SóProvas


ID
103027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Em relação às mudanças climáticas, julgue C ou E.

O Brasil, que defende o princípio de "responsabilidades comuns, mas diferenciadas", vem cumprindo diversos pontos da agenda ambiental, pois quase toda a energia consumida no país provém de fontes renováveis, o governo se comprometeu a desenvolver ações para diminuir a emissão de CO2 no país e a adotar um Plano de Mudanças Climáticas, para a redução do desmatamento da Amazônia.

Alternativas
Comentários
  • Segundo as últimas pesquisas, quase metade da energia consumida no país provém de fontes renováveis.

  • Por partes:

    É correto que o Brasil defenda o princípio de "responsabilidades comuns, mas diferenciadas", o qual passou a pautar o nosso posicionamento nos fóruns ambientais de modo mais contundente a partir da Rio 92, ao tempo em que o conceito de desenvolvimento sustentável - cunhado pelo Relatório Brundtland/Nosso futuro comum - era consagrado. (Cf. LAGO, André Correia do. Estocolmo, Rio de Janeiro, Joanesburgo. p. 18). 

    Não condiz com a realidade, no entanto, considerar que quase toda a energia consumida no país provenha de fontes renováveis, pois o petróleo, sozinho, responde por 43,4% de nossa matriz, segundo dados da AIE de 2004. Isso não quer dizer, contudo, que tenhamos uma matriz energética 'suja', uma vez que, comparativamente, o país tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo.

    Por fim, o plano a que a questão faz alusão é o PNMC/2007 - Plano Nacional sobre Mudança do Clima. Ocorre que, muito embora ele contemple a questão do desmatamento, ele o faz mediante a busca de redução sustentada das taxas de desmatamento em todos os biomas até alcançar o desmatamento ilegal à taxa zero. Pecaria, portanto, a questão, em mais um ponto, uma vez que a política amazônica de contenção ao desmatamento estaria consubstanciada nas diretrizes do PAS - Plano Amazônia Sustentável - e, por que não, também nas determinações do Código Amazônico/1996 e do programa previsto pelo Fundo Amazônia/2008, que mais recentemente serviu de base para o REDD.
  • De acordo com o Almanaque Brasil Socioambiental (p.344), 56% da oferta interna de energia do país advem de fontes não-renováveis.
  • Errado: Quase toda a energia consumida no país provém de fontes renováveis.  (Petróleo não é energia renovável)
  • ERRADA.

    Na Resenha Energética de 2013 - Balanço Energético do Relatório do Ministério de Minas e Energia-, aponta os seguintes resultados

    OFERTA INTERNA DE ENERGIA (OIE) em %, nos anos base.

    NÃO RENOVÁVEL - 56% (2011) e 57,6% (2012)
            RENOVÁVEL - 44% (2011) e 42,4% (2012)

    Caso uma questão atual afirmar que está aumentando a quantidade (%) de Energia Renovável, esta, estaria ERRADA.



    FONTE:
    http://www.mme.gov.br/mme/galerias/arquivos/publicacoes/BEN/3_-_Resenha_Energetica/1_-_Resenha_Energetica.pdf
  • Questão desatualizada!

     

    Segundo MME, Brasil utiliza 83% de energia elétrica sendo renovável.  
    Dados do ano de 2016.

     

    .

    http://www.mme.gov.br/web/guest/pagina-inicial/outras-noticas/-/asset_publisher/32hLrOzMKwWb/content/energias-renovaveis-abastecem-83-da-oferta-de-energia-eletrica-brasileira

  • Caro Luciano (e outros colegas): importante diferenciar Matriz Elétrica (grande maioria de renováveis - 81,7% nos dados do BEN 2017 ) de Matriz Energética (maioria não-renovável, encabeçada pelo petróleo - apenas 43,5% de renováveis, pelo BEN 2017). - Fonte - https://ben.epe.gov.br/downloads/S%c3%adntese%20do%20Relat%c3%b3rio%20Final_2017_Web.pdf

  • Esta resposta era pra ser Errada ein?A maior parte da energia brasileira é renovável sim.

     

  • Rômulo, a questao está desatualizada (ufa)

  • Energia é diferente de energia elétrica 

    Elétrica realemnte os renováveis são maioria, mas energia em geral não...

  • A maior parte da energia consumida no país continua a ser não renovável. O ponto é que nem toda energia é energia elétrica. A que move carros, caminhões, barcos e outros veículos automotores não é energia elétrica, mas energia automotriz, proveniente de combustíveis fósseis.