SóProvas


ID
1034251
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as proposições a seguir, referentes aos “conceitos relativos às atividades que compõem o processo de inovação”. Com base em Moreira e Queiroz (2007), atribua a elas verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) Pesquisa básica pode ser estudo teórico ou experimental que visa a contribuir, de forma original ou incremental, para a compreensão dos fatos e fenômenos observáveis, teorias, sem ter em vista uso ou aplicação específica imediata.
( ) Desenvolvimento experimental é uma investigação original concebida pelo interesse em adquirir novos conhecimentos, porém primordialmente dirigida em função de um objetivo prático específico.
( ) Pesquisa aplicada é o trabalho sistemático, delineado a partir do conhecimento preexistente, obtido por meio da pesquisa e/ou experiência prática, e aplicação na produção de novos materiais, produtos e aparelhagens e no estabelecimento de novos processos, sistemas e serviços.
( ) Engenharia não rotineira envolve atividades de engenharia diretamente relacionadas ao processo de inovação, envolvendo o desenvolvimento de produtos e processos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • (VERDADEIRO) Pesquisa básica pode ser estudo teórico ou experimental que visa a contribuir, de forma original ou incremental, para a compreensão dos fatos e fenômenos observáveis, teorias, sem ter em vista uso ou aplicação específica imediata.

    Estudo teórico ou experimental que visa contribuir de forma original ou incremental para a compreensão sobre os fatos e fenômenos observáveis, teorias, sem ter em vista uso ou aplicação específica imediata. A pesquisa básica analisa propriedades, estruturas e conexões com vistas a formular e comprovar hipóteses, teorias etc. 
     OECD. Frascati Manual. Paris, OCDE, 1993, cap.2, pag.29




    (FALSO) Desenvolvimento experimental é uma investigação original concebida pelo interesse em adquirir novos conhecimentos, porém primordialmente dirigida em função de um objetivo prático específico.

    É o trabalho sistemático, delineado a partir do conhecimento pré-existente, obtido através da pesquisa e/ou experiência prática, e aplicado na produção de novos materiais, produtos e aparelhagens, no estabelecimento de novos processos, sistemas e serviços, e ainda no substancial aperfeiçoamento dos já produzidos ou estabelecidos. 
    OECD. Frascati Manual. Paris, OCDE, 1993, cap.2, pag.29 




    (FALSO) Pesquisa aplicada é o trabalho sistemático, delineado a partir do conhecimento preexistente, obtido por meio da pesquisa e/ou experiência prática, e aplicação na produção de novos materiais, produtos e aparelhagens e no estabelecimento de novos processos, sistemas e serviços.

    É uma investigação original concebida pelo interesse em adquirir novos conhecimentos. É, entretanto, primordialmente dirigida em função de um objetivo prático específico. A pesquisa aplicada é realizada ou para determinar os possíveis usos para as descobertas da pesquisa básica ou para definir novos métodos ou maneiras de alcançar um certo objetivo específico e pré-determinado.
    OECD. Frascati Manual. Paris, OCDE, 1993, cap.2, pag.29




    (VERDADEIRO) Engenharia não rotineira envolve atividades de engenharia diretamente relacionadas ao processo de inovação, envolvendo o desenvolvimento de produtos e processos.
    Atividades de engenharia diretamente relacionadas ao processo de inovação, envolvendo o desenvolvimento de produtos/processos. Inclui as seguintes atividades:

    "design" (produção de planos e desenhos que especificam, técnica e operacionalmente, os elementos necessários à concepção, desenvolvimento, manufatura e comercialização de novos produtos e processos);
     projeto, a confecção e as mudanças de ferramental a ser utilizado em novos produtos /processos;
    estabelecimento de novos métodos e padrões de trabalho;
    os rearranjos de planta requeridos para implementação de novos produtos e processos.
     ANPEI. Indicadores empresariais de inovação tecnológica. São Paulo, 1999.


    http://www.finep.gov.br/o_que_e_a_finep/conceitos_ct.asp