-
ERRADA
Consertando o enunciado de acordo com o que foi aplicado na prova; o "P÷Q" na questão, na realidade é se P então Q:
É uma proposição é simples. Não há a presença de conectivos (por mais que exista o “e” na proposição, ele não está sendo utilizado com o intuito de unir proposições simples e portanto, não faz desta proposição uma composta.
-
mas " é uma consequencia" nao introduz uma condicional nao?
tipo:
"Se estudar , serei aprovado"
"ser aprovado é uma consequecia de ter estudado"
"se alguem poder ajudar, entao ficarei grato" kkkkk
-
o termo chave é CONSEQUÊNCIA
Montando a proposição
SE há um número excessivo de impostos incidentes sobre a folha de pagamentos ENTÃO há o crescimento do mercado informal, com empregados sem carteira asssinada.
-
DICA: veja os verbos. Só há um no caso. Não é só porque tem a palavra "consequência" que já é condicional. Não há uma proposição completa, ou melhor, uma ideia completa em "O crescimento do mercado informal, com empregados sem carteira assinada". E daí que seja assim?
Um exemplo de condicional seria:
Se o crescimento do mercado informal decorre de empregados sem carteira assinada, então há [como consequência] o número excessivo de impostos incidentes sobre a folha de pagamentos. (S -> P)
-
Ainda não entendi. Alguém poderia explicar melhor?
-
mais hem???? matéria do cão.
-
Questão ERRADA!
Tentarei esclarecer as dúvidas pertinentes dos colegas abaixo:
A questão quer saber tão somente se ela é SIMPLES ou COMPOSTA.
Ela é simples, porque não há a presença de conectivos como "...e...", "...ou...", "ou...ou...", "se...então..."(ou o se, valendo-se de que o 'então' esteja implícito na questão.) ou o "...se somente se...".
Na questão, o examinador diz que se trata de uma condicional, mas notem que não há emprego do se...então... ou apenas do "se"(com o "então" implícito) considerando assim a questão como ERRADA.
É somente isso que a questão quer saber pessoal, se há emprego de conectivo ele é composta, se não há ela é simples.
Espero ter sanado as dúvidas dos demais colaboradores abaixo.
Bons estudos a TODOS!
=)
-
Obrigada pela explicação, Concurseiro Focado! Agora entendi!
-
"O crescimento do mercado informal, com empregados sem carteira assinada, é uma consequência do número excessivo de impostos incidentes sobre a folha de pagamentos” Divide-se em primeira proposição: "O crescimento do mercado informal" A segunda proposição: "empregados sem carteira assinada" Terceira proposição: "é uma consequência do número excessivo de impostos incidentes sobre a folha de pagamentos" Portanto seria a primeira proposição e a segunda como causa e a terceira como consequência. Logo: P^Q->R
-
Bom pessoal marquei errado porque não ha incidência de verbos ou conectivos
-
proposição simples, logo nao pode ser representada como a questão afirma. Agora o colega dizer que tem 3 proposições... Ta de sacanagem.
-
Seria correto de fosse ¬P->Q.
-
Seria correto de fosse ¬P->Q.
-
Errado
Não existe uma proposiçao composta no enunciado e sim uma simples, pois nao ha presença de conectivos.
-
Ter a palavra "consequência" na frase não significa na lógica que ela é representada pelo conectivo Se então (-->)
-
Não leiam o comentário do Jocelio, ele viajou...
-
Gabarito. Errado.
para ser uma preposição P->Q tinha que possuir o conectivo do condicional se..., então.
-
pra mim, a resposta é P apenas.......
-
Melhor não ir nessa onda de "se não tiver conectivo explícito não é condicional". Nesse mesmo ano de 2013, na prova para analista da ANS, o Cespe cobrou a seguinte questão (Q321710):
“A escola não prepara com eficácia o jovem para a vida, pois o ensino profissionalizante não faz parte do currículo da grande maioria dos centros de ensino” estaria corretamente representada por P -> Q, em que P e Q fossem proposições lógicas convenientemente escolhidas."
E deu o gabarito como CERTO.
Ainda não consegui chegar em uma conclusão lógica capaz de explicar o porque da diferenciação entre os dois casos. Contudo, é um fato que se repete nas provas do Cespe que a presença da conjunção "pois" é entendida como presença de condicional (-->) enquanto a presença da palavra "consequência" não o é.
Espero ter ajudado.
-
Ao
lermos a sentença, percebe-se que há ausência de conectivos lógicos, o que a
leva ser uma proposição simples. Não se deve cometer o erro em considerar a
palavra “consequência” um conectivo.
Resposta:
Errado.
-
Façam sempre a pergunta ao verbo. Notem que só possui um sujeito , ou seja , n é uma proposição composta.
-
Nem Deus para entender a cabeça desses lógicos quando eles começam a se meter no português...
Só porque não tem verbo??? Não faz sentido isso... O que dizer desta frase então: "O mercado informal cresce como consequência de altos impostos serem pagos". É uma proposição composta então?
Por causa do uso do termo consequência, como nosso colega falou?
Estou em dúvida entre essas duas interpretações.
-
Pessoal, espero que os ajude:
Ao analisar uma assertiva como esta faço quase uma análise sintática, tentando indentificar os termos que integram a oração através do sistema S-V-C (sujeito, verbo e complemento), verifico quais conectivos presentes e por fim a semântica da coisa...
Apesar de no campo do abstrato, tenho mitigado minhas dúvidas acerca da classificação de proposições lógicas desta forma e tem dado certo!
Abraço a todos!
-
ERRADO - Vou aproveitar o exemplo de um amigo abaixo para explicar a diferença
1º CASO - “A escola não prepara com eficácia o jovem para a vida, pois o ensino profissionalizante não faz parte do currículo da grande maioria dos centros de ensino” estaria corretamente representada por P -> Q, em que P e Q fossem proposições lógicas convenientemente escolhidas." (CERTO)
Percebe-se que nesse primeiro caso há 2 proposições, pois elas estão representadas por 2 orações (que podem ser valoradas como V ou F):
P1: A escola (sujeito) não prepara (verbo) com eficácia o jovem para a vida (complemento)
P2: o ensino profissionalizante (sujeito) não faz (verbo) parte do currículo da grande maioria dos centros de ensino (complemento)
E essas duas orações são ligadas pelo conectivo lógico "pois", que estabelece uma relação de consequência/causa (Também poderia ser utilizado "consequência", "causa", "se... então", "quando")
2º CASO (Essa questão) - A sentença “O crescimento do mercado informal, com empregados sem carteira assinada, é uma consequência do número excessivo de impostos incidentes sobre a folha de pagamentos” pode ser corretamente representada, como uma proposição composta, na forma P->Q, em que P e Q sejam proposições simples convenientemente escolhidas. (ERRADO)
Nesse caso há somente 1 proposição (simples), pois temos apenas 1 oração (que pode ser valorada em V ou F)
P: O crescimento do mercado informal (sujeito), com empregados sem carteira assinada (aposto explicativo), é (verbo) uma consequência do número excessivo de impostos incidentes sobre a folha de pagamentos (complemento)
Que também poderia ser reescrita:
P': O número excessivo de impostos incidentes sobre a folha de pagamentos (sujeito) é (verbo) a causa do crescimento do mercado informal, com empregados sem carteira assinada (complemento)
As orações P e P' dão a ideia de causa e consequência, porém para caracterizar proposições compostas elas deveriam ser representadas por 2 orações, o que não é o caso.
Vou postar aqui mais alguns vários exemplos para que possam fixar melhor, use sempre o conceito do nº de orações que possam ser valoradas como V ou F (lembre-se que frases no imperativo, exclamativo, interrogativo ou optativas ou abertas não podem ser valoradas, portanto não são proposições lógicas):
Q368660 (CESPE - 2014 - CADE - Nível Médio - Conhecimentos Básicos)
A sentença “Os candidatos aprovados e nomeados (sujeito) estarão subordinados (Locução verbal) ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (complemento)” é uma proposição lógica composta. (ERRADA)
Q355836 (CESPE - 2013 - STF - Técnico Judiciário - Área Administrativa)
A sentença “A indicação de juízes para o STF deve ser (imperativo) consequência de um currículo que demonstre excelência e grande experiência na magistratura” pode ser corretamente representada na forma P→Q, em que P e Q sejam proposições simples convenientemente escolhidas. (ERRADA - Está errada por ser imperativo "deve ser")
Q344285 (CESPE - 2013 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 1)
A sentença “Quem é o maior defensor de um Estado não intervencionista, que permite que as leis de mercado sejam as únicas leis reguladoras da economia na sociedade: o presidente do Banco Central ou o ministro da Fazenda? (Frase Interrogativa)" é uma proposição composta que pode ser corretamente representada na forma (P∨Q)∧R, em que P, Q e R são proposições simples convenientemente escolhidas. (ERRADA - Frase interrogativa)
Q321711 (CESPE - 2013 - ANS - Analista Administrativo)
A expressão “Como não se indignar, assistindo todos os dias a atos de violência fortuitos estampados em todos os meios de comunicação do Brasil e do mundo?” é uma proposição lógica que pode ser representada por P -> Q , em que P e Q são proposições lógicas convenientemente escolhidas. (ERRADA - Frase interrogativa)
Q313207 (CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental - Tema 2)
A proposição “Fiscalizar os poderes constituídos (Sujeito) é (verbo) um dos pilares da democracia (complemento) e garantir a liberdade de expressão (sujeito), [é] (Verbo) outro pilar da democracia (complemento)” pode ser corretamente representada por P∧Q. (CERTA)
-
Pessoal, observem o comentario de nossa colega dani logo abaixo, otimo comentario e esclarece as duvidas de uma maneira ampla. parabens.....
-
Essa questão considero uma espécie de pegadinha. Segundo o comentário do prefessor (disponibilizado na questão), não devemos cair no erro de considerar a palavra "consequencia" um conectivo.
Outras "pegadinhas" famosas:
Utilizar sujeito composto em proposição simples:
"Maças e Laranjas são doces" - É uma proposição simples
Sentença paradoxal:
"Esta frase é uma mentira" - Não é proposição
-
Eu considero como sendo sim uma proposição composta, na verdade a banca cobrou o assunto "condição" e explico:
Explicação: no conectivo "se então" o antecedente é condição SUFICIENTE, o consequente é condição NECESSÁRIA. Ou seja: P= "O crescimento do mercado informal, com empregados sem carteira assinada" Q=, "é uma consequência do número excessivo de impostos incidentes sobre a folha de pagamentos”
Percebe-se, ao ler a frase, que P não seria condição SUFICIENTE para Q (P-->Q), mas sim Q seria suficiente para P (Q-->P), pois é o "número excessivo de impostos incidentes sobre a folha de pagamentos" (Q) que fazem com que haja " O crescimento do mercado informal [...]" estão vendo como faz mais sentido?
Portanto a correta representação, como uma proposição composta, seria na forma Q->P.
-
Excelente explicação da Dani. Uma verdadeira aula de Raciocínio Lógico.
-
Eu pensei exatamente como o Marcones!
-
Excelente comentário da Dani, além de ser uma aula de Raciocínio Lógico, é também de Análise Sintática! :)
-
Lendo o comentário da Dani, me surgiu uma dúvida.
Não é vedado o uso da vírgula entre sujeito e verbo ?
Não estou afirmando que estou certo, isso é só uma dúvida minha.
-
Lucas, essa é a regra geral. No entanto, quando há expressão intercalada (oração, aposto etc), esta deve vir separada por vírgulas.
-
Excelente explicação de Dani Concursanda!! Obrigada!!
-
Proposição simples, demonstra uma única ideia, pode ser verdadeira ou falsa.
-
“O crescimento do mercado informal, com empregados sem carteira assinada, é uma consequência do número excessivo de impostos incidentes sobre a folha de pagamentos”
O que devemos analisar para a CESPE:
Número de verbos: 1 verbo, 1 oração, proposição simples
Cuidado! Se você for analisando logo de cara, tentando "fazer uma condicional", vai coneguir!!
Melhor caminho é sempre ver se é uma proposição composta ou não antes de ver o tipo de proposição!
-
“O crescimento do mercado informal, com empregados sem carteira assinada, é uma consequência do número excessivo de
APOSTO EXPLICATIVO VL
impostos incidentes sobre a folha de pagamentos”
=================================================================================
P: “O crescimento do mercado informal é uma consequência do número excessivo de impostos incidentes sobre a folha de pagamentos”
-
Proposição simples. Podemos perceber que segue uma só linha de pensamento, uma só ideia.
-
Errada
É uma proposição simples, onde não se pode extrair mais de uma com sentido completo. Não tem nem como ver qual é o antecedente(condição suficiente) ou qual é o consequente(condição necessária).
-
Quando for questão assim, procura os verbos primeiro
1 verbo ''ser''
1 oração
Preposição simples
-
Não há lógica nisso. se a banca bem quisesse, poderia colocar o gabarito como "certo" e justificá-lo. Há questões parecidas com essa que a banca coloca como certo, e aparecem justificativas. Muito relativo.
-
ATENÇÃO COM A PALAVRA CONSEQUÊNCIA!
Quando a palavra consequência aparecer na frase observe se há uma relação de causa/efeito e se houver será proposição composta. Além disso, se há entre a palavra "consequência" dois verbos (de preferência no infinitivo) será uma proposição composta, se não houver, é simples.
Ex.: Passar (v. no infinitivo) é uma consequência de estudar (v. no infinitivo) = prop. composta
Ex.: A educação é (apenas um verbo) uma consequência de um país sério = prop. simples
A estabilidade econômica é (um verbo) dever do Estado e consequência (não há verbo após a palavra consequência) do controle rígido da inflação = proposição SIMPLES.
-
Para auditor todas são obvias,brincadeira como para tecnicos tudo e dificil.
-
Muitas explicações incorretas e imprecisas...
Experimente o mais simples: procure pelos conectotivos clássicos: E, OU, SE, ENTÃO, SOMENTE
Não encontrou? Pode assinalar como PROPOSIÇÃO SIMPLES sem medo de ser feliz !
-
ERRADO
ESSA MALDITA QUESTÃO CAIU NA PROVA DA ABIN 2018
ELA INDUZ A GENTE ERRAR QUANDO FALA EM "consequência" QUERENDO VALORAR COMO "SE ENTÃO"
Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: Oficial Técnico de Inteligência - Conhecimentos Gerais
Julgue o item a seguir, a respeito de lógica proposicional.
A proposição “A vigilância dos cidadãos exercida pelo Estado é consequência da radicalização da sociedade civil em suas posições políticas.” pode ser corretamente representada pela expressão lógica P→Q, em que P e Q são proposições simples escolhidas adequadamente.
GABARITO ERRADO
-
Tem o conectivo ? Não .Então, Pau no burro.
-
O crescimento do mercado informal, com empregados sem carteira assinada, é uma consequência do número excessivo de impostos incidentes sobre a folha de pagamentos
VERBO ANTE...é uma consequência do. VERBO DEPOIS BIZU: JHONI FOCUS ! SÓ VAI SER UMA CONDICIONAL " SE NÃO " SE ANTES DA PARTE EM VERMELHO TIVER VERBO E DEPOIS DA PARTE VERMELHA TIVER VERBO. Lembrando que o "é " em vermelho não conta.
EX: ESTUDAR É UMA CONSEQUENCIA DE PASSAR . VERBO ANTES E DEPOIS.
-
Já sabemos que o posicionamento do CESPE é que se temos apenas uma oração principal, estamos diante de uma oração simples. “O crescimento do mercado informal, com empregados sem carteira assinada, é uma consequência do número excessivo de impostos incidentes sobre a folha de pagamentos”.
Podemos ver que não é possível reduzir a frase, também não temos nenhum conectivo, portanto, esta é uma proposição simples.
Desta forma, não podemos representa-la como uma proposição composta P Q.
Importante: Quando a palavra consequência aparecer na frase, devemos observar se há uma relação de causa/efeito e se houver será proposição composta. Além disso, se há entre a palavra "consequência" dois verbos (de preferência no infinitivo) será uma proposição composta, se não houver, é simples.
-
Gab E Proposição Simples
-
Na condicional ( →):
- O antecedente é condição suficiente para o consequente e;
- O consequente é condição necessária para o antecedente.
"é consequência de" -> para ser condicional tem que ter "verbo antes e depois" -> se ñ tiver um dos dois verbos: proposição "simples".
VEJA-SE:
Q555366 A sentença “A aprovação em um concurso é consequência de um planejamento adequado de estudos" pode ser simbolicamente representada pela expressão lógica P → Q, em que P e Q são proposições adequadamente escolhidas. Gabarito: Errado
-
SEGUI O MESMO RACIOCINEO