se (sem intervenção do Estado), o que com a crise se demonstrou que não, o Estado teve que intervir, o que representou uma quebra de paradgmas neoliberais.
    Abraços, vamo que vamo.
  • SEGUNDO O PROFESSOR Prof. Rodrigo Barreto, ESTRATÉGIA CONCURSOS

    O ponto que poderia causar estranhamento é se a crise atual é uma crise de paradigmas. Na realidade, ela é sim uma crise de paradigmas, pois se voltou a discutir se os Estados devem ou não intervir na economia. Mesmo os Estados Unidos, teoricamente neoliberais, tomaram medidas de intervenção econômica, o que suscitou ainda mais tais discussões. Vejam só: havia um paradigma de que o mercado não deveria sofrer intervenção do Estado. Com a crise, o Estado voltou a intervir. Logo, o paradigma inicial foi alterado. 

    Questão certa.


  • Por favor, alguém pode desenhar?

  • A questão afirma que, com a crise, houve uma mudança de paradigmas, pois antes o paradigma era que os mercados conseguiam autorregular-se SEM a intervenção do Estado. Após a crise esse paradigma foi quebrado demonstrando a necessidade de intervenção estatal.

     

    O que confunde a questão é a forma como está escrita. Parece informar que o paradigma agora é a dispensa da intervenção do Estado, quando na verdade é necessária essa intervenção

  • Questão bem formulada. Caí na armadilha do Cespe. Por isso, fundamental ler, reler e marcar pontos chaves da questão nos dias de prova.

  • Questão desatualizada. Em 2010 poderia ainda haver essa discussão de paradigmas, mas hoje, referente àquela crise, o paradigma da não intervenção está quebrado.