Gabarito: ERRADO
Os realistas buscaram fundamentação teorica para suas premissas e princípios em pensadores como Tucídides,Maquiavel e Hobbes.
Para eles, Maquiavel deixou como herança a busca pela sobrevivência do Estado, pois para sobreviver, o poder se faz necessário e o uso da balança de poder, bem como as alianças, é crucial para lidar com o desafio da segurança.
Gabarito: Errado
O item está incorreto, porque Maquiável é também considerado um patrono da tese que fundamenta a visão realista clássica, juntamente com Tucídides e Hobbes.
Tucídides (471 a.C- 400 a.C): narra a história da Guerra do Peloponeso, conflito entre Atenas e Esparta em 431 a.C., e em sua descrição chama atenção para vários elementos que foram retomados pela análise das relações internacionais: negociações, alianças, guerras. Segundo Tucídides, o crescimento de Atenas, em termos econômicos e militares, trouxe uma insegurança às regiões vizinhas, que se sentiram ameaçadas pela crescente potência em expansão. A busca de balancear o poder, ou seja, a tendência de Estados juntarem-se à outros Estados para equilibrar o poder no cenário internacional, já estaria presente no trabalho de Tucídides. Além disso, da obra de Tucídides pode-se tirar outras conclusões, como que os Estados buscam sempre maximizar seu poder, dirigidos pelos seus interesses e pela questão da segurança.
Maquiável (1469-1527): a principal obra de Maquiavel, “O Príncipe”, relata a força do Estado para impor a ordem e como as grandes potências tem como objetivo dominar e ganhar mais poder no cenário internacional.
Hobbes (1588-1679): com a obra “Leviatã”, Hobbes serve de fundamento a teoria realista ao defender que o homem não é intrinsecamente benevolente, mas é, em sua essência, centralizador e competitivo. Segundo Hobbes, a sociedade em seu estado de natureza representa a guerra de todos contra todos, no qual a batalha é latente, mesmo se não estiver ocorrendo no momento.
Fonte: 7000 Questões do CESPE