SóProvas


ID
103000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Acerca da atual crise econômica internacional, julgue C ou E.

Diante da crise, as instituições de Bretton Woods não conseguiram propor soluções concretas por ocasião da reunião de Cúpula do G 20 realizada em Londres em 2009.

Alternativas
Comentários
  • Sim, pois a Cúpula do g20 de Londres, realizada em 2 de abril de 2009, produziu o maior pacote de estímulo concertado da história: 1,1 trilhão de dólares.
  • Alguém poderia informar o porquê do item está correto? 
  • Não tive acesso a qualquer gabarito oficial, mas entendo ela como certa dado que "as instituições de Bretton Woods" realmente não propoem soluções concretas no âmbito do G-20, principalmente porque esse é um foro onde as decisões são estatais. 

    Novamente, não estou absolutamente certo, mas foi essa a única saída que encontrei para dar a questão como certa.
  • O garito oficial definitivo é este mesmo,Correto.
    http://www.cespe.unb.br/concursos/DIPLOMACIA2010/arquivos/IRBR_PARTE_I_2010_CAD_A_manha.pdf
    http://www.cespe.unb.br/concursos/DIPLOMACIA2010/arquivos/Gab_IRBR_diplomata-2010_CAD_A.pdf

    Questão 27.

    Está incorreta, se fosse uma "SOLUÇÃO CONCRETA,  a crise não continuaria seus efeitos de médio e longo prazo. 

    A liberação de pacotes econômicos anti-cíclicos no valor de 1.1 trilhão de USD não foram suficientes porém foram muito importantes para instituições de implicações sistêmicas - TOO BIG TO FAIL - . 
  • Após esta 2ª Cúpula em Londres, houve outras que tiveram as seguintes características:

    3ª Cúpula em Pittsburgh (09.2009) - decisão política de consolidades o G20 como Fórum Econômico principal em detrimento do G20. Arcabouço para um Desenvolvimento

    4º Cúpula em Toronto (06.2010) - países desenvlovlidos prometeram cortar seus déficits fiscais pela metade até 2013.

    5º Cúpula em Seul (11.2010) - confirmou a transferência no poder de volto no patamar de 6% no FMI aos países em desenvolvimento. Consenso de Seul para o crescimento compartilhado. Plano de Ação Plurianual para o Desenvolvimento. Plano Anticorrupção. Acordo de Basileia III.

    6ª Cúpula em Cannes (11/2011) - Plano de Ação de Cannes para crescimento de empregos. Bancos de Importância Sistêmica teriam que seguir novas regras. Definição de indicadores de desequilírio macroeconômico.

    7ª Cúpula em Los Cabos (06.2012) - discussão sobre o Desenvolvimento Forte e Equilibrado e Sustentável, discussão das reformas do BM e FMI. Novo Plano de Ação para crescimento e emprego. Aumento de contribuição para o FMI provenientes dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

    8ª Cúpula em Moscou (07.2012) - ocorrerá com grandes expectativas especialmente pelo movimento conjunto dos BRICS
    http://exame.abril.com.br/economia/noticias/acao-de-brics-em-cupula-do-g20-pode-ser-ideia-otimista
  • Alguem poderia me dizer o que as "as instituições de Bretton Woods" que perderam sua funcionalidade em 1971 tem haver com reunião de Cúpula do G-20?

  • CERTO.

     

    A Reunião do G-20, realizada em Londres em abril de 2009, resultou no Global Plan for Recovery and Reform, no qual foi reconhecida a crise econômica mundial e a necessidade de enfrentá-la. Entre os principais pontos abordados no documento, ressaltou-se a necessidade de garantir a estabilidade econômica mundial. Sobre a atuação do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, foi proposto, durante a reunião, 1 trilhão de dólares para combater a crise pelos membros do G-20. O item está correto porque apesar da proposta de aumentar em 1 trilhão os fundos do FMI para combate a crise, não foi proposta nenhuma medida concreta de reforma do Fundo durante a reunião. Segundo reportagem publicada na revista The Economist do dia 8 de abril de 2009, intitulada “Banking on the Fund”: “The IMF must find a way to be both insurer and policeman. For that it needs more reform. A priority is to give emerging economies more clout. The G20 has promised to increase their “quotas” or shares in the fund; a quicker solution would be to cut the majorities needed for big decisions, to remove what is in effect an American veto. The fund also needs to distinguish more clearly between its two roles”.

     

    Fonte: 7000 questões comentadas do CESPE.

  • Cai na pegadinha das "instituições de Bretton Woods" e considerei a alternativa como incorreta já que o acordo de Bretton Woods perdeu seu efeito em 1971.

     

    Entretanto, as principais instituições criadas pelo acordo de Bretton Woods continuam existindo: FMI e BIRD (Banco Mundial). Estas portanto, sempre poderão ser chamadas de Instituições de Bretton Woods.

     

    Bons Estudos!