SóProvas


ID
1033996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, relativos a fármacos que atuam no sistema gastrintestinal e suas interações.

O hidróxido de alumínio e o hidróxido de magnésio são contraindicados para o tratamento de refluxo gastresofágico por apresentarem sinergismo de efeito adverso.

Alternativas
Comentários
  • O hidróxido de alumínio e o hidróxido de magnésio são compostos alcalinos que neutralizam diretamente o ácido estomacal, levando ao alívio da azia e da dor estomacal. Não possuem indicação para tratar refluxo gastroesofágico.

  • Na verdade, essa associação é até interessante, pois o Alumínio constipa e o Magnésio aumenta a motilidade do intestino. Como ambos aumentam o pH estomacal, cumprem a finalidade pretendida e um antagoniza o efeito adverso do outro.

  • As formulações antiácidas que contêm hidróxido de magnésio ou hidróxido de alumínio reagem lentamente com o HCl, formando cloreto de magnésio ou cloreto de alumínio e água. Como os sais de magnésio não absorvidos podem causar diarreia osmótica, e os sais de alumínio podem provocar constipação intestinal, esses fármacos costumam ser administrados juntos em formulações comerciais para minimizar o impacto sobre a função intestinal.