SóProvas


ID
1032190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando que a atuação do profissional farmacêutico na farmácia hospitalar perpassa várias ações e atividades de importância fundamental, assinale a opção correta com base na Portaria n.º 4.283/2010 e na Resolução CFF n.º 492/2008.

Alternativas
Comentários
  • Resolução/CFF nº 492 de 26 de novembro de 2008, que regulamenta o exercício profissional nos serviços de atendimento pré-hospitalar, na farmácia hospitalar e em outros serviços de saúde, de natureza pública ou privada. 


    Portaria 4283/2010

    Art. 2º As disposições desta Portaria abrangem as farmácias em hospitais que integram o serviço público, da Administração Direta e Indireta, da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e de entidades privadas com ou sem fins lucrativos, inclusive filantrópicas


  • A) 

    VI. Executar as operações farmacotécnicas, entre as quais:

    a) manipulação de fórmulas magistrais e oficinais; b) manipulação e controle de antineoplásicos; c) preparo e diluição de germicidas; d) reconstituição de medicamentos, preparo de misturas intravenosas e nutrição parenteral; e) fracionamento de medicamentos; f) produção de medicamentos; g) análises e controle de qualidade correspondente a cada operação farmacêutica realizada.

    VII. Elaborar manuais técnicos e formulários próprios;

    VIII. Participar de Comissões Institucionais, tais como: a) comissão de farmácia e terapêutica; b) comissão e serviço de controle de infecção hospitalar; c) comissão de licitação e parecer técnico; d) comissão de terapia nutricional; e) comissão de riscos hospitalares; f) comissão de terapia antineoplásica; g) comissão de ética e pesquisa em seres humanos; h) comissão de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde; i) comissão de avaliação de tecnologias;( NÃO FAZ PARTE DE OPERAÇÕES FARMACOTÉCNICA j) comissão interna de prevenção de acidentes; k) comissão de educação permanente.

    B) CORRETA

    C) Ementa: Regulamenta o exercício profissional nos serviços de atendimento pré-hospitalar, na farmácia hospitalar e em outros serviços de saúde, de natureza pública ou privada.

    D) 2. ABRANGÊNCIA

    Estas diretrizes e estratégias são aplicáveis às farmácias em hospitais que integram o serviço público, da administração direta e indireta, da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e de entidades privadas com ou sem fins lucrativos e filantrópicos.

    E) Art. 5º - Nas atividades de assistência farmacêutica, é de competência do FARMACÊUTICO: II. Participar de processos de qualificação e monitorização da qualidade de fornecedores de medicamentos, produtos para a saúde e saneantes;

  • A ) De acordo com Resolução CFF n.º 492/2008, entre outras, as operações farmacotécnicas, incluem: fracionamento de medicamentos; análises e controle de qualidade correspondente a cada operação farmacêutica realizada; e X participação na comissão de avaliação de tecnologias. ESTE NÃO FAZ PARTE DAS OPERAÕES FARMACOTÉCNICAS E SIM DA COMPETÊNCIA EM " VIII. PARTICIPAR DE COMISSÕES INSTITUCIONAIS"

    B) De acordo com a Portaria n.º 4.283/2010, entre as atividades farmacêuticas, encontra- se a manipulação, podendo-se citar, entre outras, a manipulação magistral e oficinal, a manipulação de antineoplásicos e radiofármacos, o preparo de doses unitárias e a unitarização de doses de medicamentos.

    C) A Resolução CFF n.º 492/2008 regulamenta o exercício profissional nos serviços de atendimento pré- hospitalar na farmácia hospitalar e em outros serviços de saúde circunscritos à esfera pública E PRIVADA.

    D) A Portaria n.º 4.283/2010 abrange as farmácias em hospitais que integram o serviço público da administração direta e indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e DE entidades privadas com OU SEM fins lucrativos.

    E) Segundo a Resolução CFF n.º 492/2008, compete ao farmacêutico participar de processos de qualificação e monitorização da qualidade de fornecedores de medicamentos, produtos para a saúde e saneantes. ESSA É UMA COMPENTECIA DO FARMACÊUTICO, E NÃO DO FARM. DIRETOR TÉCNICO.