-
Letra C:
Bastante, barato e longe: Concordam com o nome a que se referem (Ex.: Havia bastantes razões para ele sorrir.) No caso da questão, "bastantes" está concordando com "estudantes".
-
a) errada "proibida" concorda com permanência.
b) errada "anexas" ou "em anexo" concorda com fichas
d) errada "azul-marinho" é invariável
e) errada "quite" concorda com rapaz
-
Gabarito : C
Erros:
a) Como apareceu o artigo ''a'' antes de permanência , a palavra proibido concordará com a palavra posterior, ficando assim: "É proibida a permanência..."
b) A palavra 'anexo' concorda com o substantivo que a acompanha, ficando assim: "Seguem anexas as fichas..."
d) A palavra composta 'azul-marinho' é uma das exceções aos adjetivos compostos, que, em regra, variam apenas a última palavra. Mas as exceções são: azul-marinho, azul-celeste. Logo, ficaria assim: "... sapatos azul-marinho."
e) A palavra 'quite' concorda com a palavra que lhe antecede, no caso, 'O rapaz'.
-
Um macete para BASTANTES é trocar por MUITOS. Se for possível a troca, admite-se BASTANTES. "Foram escolhidos muitos (bastantes) muitos estudantes para a formação do grêmio estudantil.
-
Para complementar o erro da letra d, cinza também não varia, pois cores que têm o mesmo nome de objetos palpáveis não se modificam no plural. Então o correto é camisas cinza, assim como, por exemplo, blusas laranja.
-
Eu só uso essa dica, Luciano, muito boa!
-
* Os nomes das cores propriamente ditas flexionam-se normalmente, mas aqueles oriundos de substantivos permanecem invariáveis. Assim: "camisetas (cor de) laranja", "gravatas (cor de) limão", "vestidos (cor de) vinho", "blusas violeta", "camisas rosa", "ternos cinza", "cortinas gelo" etc.
* A cor do céu ("azul-celeste") e a cor do mar ("azul-marinho"), embora não se enquadrem no princípio visto aqui, são invariáveis. Trata-se de antigas exceções à regra geral de flexão dos nomes de cores. Assim: "camisas azul-celeste" e ternos "azul-marinho".
Fonte:https://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/os-nomes-das-cores-e-sua-flexao.jhtm
-
Cinzas não flexiona. Correto: camisas cinza.