-
GABARITO ERRADO.
JARGÃO TÉCNICO SÓ DIFICULTA A COMPREENSÃO.
"As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada."
-
As gírias, os regionalismos vocabulares, os jargões técnicos ou qualquer outro
tipo de linguagem de um grupo específico são proibidos, pois as comunicações que
partem dos órgãos públicos devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão
brasileiro. Não há dúvida de que qualquer texto que apresente tais linguagens terá
sua compreensão dificultada.
-
Parte certa: A linguagem clara e inteligível deve pautar a comunicação oficial.
O que é inteligível: adj. Que se entende com facilidade;
Parte errada: Desse modo, o uso de jargão técnico colabora para a clareza na comunicação.
-
Segundo MRPR:
Pode-se concluir, então, que não existe propriamente um “padrão oficial de linguagem”; o que há é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática. O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada.
-
Não se usa jargão e nem gírias.
-
Entendo que jargões técnicos possam ser aceitos entre funcionários de um mesmo órgão.
Ex policiais que se comunicam entre termos técnicos que facilitam a comunicação entre eles.
mas isso e cesp.
-
Questão errada, outra responde, vejam:
Prova: CESPE - 2013 - TCE-RO - Analista de Informática
Disciplina: Redação Oficial
Na redação de expedientes oficiais, deve-se obedecer à norma culta da língua, prescindindo-se de uma linguagem específica administrativa, embora se possa utilizar linguagem técnica quando necessário.
GABARITO: CERTA.
-
O enunciado informa que "a linguagem clara e inteligível deve pautar a comunicação oficial. Desse modo, o uso de jargão técnico colabora para a clareza na comunicação."
Na verdade, de acordo com o Manual de Redação Oficial, "As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada."
A resposta é incorreta.
-
Jargão na cadeia