-
ERRADO.
Nome: Mercado Comum do Sul (Mercado Comun del Sur – Mercosur)
Criação: Em 26.3.1991, em Assunção (Paraguai), foi assinado o Tratado de Assunção.
Integrantes: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Associados: Bolívia e Chile.
Sede: Montevidéu (Uruguai).
Objetivos: Criar um mercado comum com livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos; adotar uma política externa comum; coordenar posições conjuntas em foros internacionais; coordenar políticas macroeconômicas e setoriais; e harmonizar legislações nacionais, com vistas a uma maior integração. Ampliar as possibilidades para que os países aumentem sua produtividade, Na linguagem econômica, isso se chama de "economia de escala". Ela permite que se conquiste maior competitividade no comércio internacional pelo aumento da produção de bens.
-
O Mercosul foi criado pelo Tratado de Assunção em 1991.
O Tratado de Montevidéu 1980, que instituiu a ALADI, substituiu o Tratado assinado em 18 de fevereiro de 1960, pelo qual havia sido criada a ALALC (Associação Latino-Americana de Livre-Comércio). Com essa substituição foi estabelecido um novo ordenamento jurídico operacional para dar continuidade ao processo de integração, que foi complementado com as resoluções adotadas na mesma data pelo Conselho de Ministros das Relações Exteriores da ALALC. Ambos os Tratados coincidiam nos seus objetivos e tinham como meta final o estabelecimento, a longo prazo, de um mercado comum latino-americano.
No âmbito da ALADI confluem e consolidam-se os principais grupos sub-regionais de integração da região (Comunidade Andina, Mercosul e Grupo dos Três), assim como os acordos bilaterais assinados pelos países-membros desses grupos com os demais países signatários do Tratado de Montevidéu 1980.
Igualmente, e fundamentados nas disposições do Tratado, essa rede de acordos se complementa com os assinados pelos países da associação com a maioria dos países Centro-Americanos e do Caribe.
Fonte: http://www.aladi.org
-
Errada. O Mercosul foi criado pelo Tratado de Assunção de 1991. O Tratado de Montevidéu foi assinado em fevereiro de 1960, criando a ALALC.. Quando da sua criação, o Brasil queria apenas uma zona de livre comércio, enquanto a CEPAL queria um mercado comum latino-americano. A posição brasileira saiu vitoriosa, porque o tratado estabelecia a criação de uma zona de livre comércio em um período de 12 anos, para mais tarde formar um mercado comum.
Como a proposta da ALALC era demais ambiciosa, em 1980 foi assinado um novo Tratado de Montevidéu, criando a ALADI. Era um tratado mais flexível e menos ambicioso. O caráter basicamente comercial do Tratado de Montevidéu de 1960, foi substituído pela coexistência de 3 funções básicas: promoção e regulamentação do comércio recíproco, a complementação econômica e o desenvolvimento de ações de cooperação econômica que levassem a ampliação dos mercados.
-
Em sínstese
1º Tratado de Montevidéu: criação da ALALC em 1960.
2º Tratado de Montevidéu: criação da ALADI em 1980.
Tratado de Assunção: criação do Mercosul em 1991.
Acordos de Complementação Econômico da ALADI
ACE-14 para livre comério entre BRA e ARG
ACE-18 entre BRA, ARG, PAR que culmina no MERCOSUL.
-
Só uma observação quanto ao ACE 18: ele foi negociado e assinado por todos os quatro membros originários do Mercosul, a saber, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Acho que o o colega esqueceu de listar o Uruguai no seu comentário.
Fonte: http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=1385&refr=374
-
O único erro da questão é afirmar que o MERCOSUL foi criado pelo Tratado de Montevidéu e não pelo Tratado de Assunção? Pois creio que a correlação entre ALALC e ALADI está correta...
-
Comentário da Adriana e perfeito. Quem quiser tirar todas duvidas , leia ele