RAID 0
Com RAID 0 (Zero), você tem duas ou mais unidades que irão agir como se fossem um único drive ou disco, através de uma técnica chamada divisão de dados ou data striping. O Raid 0 no entanto, também oferece uma proteção "0" (Zero). Por exemplo, caso você utilize 2 discos neste padrão e apenas um destes discos falhar, você terá a mesma consequência: A total perda dos dados, mesmo tendo outro disco em perfeito estado de funcionamento.
RAID 1
No RAID 1 os discos rígidos são espelhados, por isso o nome de Mirroring. Isto proporciona redundância caso um disco dê algum problema e pare, você ainda terá seus dados/sistemas intactos. Ao contrário do RAID 0, onde o espaço total combinado das unidades é usado, no RAID 1 utiliza-se apenas metade do espaço, uma vez que a segunda unidade será usada para redundância, ou seja "um espelho" ou clone do disco. -portanto, com 2 discos rígidos de 500GB em RAID 1, você terá apenas 500Gb de armazenamento. Para utilizar RAID 1, ambos os discos rígidos necessitam ser de tamanhos (de armazenamento) exatamente iguais.
RAID 5
O RAID 5 é provavelmente, o nível mais popular usado em servidores hoje. Com RAID 5 você tem uma junção de desempenho e uso eficiente do espaço de armazenamento, sacrificando apenas uma fração do espaço total. Diferente do método para armazenar cópias completas espelhadas, como no caso do RAID 1, no RAID 5 a redundância é distribuída entre todas as unidades utilizando um sistema de paridade que mantém a integridade dos dados. Os arquivos são divididos em fragmentos e para cada grupo destes fragmentos, é gerado um outro fragmento adicional, contendo os códigos de paridade. Uma operação que, ao invés de reservar um HD inteiro para a tarefa, os códigos de correção são espalhados por todos os discos. Desta forma, é possível gravar dados simultaneamente em todos os HDs, melhorando o desempenho e graças aos bits de paridade, é possível recuperar os dados de qualquer um dos HDs que eventualmente falhe, pois o sistema pode continuar funcionando normalmente, mesmo sem um dos HDs.
Fonte: http://escreveassim.com.br/2013/07/02/o-que-e-raid-conheca-seus-tipos-e-niveis-mais-comuns/
Gab E