SóProvas


ID
1034371
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na evolução histórica do processo administrativo, idealizou-se o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action), que em português compreende as etapas de planejar, executar, controlar e agir. O Ciclo PDCA foi idealizado na década de 1930; porém, ficou popular somente na década de 1950, com a disseminação dos trabalhos sobre qualidade de William Deming. Segundo Maximiano (2007), o idealizador do Ciclo PDCA foi:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: D



    a) Henry Ford:    Henry Ford talvez seja uma das pessoas mais conhecidas do mundo da Administração moderna por ter
    projetado o sistema de linha de montagem. Henry Ford estabeleceu, enfim, alguns princípios que ao longo dos anos serviram de base para a doutrina chamada de Fordismo. Entre as principais ideias que utilizava para fazer prosperar seus negócios destacavam-se os seguintes princípios: 
    Intensificação: estreitar o tempo entre a produção e disponibilização do produto
    Economicidade: diminuir ao máximo o estoque de matéria-prima em transformação com objetivo de recuperar rapidamente os gastos; 
    Produtividade: elevar a produtividade do trabalhador por meio de especialização


     
    b) Henri Fayol:   Desenvolveu a chamada
    Teoria Clássica da Administração. A preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais. Dai a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização.
     


    c) Peter Drucker:   A grande contribuição  de Peter Drucker para a administração foi vislumbrar as
    mudanças econômicas e administrativas e os novos comportamentos dos executivos a nova forma de  gerenciar, uma mudança que se teve começo não  pela base, mas sim pelo topo da pirâmide organizacional.



    d)Walter Shewhart :  PDCA é uma sigla, dos termos em inglês: Plan – Do – Check – Action, que significam planejar, fazer, verificar e agir (corretivamente).
     O PDCA, ou Ciclo PDCA, é também conhecido por Ciclo de Shewhart (Walter Shewart), que foi quem o idealizou na década de 1930, e ainda por Ciclo de Deming (W. Edward Deming), seu principal divulgador na década de 1950, na reconstrução do Japão após a 2ª. Guerra.
  • O ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming é um ciclo de desenvolvimento (def.: Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_PDCA). Introduzido no Japão no período pós-guerra, foi idealizado por Walter A. Shewhart na década de 20 e amplamente divulgado e aplicado por Deming em 1950 (William Edwards Deming foi professor/consultor de renome internacional na área da Qualidade, tendo levado a indústria japonesa a adotar novos princípios de administração. Como reconhecimento por sua contribuição à economia japonesa a JUSE instituiu o Prêmio Deming. Publicou mais de 200 trabalhos, dentre os quais: “Quality, Productivity and Competitive Position” e “Out of the Crisis” (traduzido com o título “Qualidade: A Revolução da Administração”. Neste livro Deming apresenta os “Quatorze Princípios”, contendo os pontos básicos de sua filosofia. Em 1993 publicou o seu último livro “The New Economics” (MIT-1993) no qual apresenta o tema “Profound Knowledge”. O Ciclo PDCA é também conhecido como o ciclo de Deming. Faleceu em dezembro de 1993). b.       O ciclo PDCA tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como por exemplo na gestão da qualidade, dividindo-a em quatro principais partes.
    c.       O PDCA começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas; checa-se o que foi feito e compara com o que foi planejado constantemente e repetidamente, e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos reduzir defeitos no produto ou no processo.

    2. Os passos são:

    a.       P = PLAN ou Planejamento;
    b.       D= DO ou Execução;
    c.       C= CHECK ou Verificação e Controle;
    d.       A= ACTION ou Ação Preventiva.
    00361
  • Tudo é história...

  • Segundo Daychouw (2007), o ciclo PDCA também é conhecido como ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, e foi introduzido no Japão após a guerra. Foi idealizado por Shewhart, mas foi Deming quem o divulgou e efetivamente, o aplicou. Este ciclo tem por natureza, tornar mais transparente e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, dividindo -a em quatro passos fundamentais, que são os seguintes:
    ðPlan (Planejamento): Criar um referencial futuro, estabelecer missão, visão, objetivos (metas), procedimentos e processos (metodologias) necessários para o alcance dos resultados.
    ðDo (Execução): Realizar, executar as atividades.
    ðCheck (Verificação): Monitorar e avaliar periodicamente os processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações e, eventualmente, confeccionando relatórios.
    ðAct (Ação): Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, a eficiência e a eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.

    O PDCA é aplicado principalmente nas normas de sistemas de gestão e deve ser utilizado (pelo menos na teoria) em qualquer organização de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área ou departamento (vendas, compras, engenharia etc.). O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se o que foi feito, se estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente) e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar os defeitos no produto ou na execução. (DAYCHOUW, 2007, p. 131).
  • Ciclo PDCA, CICLO DE SHEWHART, CICLO DA QUALIDADE, CICLO DE DEMING ou RODA DE DEMING
    Shewhart foi responsável pela criação das Cartas de Controle e do Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), que direcionaria a análise e solução do problema, percorrendo o ciclo Planejar, Executar, Verificar os resultados e por fim Agir, ou seja, implementar a melhoria, com enfoque de progresso contínuo.
    Segundo leciona Agostinetto (2006), o Ciclo PDCA foi criado por Walter Shewhart na década de 20 e difundido por Deming na década de 50. Por esse motivo o ciclo é também conhecido como Ciclo de Deming, e é o método mais genérico de processo de melhoria contínua, sendo amplamente aplicado a políticas de gestão de qualidade. Ele consiste em quatro etapas, que são:
    P: Planejar
    D: Executar
    C: Verificar
    A: Agir

    Segundo Neves (2007), o ciclo PDCA é uma ferramenta utilizada para aplicações das ações de controle dos processos, planejamento da qualidade, manutenção de padrões e alterações da diretriz de controle, ou seja, realizar melhorias.
    Campos (1992), afirma que o ciclo PDCA é composto das seguintes etapas:
    1. Planejamento (P –PLAN): estabelecer metas a serem compridas; estabelecer o método para alcançar as metas propostas; traçar as estratégias e ações para resolver o problema ou atingir a meta.
    2. Execução (D –DO): executar as tarefas exatamente como foi previsto na etapa de planejamento; coletar dados que serão utilizados na próxima etapa de verificação do processo.
    Na etapa de execução são essenciais a educação e o treinamento no trabalho.
    3. Checar (C –CHECK): a partir de dados coletados na execução e comparar o resultado alcançado com a meta planejada; identificar os desvios na meta ou no método.
    4. Agir (A –ACT): no caso das metas terem sido alcançadas, decide-se então, adotar como padrão o plano proposto, ou caso o plano não tenha sido efetivo, deve-se agir sobre as causas do não atendimento das metas.

  • Para responder corretamente ao que nos é questionado, precisamos conhecer quem foi o responsável por criar o ciclo PDCA. Vamos às alternativas em busca da opção correta.

    A - incorreta. Henry Ford foi um empreendedor e engenheiro mecânico estadunidense responsável pela fundação da Ford (empresa automotiva), ele foi o responsável por consolidar e expandir o modelo de administração de Frederick Taylor.

    B - incorreta. Henri Fayol foi um engenheiro francês e um dos teóricos clássicos da ciência administrativa, sendo o fundador da teoria clássica da administração.

    C - incorreta. Peter Drucker é tido como o pai da administração moderna, ele é um dos principais expoentes da Teoria Neoclássica e pai da Administração por Objetivos.

    D - correta. O ciclo de Deming, ou PDCA, representa uma sequência de atividades (Plan, Do, Check, Act) que busca a melhoria contínua dos processos de gestão. Foi idealizado pelo americano Walter Andrew Shewhart e implementado por William Deming, no Japão.

    O ciclo PDCA (também conhecido por ciclo de melhoria contínua) é uma ferramenta que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas (Rennó, 2013) e garantir o alcance de metas organizacionais.

    Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D