-
a) Errado. A origem está na Alemanha.b) Errado. A Geografia só vai ser sistematizada como ciência independente no século XIX.c) Errado. Para Humboldt, a Geografia poderia ser concebida como a parte terrestre da ciência do Cosmos.d) Errado. O Possibilismo virá com La Blache.e) Correto.Referência: Livro do Antonio Carlos Robert Moraes, "Geograifa - Pequena História Crítica
-
Obs: O erro da alternativa A está no século, o restante do enunciado está certo.
-
A geografia não se institucionaliza no século XIX, com Ratzel a Alemanha? agora fiquei em dúvida...
-
Geografia moderna surgiu no fim do séc. XVIII e início do séc. XIX. Dão origem à geografia moderna os alemães Alexander Von Humboldt e Carl Ritter (Geografia na Universidade de Berlim).
- Ratzel (alemão) inaugurou seu pensamento com a obra Antropogeografia, em 1850.
-
A quem interessar, o livro citado pela colega pode ser "baixado" no seguinte endereço: http://www.esnips.com/displayimage.php?pid=3202145
-
A) e B) Erradas;
A primeira e segunda opção podem ser descartadas sabendo de 1 fato:
A Geografia como disciplina acadêmica nasceu na Prussia, e não na França, no séc XIX.
Vale lembrar que o que a geografia se consolidou como campo profissional na França. Fato que pode ter gerado alguma confusão.
C) Humboldt não rompe com as narrativas de viajens (foi, inclusive, bem conhecido por suas viajens), nem com cosmografia.
D) A geografia moderna tornou-se científica com a ascensão do Empiricismo (...)
E) Correta.
-
Tudo no primeiro capítulo do manual do candidato da Bertha Becker.
-
Para Kant, segundo Moreira (1985), o conhecimento é dado pelos sentidos, sendo, portanto, um conhecimento empírico que advém da percepção de um “sentido interno”, que revela o homem (antropologia pragmática) e um “sentido externo”, que revela a natureza (geografia física)
Do manual do candidato
-
Gabarito: A
" a) O determinismo veio antes do possibilismo. Os primeiros geógrafos eram alemães, e não franceses. ERRADO
b) Os estudos Estrabão (obra “Geografia com 17 volumes contando as características dos povos da Terra) e Ptolomeu (que contribuiu muito para a cartografia e para a astronomia) embora fossem de grande qualidade, não delimitaram o objeto de estudo da geografia. Aliás, a geografia só foi surgir como ciência no século XIX, até então, não sendo uma disciplina específica até então. ERRADO
c) Humboldt era um viajante naturalista que descrevia de forma empírica a características dos locais onde passava. Ele REFORÇOU o enciclopedismo, UTILIZOU-SE de narrativas e ESCREVEU seu livro chamado Cosmos. A alternativa, portanto, está totalmente inversa à realidade. ERRADO
d) Conforme o item anterior, a geografia tornou-se científica com Humbolt, Ritter, e mais tarde com Ratzel - este último da escola determinista alemã. O possibilismo, que veio posteriormente, não superou o determinismo, mas as duas correntes conviveram simultaneamente durante um bom tempo na Europa. ERRADO
e) Kant lecionou geografia durante muitos anos como professor universitário e influenciou Humbolt e Ritter. O primeiro, de formação naturalista, contribuiu mais para a geografia física; e o segundo, de formação social, contribuiu mais para a geografia humana; assim, ambos ajudaram a sistematizar a geografia. CERTO"
Fonte: Alexandre Vastella - Estratégia Concursos
-
LETRA A: Incorreto.
A institucionalização da Geografia ocorreu na Alemanha, a partir da segunda década do século XIX, com os trabalhos de Alexander von Humboldt e Carl Ritter, herdeiros da filosofia de Emmanuel Kant, que já se preocupava com a necessidade de criar uma ciência geográfica. Os trabalhos do francês Vidal de La Blache surgiram como resposta à Geografia alemã após a guerra franco-prussiana.
LETRA B: incorreto.
A Geografia nunca se firmou como domínio disciplinar na Antiguidade. Porém, Estrabão de fato se dedicou largamente à Geografia, escrevendo uma obra monumental intitulada “Geographia”, em que descreve os diferentes locais do mundo que eram conhecidos em sua época. Ptolomeu, por sua vez, também estudioso de fatores geográficos, pouco fez para delimitar o objeto de estudo da Geografia, como o espaço terrestre, pois foi grande entusiasta da investigação dos astros. Ressalte-se ainda que a geografia já era matéria de estudo dos pré-socráticos séculos antes de Estrabão e Ptolomeu.
LETRA C: Incorreto.
Alexander von Humboldt não rompeu com o enciclopedismo francês; ao contrário, sua grande obra, “Kosmos”, é em grande parte uma continuação das ideias do século XVIII. Viajante incansável, Humboldt chegou a visitar até as Américas, onde trabalhou em relatos de sua expedição e dedicou-se à descrição do espaço que via, inaugurando a pesquisa de campo na nova disciplina.
LETRA D: Incorreto.
A Geografia moderna surgiu na Alemanha décadas antes do possibilismo do francês Vidal de La Blache. Apesar de essa linha de pensamento exercer até hoje grande influência nos trabalhos geográficos, é incorreto dizer que o possibilismo, que nasceu como resposta ao determinismo de Friedrich Ratzel, tenha superado as ideias do alemão, visto que as duas correntes continuam presentes na academia.
LETRA E: Correto.
A Geografia científica surgiu na Alemanha sob influência da obra filosófica de Emmanuel Kant, o que explica em parte o desenvolvimento das ideias deterministas pelos primeiros geógrafos modernos.
Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.