SóProvas


ID
1030321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens acerca da atenção à saúde materno- infantil.


Entre as ações preventivas para redução da transmissão vertical do HIV, entre mãe e filho, está o aconselhamento de não amamentação, pois o aleitamento materno representa um risco adicional que se renova a cada exposição da criança ao leite materno da mãe infectada.

Alternativas
Comentários
  • http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/aleitamento_hiv.pdf

    O leite da mãe infectada poderá ser fornecido ao RN, após pasteurização.

  • É CONTRA INDICAÇÃO ABSOLUTA A AMAMENTAÇÃO DO RN DE MÃE HIV POSITIVA, CONFORME MANUAL DA CRIANÇA DO MS.

  • Joice Alves, esse manual citado está desatualizado.

  • De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais de 2017:

    "Em gestações planejadas, com intervenções realizadas adequadamente durante o pré-natal, o parto e a amamentação, o risco de transmissão vertical do HIV é reduzido a menos de 2%. No entanto, sem o adequado planejamento e seguimento (WHO, 2016), está bem estabelecido que esse risco é de 15% a 45%."

    "O risco de TV do HIV continua por meio da amamentação. Dessa forma, o fato de a mãe utilizar ARV não controla a eliminação do HIV pelo leite, e não garante proteção contra a TV. "

    "Recomenda-se que toda puérpera vivendo com HIV/aids seja orientada a não amamentar. Ao mesmo tempo, ela deve ser informada e orientada sobre o direito a receber fórmula láctea infantil. "

    Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2015/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-prevencao-da-transmissao-vertical-de-hiv