SóProvas


ID
1032244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando as formas farmacêuticas líquidas de administração oral, assinale a opção correta.



Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia me dizer porque a alternativa D é incorreta?

  • correção da letra D:

    As soluções destinadas à administração parenteral podem ser formuladas visando o controle da velocidade de absorção do fármaco por meio do ajuste do tamanho das partículas dispersas.

    --> A administração por via parenteral não há etapa de absorção, pois o medicamento passa direto para corrente sanguínea, ou seja, não passa pelo trato gastrintestinal.

  • Via parenteral inclui tbm IM e SC, e não só a IV.

    Segundo Goodman & Gilman 12ª ed., com relação à via subcutânea: "Pode-se variar intencionalmente o período durante o qual um fármaco é absorvido, como acontece com a insulina injetável usando alterações na dimensão da partícula, formação de complexo proteico e variação do pH para produzir as preparações de ações curta (3-6 h), intermediária (10-18 h) e longa (18-24 h)."

    Ademais, com relação ao AAS: Fármacos que são irritantes ao estômago, como o ácido acetilsalicílico, podem ser formulados com revestimento que vai se dissolver no intestino delgado, preservando, assim, o estômago. (https://statics-submarino.b2w.io/sherlock/books/firstChapter/127167991.pdf)

    Ou seja, são os fármacos revestidos que têm o objetivo de proteger o estômago, não as soluções.

    Então não sei se essa questão deveria ter sido anulada. Vai saber...

  • D) As soluções destinadas à administração parenteral podem ser formuladas visando o controle da velocidade de absorção do fármaco por meio do ajuste do tamanho das partículas dispersas.

    Uma solução não tem partículas dispersas!

  • Sem delongas, via parenteral não tem absorção. Os medicamentos puderam sim variar a distribuição,
  • Solução não tem partícula. Para ter partícula deve haver um sistema coloidal, suspensão, etc. Outro ponto importante é que na via parenteral (considerando apenas a intravenosa), não há controle de absorção, pois o fármaco está 100% biodisponível.

  • Henrique, mas na parenteral temos outras vias, não somente a IV que não teria absorção.