SóProvas


ID
103648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de cultura organizacional, julgue os itens a seguir.

O presidente de um banco que por muitos anos tenha disseminado uma cultura de valorização da disciplina e de cumprimento inquestionável das normas internas em detrimento da inovação e da criatividade não pode ser considerado um exemplo de herói.

Alternativas
Comentários
  • Heróis: são pessoas que em suas ações,personificam ou personificaram os valores da organização, constituindo assim uma referência dentro da organização.
  • Cada organização tem sua própria Cultura Organizacional, adaptada às suas necessidades para melhor desempenho de suas atividades. Nada impede que uma empresa mais rígida com o cumprimento de regulamentos seja uma boa organização, logo, é possível que um presidente com a postura em tela seja considerado um herói, ou seja, ele supriu as necessidades daquela organização.

  • Errada a questão, pois pode sim ser considerado um herói da organização.
    Heróis organizacionais são modelos de papeis que personificam o sistema de valores culturais e que definem o conceito de sucesso na organização, estabelecendo um padrão de desempenho e motivando os integrantes da empresa.Pode até ser um valor cultural que não está de acordo com as modernas práticas organizacionais, mas não deixa de ser o valor que ele considera de sucesso para a organização.
  • ERRADO


    PODE SER COMPREENDIDO COMO HERÓI , PARA A ADMINISTRAÇÃO , ALGUÉM QUE PRESERVA  CULTURA DE UMA EMPRESA OU AMBIENTE , REALIZANDO ESSA DE MANEIRA CORRETA E SENDO REFERÊNCIA EM PROSSEGUIR NO SISTEMA .



    EM ADMINISTRAÇÃO PARA CONCURSO QUASE TUDO QUE AGENTE PENSA TA ERRADO . 

    PRA MIM UM CARA DESSE NÃO HERÓI , MAS PARA OS TEÓRICOS ADMINISTRATIVISTAS É , PORTANTO ERRADO .
  • LEMBREM QUE EXISTEM TANTO HERÓIS POSITIVOS, COMO HERÓIS NEGATIVOS EM UMA CULTURA ORGANIZACIONAL...
  • Acredito que o colega Alexander tenha se equivocado. Heróis são pessoas que fortalecem a organização e a história dela. Pela própria semântica da palavra herói não permite a idéia de algo negativo. Talvez existe um anti-herói.
  • Se o administrador ao manter a cultura da organização conservadora e desta forma estar trazendo resultados à empresa, ele pode sim ser considerado um herói.

  • Gabarito: ERRADO

    Elementos da cultura organizacional.

    Heróis: Trata-se das pessoas que fizeram e/ou fazem história dentro da organização por meio de ações que a fortaleceram. Podem ser tanto personagens reais quanto imaginários. São aqueles que, mesmo ausentes, deixaram uma marca, fixaram uma forma de pensar, seja positiva ou negativa. São eles que personificam os valores adotados pela empresa. Podemos citar diversos exemplos de heróis: Antônio Ermínio de Moraes; Henry Ford e Bill Gates etc.

    FONTE: Livro Gestão de pessoas para concursos, Andreia Ribas e Cassiano Salim, página 388
  • Justificativa da resposta: Não existe cultura BOA ou RUIM POR NATUREZA. Uma cultura pode ser burocrática e ter sucesso, assim como outra pode ser voltada para resultados e também ter sucesso.

  • Heróis: pessoas que fizeram parte da organização de uma maneira fortificada, representando coragem, força e/ou determinação. Um exemplo famoso de mito de uma empresa pode ser o empresário do grupo Votorantin, Antônio Ermínio de Moraes.

  • Lembrando que heróis são artefatos, ou seja, se encontram no primeiro nível na análise da cultura organizacional (iceberg), sendo facilmente visíveis/reconhecidos. Ah! E não são, necessariamente, o que o Steve Jobs representa para a Apple; podem ser apenas um vendedor que se destaca por compartilhar os valores da empresa, se tornando uma referência para os demais membros de sua equipe e sendo bem visto pela gerência.

  • Eu aprendi que heróis podem ser tanto positivos quanto negativos,

     

    Gabarito ERRADO.

     

  • Tudo depende do tipo de organização. Numa organização burocrática ele seria sim um herói.

  • Errado.

    Heróis são pessoas que marcaram a organização - positiva ou negativamente-, que são lembradas.

  • Gab errado

    herói é o cara que faz o que tem que ser feito.