SóProvas


ID
103396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Naval
Assuntos

Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

A dimensão da bacia de evolução é função do comprimento e manobrabilidade da embarcação tipo, assim como do tempo disponível para a manobra ser efetuada. A dimensão considerada ideal reserva espaço para a inscrição, no seu interior, de um círculo cujo diâmetro é igual ao comprimento entre perpendiculares da embarcação tipo.

Alternativas
Comentários
  • Bacia de evolução são as Área fronteiriça às instalações de acostagem, reservada

    para as evoluções necessárias às operações de atracação e desatracação dos navios no porto. A dimensão da bacia é determinada no Plano de Zoneamento do Porto e, ainda, através da Autoridade Portuária fica já determinado a dimensão dos navios que podem acessá-la, levando em consideração suas características. Sendo um local instalado previamente nas proximidades do cais, dotado de dimensões e profundidades adequadas, cuja finalidade é fundear e manobrar as embarcações.

    Sua dimensão não é em função das manobras, tempo disponível e forma de utilização e sim de ACORDO COM AS DISPONIBILIDADE NATURAL DA BACIA DE EVOLUÇÃO BEM COMO AS INTERVENÇÕES HUMANAS QUE FORAM AUTORIZADAS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES (Dragagem entre outros). Através da dimensão da Bacia que se determina as manobras que podem ser efetuadas, tempo disponível, navio que pode navegar por ela, entre outros fatores

  • A melhor forma de uma bacia de evoluçao consiste em uma área circular cujo diametro é 3x comprimento total da embarcaçao tipo. PIANC 2014

  • Dimensionamento e dimensão são assuntos diferentes.

    A questão pede dimensionamento.

    O dimensionamento é função do comprimento da embarcação, tipo de manobra e o tempo para efetuar a manobra.

    Já o diâmetro é superior ao comprimento da embarcação, caso contrário não teria folga nenhuma pra manobra.

    Pode ser até 10x o comprimento da embarcação.

    (R=5*L)

    (D=2R)

    ___

    O canal de acesso é definido como a ligação hidroviária entre a bacia de evolução do porto e águas profundas (LIGTERINGEN & VELSINK, 2012). Os três parâmetros principais de projeto são alinhamento, largura e profundidade. Um canal de acesso pode ter um ou dois sentidos de navegação, permitir ou não a ultrapassagem de embarcações, dentre outras restrições operacionais.

    _

    A bacia de evolução ou de giro é o local destinado à manobra das embarcações ao atracarem e desatracarem. O local deve estar protegido da ação de ondas, correntes e ventos, e estar situado preferencialmente próximo aos berços (ALFREDINI & ARASAKI, 2014). Suas dimensões são função do comprimento e manobrabilidade da embarcação-tipo, além do tempo disponível para a manobra.

    _

    Fundeadouro ou área de fundeio é o local onde as embarcações aguardam a permissão para atracar no porto. Naturalmente, existem diretrizes de segurança que devem ser seguidas, e recomendações da Marinha sobre locais onde o fundeio é proibido. As áreas de fundeio são geralmente externas ao porto, no entanto é possível a presença de fundeadouros internos, como ocorre em Santos (PORTO DE SANTOS, 1999).

    _

    As bacias de berço são as áreas molhadas destinadas à atracação das embarcações, sendo suas dimensões estabelecidas em função da embarcação-tipo, conforme indicado por diretrizes apontadas por Alfredini & Arasaki (2014) e Ligteringen & Velsink (2012). 

    https://core.ac.uk/download/pdf/30409706.pdf

    _____

    Bacia de evolução e anteporto: dimensionamento em função do comprimento da embarcação de projeto.

    • R = (2,75 a 5,00) * L
    • R = Raio da bacia de evolução
    • L = Comprimento da embarcação de projeto

    https://slideplayer.com.br/slide/7306839/