SóProvas


ID
1036534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os diferentes biomas brasileiros apresentam problemas que precisam ser analisados nos respectivos contextos. Acerca desses problemas, relacionados de modo específico à Amazônia, julgue o  item  seguinte.

A relação entre o desmatamento na Amazônia e a expansão da agricultura de grãos, sobretudo da soja, é direta, visto que se derruba a floresta para o plantio imediato desse grão.

Alternativas
Comentários
  • Após o desmatamento um manejo prévio de preparação do solo é necessário.

  • O relatório do Grupo Interministerial criado para combater o desmatamento na Amazônia informa que cerca de 80% de toda a área desmatada na Amazônia Legal é resultante da atividade pecuária, principalmente para a implantação de grandes e médias pastagens. A disponibilidade de terras baratas e, em diversos casos, a falta de cumprimento da legislação ambiental e trabalhista, tem beneiciado a expansão da pecuária na Amazônia (Brasil, 2004).Poucos produtores de soja cortam diretamente a loresta primária para a plantação de soja; ao invés disso, eles compram terras já desmatadas para pastagem ou de pequenos agricultores. Contudo, o efeito indireto do avanço da soja é importante, pois no momento que a soja avança para áreas de pastagens ou em terras agrícolas abandonadas, estes se movimentam para as áreas de fronteira na Amazônia e promovem o desmatamento de novas áreas lorestais. Em alguns locais da Amazônia, a pecuária tradicional e a agricultura familiar estão dando lugar à soja, sendo estes empurrados para novas áreas, que são desmatadas e intensamente exploradas por madeireiros, repetindo o ciclo tradicional de uso e ocupação na Região Amazônica. https://www.alice.cnptia.embrapa.br › ...PDF A Geopolítica da Soja na Amazônia - alice Embrapa por EB de ANDRADE · 2005
  • Imediato não

  • E áreas de florestas geramlmente ocorre uma sequencia, primeiro a extração de madeiras, substituição por pastagem e depois grandes campos de grãos.