SóProvas


ID
1036330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Se é possível criticar a teoria da cidadania por prestar excessiva atenção aos programas sociais institucionais — crítica similar à que se faz à perspectiva dos serviços sociais —, tal teoria também pode ser julgada por definir a noção de igualdade como parâmetro de avaliação dos programas sociais.

À luz da afirmação acima, julgue os itens subseqüentes.

Quando se relaciona Estado e esfera pública, o que está em foco é a relação entre o papel e o tamanho do Estado na condição de provedor e produtor de bens e serviços para garantir os direitos de cidadania.

Alternativas
Comentários
  • Gabrito errado-  Pfeifer,( 2014) ,faz a seguinte consideração,"o projeto neodesenvolvimentista aponta para a consolidação de um tipo de “Estado neointervencionista” (Diniz e Boschi, 2013). Seu papel não se coloca mais como produtor direto de bens e serviços, como um “Estado-empresário” (Oreiro e Paula, 2009) tal como ocorreu no contexto do nacional-desenvolvimentismo. Asseguram que o projeto novo-desenvolvimentista não propõe a redução do tamanho do Estado, mas sim a sua reconstrução “tornando-o mais forte, e mais capaz no plano político, regulatório e administrativo, além de financeiramente sólido” (Oreiro e Paula, 2009, p. 6) ."

    Fonte: O “social” no interior do projeto neodesenvolvimentista,Mariana Pfeifer.