SóProvas



Questões de Ecologia


ID
103570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em um planeta aquecido, mantenha o refrigerador ligado.
A floresta amazônica há muito deixou de ser tratada como o pulmão
do mundo, mas ganhou status ainda mais importante, o de
ar-condicionado da Terra. A preservação da mata é fundamental no
combate ao aquecimento global, apontam especialistas.
O Globo. "Planeta Terra", nov./2009, p. 20 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
inserção da Amazônia no quadro de desenvolvimento sustentável,
julgue os itens que se seguem.

Embora relativamente pouco extensa quanto à dimensão geográfica, a Amazônia é o ecossistema integralmente brasileiro mais conhecido no mundo, graças à formidável quantidade de água e de espécies que possui, e à sua importância para o clima global, como afirma expressamente o texto.

Alternativas
Comentários
  • Errado: "Embora relativamente pouco extensa quanto à dimensão geográfica, a Amazônia é o ecossistema integralmente brasileiro..."Muito extensa quanto à dimensão geográfica e não integralmente brasileira. Há pedaços da Amazônia em territórios do Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
  • procurando o tema de administração geral nessa questão.
  • ."MUIT0 extensa quanto à dimensão geográfica e não integralmente brasileira. Há pedaços da Amazônia em territórios do Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa."

  • No início do texto:

    A floresta amazônica há muito deixou de ser tratada como o pulmão do mundo ...

     

    Se ela deixou de ser o pulmão do mundo, logicamente antes era !

     

     

     

    Embora relativamente pouco extensa quanto à dimensão geográfica

    Afirmativa errada!

     

  • integralmente 

  • Gabarito Errada

    Pouco extensa ????

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • .."Muito extensa 

  • pegadinha da banca, resposta Errada!

  • Duas pegadinhas na questão. '' Pouco Extensa e '' integralmente ''


ID
333085
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A área de uso sustentável, em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotadas de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas. Tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
O texto acima refere-se à:

Alternativas
Comentários
  • Art .   15.   A  Área  de  Proteção  Ambiental  é  uma  área  em  geral extensa,   com  um  certo  grau  de  ocupação  humana,
    dotada  de  atribut os  abióticos,   bióticos,   estéticos  ou  culturais  especialmente  importantes  para  a  qualidade  de  vida  e  o
    bem­ estar  das  populações  humanas,   e  tem  como  objetivos  básicos  proteger  a  diversidade  biológica,   disciplinar  o
    processo  de  ocupação  e  assegurar  a  sustentabilidade  do  uso  dos  recursos  naturais. 


ID
540757
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O bioma Mata Atlântica é formado por um complexo conjunto de ecossistemas que conferem uma grande diversidade à paisagem. Qual dos ecossistemas a seguir NÃO é encontrado na Mata Atlântica?

Alternativas
Comentários
  • As savanas brasileiras ocorrem no cerrado, e não na mata atlântica.

    SOLUÇÃO: LETRA E

  • ECOSSISTEMAS DA MATA ATLÂNTICA

    Floresta ombrófila densa

    Floresta grandiosa e heterogênea, de solo bem drenado e com grande fertilidade, é caracterizada por apresentar árvores de folhas largas, sempre-verdes, de longa duração e mecanismos adaptados para resistir tanto a períodos de calor extremo quanto de muita umidade. Sua vegetação apresenta altura média de 15 metros, mas as grandes árvores chegam a atingir até 40 metros. O grande número de cipós, bromélias, orquídeas e outras epífitas (plantas aéreas) que se hospedam nas imponentes árvores dão a esta floresta um caráter tipicamente tropical.

    FLORESTA OMBRÓFILA MISTA OU MATA DE ARAUCÁRIA  (Floresta Estacional Semidecidual)

    Outra formação florestal da Mata Atlântica é a Floresta Ombrófila Mista ou Mata de Araucária, localizada principalmente na região Sul. O clima é subtropical, com chuvas regulares o ano todo, e temperaturas relativamente baixas.

    CAMPOS DE ALTITUDE

    No alto de serras, em geral acima de 900m, ocorrem formações conhecidas como Campos de Altitude. Na serra do Mar da região norte de Santa Catarina, no município de Garuva principalmente, temos a  ocorrência deste ecossistema .

    RESTINGA

    A Restinga é um ecossistema da Mata Atlântica que ocorre na região litorânea. É o mais ameaçado, restando pouquíssimas áreas, por causa da exploração imobiliária para casas de veraneio. Apresenta a vegetação com três tipos gradativos de crescimento.

    Junto à praia, em áreas sujeitas a ação direta dos ventos, marés, chuvas e ondas, existe um tipo de vegetação que se forma para proteger as dunas, chamada restinga de litoral. Na restinga de litoral poucas plantas conseguem se desenvolver, apenas vegetação rasteira, alguns capins e cipós que são adaptados ao sal e a areia lançada pelo vento.

    MANGUEZAIS

    Ecossistema característico de regiões tropicais, constantemente exposto ao regime de marés, dominado por espécies típicas, que apresentam uma série de adaptações às condições existentes neste ambiente. O litoral norte de Santa Catarina, sobretudo a baía da Babitonga, em Joinville e Araquari, é rico em manguezais. Áreas com mangues também ocorrem na foz do rio Itapocu.

    Referência:

    http://www.ra-bugio.org.br/mataatlantica_03.php

  • Comentários

    As savanas brasileiras ocorrem no cerrado, e não na mata atlântica.

    Mata Atlântica à Faixa litorânea de Norte a Sul do país;

    Mata Atlântica à Clima: Tropical úmido com alto índice pluviométrico;

    Mata Atlântica à característica da vegetação é  presença de árvores de médio e grande porte, que formam uma floresta densa

    Composição de mata Atlântica:

    ·        Floresta ombrófila densa,

    ·        Floresta ombrófila mista (araucárias),

    ·        Floresta ombrófila aberta;

    ·        Floresta estacional semidecidual

    ·        Floresta estacional deidual

    ·        Manguezais

    ·        Restingas

    ·        Campos de altitude

    ·        Brejos

    ·        Encraves do Nordeste

    SOLUÇÃO: LETRA E


ID
541180
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Qual o bioma brasileiro influenciado pelo clima subtropical, com ocorrência no sul do Brasil?

Alternativas
Comentários
  • Que venha o IBGE

    O clima Subtropical existe abaixo da linha do trópico de capricórnio, que corta o estado de SP, e com isso é possível eliminar as opções: Amazônia, Caatinga, Cerrado.

    Como é dito que a ocorrência é no SUL do Brasil, podemos eliminar também a Mata Atlântica, já que essa é nativa desde o Nordeste até o Paraná.

    Portanto, gabarito letra E

  • O bioma Amazônia ocupa cerca de 40% do território nacional. Nele estão localizados os estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima e algumas partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Também inclui terras de países próximos ao Brasil, como as Guianas, Suriname, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia.

    A floresta amazônica é conhecida como abrigo da maior biodiversidade do mundo, pois nela podem ser encontradas milhares de espécies animais, vegetais e micro-organismos. Além da variedade de seres biológicos, a região conta com muitos rios, os quais formam a maior reserva de água doce de superfície disponível no mundo. O clima que caracteriza a região é o equatorial úmido. Quanto ao relevo, é possível perceber diferentes formações, como planaltos e planícies.

    Vamos analisar com mais calma alguns elementos que compõem este rico bioma.     

    O Bioma Cerrado

    Imprimir

    E-mail

    O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.

    Considerado como um hotspots mundiais de biodiversidade, o Cerrado apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat. Do ponto de vista da diversidade biológica, o Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas.

     

    Mapa: Uol Educação

     

    A caatinga é um bioma que se concentra na região nordeste do Brasil. Ocupando cerca de 12% do território nacional, ela cobre grandes faixas do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e também um pedaço do norte de Minas Gerais.

    Nas regiões de caatinga, o clima é quente com prolongadas estações secas e o regime de chuvas influencia na vida de animais e vegetais. A diversidade de espécies é menor, quando comparado a outros biomas brasileiros como a Mata Atlântica e a Amazônia. Entretanto, estudos recentes revelam um alto número de espécies endêmicas, isto é, espécies que só ocorrem naquela região. A vegetação se caracteriza por arbustos tortuosos, com aspecto seco e esbranquiçado por quase todo ano. 

     

  • No Brasil, o bioma Campos Sulinos abrange parte do território do Rio Grande do Sul. São cerca de 170 mil Km2. Além das fronteiras do país, ele se estende por terras do Uruguai e da Argentina.

    Os campos sulinos são também conhecidos como pampas, palavra de origem indígena que quer dizer “região plana”. Na verdade, os pampas são apenas um pedaço das terras dos campos sulinos. O bioma engloba também campos mais altos e algumas áreas semelhantes a savanas.  

    Este bioma ocupa uma área de 1.110.182 Km², corresponde 13,04% do território nacional e que é constituída principalmente por mata ao longo da costa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. A Mata Atlântica passa pelos territórios dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, e parte do território do estado de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná,  Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. A Mata Atlântica apresenta uma variedade de formações, engloba um diversificado conjunto de ecossistemas florestais com estrutura e composições florísticas bastante diferenciadas, acompanhando as características climáticas da região onde ocorre.

    Cerca de 70% da população brasileira vive no território da Mata Atlântica, as nascentes e mananciais abastecem as cidades, esse é um dos fatores que tem contribuído com os problemas de crise hídrica, associados à escassez, ao desperdício, à má utilização da água, ao desmatamento e à poluição.  A biodiversidade da Mata Atlântica é semelhante à da Amazônia. Os animais mais conhecidos da Mata Atlântica são: Mico-Leão-Dourado, onça-pintada, bicho-preguiça e capivara.

  • pampa = campos sulinos


ID
545578
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O planeta Terra pode ser dividido em regiões de grande extensão, nas quais se desenvolvem, especificamente, determinados tipos de vida. Esses grandes ecossistemas são denominados biomas. O bioma localizado ao sul do Brasil, com predomínio de vegetação herbácea, geralmente baixa, é conhecido por

Alternativas
Comentários
  • Tundra, taiga e deserto não estão localizados no Brasil.

    Por eliminação resta floresta tropical e campos limpos, como a questão falou bioma localizado no SUL, não é floresta tropical, logo, campos limpos.

     

  • Bioma Pampa. Também conhecido como Campos do Sul ou Campos Sulinos, ocupa uma área de 176,5 mil Km² (cerca de 2% do território nacional) e é constituído principalmente por vegetação campestre (gramíneas, herbáceas e algumas árvores). No Brasil, o Pampa está presente do estado do Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território gaúcho e também territórios da Argentina e Uruguai. Os Campos da Região Sul do Brasil são denominados como “pampa”, termo de origem indígena para “região plana”, entretanto, esta denominação corresponde somente a um dos tipos de campo, encontrado mais ao sul do Rio Grande do Sul, atingindo o Uruguai e a Argentina. Logo, campos limpos é a alternativa que mais se aproxima a essa pergunta. https://www.ibflorestas.org.br/bioma-pampa.html


ID
545584
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No estudo da dinâmica de populações, a zona de interseção entre dois ou mais ecossistemas, na qual se verifica que tanto a densidade quanto o número de espécies são maiores que nos ecossistemas vizinhos, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Ecótone ou ecótono: é uma região resultante do contato entre dois ou mais biomas fronteiriços. São áreas de transição ambiental, onde entram em contato diferentes comunidades ecológicas -- isto é, a totalidade da flora e fauna que faz parte de um mesmo ecossistema e suas interações. Por isso, os ecótonos são ricos em espécies, sejam elas provenientes dos biomas que o formam ou espécies únicas (endêmicas) surgidas nele mesmo. (http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28830-o-que-sao-ecotonos/)

    Xerófito: vegetal adaptado para sobreviver e desenvolver-se nos em nos climas muito secos Autóctone: é toda substância ou organismo nativo de determinada região. As espécies autóctones ou nativas são aquelas características da região, em contraposição às espécies exóticas ou cultivadas, que são trazidas de outros locais. (http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcoresp_mostra/0,6674,POR-853-9568,00.html) Alóctone: que não é originário do país ou região em que habita, inverso de autóctone.
  • Comentários

    Ecótone ou ecótono: é uma região resultante do contato entre dois ou mais biomas fronteiriços. São áreas de transição ambiental, onde entram em contato diferentes comunidades ecológicas;

    Xerófitovegetal adaptado para sobreviver e desenvolver-se nos em nos climas muito secos;

     Autóctone: é toda substância ou organismo nativo de determinada região. As espécies autóctones ou nativas são aquelas características da região, em contraposição às espécies exóticas ou cultivadas, que são trazidas de outros locais (Alóctone).

    Alóctone: não tem origem no local onde se encontra ou onde se manifesta, não é nativa. 

    Gabarito: “A”


ID
564802
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Quando em uma floresta ocorre um pequeno incêndio em decorrência da ação de uma descarga elétrica da atmosfera, observa-se a regeneração da mata, e a pequena área afetada torna-se outra vez parte do ecossistema.
PORQUE
Todo ecossistema busca um estado de equilíbrio dinâmico, ou homeostase, através dos seus mecanismos de autocontrole.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa a

     

    Quanto à primeira parte, existia a concepção de ecossistemas serem ambientes estáticos que chegaria a um clímax e não mais mudaria, visão esta ultrapassada. Atualmente entende-se que os ecossistemas podem ou não atingir um clímax, mas mesmo que atinja, é um estado dinâmico e não fixo que, inclusive, os distúrbios naturais (e também os antrópicos para alguns ecólogos) fazem parte da dinâmica do ecossistema. Desta forma, ao ocorrer um incêndio, ocorre um distúrbio natural da dinâmica do ecossistema, o que não faz com que a área degradada não faça mais parte do mesmo ecossistema.

     

    Quanto à segunda parte, eu acabei comentando um pouco acima. Os ecossitemas o que foi chamado de "mecanismos de autocontrole" que se chamam resistência e resiliência de um ecossistema. A resiliência é a capacidade do ecossistema de voltar ao estado anterior após um distúrbio.

     

    Obs: se a explicação ficou confusa é só mandar uma mensagem privada. Bons estudos! :P


ID
564808
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Espécies que convivem em um mesmo habitat podem desenvolver relações mútuas favoráveis ou desfavoráveis para uma ou para todas as participantes da relação. Qual das descrições a seguir trata de uma associação positiva ou benéfica?

Alternativas
Comentários
  • (0)= indiferente, neutro.

    (-)= negativo, desvantajoso.

    (+)= positivo, vantajoso.


    Neutralismo= 0,0

    Comensalismo= 0,+

    Amensalismo= +,-

    Competição= -,-

    Mutualismo= +,+ "GABARITO PEDE RELAÇÃO POSITIVA"


ID
564832
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As águas continentais que compõem o limnociclo são as de menor volume de todos os biociclos. No entanto, para muitas de nossas populações, ele representa a principal fonte de proteínas e alimentos. Os ecossistemas do limnociclo podem ser agrupados em dois biomas distintos, denominados biomas das águas

Alternativas
Comentários
  • O limnociclo abrange ecossistemas de água doce e é considerado como sendo o menor dos biociclos. No limnociclo, encontramos dois tipos de ecossistemas, o lêntico e o lótico. O lêntico é representado por ambientes de água parada como lagos e lagoas e o lótico por ambientes de água corrente como rios e córregos.  Os ambientes lênticos são ricos em fitoplâcton, enquanto os ambientes lóticos são pobres em plâncton. http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/os-biociclos-terra.htm


ID
766867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando esses dados e a fragmentação de hábitats, julgue os itens seguintes.

Com base na biogeografia de ilhas, os fragmentos melhores seriam aqueles com uma menor relação área/perímetro.

Alternativas
Comentários
  • EXEMPLO :

    AREA 1 :COM 4ha de area e perimetro de 1000m => 4/1000=0.004 (realção maior) perimetro menor - situação melhor

    AREA 2: COM 4ha de area e perimetro de 4000m=> 4/4000= 0.001 (relação menor) perimetro maior - situação pior

  • '' Seriam Aqueles''


ID
766870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando esses dados e a fragmentação de hábitats, julgue os itens seguintes.

Os corredores ecológicos podem facilitar a propagação do fogo e de espécies exóticas introduzidas pelo homem.

Alternativas
Comentários
  • Pode também ocorrer uma maior propagação de doenças, competição com espécies domésticas ou mesmo fenômenos naturais, como o fogo, que destroem a conectividade entre os fragmentos. Ainda não é bem compreendido como que os corredores ecológicos favorecem a biodiversidade.

  • Como são conectores, podem tanto ajudar na propagação da bodiversidade quanto na de fogo e espécies exóticas.


ID
766873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando esses dados e a fragmentação de hábitats, julgue os itens seguintes.

Os corredores ecológicos pertencem a uma das categorias de áreas de preservação permanente previstas no Código Florestal Brasileiro, não alterada pela Medida Provisória n.º 2.166/2001.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Lei 9985/2000(SNUC)

    XIX - corredores ecológicos: porções de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação, que possibilitam entre elas o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam para sua sobrevivência áreas com extensão maior do que aquela das unidades individuais.

    Lei 12.651/12 (Código Florestal)

    Art. 4º Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei:

    I - as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de:

    a) 30 (trinta) metros, para os cursos d’água de menos de 10 (dez) metros de largura;

    b) 50 (cinquenta) metros, para os cursos d’água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura;

    c) 100 (cem) metros, para os cursos d’água que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) metros de largura;

    d) 200 (duzentos) metros, para os cursos d’água que tenham de 200 (duzentos) a 600 (seiscentos) metros de largura;

    e) 500 (quinhentos) metros, para os cursos d’água que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros;

    II - as áreas no entorno dos lagos e lagoas naturais, em faixa com largura mínima de:

    a) 100 (cem) metros, em zonas rurais, exceto para o corpo d’água com até 20 (vinte) hectares de superfície, cuja faixa marginal será de 50 (cinquenta) metros;

    b) 30 (trinta) metros, em zonas urbanas;

    III - as áreas no entorno dos reservatórios d’água artificiais, decorrentes de barramento ou represamento de cursos d’água naturais, na faixa definida na licença ambiental do empreendimento;

    IV - as áreas no entorno das nascentes e dos olhos d’água perenes, qualquer que seja sua situação topográfica, no raio mínimo de 50 (cinquenta) metros;

    V - as encostas ou partes destas com declividade superior a 45º , equivalente a 100% (cem por cento) na linha de maior declive;

    VI - as restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues;

    VII - os manguezais, em toda a sua extensão;

    VIII - as bordas dos tabuleiros ou chapadas, até a linha de ruptura do relevo, em faixa nunca inferior a 100 (cem) metros em projeções horizontais;

    IX - no topo de morros, montes, montanhas e serras, com altura mínima de 100 (cem) metros e inclinação média maior que 25º , as áreas delimitadas a partir da curva de nível correspondente a 2/3 (dois terços) da altura mínima da elevação sempre em relação à base, sendo esta definida pelo plano horizontal determinado por planície ou espelho d’água adjacente ou, nos relevos ondulados, pela cota do ponto de sela mais próximo da elevação;

    X - as áreas em altitude superior a 1.800 (mil e oitocentos) metros, qualquer que seja a vegetação;

    XI - em veredas, a faixa marginal, em projeção horizontal, com largura mínima de 50 (cinquenta) metros, a partir do espaço permanentemente brejoso e encharcado.


ID
766879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando esses dados e a fragmentação de hábitats, julgue os itens seguintes.

No estudo apresentado, os fragmentos ripários mais estreitos podem ser aqueles que incluem, em sua maioria, apenas as áreas anualmente inundadas pelas cheias do rio (mata de várzea).

Alternativas
Comentários
  • Várzea é um tipo de vegetação característico da , que ocorre ao longo dos rios e planícies inundáveis. Esse ambiente é periodicamente inundado e está sob o regime hidrológico do  e de seus tributários mais próximos, por isso é bastante dinâmico, sendo constantemente remodelado pelos rios.

    A floresta de várzea apresenta menor diversidade de plantas do que a terra firme, pois poucas espécies dispõem de mecanismos morfofisiológicos que tolerem o ritmo sazonal de inundação. Mas ainda assim apresenta alto valor, pois contempla espécies restritas e características desse . Além disso, a várzea apresenta uma alta concentração de , resultado da grande quantidade de nutrientes no solo.

  • Questão incompleta.

  • Quanto ao conceito do zona ripária:

    Designa-se como zona ripária, zona ripícola (do latim ripa: 'margem', 'ribanceira') ou zona ribeirinha um bioma que se distingue pela interação entre vegetação, solo e um curso d'água. ... Tecnicamente, as zonas ripárias são tratadas como biomas, ou seja, conjuntos de ecossistemas.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Zona_rip%C3%A1ria

    Bons estudos.


ID
766912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação à temática do texto acima, julgue os itens a seguir.

O Pleistoceno pertence à era Mesozóica.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O pleistoceno pertence à era cenozoica.

  • sem texto de novo.

ID
766915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O cenário da fauna sul-americana era bem diferente há dez mil anos. Os cerrados e o Pantanal eram mais parecidos com a savana africana, com animais que pesavam até 4 t. Na América do Sul, porém, esses mamíferos imensos eram únicos, incluindo preguiças terrestres, cavalos nativos, gliptodontes (parecidos com tatus), gonfotérios (parentes dos elefantes), toxodontes (semelhantes a hipopótamos) e tatus gigantescos. Hoje, a cena é bem diferente: apenas o cervo-do-pantanal e a anta pesam mais de 100 kg. Os enormes animais (megafauna) do Pleistoceno certamente se alimentavam de frutos. A comparação com animais de tamanho similar existentes hoje na África e na Ásia leva a crer que a megafauna extinta foi muito importante na dispersão de sementes em ambientes abertos sul-americanos. Se essa megafauna desapareceu, como muitas das plantas cujas sementes ela provavelmente dispersava conseguiram sobreviver até os dias atuais?

Idem, ibidem, p. 83-4 (com adaptações)


Com relação à temática do texto acima, julgue os itens a seguir.



A principal hipótese para responder à pergunta lançada pelo texto é a da dispersão secundária.

Alternativas
Comentários
  • A dispersão secundária de sementes realizada pela fauna é particularmente importante em regiões tropicais. Cerca de 90% das espécies arbóreas de florestas tropicais tem suas sementes dispersadas por animais, fator este importante na manutenção das populações de espécies vegetais.

    https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/936771/ecologia-da-dispersao-secundaria-de-frutos-da-castanheira-bertholletia-excelsa-no-estado-do-acre-brasil


ID
766918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



Com relação à temática do texto acima, julgue os itens a seguir.

A dispersão não é uma questão importante quando se trata de recuperação de hábitats em unidades reflorestadas com vegetação nativa e protegidas da ação do homem, de forma a se obter a sucessão ecológica.

Alternativas
Comentários
  • É uma das questões mais importantes.


ID
766921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



Com relação à temática do texto acima, julgue os itens a seguir.

A vantagem adaptativa da dispersão é evitar a competição intra-específica por água e luz e diminuir a taxa de mortalidade intrapopulacional.

Alternativas
Comentários
  • "A dispersão de sementes é um processo importante para as plantas, pois permite uma ampliação da distribuição espacial dos seus descendentes, diminuindo a mortalidade de sementes decorrente de processos denso-dependentes, como a competição intraespecífica e o ataque por patógenos e predadores (Janzen, 1970; Connell, 1971). Além de reduzir os efeitos denso-dependentes, a dispersão da semente permite sua chegada até locais cujo hábitat pode ser mais propício ao seu desenvolvimento do que locais próximos da planta-mãe. Essa chegada até habitat adequado pode ser favorecido pela dispersão direcional, quando a dispersão das sementes pelos agentes dispersores não se dá de forma aleatória (Howe & Smallwood, 1982). Tanto a diminuição dos efeitos negativos de permanecer ao lado da planta-mãe, quanto a dispersão direcional até habitats adequados, aumentam as chances da semente germinar e da futura plântula ter um estabelecimento bem sucedido e sobreviver até sua reprodução."


ID
766963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As figuras abaixo mostram o resultado de uma pesquisa relativa a mudanças no uso do solo na região da Reserva Biológica do Cerrado de Emas, no município de Pirassununga – SP, e foram reproduzidas de V.R. Pivello et al. O Uso do Solo na Região da Reserva Biológica do Cerrado de Emas (Pirassununga – SP) e Seu Atual Papel como Unidade de Conservação. In: L. L. Leite e C. H. Saito. Contribuição ao Conhecimento Ecológico do Cerrado. Brasília, Departamento de Ecologia – Universidade de Brasília, p. 286-94.

Alternativas
Comentários
  • questão incompleta

  • questão sem nada pra marcar? kkk
  • Han!!???


ID
766987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



Suponha que, entre os coletores de plantas mencionados no texto acima, esteja uma instituição de pesquisa que colete diferentes espécies de orquídeas para experimentação voltada à criação de novas variedades genéticas, por meio de fusão celular de células vegetais exclusivamente das espécies coletadas.

Considerando essa situação hipotética e com base no texto e na temática nele tratada, julgue os itens a seguir.

A Convenção sobre Diversidade Biológica, apesar de adotar a doutrina do patrimônio comum da humanidade para a biodiversidade, não aplica o princípio da não-apropriação da biodiversidade.

Alternativas
Comentários
  • questão confusa, para mim seria anulada. Sobre o tema:

    Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92), realizada no Rio de Janeiro em 1992, foi estabelecida a Convenção sobre a Diversidade Biológica. Como objetivos da convenção estão “a conservação da diversidade biológica, a utilização sustentável de seus componentes, e a repartição equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos... levando em conta todos os direitos sobre tais recursos e tecnologias”. Países signatários também são obrigados a “respeitar, preservar e manter o conhecimento, inovações e práticas das comunidades locais e populações indígenas com estilos de vida tradicionais relevantes à conservação e utilização sustentável da diversidade biológica”, assim como “encorajar a repartição justa e equitativa dos benefícios oriundos da utilização desse conhecimento, inovações e práticas”. Tais diretrizes estabeleceram, portanto, que cada país tem direito sobre seus recursos naturais, e que suas áreas não devem ser exploradas sem a devida autorização, condenando os pilares que sustentam a prática da biopirataria.

  • No preâmbulo já temos o trecho:

    "Reafirmando que os Estados têm direitos soberanos sobre os seus próprios recursos biológicos".

    Acho que quiseram dizer que, apesar da diversidade do planeta ser considerada um bem comum, os Estados tem autonomia para explorar seus recursos. Tanto que a partir da CDB que começaram a pensar em normas para regular o patrimônio genético...


ID
766990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos


Suponha que, entre os coletores de plantas mencionados no texto acima, esteja uma instituição de pesquisa que colete diferentes espécies de orquídeas para experimentação voltada à criação de novas variedades genéticas, por meio de fusão celular de células vegetais exclusivamente das espécies coletadas.

Considerando essa situação hipotética e com base no texto e na temática nele tratada, julgue os itens a seguir.

Se a fusão celular for produzida mediante métodos tradicionais de cultivo, à situação descrita não se aplicará a lei que trata dos organismos geneticamente modificados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    Lei 11105/2005

     Art. 4º Esta Lei não se aplica quando a modificação genética for obtida por meio das seguintes técnicas, desde que não impliquem a utilização de OGM como receptor ou doador:

    I – mutagênese;

    II – formação e utilização de células somáticas de hibridoma animal;

    III – fusão celular, inclusive a de protoplasma, de células vegetais, que possa ser produzida mediante métodos tradicionais de cultivo;

    IV – autoclonagem de organismos não-patogênicos que se processe de maneira natural. 

  • uma dessas é torcer pra n cair...

ID
766993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



Suponha que, entre os coletores de plantas mencionados no texto acima, esteja uma instituição de pesquisa que colete diferentes espécies de orquídeas para experimentação voltada à criação de novas variedades genéticas, por meio de fusão celular de células vegetais exclusivamente das espécies coletadas.

Considerando essa situação hipotética e com base no texto e na temática nele tratada, julgue os itens a seguir.

As orquídeas e bromélias pertencem, respectivamente, às famílias liliácea e bromeliácea.

Alternativas
Comentários
  • Família das orquídeas: Orchidaceae

    Família das bromélias: Bromeliaceae


ID
766996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



Suponha que, entre os coletores de plantas mencionados no texto acima, esteja uma instituição de pesquisa que colete diferentes espécies de orquídeas para experimentação voltada à criação de novas variedades genéticas, por meio de fusão celular de células vegetais exclusivamente das espécies coletadas.

Considerando essa situação hipotética e com base no texto e na temática nele tratada, julgue os itens a seguir.

Apesar de ações negativas por parte de turistas e comerciantes não- conscientizados, como as descritas no texto, o turismo não é legalmente considerado atividade impactante, sendo dispensado da cobrança de taxa de controle e fiscalização ambiental (TCFA).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Lei 6938/1981(PNMA)

    Art. 17-C. É sujeito passivo da TCFA todo aquele que exerça as atividades constantes do Anexo VIII desta Lei.        (Redação dada pela Lei nº 10.165, de 2000)

    ANEXO VIII

    (Incluído pela Lei nº 10.165, de 27.12.2000)

    atividades potenciaLmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais

    Código: 19

    Categoria: Turismo

    Descrição complexos turísticos e de lazer, inclusive parques temáticos.

    Pp/gu: Pequeno


ID
766999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



Suponha que, entre os coletores de plantas mencionados no texto acima, esteja uma instituição de pesquisa que colete diferentes espécies de orquídeas para experimentação voltada à criação de novas variedades genéticas, por meio de fusão celular de células vegetais exclusivamente das espécies coletadas.

Considerando essa situação hipotética e com base no texto e na temática nele tratada, julgue os itens a seguir.

A chapada é uma formação pedológica de elevação do horizonte A, que se destaca na paisagem do semi-árido.

Alternativas
Comentários
  • São formados por ABC

  • formação geológica, não pedológica


ID
767017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) pertence à família Balaenopteridae e tem, no banco dos Abrolhos, sua única área de reprodução conhecida no lado ocidental do Atlântico Sul. É também nesse banco, um alargamento da plataforma continental, que se situa o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde o turismo tem sido incrementado.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

Graças às políticas de proteção, a baleia jubarte não faz mais parte da lista oficial de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.

Alternativas
Comentários
  • baleia jubarte atualmente encontra-se seriamente ameaçada de extinção, estando incluída em várias listas de animais ameaçados, inclusive na Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de extinção, apesar do número de baleias ter aumentado na costa brasileira nestes últimos anos (Hetzel e Lodi, 1993).

  • Na verdade, esta informação está desatualizada (é de 20 anos atrás). Hoje, após um longo processo de conservação (no Brasil com o Projeto Baleia Jubarte, por exemplo), a população de baleias foi contabilizada em aprox. 25 mil indivíduos (muito diferente dos menos de 500 à época antes dos projetos de conservação), o que configura que elas não mais se encontram ameaçadas de extinção.

  • Questão desatualizada.


ID
767020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) pertence à família Balaenopteridae e tem, no banco dos Abrolhos, sua única área de reprodução conhecida no lado ocidental do Atlântico Sul. É também nesse banco, um alargamento da plataforma continental, que se situa o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde o turismo tem sido incrementado.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é uma Unidade de Conservação em que são permitidos a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    Lei 9985/2000(SNUC)

    Art. 11. O Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

  • Certo.

    LEI Nº 9.985 DE 18 DE JULHO DE 2000

    Art. 11. O Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

    § 1o O Parque Nacional é de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites serão desapropriadas, de acordo com o que dispõe a lei.

    § 2o A visitação pública está sujeita às normas e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo órgão responsável por sua administração, e àquelas previstas em regulamento.

    § 3o A pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável pela administração da unidade e está sujeita às condições e restrições por este estabelecidas, bem como àquelas previstas em regulamento.

    § 4o As unidades dessa categoria, quando criadas pelo Estado ou Município, serão denominadas, respectivamente, Parque Estadual e Parque Natural Municipal.


ID
767023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) pertence à família Balaenopteridae e tem, no banco dos Abrolhos, sua única área de reprodução conhecida no lado ocidental do Atlântico Sul. É também nesse banco, um alargamento da plataforma continental, que se situa o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde o turismo tem sido incrementado.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

O zoneamento ecológico-econômico (ZEE) não pode ser utilizado para proteger a baleia jubarte, pois ele é um instrumento continental da Política Nacional do Meio Ambiente, dissociado do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro.

Alternativas
Comentários
  • O Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro está dentro da Política Nacional de Gerenciamento Costeiro que está dentro do Plano Nacional de Meio Ambiente

  • Gabarito: errado.

    Decreto 4297/2002(Zoneamento ecológico-econômico)

    Art. 14. As Diretrizes Gerais e Específicas deverão conter, no mínimo:

    II - necessidades de proteção ambiental e conservação das águas, do solo, do subsolo, da fauna e flora e demais recursos naturais renováveis e não-renováveis;


ID
767026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) pertence à família Balaenopteridae e tem, no banco dos Abrolhos, sua única área de reprodução conhecida no lado ocidental do Atlântico Sul. É também nesse banco, um alargamento da plataforma continental, que se situa o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde o turismo tem sido incrementado.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

Políticas de proteção à baleia jubarte estão de acordo com os objetivos da Lei n.º 7.661/1988 (Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro).

Alternativas
Comentários
  • Certo, por coerência.


ID
767029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) pertence à família Balaenopteridae e tem, no banco dos Abrolhos, sua única área de reprodução conhecida no lado ocidental do Atlântico Sul. É também nesse banco, um alargamento da plataforma continental, que se situa o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde o turismo tem sido incrementado.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

A defesa da baleia jubarte pode ser fortalecida com a implantação, nas escolas da costa leste brasileira, da educação ambiental como disciplina específica no currículo escolar do ensino fundamental, conforme a Política Nacional de Educação Ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Lei 9795/1999(PNEA)

    Art. 10. A educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.

    § 1º A educação ambiental não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino.

  • que questão boa, na moral..
  • Seria ótimo implementar a educação ambiental como disciplina específica desde os primeiros ensinamento, teríamos seres humanos mais conscientes com certeza.


ID
767050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos


Acerca desse mapa e a respeito da conservação da biodiversidade, julgue os itens subseqüentes.

Campos Sulinos foram consideradas todas as formações campestres do tipo savânico ocorrentes no sul do país, incluindo-se aquelas entremeadas à região da floresta ombrófila mista até os campos na campanha gaúcha.

Alternativas
Comentários
  • os pampas são formados conforme características pedológicas específicas. De uma forma ou de outra "o que está em cima é defino por aquilo que está embaixo. Dizer que a região da floreta ombrófila mista é do bioma "campos sulinos" é errado. As características do solo nas florestas omrófilas, certamente, são bem diversas 

  • Os pampas são estepes e não savanas.


ID
767053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



Acerca desse mapa e a respeito da conservação da biodiversidade, julgue os itens subseqüentes.

A classe de legenda “extrema importância biológica”, no mapa, foi definida exclusivamente pela presença de endemismo, que se justifica por si só.

Alternativas
Comentários
  • NÃO!!!!

    Você está no artigo errado!!!

    Se trata do artigo 22 e não do artigo 10 que você mencionou!!

    Correto são 10 anos e o fechamento temporário é sim possível!

  • QConcursos, se não colocar o mapa fica bem difícil de resolver a questão viu.

  • Marquei "errado" e acertei, por conta do termo "exclusivamente".


ID
767059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos



Acerca desse mapa e a respeito da conservação da biodiversidade, julgue os itens subseqüentes.

O referido workshop levou em consideração os diferentes aspectos biológicos da biodiversidade, excluindo os aspectos socioeconômicos, que pertencem à alçada do zoneamento ecológico-econômico.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada, por conta do "excluindo os aspectos socioeconômicos".


ID
767077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No que se refere aos incêndios em comunidades florestais, julgue os itens a seguir.

A grande maioria dos incêndios florestais tem como causa principal atividades humanas como a queima de lixo, a limpeza de terreno com queimadas em épocas inadequadas e os incêndios criminosos.

Alternativas

ID
767080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No que se refere aos incêndios em comunidades florestais, julgue os itens a seguir.

Árvores com cascas espessas e isolantes protegem o xilema, meristema responsável pelo crescimento em diâmetro das árvores, prevenindo assim a morte do indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • O xilema, também chamado de lenho, é um tecido de condução que apresenta as traqueides e os elementos de vaso como principais células de condução. Essas células, conhecidas como elementos traqueais, caracterizam-se por serem mortas na maturidade e por possuírem paredes secundárias lignificadas.

    Fonte: Brasil escola

  • O câmbio que é o meristema responsável pelo crescimento em diâmetro das árvores


ID
767083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No que se refere aos incêndios em comunidades florestais, julgue os itens a seguir.

Com base no triângulo do fogo, que inclui o material combustível, o oxigênio e a energia (calor), a melhor estratégia de manejo para a diminuição da freqüência de incêndios é o controle do material combustível com queimadas periódicas.

Alternativas
Comentários
  •  " Melhor estratégia de manejo para a diminuição da freqüência de incêndios" parece ser muito categórico, o que geralmente indica um erro na questão, mas Cespe é Cespe né pai

  • Isso é vacilação

  • Não entendi..

  • COM QUEIMADAS PERIÓDICAS. ERREI
  • Nossa não entendi


ID
767086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No que se refere aos incêndios em comunidades florestais, julgue os itens a seguir.

Freqüências elevadas de queimadas favorecem de imediato o estrato arbóreo, que tem pronto acesso aos nutrientes depositados com as cinzas nas camadas superficiais do solo.

Alternativas
Comentários
  • elevada frequência de queimada não favorece nenhum tipo fitológico. Mata a planta, oxida a matéria orgânica e mata os decompositores (responsáveis pela disponibilização dos nutrientes). Tanto árvores como pequenas ervas, todas saem perdendo


ID
767089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No que se refere aos incêndios em comunidades florestais, julgue os itens a seguir.

Algumas coníferas são espécies resinosas e constituem comunidades altamente inflamáveis. Em seus ambientes naturais, essas comunidades são periodicamente renovadas por incêndios, que estimulam a abertura de seus cones e a germinação das sementes pós-fogo. No Brasil, em plantios artificiais, devem ser implantados esquemas muito eficientes de proteção a incêndios.

Alternativas

ID
767092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Constituição da República determina que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Para assegurar a efetividade desse direito, determina, ainda, que é tarefa do poder público, entre outras, definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos.

Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A reserva legal deve corresponder a 80% de uma propriedade rural situada em área de floresta localizada na amazônia legal; a 35%, quando situada em área de cerrado localizado na amazônia legal; a 20%, quando situada em área de floresta ou formas de vegetação nativa localizada nas demais regiões do país; a 20%, nos campos gerais localizados em qualquer região do país.

Alternativas
Comentários
  • Imóvel localizado na Amazônia Legal:

    • 80% (oitenta por cento), no imóvel situado em área de florestas;
    • 35% (trinta e cinco por cento), no imóvel situado em área de cerrado;
    • 20% (vinte por cento), no imóvel situado em área de campos gerais.

    Imóvel localizado nas demais regiões do País:

    • 20% (vinte por cento).

  • Imóvel localizado na Amazônia Legal:

    • 80% (oitenta por cento), no imóvel situado em área de florestas;
    • 35% (trinta e cinco por cento), no imóvel situado em área de cerrado;
    • 20% (vinte por cento), no imóvel situado em área de campos gerais.

    Imóvel localizado nas demais regiões do País:

    • 20% (vinte por cento).

    Bendito serás!!


ID
767095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Constituição da República determina que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Para assegurar a efetividade desse direito, determina, ainda, que é tarefa do poder público, entre outras, definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos.

Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

As áreas de proteção ambiental (APAs) são unidades de conservação de proteção integral, onde todo e qualquer empreendimento exige o estudo prévio de impacto ambiental.



Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Lei 9985/200(SNUC)

    Art. 14. Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação:

    I - Área de Proteção Ambiental;

    II - Área de Relevante Interesse Ecológico;

    III - Floresta Nacional;

    IV - Reserva Extrativista;

    V - Reserva de Fauna;

    VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e

    VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural.

  • UCs de Proteção Integral

    ESte PARQUE RESERVA um MONUMENTAL REFÚGIO da VIDA SILVESTE

    Estação Ecológica; 

    Parque Nacional; 

    Reserva Biológica;

    Monumento Nacional; 

    REfúgio de VIda Silvestre


ID
767101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Constituição da República determina que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Para assegurar a efetividade desse direito, determina, ainda, que é tarefa do poder público, entre outras, definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos.

Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Os corredores ecológicos são unidades de conservação de uso sustentável que se destinam ao manejo ambiental visando ao uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e à subsistência extrativista de uma comunidade, com produtos como a borracha, a castanha, os pescados e a flora medicinal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Lei 9985/200(SNUC)

    Art. 14. Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação:

    I - Área de Proteção Ambiental;

    II - Área de Relevante Interesse Ecológico;

    III - Floresta Nacional;

    IV - Reserva Extrativista;

    V - Reserva de Fauna;

    VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e

    VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural.

  • Os corredores ecológicos são instrumentos de planejamento da paisagem com o objetivo principal de garantir que as Unidades de Conservação – UC não se transformem em “ilhas”. 

  • essas são um presente...

ID
767104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Constituição da República determina que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Para assegurar a efetividade desse direito, determina, ainda, que é tarefa do poder público, entre outras, definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos.

Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

As áreas de preservação permanente (APP) são unidades de conservação de caráter particular e com função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico da fauna e da flora, assim como de proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Lei 9985/200(SNUC)

    Art. 21. A Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma área privada, gravada com perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biológica. (Regulamento)

  • O erro está em classificar APP's como unidades de conservação.

  • As áreas de preservação permanente (APP) são unidades de conservação de caráter particular e com função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico da fauna e da flora, assim como de proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

  • Errada

    12.651/2012, Área de Preservação Permanente é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações.

    Não é uma área particular, como afirma o texto.


ID
767113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No âmbito do Protocolo de Kyoto, cada parte visa limitar e reduzir a emissão de gases, a fim de promover o desenvolvimento sustentável, buscando o aumento da eficiência energética em setores relevantes da economia nacional.

Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

Uma das formas sustentáveis de se promover a fixação de carbono são os projetos silviculturais — florestamento e reflorestamento —, com práticas sustentáveis de manejo florestal, em áreas de florestas temperadas decíduas e de florestas de coníferas, de ocorrência natural nas grandes latitudes do hemisfério norte, onde ocorrem as maiores taxas de fixação de carbono.

Alternativas
Comentários
  • as maiores taxas de fixação de carbono são em ecossistemas mais dinâmicos. Esses ecossistemas se encontram na zona intertropical. A zona intertropical se encontra em latitudes baixas, próximas à Linha do Equador

    errada

  • "florestas de coníferas, de ocorrência natural nas grandes latitudes do hemisfério norte"

    No norte não tem floresta de coníferas, não naturalmente.


ID
767122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de mudanças progressivas em qualquer comunidade é conhecido como sucessão. O entendimento do processo de sucessão é ferramenta essencial para a implantação e o manejo de projetos em silvicultura. A remoção da cobertura vegetal em comunidades florestais naturais em decorrência de incêndios, da colheita de madeira e da abertura de clareiras dá início ao processo de recolonização da área, o qual indica a capacidade de resiliência dos ambientes. Esse processo, em condições naturais, não é essencialmente unidirecional, e o resultado final pode ser uma comunidade estruturalmente semelhante, mas floristicamente distinta da original, porém, em geral, fortemente influenciada pelas comunidades vizinhas remanescentes. Intervenções com técnicas silviculturais, como limpezas, plantios de enriquecimento e queimas periódicas, entre outras, podem direcionar o processo, desde que haja o monitoramento das etapas que se sucedem.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Nas etapas iniciais da sucessão, o resultado líquido da fotossíntese é maior que o do processo de respiração, resultando em acúmulo de biomassa, o que significa crescimento na floresta. A organização florística e estrutural resulta da competição e de outros processos bióticos e abióticos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • O acúmulo de biomassa é maior no período de crescimento inicial. Espécies mais jovens acumulam mais biomassa em menos tempo.

  • A organização florística e estrutural resulta da competição?


ID
767125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de mudanças progressivas em qualquer comunidade é conhecido como sucessão. O entendimento do processo de sucessão é ferramenta essencial para a implantação e o manejo de projetos em silvicultura. A remoção da cobertura vegetal em comunidades florestais naturais em decorrência de incêndios, da colheita de madeira e da abertura de clareiras dá início ao processo de recolonização da área, o qual indica a capacidade de resiliência dos ambientes. Esse processo, em condições naturais, não é essencialmente unidirecional, e o resultado final pode ser uma comunidade estruturalmente semelhante, mas floristicamente distinta da original, porém, em geral, fortemente influenciada pelas comunidades vizinhas remanescentes. Intervenções com técnicas silviculturais, como limpezas, plantios de enriquecimento e queimas periódicas, entre outras, podem direcionar o processo, desde que haja o monitoramento das etapas que se sucedem.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A regeneração natural por meio do banco de sementes e da chuva de sementes tem pequena importância no processo de sucessão, pois a comunidade que retorna é composta principalmente por espécies inéditas no ambiente.

Alternativas
Comentários
  • GABA. E

    Conforme as forças que direcionam o processo, a sucessão pode ser dos seguintes tipos:

    • Sucessão Autogênica: provocada por mudanças originadas por processos biológicos internos ao ecossistema.
    • Sucessão Alogênica: quando ocorrem mudanças por forças externas ao ecossistema, como tempestades, incêndios e processos geológicos.

    Logo, qualquer interferência externa pode sim afetar a sucessão, principalmente a primária.

    todamateria.com.br/sucessao-ecologica/

  • A regeneração natural possui suma importância no processo de sucessão ecológica e as espécies que retornam não são diferentes/inéditas.


ID
767128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de mudanças progressivas em qualquer comunidade é conhecido como sucessão. O entendimento do processo de sucessão é ferramenta essencial para a implantação e o manejo de projetos em silvicultura. A remoção da cobertura vegetal em comunidades florestais naturais em decorrência de incêndios, da colheita de madeira e da abertura de clareiras dá início ao processo de recolonização da área, o qual indica a capacidade de resiliência dos ambientes. Esse processo, em condições naturais, não é essencialmente unidirecional, e o resultado final pode ser uma comunidade estruturalmente semelhante, mas floristicamente distinta da original, porém, em geral, fortemente influenciada pelas comunidades vizinhas remanescentes. Intervenções com técnicas silviculturais, como limpezas, plantios de enriquecimento e queimas periódicas, entre outras, podem direcionar o processo, desde que haja o monitoramento das etapas que se sucedem.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Teoricamente, a seqüência natural de comunidades que se sucedem no processo referido no texto seria: comunidade inicial → comunidades intermediárias →comunidades tardias → comunidade clímax. Nessa seqüência, ocorreria também o aumento da biomassa, da complexidade florística e estrutural e da complexidade nas relações biológicas locais.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A sucessão ecológica pode ser dividida em três estágios: comunidade pioneira, comunidade intermediária e comunidade clímax. Veja, a seguir, mais sobre cada um desses estágios.

    É formada pelos primeiros organismos que se instalam em uma região, como os líquens e musgos em rochas. De uma maneira geral, as espécies pioneiras apresentam como características: o crescimento e amadurecimentos rápidos, fácil dispersão e brotos que são intolerantes à sombra. Essas características tornam as espécies pioneiras organismos com grande capacidade de colonização.

    O desenvolvimento da comunidade pioneira está diretamente relacionado com o das comunidades intermediárias. Algumas vezes observamos que a comunidade pioneira é responsável por facilitar o desenvolvimento de outras espécies, uma vez que é responsável por aumentar, entre outros fatores, a BIOMASSA da região.

    Entretanto, nem sempre isso é observado. Algumas espécies podem inibir o desenvolvimento de outras, e outras espécies, no entanto, podem desenvolver-se sem influenciar as demais.

    É aquela que se apresenta como uma comunidade de transição, em que é observado um aumento na diversidade, porém o ecossistema ainda não atingiu seu auge.

    É aquela em que se observa o auge da diversidade em um ecossistema. Nessa comunidade o que se percebe, geralmente, é uma maior biomassa e também uma teia alimentar mais complexa do que nas outras comunidades.

    https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sucessoes-ecologica.htm


ID
767131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de mudanças progressivas em qualquer comunidade é conhecido como sucessão. O entendimento do processo de sucessão é ferramenta essencial para a implantação e o manejo de projetos em silvicultura. A remoção da cobertura vegetal em comunidades florestais naturais em decorrência de incêndios, da colheita de madeira e da abertura de clareiras dá início ao processo de recolonização da área, o qual indica a capacidade de resiliência dos ambientes. Esse processo, em condições naturais, não é essencialmente unidirecional, e o resultado final pode ser uma comunidade estruturalmente semelhante, mas floristicamente distinta da original, porém, em geral, fortemente influenciada pelas comunidades vizinhas remanescentes. Intervenções com técnicas silviculturais, como limpezas, plantios de enriquecimento e queimas periódicas, entre outras, podem direcionar o processo, desde que haja o monitoramento das etapas que se sucedem.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Em teoria, uma estratégia para a aceleração do processo de sucessão em área desmatada consiste, nas etapas iniciais, no plantio de enriquecimento com espécies tardias ou clímax, a pleno sol, evitando-se, dessa forma, a longa seqüência de comunidades pioneiras e intermediárias.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A sucessão ecológica pode ser classificada quanto à natureza do substrato que dá origem ao processo em: sucessão primária e sucessão secundária.

    A sucessão primária tem início em uma área desabitada.

    As espécies pioneiras conseguem se estabelecer em locais inóspitos, sujeitas à diversas condições ambientais e abrem caminho para o estabelecimento de novas espécies.

    São exemplos de espécies pioneiras os líquens e as gramíneas.

    A colonização de espécies pioneiras é importante para o processo de sucessão. A partir das pioneiras, as condições originais do ambiente começam a ser alteradas.

    A sucessão secundária ocorre em substratos que já foram anteriormente ocupados por uma comunidade biológica. Por isso, apresentam mais condições para o estabelecimento de seres vivos.

    Como exemplo estão as clareiras, as áreas desmatadas e os campos de cultivo abandonados.

    A sucessão secundária desenvolve-se mais rapidamente que a primária.

    https://www.todamateria.com.br/sucessao-ecologica/


ID
767134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de mudanças progressivas em qualquer comunidade é conhecido como sucessão. O entendimento do processo de sucessão é ferramenta essencial para a implantação e o manejo de projetos em silvicultura. A remoção da cobertura vegetal em comunidades florestais naturais em decorrência de incêndios, da colheita de madeira e da abertura de clareiras dá início ao processo de recolonização da área, o qual indica a capacidade de resiliência dos ambientes. Esse processo, em condições naturais, não é essencialmente unidirecional, e o resultado final pode ser uma comunidade estruturalmente semelhante, mas floristicamente distinta da original, porém, em geral, fortemente influenciada pelas comunidades vizinhas remanescentes. Intervenções com técnicas silviculturais, como limpezas, plantios de enriquecimento e queimas periódicas, entre outras, podem direcionar o processo, desde que haja o monitoramento das etapas que se sucedem.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

As clareiras resultantes da queda de árvores exercem papel fundamental na renovação das florestas e na manutenção da sua diversidade. Seu efeito principal é a facilitação da penetração da luz até os níveis mais baixos da floresta, estimulando o crescimento de arvoretas e o florescimento de plantas arbustivas e herbáceas.

Alternativas
Comentários
  • CORRECTO

  • Achei tudo muito absurdo.

  • As clareiras naturais são responsáveis pela regeneração de florestas tropicais, contribuindo de forma significativa para sua diversidade florística (Brokaw, 1982a; Denslow & Hartshorn, 1994).


ID
767140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito da legislação ambiental brasileira e de aspectos silviculturais.

Estudos a respeito da ciclagem de nutrientes em florestas tropicais mostram que o intemperismo químico na rocha-mãe é a maior fonte de nutrientes para o crescimento e os processos bioquímicos envolvidos na vida das plantas.

Alternativas
Comentários
  • a maior fonte de nutrientes vem da serrapilheira, que vem a se mineralizar. O intemperismo de uma rocha é muito demorado para ser uma principal fonte de nutriente

    errada


ID
767143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito da legislação ambiental brasileira e de aspectos silviculturais.

As matas de galeria são protegidas por uma lei que estabelece faixas de proteção da vegetação nativa, em ambas as margens, como se segue: 30 m para os cursos d’água na região Sul; 50 m para os cursos d’água na região Centro-Oeste; 100 m para os córregos na região Nordeste; 150 m para córregos e rios na região Norte.

Alternativas
Comentários
  • Na Lei revogada (Lei 4771/65) a recomposição de APP variava de 30 (trinta) metros a 500 (quinhentos) metros. Na nova Lei (Lei 12.561/12) a APP a ser recomposta será de 05 (cinco) metros a 100 (cem) metros.

  • é por região mesmo?

  • Mata de Galeria/ Mata de Várzea/ Floresta Ripária.

    Considerada pelo Código Florestal Brasileiro como Área de Preservação Permanente (APP), com diversas funções ambientais, deve respeitar uma extensão específica de acordo com a largura dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes.

    Toda a vegetação natural presente ao longo das margens dos rios, e ao redor de nascentes e de reservatórios, deve ser preservada.

    De acordo com o artigo 4° desta lei, a largura da faixa de mata ciliar a ser preservada está relacionada com a largura do curso d'água.

    Art° 4° do Código Florestal Brasileiro:

    I - as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de: 

    a) 30 (trinta) metros, para os cursos d’água de menos de 10 (dez) metros de largura;

    b) 50 (cinquenta) metros, para os cursos d’água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura;

    c) 100 (cem) metros, para os cursos d’água que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) metros de largura;

    d) 200 (duzentos) metros, para os cursos d’água que tenham de 200 (duzentos) a 600 (seiscentos) metros de largura;

    e) 500 (quinhentos) metros, para os cursos d’água que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros;

    II - as áreas no entorno dos lagos e lagoas naturais, em faixa com largura mínima de:

    a) 100 (cem) metros, em zonas rurais, exceto para o corpo d’água com até 20 (vinte) hectares de superfície, cuja faixa marginal será de 50 (cinquenta) metros;

    b) 30 (trinta) metros, em zonas urbanas;

    III - as áreas no entorno dos reservatórios d’água artificiais, decorrentes de barramento ou represamento de cursos d’água naturais, na faixa definida na licença ambiental do empreendimento; 

    IV - as áreas no entorno das nascentes e dos olhos d’água, qualquer que seja a sua situação topográfica, no raio mínimo de 50 (cinquenta) metros;

    IV – as áreas no entorno das nascentes e dos olhos d’água perenes, qualquer que seja sua situação topográfica, no raio mínimo de 50 (cinquenta) metros; 

    Obs: Ler o restante na lei... (:


ID
767146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito da legislação ambiental brasileira e de aspectos silviculturais.

Variações fotoperiódicas transmitem às plantas informações acerca da alternância das estações do ano. Dessa forma, em condições naturais, as plantas de dia curto florescem em condições de 8 horas de luz e 16 horas de escuro, enquanto as plantas de dia longo florescem em condições de 16 horas de luz e 8 horas de escuro.

Alternativas
Comentários
    • Plantas de dia-curto: são aquelas que florescem quando o período iluminado tem duração menor que um dado número de horas, o que recebe o nome de fotoperíodo crítico. Normalmente, tais plantas florescem no início do outono ou da primavera, como é o caso do morangueiro.
    • Plantas de dia-longo: são plantas que florescem quando o período iluminado tem uma duração superior ao fotoperíodo crítico. Geralmente, essas plantas florescem no verão, como ocorre com a alface e o espinafre.
    • Plantas indiferentes: são as plantas cuja floração não depende do fotoperiodismo. Em situações como estas, a floração se dá por meio de outros estímulos, como é o caso do tomateiro e do feijão de corda.

  • chute master.

ID
1036504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

      A produção de biodísel em países em desenvolvimento não se contrapõe às demais atividades agrícolas, defendeu o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, em 24/4/2008. Segundo ele, a alegação de que estimular o uso de biocombustíveis pode prejudicar a oferta internacional de alimentos é falaciosa. “Essa discussão que tem havido em âmbito mundial de alimentos versus produção de biocombustíveis é, na verdade, uma falácia dos países desenvolvidos, que não têm uma agricultura desenvolvida e precisam subsidiar os seus produtores. No caso do Nordeste, a grande fonte de produção de biodísel é exatamente a mamona e, como se sabe, ela não é usada para alimentação. 

Internet: <www.agenciabrasil.gov.br> (com adaptações)


Tendo como referência o texto acima, julgue o  item a seguir acerca de temas relacionados a biodísel e segurança alimentar.

Com a produção de biodísel, não há impacto negativo no que diz respeito à conservação da biodiversidade, pois a cobertura vegetal é mantida.

Alternativas
Comentários
  • Se a origem é direta de plantação de mamona, há desmatamento.

    Porém, achei que fosse sobre biodigestor.


ID
1036531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os diferentes biomas brasileiros apresentam problemas que precisam ser analisados nos respectivos contextos. Acerca desses problemas, relacionados de modo específico à Amazônia, julgue o  item seguinte.

A dinâmica de desmatamento na Amazônia, sobretudo em Rondônia, é acentuada próximo às rodovias, fenômeno cuja evolução apresenta um desenho espacial característico conhecido por “espinha de peixe”.

Alternativas
Comentários
  • o que achei foi o seguinte:

    ...Por outro lado, atuando como fator de expulsão, havia, nas regiões Sul e Sudeste, uma parcela da população que tinha sido expropriada pela modernização da prática agropecuária, expansão das atividades industriais e crescente urbanização e que não tinha sido completamente absorvida por esse novo sistema. A grande disponibilidade de terras existente na Amazônia e o interesse do Estado em povoar a região fizeram com que as políticas de ocupação encontrassem nessa população a possibilidade de se realizar (Sawyer 1984; Sydenstricker, 1992). Assim, o Estado promoveu, através dos programas e políticas descritos anteriormente, a ocupação da Amazônia por meio da distribuição de lotes de terra estímulo da migração para a região. E a implantação de rodovias que ligavam a região Norte ao Centro-Sul do país permitiu a chegada de migrantes à região.

    Os projetos de colonização oficial, implementados diretamente pelo Estado na região amazônica, estabeleciam, por meio do PIN, que os assentamentos ocorreriam em uma faixa de 10 km de cada lado das rodovias, com um núcleo urbano, estradas secundárias (travessões) interligadas às rodovias e lotes de terra retangulares, de mesmo tamanho, em um desenho conhecido por “espinha de peixe” (Sydenstricker, 2004). O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) foi criado em 1970 como órgão do governo responsável pela colonização da Amazônia, sendo encarregado pela demarcação e distribuição dos lotes, regularização fundiária, construção das vilas e pelos serviços de educação e saúde até esses fossem assumidos por agências específicas (Henriques, 1984).

    o que entendi disso foi que antigamente o governo tinha criado esse projeto para povoar a amazônia mas isso acabou por ajudar no desmatamento.

  • CERTO


ID
1036534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os diferentes biomas brasileiros apresentam problemas que precisam ser analisados nos respectivos contextos. Acerca desses problemas, relacionados de modo específico à Amazônia, julgue o  item  seguinte.

A relação entre o desmatamento na Amazônia e a expansão da agricultura de grãos, sobretudo da soja, é direta, visto que se derruba a floresta para o plantio imediato desse grão.

Alternativas
Comentários
  • Após o desmatamento um manejo prévio de preparação do solo é necessário.

  • O relatório do Grupo Interministerial criado para combater o desmatamento na Amazônia informa que cerca de 80% de toda a área desmatada na Amazônia Legal é resultante da atividade pecuária, principalmente para a implantação de grandes e médias pastagens. A disponibilidade de terras baratas e, em diversos casos, a falta de cumprimento da legislação ambiental e trabalhista, tem beneiciado a expansão da pecuária na Amazônia (Brasil, 2004).Poucos produtores de soja cortam diretamente a loresta primária para a plantação de soja; ao invés disso, eles compram terras já desmatadas para pastagem ou de pequenos agricultores. Contudo, o efeito indireto do avanço da soja é importante, pois no momento que a soja avança para áreas de pastagens ou em terras agrícolas abandonadas, estes se movimentam para as áreas de fronteira na Amazônia e promovem o desmatamento de novas áreas lorestais. Em alguns locais da Amazônia, a pecuária tradicional e a agricultura familiar estão dando lugar à soja, sendo estes empurrados para novas áreas, que são desmatadas e intensamente exploradas por madeireiros, repetindo o ciclo tradicional de uso e ocupação na Região Amazônica. https://www.alice.cnptia.embrapa.br › ...PDF A Geopolítica da Soja na Amazônia - alice Embrapa por EB de ANDRADE · 2005
  • Imediato não

  • E áreas de florestas geramlmente ocorre uma sequencia, primeiro a extração de madeiras, substituição por pastagem e depois grandes campos de grãos.


ID
1036537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os diferentes biomas brasileiros apresentam problemas que precisam ser analisados nos respectivos contextos. Acerca desses problemas, relacionados de modo específico à Amazônia, julgue o  item  seguinte.

Há argumentos entre alguns que adotam posição em favor do indígenas, ao tratarem dos conflitos recentes em torno da demarcação de terras indígenas em Roraima, que consideram benéficas a sobreposição de terras indígenas e a autorização para atividades de mineração.

Alternativas
Comentários
  • Sim existem varios tipos de argumentos!
  • O BOLSONARO mesmo argumenta essas questões ! Ao que tudo indica, não ficará somente nas palavras.

  • Principalmente a bancada Ruralista do Brasil.


ID
1036540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os diferentes biomas brasileiros apresentam problemas que precisam ser analisados nos respectivos contextos. Acerca desses problemas, relacionados de modo específico à Amazônia, julgue o  item  seguinte.

Ações coordenadas entre governo, comunidades indígenas e centros de pesquisa que visam à bioprospecção da chamada vacina do sapo podem constituir estratégia para garantir a proteção do conhecimento tradicional e a repartição de benefícios oriundos da sua exploração, em conformidade com as diretrizes e os princípios da Convenção da Diversidade Biológica.

Alternativas
Comentários
  • CERTO


ID
1036543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os diferentes biomas brasileiros apresentam problemas que precisam ser analisados nos respectivos contextos. Acerca desses problemas, relacionados de modo específico à Amazônia, julgue o  item seguinte.

A bacia hidrográfica do rio Amazonas é motivo de pouca preocupação do ponto de vista da geopolítica internacional para o nosso país, por estar localizada, em sua maior parte, no interior do território brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada. Em relação a Amazônia e seus recursos naturais, sempre serão geopoliticamente importantes internacionalmente.

  • Uma das maiores reservas de água doce do mundo sempre será geopoliticamente importante.


ID
1036546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A cada ano, milhões de cavalos-marinhos são comercializados no mundo, a maioria para uso na medicina tradicional chinesa, que utiliza exemplares secos na formulação de medicamentos. Outras centenas de milhares são vendidos vivos pela indústria de peixes ornamentais. O papel do Brasil como exportador de cavalos-marinhos vivos vem crescendo nos últimos anos e hoje se estima que o país figure entre os cinco maiores exportadores dessa espécie. Preocupações com a sustentabilidade do comércio mundial de cavalos-marinhos culminaram com a inclusão de todo o gênero Hippocampus  no Apêndice II da CITES (Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Flora and Fauna), ou seja, no apêndice da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e da Fauna Selvagens em Perigo de Extinção.

                                                                                                               Internet: <http://www.dse.ufpb.br>.

Considerando as informações do texto como referência inicial e a localização costeira dos ambientes onde os cavalos-marinhos se encontram, como mangues, estuários e recifes, julgue o  item   a  respeito da caracterização e da problemática das zonas costeira e marítima.

Tal como outras espécies da fauna, o comércio de cavalos- marinhos abrange exclusivamente os exemplares vivos.

Alternativas
Comentários
  • O texto já dá a resposta.

  • "A cada ano, milhões de cavalos-marinhos são comercializados no mundo, a maioria para uso na medicina tradicional chinesa, que utiliza exemplares secos na formulação de medicamentos."


ID
1036567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um dos grandes problemas do bioma caatinga é a escassez de água em quantidade e qualidade disponível para ser utilizada tanto no consumo doméstico como nas diferentes atividades econômicas. Para resolver esse problema, diversas ações vêm sendo adotadas pelo governo e pela sociedade civil organizada. A esse respeito, julgue o  item  seguinte.

O bioma caatinga apresenta importante biodiversidade, incluindo espécies endêmicas tanto da flora como da fauna.

Alternativas
Comentários
  • questão muito aberta

     

    um bioma sempre vai ter importância, né

     

    o meio ambiente é importante, todo mundo concorda com isso. Mas quase todo mundo pula fora quando se trata de defendê-lo, previní-lo ou recurerá-lo

  • Questão Certa.

    Só recentemente, com o aumento dos inventários biológicos na região, a Caatinga tem sido redescoberta não só pela riqueza de espécies, mas também pelo alto grau de endemismo; isto vale tanto para plantas como para diversos grupos de animais.

    Fonte:

    https://www.icmbio.gov.br/portal/protecao1/49-menu-o-que-fazemos/4260-caatinga


ID
1036591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca dos biomas pantanal e cerrado, julgue o  item a seguir.

Os biomas pantanal e cerrado são interdependentes, o que justifica, em alguns aspectos, uma análise conjunta.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    O Pantanal sofre influência direta do Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica. 

  • O Cerrado ocupa cerca de 2 milhões de km2 e, junto com o Pantanal adjacente, de cerca de 140 mil km2 , está no coração da América do Sul. Embora distintos em paisagens, como unidade geográfica e biológica, Cerrado e Pantanal são geralmente considerados em conjunto, pois a planície inundável do Pantanal drena as terras altas e chapadas do Cerrado, assim como a maioria das espécies de fauna e flora do Pantanal têm suas principais afinidades com a biodiversidade do Cerrado.

     

    Fonte: file:///Users/camilaviera/Downloads/cerrado_pantanal.pdffile:///Users/camilaviera/Downloads/cerrado_pantanal.pdf

  • Significado de Interdependente

    adjetivo Diz-se das coisas que dependem umas das outras. Que apresenta interdependência, dependência mútua, relação de dependência entre uma coisa e outra: seres interdependentes.


ID
1079281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Ao longo do tempo, o homem alterou a natureza de forma a assegurar a própria sobrevivência, sem causar grandes danos ao meio ambiente. No entanto, à medida que a sobrevivência ficou associada à vida em grandes comunidades, as alterações da natureza tornaram-se cada vez maiores e, com isso, a degradação ambiental foi inevitável. Hoje, o debate é sobre as alternativas possíveis para reverter o quadro de degradação atual ou pelo menos minimizar os efeitos. A valoração socioeconômica dos danos ambientais, assim como a contabilidade ambiental, são ferramentas que procuram chegar a resultados que exprimam, com algum grau de confiabilidade, os custos ambientais decorrentes de certos danos ou impactos causados ao meio ambiente e para as comunidades em geral.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens 112 e 113, a respeito da degradação e valoração ambientais.


As plantas invasoras são consideradas, atualmente, como a segunda maior ameaça mundial à biodiversidade, perdendo apenas para a destruição do meio ambiente pela exploração humana direta. O agravante é que, comparada à maioria dos problemas ambientais, em vez de serem absorvidos com o tempo e terem seus impactos amenizados, esses impactos se agravam à medida que as plantas invasoras ocupam o espaço das plantas nativas

Alternativas
Comentários
  • O gabarito oficial da questão é certo. Mas discordo plenamente, pois não são as PLANTAS INVASORAS  a segunda ameaça mundial a biodiversidade, e sim as ESPÉCIES INVASORAS, que incluem espécies animais inclusive. Trago trecho do doc ESTRATÉGIA NACIONAL SOBRE ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS do MMA:

    "As espécies exóticas invasoras têm um significativo impacto na vida e no modo de vida das pessoas. O impacto sobre a biodiversidade é tão relevante que essas espécies estão, atualmente, sendo consideradas a segunda maior ameaça à perda de biodiversidade, após a destruição dos habitats, afetando diretamente as comunidades biológicas, a economia e a saúde humana."

    Alguém opina?


  • A questão não faz referencia a plantas invasoras


ID
1079284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Ao longo do tempo, o homem alterou a natureza de forma a assegurar a própria sobrevivência, sem causar grandes danos ao meio ambiente. No entanto, à medida que a sobrevivência ficou associada à vida em grandes comunidades, as alterações da natureza tornaram-se cada vez maiores e, com isso, a degradação ambiental foi inevitável. Hoje, o debate é sobre as alternativas possíveis para reverter o quadro de degradação atual ou pelo menos minimizar os efeitos. A valoração socioeconômica dos danos ambientais, assim como a contabilidade ambiental, são ferramentas que procuram chegar a resultados que exprimam, com algum grau de confiabilidade, os custos ambientais decorrentes de certos danos ou impactos causados ao meio ambiente e para as comunidades em geral.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens 112 e 113, a respeito da degradação e valoração ambientais.

A valoração tenta traduzir, em termos econômicos, os valores associados à sustentação da vida e dos bens e serviços advindos dos ecossistemas naturais, refletindo a importância relativa que o homem atribui aos componentes do meio ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Valorar economicamente um recurso ambiental significa determinar quanto melhor, ou pior, ficará o bem-estar das pessoas em função da mudança na quantidade ou qualidade de bens ou serviços ambientais.


ID
1135828
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O desenvolvimento de raízes eficientes foi muito importante na história evolutiva das plantas, além de permitir a fixação ao solo, elas realizam a extração de água e de sais minerais que serão utilizados por todas as células do corpo vegetal. Considerando sua classificação, as raízes.

Alternativas
Comentários
  • Raízes Subterrâneas

    São raízes que ficam sob o solo e possuem várias formas, permitindo assim uma sub-classificação: axial ou pivotante, ramificada, fasciculada e tuberosa.


    Raiz Axial ou Pivotante

    Neste tipo de raiz subterrânea, típica das dicotiledôneas, é possível detectar com clareza uma raiz principal distinta das raízes secundárias.


    Raiz Ramificada

    No tipo de raiz subterrânea ramificada não é possível detectar tão facilmente a raiz principal das outras raízes. Pois como já diz o próprio nome há uma ramificação secundária, terciária e assim sucessivamente, sempre a partir da raiz primária.


    Raiz Fasciculada

    Neste caso é impossível distinguir a raiz principal das demais raízes.


    Raiz Tuberosa

    A principal característica deste tipo de raiz é o acúmulo de reservas de nutrientes, sendo muito utilizada na nossa alimentação. Um exemplo clássico é a cenoura.


    Raízes Aéreas

    Essas raízes são visíveis, pois ficam sempre acima do solo. Há sub-grupos dessas raízes, são: estranguladoras, grampiformes ou aderentes, respiratórias ou pneumatóforos, suporte, sugadoras e tabulares ou sapopemas.


    Raiz Estranguladora

    São raízes que, de certa forma, “abraçam” outro vegetal. Na maioria dos casos onde isto ocorre há a morte do hospedeiro.


    Raiz Grampiforme ou Aderente

    Essas raízes são responsáveis por fixar a planta trepadora à um suporte.


    Raiz Respiratória ou Pneumatóforo

    Esse tipo de raiz é responsável por auxiliar a respiração do vegetal, como já diz seu nome.


    Raiz Suporte

    Esta raiz auxilia no suporte do vegetal. É comum encontrarmos este tipo de raiz nos manguezais.


    Raiz Sugadora

    Este tipo de raiz adentra o corpo da planta hospedeira, de maneira a absorver todo ou parte do alimento do vegetal.


    Raiz Tubular ou Sapopema

    São raízes grandes, bem desenvolvidas, que conferem estabilidade para planta.


    Raízes Aquáticas

    Como o próprio nome já traduz, esta raiz se desenvolve em plantas aquáticas. Diferindo das raízes subterrâneas, a função deste tipo de raiz não é fixar, mas apenas absorver os nutrientes flutuantes presentes na água.



    REFERÊNCIA: https://www.infoescola.com/plantas/raiz/


ID
1135834
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A limnologia é a ciência que estuda a ecologia de todas as massas d'água continentais, independente de suas origens, dimensões e concentrações salinas. Considerando a existência dos ambientes lóticos e lênticos, é CORRETO afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro do item B?

  • https://ccbs.ufersa.edu.br/laboratorios/limnoaqua/limnoaqua-o-que-e-limnologia/

     

    (A) A classificação dos Ecossistema Lóticos é muito mais complexa do que a classificação de lagos, porque a sua gênese não é um processo tão significativo.  nível trófico (oligotrófico, mesotrófico e eutrófico) de ambientes lênticos

    (B) as estratificações térmica e química são extremamente raras em ecossistemas lóticos (exceto em rios lentos de grande ordem), sendo que a tensão de oxigênio é mais alta e mais uniforme em RIOS. PS: Não deixa de ser verdade, acho que é anulavel a questão, não?

    (C e D) lóticos

    (E)

    Para facilitar os estudos em ambientes lênticos, os mesmos podem ser compartimentalizados em quatro regiões distintas (Esteves, 1998):
    a) Região Litorânea – Compreende ao compartimento do lago que está em contato direto com o ecossistema terrestre adjacente, sendo desta forma influenciado diretamente por ele. Esta região possui todos os níveis tróficos de um ecossistema, ou seja, produtores primários (especialmente macrófitas aquáticas), consumidores e decompositores, sendo considerada como um compartimento autônomo dentro do ecossistema aquático. Vale ressaltar que em muitos ambientes lênticos a região litorânea é pouco desenvolvida ou mesmo ausente (lagos de origem vulcânica e represas).
    b) Região Limnética ou Pelágica – Ao contrário da região litorânea, a região limnética é observada em quase todos os ecossistemas aquáticos, sendo que suas principais comunidades são o plâncton (bactérias, fitoplâncton e zooplâncton) e o néston (peixes).
    c) Região Profunda – É uma região caracterizada pela ausência de organismos fotoautotróficos, em decorrência da não penetração de luz e por ser uma região dependente da produção de matéria orgânica das regiões litorânea e limnética. A sua comunidade bentônica é formada principalmente por invertebrados aquáticos (oligoquetas, crustáceos, moluscos e larvas de insetos).
    d) Região de Interface Água-Ar – Esta região é habitada por duas comunidades: a do nêuston (organismos microscópios como bactérias, fungos e algas) e a do plêuston (macrófitas aquáticas e animais, tais como o aguapé, alface d’água e vários pequenos animais como as larvas de Culex – Diptera – que permanecem penduradas verticalmente da película superficial, perfurando-a e obtendo ar atmosférico para a sua respiração). A existência destas comunidades se deve a tensão superficial da água.

  • O item B não está errado. A questão deveria ter sido anulada, se é que não foi.


ID
1135837
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando a navegação como a principal rota de dispersão para introdução de espécies exóticas invasoras marinhas, é CORRETO afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • Gab D

     

    a) diversas espécies transportadas em água de lastro e de porão têm impactos sobre a saúde humana, incluindo espécies que causam tuberculose, febre amarela, malária e leishmaniose.( ERRADO. São doenças de contágio de cordados terrestres.)

     

    b) uma vez que o ciclo de vida da maior parte das espécies marinhas inclui um estágio fitoplanctônico, estes organismos incluem exemplos apenas de táxons dos invertebrados.( ERRADO. Fitoplâncton não é animal).

     

    c) foram estabelecidas diretrizes em 1993 (e revisadas em 1997) pela Organização Marítima Internacional (IMO) como esforço para limitar a transferência de espécies marinhas, entre elas a recomendação para a realização da troca da água de lastro apenas nas regiões dos portos. ( ERRADO. As regiões de portos são as mais problemáticas, pois tem organismos nocivos, exóticos e patogênicos. Recomenda-se troca  em áreas profundas e de mar aberto ou se não for possivel, realizar tratamento mecânico/químico/físico para descarregar no porto)

     

    e) entre as espécies com maior registro de invasão mundial causada pela transferência pela água de lastro está o caramujo-gigante-africano (Achatina fulica). Nativo do leste da África, agora está amplamente distribuído na América Latina, no sul e no leste da Ásia, bem como nas Ilhas da região do Indo-Pacífico. ( ERRADO. Espécie introduzida propositadamente pelo homem, através de criadouros, a fim de ampliar seus caprichos culinários, o conhecido escargot. Como não tiveram sucesso no mercado, abandoraram o bicho a sua própia sorte, mão não contavam com a sua astúcia! E hoje temos esse problema de longos anos...)


ID
1135852
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os manguezais ou mangues são biomas litorâneos, de vegetação arbustiva característica, onde o solo é lodoso e salgado. Formam-se junto a desembocaduras de rios e em litorais protegidos da ação direta do mar, tais como baías de águas paradas ou litorais guarnecidos por diques de areia. Sobre os manguezais é CORRETO afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • No mundo existem cerca de 162.000 km2 de manguezais.

     

    No Brasil existem cerca de 25.000 km2 de manguezais (que representam mais de 12% dos manguezais do mundo inteiro).

     

    Em Pernambuco existem cerca de 27.000 hectares (270 quilômetros quadrados) de manguezais; na Paraíba, cerca de 16.000 hectares (160 quilômetros quadrados); o Maranhão detém 85% dos manguezais da região norte-nordeste, o que equivale a 500.000 hectares (5.000 quilômetros quadrados). A ilha de Fernando de Noronha é a possuidora da menor extensão de manguezal no país. O dito mangue tem ao todo 1 hectare (0,01 km²) e está na área do Parque Nacional Marinho.

  • Raiz Suporte ou Escora ou Fúlcrea

    Esta raiz auxilia no suporte do vegetal. É comum encontrarmos este tipo de raiz nos manguezais. É uma raiz adventícia.


ID
1135855
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico do Brasil (ZEE), é CORRETO afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 4.297/2002 
    Art. 6º Compete ao Poder Público Federal elaborar e executar o ZEE nacional e regionais, quando tiver por objeto biomas brasileiros ou territórios abrangidos por planos e projetos prioritários estabelecidos pelo Governo Federal. 

    Mas não fala nada de áreas fragmentárias, então acredito que a "b" é a alternativa menos errada.
  • a)  Art 6 § 1º O Poder Público Federal poderá, mediante celebração de termo apropriado, elaborar e executar o ZEE em articulação e cooperação com os Estados, cumpridos os requisitos previstos neste Decreto. PALAVRA SÓ TORNA A QUESTÃO ERRADA.

    b) Art. 6º Compete ao Poder Público Federal elaborar e executar o ZEE nacional e regionais, quando tiver por objeto biomas brasileiros ou territórios abrangidos por planos e projetos prioritários estabelecidos pelo Governo Federal. NÃO CONCORDO COM O GABARITO POIS NÃO CORRESPONDE COM O CAPUT DO ART 6. A PALAVRA "EM ESPECIAL" DÁ UMA AMPLITUDE QUE O ARTIGO NÃO POSSUI, ASSIM COMO A PALAVRA "SÓ" NA LETRA A RESTRINGE ONDE NÃO HÁ RESTRIÇÃO.

    c) Art. 6-A. O ZEE para fins de reconhecimento pelo Poder Público Federal deverá gerar produtos e informações nas seguintes escalas: (Incluído pelo Decreto nº 6.288, de 2007).        I - ZEE nacional na escala de apresentação 1:5.000.000 e de referência 1:1.000.000;         II - ZEE macrorregionais na escala de referência de 1:1.000.000 ou maiores;         III - ZEE dos Estados ou de Regiões nas escalas de referência de 1:1.000.000 à de 1:250.000, nas Macro Regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste e de 1:250.000 a 1:100.000 nas Macro Regiões Sudeste, Sul e na Zona Costeira; e        IV - ZEE local nas escalas de referência de 1:100.000 e maiores. ESCALA ERRADA.

    d) Art. 11.  O ZEE dividirá o território em zonas, de acordo com as necessidades de proteção, conservação e recuperação dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável. Parágrafo único.  A instituição de zonas orientar-se-á pelos princípios da utilidade e da simplicidade, de modo a facilitar a implementação de seus limites e restrições pelo Poder Público, bem como sua compreensão pelos cidadãos. ZONAS E NÃO MACROREGIÕES. NÃO HÁ MENÇÃO À MUNCÍPIOS.

    e) Art. 16.  As instituições integrantes do Consórcio ZEE-Brasil, criado pelo Decreto de 28 de dezembro de 2001, constituirão rede integrada de dados e informações, de forma a armazenar, atualizar e garantir a utilização compartilhada dos produtos gerados pelo ZEE nas diferentes instâncias governamentais. AS INSTIUTIÇÕES INTEGRARAM REDE DE DADOS E NÃO SISTEMA NACIONAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL.

     

  • Questão passivel de anulação.

     

    Não tem alternativa correta, pois o artigo que se refere a questão (elaborada em 2012) foi revogado em 2007:

    Art. 6o  Compete ao Poder Público Federal elaborar e executar o ZEE nacional ou regional, em especial quando tiver por objeto bioma considerado patrimônio nacional ou que não deva ser tratado de forma fragmentária.

     

    Sendo a redação oficial do DECRETO Nº 4.297, DE 10 DE JULHO DE 2002 a seguinte:

     

            Art. 6º Compete ao Poder Público Federal elaborar e executar o ZEE nacional e regionais, quando tiver por objeto biomas brasileiros ou territórios abrangidos por planos e projetos prioritários estabelecidos pelo Governo Federal. (Redação dada pelo Decreto nº 6.288, de 2007).

     

    Não existe mais menção a bioma de patrimônio nacional ou que deva ser tratado de forma fragmentária. 


ID
1135867
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Comissão Nacional de Biodiversidade tem como finalidade coordenar, acompanhar e avaliar as ações do PRONABIO, competindo-lhe, especialmente,

Alternativas

ID
1135882
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação ao crime de introdução de espécime da fauna silvestre, nativo ou exótico, é CORRETO afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E.

    Decreto 6514/2008.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    a) introduzir espécime animal silvestre, nativo ou exótico, no país ou fora de sua área de distribuição natural, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida pela autoridade ambiental competente, quando exigível, incorrerá na aplicação de multa de R$ 1.000,00 (mil reais), com acréscimo por exemplar excedente de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por indivíduo de espécie constante nos anexos da Convenção de Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção – CITES. ERRADO. Art. 25.  Introduzir espécime animal silvestre, nativo ou exótico, no País ou fora de sua área de distribuição natural, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida pela autoridade ambiental competente, quando exigível:(Redação dada pelo Decreto nº 6.686, de 2008). Multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais), com acréscimo por exemplar excedente de: II - R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por indivíduo de espécie constante de listas oficiais de fauna brasileira ameaçada de extinção, inclusive da CITES. (Redação dada pelo Decreto nº 6.686, de 2008).

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    b) introduzir espécime animal silvestre, nativo ou exótico, no país ou fora de sua área de distribuição natural, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida pela autoridade ambiental competente, quando exigível, incorrerá na aplicação de multa de R$ 3.000,00 (três mil reais), com acréscimo por exemplar excedente de R$ 500,00 (quinhentos reais), por indivíduo de espécie não constante em listas oficiais de espécies em risco ou ameaçadas de extinção. ERRADO. Art. 25, Multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais), com acréscimo por exemplar excedente de: II - R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por indivíduo de espécie constante de listas oficiais de fauna brasileira ameaçada de extinção, inclusive da CITES. (Redação dada pelo Decreto nº 6.686, de 2008).

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • c) introduzir espécime da fauna silvestre, nativo ou exótico, no país ou fora de sua área de distribuição natural, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida pela autoridade ambiental competente, quando exigível, incorrerá na aplicação de multa de R$ 500,00 (quinhentos reais), com acréscimo por exemplar excedente de R$ 3.000,00 (três mil reais), por indivíduo de espécie constante em listas oficiais de espécies em risco ou ameaçadas de extinção. ERRADO. Art. 25, Multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais), com acréscimo por exemplar excedente de: II - R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por indivíduo de espécie constante de listas oficiais de fauna brasileira ameaçada de extinção, inclusive da CITES. (Redação dada pelo Decreto nº 6.686, de 2008).

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    d) incorre nas mesmas penas aplicadas a introdução de espécime da fauna silvestre, nativa ou exótica, quem comercializa espécime da fauna silvestre não constante de listas oficiais de risco ou ameaça de extinção, sem licença expedida pela autoridade ambiental competente, quando exigível. ERRADO. Art. 25, § 2o  Incorre nas mesmas penas quem reintroduz na natureza espécime da fauna silvestre sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida pela autoridade ambiental competente, quando exigível. (Redação dada pelo Decreto nº 6.686, de 2008).

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    e) entende-se como introdução de espécime animal no país, além do ato de ingresso nas fronteiras nacionais, a guarda e manutenção continuada a qualquer tempo. CERTO. Art. 25, § 1o  Entende-se por introdução de espécime animal no País, além do ato de ingresso nas fronteiras nacionais, a guarda e manutenção continuada a qualquer tempo.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ID
1286137
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Biomas são grandes ecossistemas que dividem o planeta em regiões de grande extensão, onde se desenvolve, predominantemente, determinado tipo de vida.
Em relação aos principais ecossistemas encontrados no Brasil, verifica-se que o(s)

Alternativas
Comentários
  • Os ecossistemas lóticos são definidos pela presença de água em movimento. Deste modo, o melhor exemplo de ambiente lótico são os rios, riachos e córregos, nos quais a correnteza permanentemente desloca a água de montante (nascente) a jusante (foz de desague). Tanto riachos pequenos com baixíssimo volume d’água quanto o Nilo ou o Amazonas, os maiores rios do mundo, são considerados ambientes lóticos. Estes ambientes são opostos aos ecossistemas lênticos, nos quais as águas apresentam pouco ou nenhum fluxo, como os lagos e reservatórios.  

    Um estuário é um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar. Um estuário sofre a influência das marés e apresenta fortes gradientes ambientais, desde águas doces próximos da sua cabeceira, águas salobras, e águas marinhas próximo da sua desembocadura.[1][2] As zonas entremarés são geralmente constituídas de vazas (lama) ou ostreiras e outras zonas cobertas de sapais e pântanos que são ótimas zonas para o desenvolvimento de espécies aquáticas.[3] Os estuários são áreas de extraordinária produtividade e diversidade biológica.

  • Os solos de florestas tropicais quando comparados ao de florestas temperadas possuem menor disponibilidade de nutrientes, visto que a maior parte da biomassa está concentrada em plantas e acima do solo na serrapilheira. 

  • O solo de florestas tropicais é raso??? Corrijam-me se eu estiver errado, mas até onde eu sei, são profundos devido principalmente à alta pluviosidade e matéria orgânica no solo que faz a água da chuva infiltrar, intemperizando as camadas internas do solo.

  • Resposta: A


    http://scienceblogs.com.br/geofagos/2006/10/solo-pobre-vegetacao-exuberante/

  • Solos de florestas tropicais são pobres em nutrientes e PROFUNDOS. Questão deveria ser anulada.

  • Realmente não faz sentido.... até porque o mecanismo de vegetação com raízes mais profundas, permitirão esse tipo de vegetação a explorar ambientes nutricionalmente mais ricos.


ID
1358488
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os recifes de corais resultam de uma simbiose entre pólipos e algas unicelulares e se formam em águas quentes e claras das regiões tropical e subtropical. São ecossistemas antigos, diversificados e de grande produtividade que abrigam, aproximadamente, um quarto das espécies marinhas. Esses recifes são vulneráveis aos danos, pois crescem lentamente e são destruídos com facilidade. Além disso, florescem apenas em águas claras e rasas com salinidade constante e de temperaturas entre 18 e 30 ºC.
Entre os problemas ambientais decorrentes de atividades humanas atuais, NÃO constitui uma ameaça à biodiversidade dos recifes o(a)

Alternativas
Comentários
  • a) Qualquer mudança na temperatura do oceano, causará modificações nos ecossistemas aquáticos

    b) O aumento no nível do mar vai mudar a estrutura da zona eufótica e consequentemente danos ao ecossistema

    c) degradação mecanica

    d) essa não precisa nem comentar, rsss...

  • Resposta: alternativa e

     

    Até onde eu sei, os corais não sobrevivem em águas profundas logo, a pesca em águas profundas não os afetam.


ID
1358503
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um bioma é definido como a(o)

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa a

     

    Eu sempre quis saber por onde os responsáveis pelas questões tiram essas definições toscas...

     

    Segundo Coutinho (2016) existem três fatores que caracterizam os biomas:

    (1) clima - pluviosidade + quantidade de radiação solar;

    (2) biota - geralmente utiliza-se apenas as plantas para esse critério, mas também animais.

    (3) condições edáficas (solo).

  • As vezes, eu acho que nunca vou passar em um concurso, pela grande quantidade de questões mal formuladas, sem sentidos, que as bancas produzem.


ID
1368577
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A ecologia da paisagem proporciona uma ferramenta útil para atividades ligadas à análise, ao planejamento, manejo e conservação de espaços naturais ou modificados pelas populações humanas.

De acordo com a aplicação desse campo de estudo, para a análise da paisagem, o grau de porosidade de uma matriz se refere:

Alternativas
Comentários
  • Do conceito de conectividade, ou seja, da ligação das manchas via corredores, extrai-se ainda a noção da matriz. Como numa visão de fragmentos embebidos em uma massa, a matriz de uma paisagem pode ser definida como o seu elemento mais extensivo e conectado e que possui o papel preponderante no funcionamento da paisagem (FORMAN; GODRON, 1986). Segundo estes autores, a distinção entre as manchas e a matriz de uma paisagem consiste num grande desafio a um estudo de Ecologia de Paisagem. Além de ter uma área bem mais extensa e com limites côncavos envolventes a outros elementos, a matriz também pode ser caracterizada pela sua maior conectividade e pelo seu controle preponderante no fluxo de energia e na dinâmica da paisagem, como nos exemplos do calor do deserto permeando e ressecando os oásis, e dos corredores de vegetação em torno de campos agrícolas ou pastagens, atuando como áreas fontes de sementes ao processo de regeneração florestal. Concluindo, se nenhum tipo de elemento de paisagem for predominante, o maior grau de conectividade indicará qual elemento corresponde à matriz. Ainda, se nenhum destes critérios forem observáveis, o papel dominante na dinâmica da paisagem determinará a matriz. As medidas básicas de uma matriz são o grau de porosidade e conectividade. A porosidade consiste na medida de densidade de manchas numa paisagem, como no exemplodo número de remanescentes florestais ao meio de áreas agrícolas. 

    http://csr.ufmg.br/dinamica_utils/download/files/publications/apostila.pdf


ID
1379377
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Que bioma brasileiro sofreu um grande processo de fragmentação e apresenta a restinga como um dos seus ecossistemas?

Alternativas
Comentários

  • Que venha o IBGE!
    Assim como o Manguezal, a Restinga é um dos ecossistemas que restaram da Mata Atlântica.
    O termo restinga é utilizado no sentido amplo que engloba o conjunto de comunidades vegetais encontradas nas planícies arenosas quaternérias de origem marinha.

  • Ainda segundo a Resolução CONAMA 261/99

    Entende-se por restinga um conjunto de ecossistemas que compreende comunidades vegetais florísticas e fisionomicamente distintas, situadas em terrenos predominantemente arenosos, de origens marinha, fluvial, lagunar, eólica ou combinações destas, de idade quaternária, em geral com solos pouco desenvolvidos.

  • RESPOSTA C

    Julgue o item seguinte, relativo ao bioma cerrado. O cerrado é a savana com grande biodiversidade e repleta de espécies de plantas e animais, muitas das quais são endêmicas. (CERTO)

    #IBAMA


ID
1493818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O conceito de hotspot foi criado em 1988 pelo inglês Norman Myers para resolver um dos maiores dilemas dos conservacionistas: quais as áreas mais importantes para preservar a biodiversidade na Terra. Ao observar que a biodiversidade não está igualmente distribuída no planeta, Myers procurou identificar quais as regiões que concentravam os mais altos níveis de biodiversidade, e onde as ações de conservação seriam prioritárias e mais urgentes. Ele chamou essas regiões de hotspots.
                                                                          Internet: < www.conservation.org.br> (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, a respeito de aspectos a ele relacionados.

Nas áreas consideradas hotspots, busca-se assegurar a preservação dos locais que possuem alto grau de endemismo e de ameaças.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    As áreas chamadas hotspots de biodiversidade são as regiões biogeográficas com vegetação diferenciada do resto do mundo e possuem ameaça de serem destruídas totalmente, sendo de preservação prioritária. Ainda devem possuir altos índices de endemismo.

  • Endemismo é o conceito que se aplica quando uma dada espécie é encontrada apenas numa área geográfica específica – espécie endémica.

  • GABARITO CERTO.

    Os hotspots  devem atender a dois critérios rigorosos:

    - A região deve conter pelo menos 1.500 plantas endêmicas (endemismo é um organismo encontrado em apenas um lugar do planeta e em nenhum outro. Endemismo é uma forma de medir o quão única e insubstituível é uma determinada coisa);

    - A região deve ter perdido mais de 70% da sua cobertura vegetal original.


ID
1493821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O conceito de hotspot foi criado em 1988 pelo inglês Norman Myers para resolver um dos maiores dilemas dos conservacionistas: quais as áreas mais importantes para preservar a biodiversidade na Terra. Ao observar que a biodiversidade não está igualmente distribuída no planeta, Myers procurou identificar quais as regiões que concentravam os mais altos níveis de biodiversidade, e onde as ações de conservação seriam prioritárias e mais urgentes. Ele chamou essas regiões de hotspots.
                                                                    Internet: < www.conservation.org.br> (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, a respeito de aspectos a ele relacionados.

Entre os hotspots do planeta, dois se localizam no Brasil: o Cerrado e a Amazônia.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO - Cerrado e Mata Atlântica.

  • ERRADA.

    No Brasil, os hotspots são o Cerrado e a Mata Atlântica.

  • GABARITO: ERRADO.

    No Brasil há dois hotspots:

    Cerrado, com mais de 4.400 espécies de plantas endêmicas;

    - Mata Atlântica, com mais de 8.000 espécies de plantas endêmicas.

  • Temos que lembrar que precisa ter 70% de area comprometida!
  • Nos estudos ambientais, entende-se por hotspot toda área natural cuja preservação é prioridade em níveis mundiais em razão de suas elevadas ameaças de extinção. Por definição, é considerada como hotspot toda área com pelo menos 1500 espécies endêmicas (que só existem naquela região) e que já perdeu mais de ¾ de sua vegetação original. No Brasil, dois domínios naturais são classificados como tal: o Cerrado e a Mata Atlântica.

    Fé em Deus, Fé no Futuro.


ID
1493824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação às estratégias de conservação da biodiversidade, julgue o item subsequente.

Para a preservação de uma unidade de conservação, a área efetiva preservada se mostra mais importante do que o seu formato.

Alternativas
Comentários
  • Que bom, heim...


    Questão ERRADA.


    Aff...

  • Sávio o formato é importante devido ao efeito de borda presente nas áreas a serem preservadas. Dependo o local, faz-se necessário priorizar o formato para melhorar a preservação.


    A criação de unidades de conservação da natureza, com estabelecimento de limites definidos, dentro dos quais é imposta uma série de restrições às atividades humanas, não é suficiente para se alcançar os objetivos de preservação e/ou conservação, devido, entre outros motivos, ao chamado "efeito de borda". Entende-se por efeito de borda as modificações nos parâmetros físicos, químicos e biológicos observadas na área de contato do fragmento de vegetação com a matriz circundante. Ou seja, é a influência física, química, biológica e antropogênica nas imediações das unidades de conservação.

    Esse efeito de borda costuma afetar a biota e reduzir quantitativa e qualitativamente a biodiversidade das unidades de conservação, representando riscos à gestão dessas áreas.

  • ERRADA.

    A área efetiva e seu formato são muito importantes para a Unidade de Conservação. Porque podem ter corredores ecológicos, minimização do efeito de borda, etc.

  • Questão passível de anulação.
  • Para provar que está errado é só pensar numa unidade de conservação longa e estreita. Um caso desses não poderia abrigar espécies de topo de cadeia.

  • Não entendi nada...


ID
1493827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação às estratégias de conservação da biodiversidade, julgue o item subsequente.

Entre os biomas brasileiros, a Caatinga e o Cerrado são considerados de menor importância para a conservação, pois os regimes de chuvas diferenciados nesses biomas limitam sua biodiversidade.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO - Primeiro, a biodiversidade não é limitada pelos regimes de chuva diferenciados, pelo contrário, a biodiversidade desses biomas são bem amplas. Segundo, entre os biomas brasileiros, eles são considerados de grande importância, uma vez que no período de saca, entre agosto e outubro, há grandes riscos de queimadas.

  • ERRADA.

    Cerrado é um hotspot de biodiversidade, sendo um bioma para ser preservado e conservado.

    Além disso, a caatinga é pelo regime de chuvas que a caracterizam.

  • GABARITO: ERRADO.

    - O Cerrado é considerado um hotspot, consequentemente, uma área que é considerada de grande importância ambiental, pois abriga mais de 4,4 mil espécies de plantas endêmicas.

    - A Caatinga, devido ao seu clima semi-árido, com chuvas irregularmente distribuídas e clima seco, aumenta as chances de queimadas na região.

    Portanto, os biomas Cerrado e Caatinga são considerados de maior importância para a conservação.

  • O cerrado é o xodó brasileiro rsrs


ID
1493830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação às estratégias de conservação da biodiversidade, julgue o item subsequente.

Para a criação de uma unidade de conservação (UC), prefere-se uma grande reserva fragmentada e com corredores ecológicos a uma pequena reserva isolada e não fragmentada.

Alternativas
Comentários
  • Não há  que se falar em hierarquia nessas questões

  • ERRADA.

    Nem sempre é assim. Se for uma reserva sem corredores ecológicos, mas com alto grau de endemismo, não há o que comparar com uma reserva pequena cheia de corredores ecológicos.

  • GABARITO: ERRADO

    Não há como comparar uma área com a outra, haja visto que não é apenas de tamanho que se trata a importância da área. Precisa-se analisar também o grau de endemismo na região. 


ID
1493833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação às estratégias de conservação da biodiversidade, julgue o item subsequente.

No processo de fragmentação de um hábitat, quando uma área grande e contínua é reduzida ou dividida em dois ou mais fragmentos, aumenta-se o efeito de borda e limita-se o potencial de dispersão de determinadas espécies.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    Se a floresta é muito fragmentada, aumenta-se o efeito de borda, aumentando a luminosidade, diminuindo a umidade e fica exposta a um solo seco. Além disso, várias espécies podem não se dispersar com a fragmentação.

  • GABARITO: CERTO

    Quando uma região é dividida em dois ou mais fragmentos, a sua área de borda consequentemente irá aumentar, provocando assim maior luminosidade, elevando o grau de temperatura, aumentando a incidência de ventos e diminuindo a umidade na região. Os efeitos de borda de um fragmento podem ser encontrados até 500m adentro da floresta, mas é nos primeiros 35m que são encontrados os efeitos mais fortes.

    Todas estas consequências resultarão na redução de espécies, as aves terão maior dificuldade de comunicação, muitas espécies que não conseguem viver nas regiões de bordas dos fragmentos poderão entrar em extinção e dificultará na dispersão de sementes e espécies, pois a área de borda do fragmento aumentou.

  • Das Streben nach Glück como ministro do Meio Ambiente. rs


ID
1493836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A onça-pintada (Phantera onca), que pertence ao topo da cadeia alimentar da Mata Atlântica, corre risco extremo de extinção. Estudo desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos e Carnívoros, criado pelo IBAMA, aponta que devem existir apenas 250 onças-pintadas adultas na Mata Atlântica, o que representa uma redução de 80% nos últimos 15 anos.

Segundo o chefe do Cenap, Ronaldo Morato, poucas ações foram tomadas nos últimos anos para conter o desaparecimento do maior mamífero da vegetação. Pesquisadores investem agora em novas pesquisas que possam mapear a população restante e contribuir com a preservação do animal


Camila Turtelli. Onça-pintada corre risco extremo de extinção na Mata Atlântica. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue o   item , acerca de aspectos relacionados ao tema nele abordado.

Phantera onca é classificada como uma espécie guarda-chuva, pois exige extensas áreas preservadas para sobreviver e reproduzir.

Alternativas
Comentários
  • Só vi onça em mata fechada. 

  • Esse nao e o conceito de especie guarda-chuva. Gabarito Errado

  • Espécie "guarda-chuva" é o termo que designa as espécies que, com a sua proteção, ajudam a proteger, de forma indireta, outras espécies que usam o mesmo habitat.

    A onça-pintada, como está criticamente ameaçada de extinção e a Mata Atlântica também está, se proteger a onça-pintada, protege a Mata Atlântica, que vai proteger, indiretamente, outras espécies deste mesmo bioma. E a onça-pintada precisa de áreas grandes e preservadas.

    Logo, está realmente CERTA.
  • GABARITO: CERTO

    Espécie Guarda-Chuvas é um termo utilizado para as espécies que ajudam a preservar outras espécies, de maneira indireta, que se utilizam do mesmo habitat.

  • Esse termo é algo novo para mim.

  • A onça-pintada exerce importante função ecológica para a manutenção do equilíbrio dos ambientes onde ocorre, principalmente por regular o tamanho das populações de suas espécies presas como, por exemplo, queixadas, capivaras e jacarés. É um animal que exige extensas áreas preservadas para sobreviver e se reproduzir. Dessa forma, a onça-pintada é considerada uma espécie guarda chuva, pois suas exigências ecológicas englobam todas as exigências das demais espécies que ocorrem no seu ambiente. Ou seja, quando a onça estiver bem, outras espécies estarão bem também.

    FONTE: https://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/5215-conheca-animais-que-se-destacam-na-natureza

  • Espécie guarda-chuva é o termo utilizado para representar uma espécie cujo é ocupado por uma área ampla na qual a sua conservação permite a conservação de diversas outras espécies.

    Fonte: https://www.infoescola.com/ecologia/especie-guarda-chuva/

    Gabarito: Certo.


ID
1493839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A onça-pintada (Phantera onca), que pertence ao topo da cadeia alimentar da Mata Atlântica, corre risco extremo de extinção. Estudo desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos e Carnívoros, criado pelo IBAMA, aponta que devem existir apenas 250 onças-pintadas adultas na Mata Atlântica, o que representa uma redução de 80% nos últimos 15 anos.

Segundo o chefe do Cenap, Ronaldo Morato, poucas ações foram tomadas nos últimos anos para conter o desaparecimento do maior mamífero da vegetação. Pesquisadores investem agora em novas pesquisas que possam mapear a população restante e contribuir com a preservação do animal.

Camila Turtelli. Onça-pintada corre risco extremo de extinção na Mata Atlântica. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue o  item, acerca de aspectos relacionados ao tema nele abordado.

A fragmentação da Mata Atlântica é um dos fatores que podem levar ao desaparecimento de espécies do bioma.

Alternativas
Comentários
  • Deixa a floresta como está

  • CERTA.

    A fragmentação da Mata Atlântica dificulta a dispersão das espécies, que acabarão abandonando o local de origem por falta de alimento e abrigo.

  • GABARITO: CERTO

    A onça-pintada (Phantera onca), é um animal de grande porte, e necessita de grandes áreas para sua sobrevivência. Logo, quanto maior a fragmentação da Mata Atlântica, menor serão suas chances de sobrevivência, pois eles se verão em dificuldades para conseguir alimento, água e abrigo. E se verão ameaçados pelos efeitos de borda da fragmentação (maior luminosidade, aumento de temperatura, maior incidência de ventos e diminuição da umidade), é um efeito cascata.

  • Fragmentar habitat é perder a biodiversidade.


ID
1493842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A onça-pintada (Phantera onca), que pertence ao topo da cadeia alimentar da Mata Atlântica, corre risco extremo de extinção. Estudo desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos e Carnívoros, criado pelo IBAMA, aponta que devem existir apenas 250 onças-pintadas adultas na Mata Atlântica, o que representa uma redução de 80% nos últimos 15 anos.

Segundo o chefe do Cenap, Ronaldo Morato, poucas ações foram tomadas nos últimos anos para conter o desaparecimento do maior mamífero da vegetação. Pesquisadores investem agora em novas pesquisas que possam mapear a população restante e contribuir com a preservação do animal.

Camila Turtelli. Onça-pintada corre risco extremo de extinção na Mata Atlântica. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue o  item, acerca de aspectos relacionados ao tema nele abordado.

A Mata Atlântica, considerada um dos biomas mais preservados do país, é constituída por formações florestais e ecossistemas associados como restingas, manguezais e campos de altitude.

Alternativas
Comentários
  • kkkkkkkkkkkkkkkkk massa!
  • kkkkkkkkkkkkkkkkk
  • "mais preservados do país" - uma ova! 

  • Gabarito: Errado

    A questão erra ao dizer que a Mata Atlântica é considerado um dos biomas mais preservado do país. Pois o correto seria dizer que o Pantanal é o bioma mais preservado no Brasil, mantendo 83% da sua cobertura vegetal original, segundo as informações do Ibama - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Fonte:http://famasul.com.br/assessoria_interna/bioma-mais-preservado-no-brasil-pantanal-tera-eventos-e-revista-especializada-em-ms/28716/
  • Resposta errada devido a a Mata Atlântica ser um dos biomas menos conservados do Brasil, principalmente devido ao processo de ocupação e urbanização que focado no litoral, lugar onde esse bioma se encontra

  • ERRADA.

    A Mata Atlântica é um dos biomas menos preservados do país.

  • GABARITO: ERRADO

    A questão está errada ao mencionar que a Mata Atlântica é considerada um dos biomas mais preservados do país.

    A Mata Atlântica é um hotspot, sendo considerado uma área de grande importância ambiental. Restando-lhe menos de 8% de área remanescente. É um dos biomais mais devastados de nosso país, junto com o Cerrado.

    O Bioma mais preservado do país é o Pantanal, de acordo com informações do IBAMA

    (http://www.pantanalecoturismo.tur.br/NOTICIA-2613-PANTANAL+E+O+BIOMA+MAIS+CONSERVADO+DO+PAIS+INFORMA+IBAMA.htm)

  • Bioma menos preservado. O restante do texto está correto. 

    As florestas que compõem a Mata Atlântica são:

    Floresta Ombrófila Densa

    Floresta Ombrófila Aberta

    Floresta Ombrófila Mista

    Floresta Estacional Decidual

    Floresta Estacional Semidecidual

    ​Também agrega os seguintes ecossistemas:

    Mangues

    Restingas

    Campos de Altitude

  • Pantanal é o mais preservado


ID
1493845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A onça-pintada (Phantera onca), que pertence ao topo da cadeia alimentar da Mata Atlântica, corre risco extremo de extinção. Estudo desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos e Carnívoros, criado pelo IBAMA, aponta que devem existir apenas 250 onças-pintadas adultas na Mata Atlântica, o que representa uma redução de 80% nos últimos 15 anos.

Segundo o chefe do Cenap, Ronaldo Morato, poucas ações foram tomadas nos últimos anos para conter o desaparecimento do maior mamífero da vegetação. Pesquisadores investem agora em novas pesquisas que possam mapear a população restante e contribuir com a preservação do animal.

Camila Turtelli. Onça-pintada corre risco extremo de extinção na Mata Atlântica. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue o  item, acerca de aspectos relacionados ao tema nele abordado.

As ações para a proteção da espécie Phantera onca na Mata Atlântica incluem estão a criação de áreas para proteção integral dentro das áreas prioritárias e a manutenção do fluxo gênico entre as populações da espécie em áreas de isolamento e(ou) tamanhos populacionais críticos mantidos ou restabelecidos.

Alternativas
Comentários
  • ANULADA.

    Na redação do item, o uso da expressão “incluem estão” prejudicou seu julgamento objetivo, motivo pelo qual se opta por sua anulação. 

  • Apesar de ter sido anulada, a questão está correta, desde que entendida que a criação de area de proteção integral é uma das medidas, já que para manutenção do fluxo gênico [e necessário a adoção de corredores ecológicos, RL, APA, não podendo limitar a area do mamífero a uma pequeno pedação de terra.


ID
1493848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca do desenvolvimento econômico e conservação da biodiversidade amazônica, julgue o item.

A construção da usina hidrelétrica de Belo Monte propiciou um grande desenvolvimento econômico na Amazônia, com a criação de postos de trabalho e de infraestrutura para a população próxima aos canteiros de obras, causando um impacto ambiental praticamente nulo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    A usina de Belo Monte, que deveria se chamar "Belo Monstro" ou "Belo Morte", terá um impacto ambiental astronômico, inundando uma boa parte da floresta amazônica, gerando gases estufa como o metano, por exemplo. Além disso, há indígenas naquele local.

    E ainda tem pessoas que são a favor. 

  • GABARITO: ERRADO

    Considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a construção da Usina de Belo Monte será a terceira maior usina do mundo, localizada no Rio Xingu, próximo ao município de Altamira, no norte do Pará.

    A usina deverá gerar 41,6 milhões de megawatts de energia por ano, o suficiente para atender o consumo de 20 milhões de pessoas no Brasil. Poderá ajudar também no desenvolvimento econômico da região, com a criação de empregos.

    Apesar destes aspectos positivos, a sua construção irá gerar muitos impactos ambientais também, como a inundação de áreas das cidades de Altamira e Vitória do Xingu em consequência da construção de dois canais, que irá desviar o leito original do rio e prejudicar os agricultores e a população local, já que a única forma de transporte desta região, o transporte fluvial, será interrompida, além de acarretar na redução da oferta de água. A travessia de um local ao outro é de grande importância para estes moradores, já que é dessa forma que eles têm acesso à médicos, dentistas e fazem seus negócios, como a venda de peixes e castanhas.

    A diminuição da vazão do rio Xingu também afetará as terras indígenas de Paquiçamba e Arara da Volta Grande do Xingu, prejudicando os índios que vivem da pesca feita no rio. Além disso, o desmatamento na área poderá ser intensificado, além do aumento da ocupação desordenada do território, causando impacto sobre essas populações indígenas, condenando seus povos e sua cultura que sempre residiram ao longo de sua bacia.

    Além disso, a instalação da infraestrutura desta obra afetará também a flora e a fauna local, causando uma perda irreversível de centenas de espécies. Levando estes dados em consideração, a viabilidade econômica desta construção se torna contraditória.

    Por conta destes impactos, a construção desta usina já foi paralisada e retomada muitas vezes. É uma polêmica que já dura mais de 20 anos, mas que não impediu o andamento da sua construção, que segue até hoje.

     

    Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/a-construcao-da-usina-de-belo-monte-e-seus-impactos-ambientais/

  • Os impactos ambientais foram nas mais variadas esferas, sejam elas ambiental, social ou econômica.

  • Belo Monte foi uma grande tragedia nacional. O empreendimento secou o rio Xingu, como muitos técnicos ambientais previram durante a fase de estudos de viablidade. Dizimou populacoes de peixes. Acabou com o meio de subsistencia dos povos ribeirinhos, que tinham na pesca sua principal atividade economica.

    As obras da hidreletrica atrairam um numero enorme de pessoas para a cidade de Altamira, que sem condicoes de comportar a mudança intensa de seu perfil demografico, se tornou uma das cidades mais violentas do Brasil.

    O empreendimento não cumpriu as medidas de compensacao, e a maioria das familias retiradas de suas casas não receberam a moradia prometida...

    Enfim, a lista de impactos negativos é extensa...

    Recomendo o documentario "River Silence" (no globoplay)para visualizar a extensao do problema.


ID
1493851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca do desenvolvimento econômico e conservação da biodiversidade amazônica, julgue o item.

Francisco Alves Mendes Filho foi um grande defensor da Amazônia. As suas conquistas incluem a criação do movimento União dos Povos da Floresta, responsável por expulsar madeireiros, castanheiros e seringueiros da região de Basiléia e a criação de uma reserva biológica.eguintes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    .

    Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes (Xapuri, 15 de dezembro de 1944 — Xapuri, 22 de dezembro de 1988) foi um seringueiro, sindicalista, e ativista político e ambiental brasileiro. Lutou a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica, cuja subsistência dependia da preservação da floresta e das seringueiras nativas. Seu ativismo lhe trouxe reconhecimento internacional, ao mesmo tempo em que provocou a ira dos grandes fazendeiros locais.

  • ERRADA.

    Chico Mendes foi um seringueiro, ativista e ambientalista que defendeu a Amazônia. Ele não expulsou seus colegas seringueiros da região.

  • Gab: e

    Castanheiros e seringueiros utilizam da natureza da forma sustentável. 

     

  • GABARITO: ERRADO.

    Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes (Xapuri, 15 de dezembro de 1944 — Xapuri, 22 de dezembro de 1988) foi um seringueiro, sindicalista, ativista político e ambientalista brasileiro. Lutou a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica, cuja subsistência dependia da preservação da floresta e das seringueiras nativas. Seu ativismo lhe trouxe reconhecimento internacional, ao mesmo tempo em que provocou a ira dos grandes fazendeiros locais.

    .

    Suas conquistas incluem sim a criação do movimento da União dos Povos da Floresta, responsável por expulsar os madeireiros. Porém ele lutava a favor dos direitos dos povos indígenas, castanheiros, seringueiros, pequenos pescadores, quebradeiras de coco e populações ribeirinhas.


ID
1493857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação aos biomas e fitofisionomias brasileiros, julgue o item subsecutivo.

A Amazônia é o maior bioma brasileiro, ocupando grande parte do norte do país. Entre suas fitofisionomias estão as matas de várzeas, as matas de igapó e o cerrado amazônico.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    A Floresta Amazônica é o maior bioma do Brasil. Tem as matas de várzea, as matas de igapó e o cerrado amazônico.

  • GABARITO: CERTO.

    A Floresta Amazônica Brasileira é o maior bioma do Brasil, ocupando cerca de 42% do território nacional. Estava originalmente distribuída nos estados do AM, PA, AC, AP, RO, RR, MT e TO.

    .

    A Floresta Amazônica pode ser dividida em três tipos, de acordo com o relevo e a quantidade de água:

    .

    - Mata de Igapó: Quase sempre alagada, com plantas selecionadas para esse ambiente;

    - Mata de Várzea: Com terrenos baixos, sujeitos a inundações, tem o solo enriquecido devido a deposição de sedimentos;

    - Cerrado Amazônico ou Mata de Terra Firme: Área nunca inundada e adaptada à pobreza de nutrientes do solo. É a que ocupa a maior área da floresta e possui as árvores mais altas.

  • Ainda tem as formações denominadas Campinaranas, importante principalmente no estado de Roraima.


ID
1493860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação aos biomas e fitofisionomias brasileiros, julgue o item subsecutivo.

O bioma Cerrado é considerado a savana com maior biodiversidade do planeta.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    O Cerrado é muito mais importante do que algumas savanas africanas inclusive. Ele é considerado um hotspot com altos índices de endemismo.

  • GABARITO: CERTO

    .

    O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional.  Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.

    .

    Considerado como um hotspot de biodiversidade, o Cerrado apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat. Do ponto de vista da diversidade biológica, o Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas.

  • Gabarito: certo.

    No país temos um potencial gigantesco não aproveitado. Há muitos safáris na savana africana. E no cerrado?

  • o cespe ja colocou em outra questão que o cerrado nao é savana.


ID
1493863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação aos biomas e fitofisionomias brasileiros, julgue o item subsecutivo.

No bioma Cerrado, os incêndios e as queimadas são ocasionados exclusivamente pela ação antrópica e provocam danos irreparáveis à fauna e à flora da região.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Uma das características peculiares do Cerrado é o começo de incêndios de forma natural e cíclica. Algumas espécies possuem troncos adaptados para se protegerem destes incêndios.

  • GABARITO: ERRADO

    .

    O bioma Cerrado é uma região de clima tropical, com uma estação seca bem definida, que cria condições para a ocorrência de fogo.

    O fogo é ocasionado de forma natural, e este bioma possui espécies de árvores com troncos adaptados para se proteger dos incêndios. O formato tortuoso dos troncos das árvores do cerrado se deve a uma combinação de fatores características do solo e do clima, bem como pela frequência de incêndios.

  • Uma das características específicas da vegetação do Cerrado é que algumas espécies precisam do fogo para estimular seu desenvolvimento(rebrotamento)


ID
1493878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O manejo florestal sustentável pode ser definido como a ação de administrar uma floresta com o objetivo de obter benefícios econômicos, sociais e ambientais, com base em mecanismos de sustentação do ecossistema, visando garantir a continuidade da produção. A respeito do manejo florestal sustentável, julgue o seguinte item.

Na elaboração e execução do manejo florestal sustentável em pequena escala, alguns princípios básicos que regem a utilização comunitária de espaços e recursos devem ser respeitados, tais como: as fronteiras definidas, a monitoração do uso dos recursos naturais pelos comunitários, as sanções aplicáveis aos que desobedecem aos regulamentos e os mecanismos de resolução de conflitos.

Alternativas
Comentários
  • Manejo florestal é a utilização racional e ambientalmente adequada dos recursos da floresta. Manejo é uma atividade econômica oposta ao desmatamento, pois não há remoção total da floresta e mesmo após o uso o local manterá sua estrutura florestal. O manejo bem feito segue três princípios fundamentais: deve ser ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo. O princípio da técnica de exploração de impacto reduzido - principal ferramenta do manejo florestal - é extrair produtos da floresta de maneira que os impactos gerados sejam mínimos, possibilitando a manutenção da estrutura florestal e sua recuperação, por meio do estoque de plantas remanescentes. Diversificar a produção é um dos princípios mais importantes para o uso sustentável dos recursos florestais.


ID
1493884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O manejo florestal sustentável pode ser definido como a ação de administrar uma floresta com o objetivo de obter benefícios econômicos, sociais e ambientais, com base em mecanismos de sustentação do ecossistema, visando garantir a continuidade da produção. A respeito do manejo florestal sustentável, julgue o seguinte item.

Nos projetos de manejo florestal sustentável em pequena escala na Amazônia, onde a exploração ocorrerá em lotes particulares, a divisão de benefícios, como renda, emprego, treinamento, viagens, e a escolha do primeiro lote a ser explorado se baseiam em critérios essencialmente técnicos, que envolvem o conhecimento da área a ser explorada.

Alternativas
Comentários
  • A prática de manejo em pequena escala ou manejo comunitário, implica um contexto social e econômico com diferentes tipos de relações interpessoais. Diegues (1997) caracterizou alguns sistemas de manejo comunitário que se estabeleceram e se reproduzem através de relações de parentescos, compadrio, ou pela aceitação compartida de regras e valores sociais, econômicos e ambientais.


    Fonte: http://www.mma.gov.br/estruturas/pnf/_arquivos/mfc_imazon.pdf

  • "se baseiam em critérios essencialmente técnicos" = restritivo

  • Alguém poderia explicar essa questão, por favor :(

  • O manejo florestal sustentável pode ser definido como a ação de administrar uma floresta com o objetivo de obter benefícios econômicos, sociais e ambientais, com base em mecanismos de sustentação do ecossistema, visando garantir a continuidade da produção. A respeito do manejo florestal sustentável, julgue o seguinte item.

    Na elaboração e execução do manejo florestal sustentável em pequena escala, alguns princípios básicos que regem a utilização comunitária de espaços e recursos devem ser respeitados, tais como: as fronteiras definidas, a monitoração do uso dos recursos naturais pelos comunitários, as sanções aplicáveis aos que desobedecem aos regulamentos e os mecanismos de resolução de conflitos.

  • Complementando e pra ajudar a analisar o porquê de a questão estar errada:

    "O manejo florestal é a única forma de utilizar os recursos da Reserva Legal que na Amazônia representa 80% da área de sua propriedade, pois permite identificar o que pode ser retirado da floresta de forma sustentável, através de técnicas adequadas gerando renda, além de estimular o crescimento da floresta contribuindo para conservação ambiental.

    O Plano de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala (PMFSPE) é um instrumento onde o agricultor poderá manejar até 500 hectares de sua propriedade ou até quatro módulos fiscais em caso de posse comprovada."

    Fonte: http://www.idam.am.gov.br/manejo-florestal-sustentavel-em-pequena-escala/

    Olá! Algum parceiro de estudo pro concurso do IBAMA - Técnico Ambiental? Estudo com afinco.

    Bons estudos!

  • Aos assinantes do QC peçam aos professores que respondam as questões! É um absurdo tantas questões da área ambiental sem comentário dos professores.


ID
1493890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O manejo florestal sustentável pode ser definido como a ação de administrar uma floresta com o objetivo de obter benefícios econômicos, sociais e ambientais, com base em mecanismos de sustentação do ecossistema, visando garantir a continuidade da produção. A respeito do manejo florestal sustentável, julgue o seguinte item.

No manejo florestal, devem ser mantidas as condições mínimas de sobrevivência para os seres vivos que utilizam a floresta. Árvores que ofereçam outros tipos de produtos como medicamentos, óleos e alimentos devem ser preservadas.

Alternativas
Comentários
  • Anulada.

    Na redação do item, a utilização do termo “preservadas” no lugar de “conservadas” pode ter prejudicado o julgamento objetivo do item, motivo pelo qual se opta pela sua anulação. 


ID
1493944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca das características dos grupos e categorias de UCs definidas na regulamentação legal do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, julgue o item que se segue.

A realização de pesquisas científicas é um dos objetivos da categoria estação ecológica, nas quais é permitido o acesso de pesquisadores das universidades federais mesmo sem prévia autorização do órgão gestor da estação.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000

    Art. 9º A Estação Ecológica tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.

    § 3º A pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável pela administração da unidade e está sujeita às condições e restrições por este estabelecidas, bem como àquelas previstas em regulamento.


ID
1493956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A terceira reunião anual do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Lorena teve como objetivo principal discutir o plano de manejo da UC federal e definir sua zona de amortecimento com a determinação do mapa da zona de amortecimento da UC.

Internet: < www.icmbio.gov.br> (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas acima e a legislação pertinente, julgue o item subsequente.

O plano de manejo é o instrumento que estabelece o zoneamento, as normas de uso da área da UC e do manejo dos recursos naturais, devendo ser elaborado para todas as categorias de UCs.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.



    Segundo a Lei 9985/2000 - Lei do Sistemas Nacional de Unidades de Conservação da Natureza:



    Art. 27. As unidades de conservação devem dispor de um Plano de Manejo. 



    § 1o O Plano de Manejo deve abranger a área da unidade de conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas.

  • Todas as unidades de conservação devem dispor de um Plano de Manejo, que deve abranger a área da Unidade de Conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica social das comunidades vizinhas. Lei n° 9985/2000 (Art. 27, §1º).

  • Cuidado que nem todas as UCS tem zona de amortecimento

    Art. 25. As unidades de conservação, exceto Área de Proteção Ambiental e Reserva Particular do Patrimônio Natural, devem possuir uma zona de amortecimento e, quando conveniente, corredores ecológicos.


ID
1493959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A terceira reunião anual do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Lorena teve como objetivo principal discutir o plano de manejo da UC federal e definir sua zona de amortecimento com a determinação do mapa da zona de amortecimento da UC.

Internet: < www.icmbio.gov.br> (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas acima e a legislação pertinente, julgue o item subsequente.

A decisão do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Lorena a respeito da zona de amortecimento da UC deve ser acatada pelo órgão gestor da unidade.

Alternativas
Comentários
  • Se é consultivo....

  • É Conselho Consultivo, e não Conselho Deliberativo.

  • Entende-se por Zona de Amortecimento (ZA) “o entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade”

  • Conselho consultivo não decide, apenas consulta

  • Conselho Consultivo poderá emitir uma recomendação/indicação, mas não que ela deve ser acatada pelo gestor. Diferentemente se fosse uma recomendação do Conselho Deliberativo.

  • Gabarito: Errado.

    "Há dois tipos de conselhos para UCs: conselho consultivo e conselho deliberativo. Os objetivos do conselho consultivo são: oferecer transparência para a gestão da UC por meio de controle social; contribuir para a elaboração e implantação do Plano de Manejo; e integrar a UC às comunidades, setor privado, instituições de pesquisa, ONGs, poder público, bem como às outras Áreas Protegidas situadas no entorno. Os conselhos deliberativos têm as seguintes funções adicionais: aprovar o Plano de Manejo e a contratação de Oscips para gestão compartilhada".

    Fonte: https://imazon.org.br/conselhos-de-unidades-de-conservacao-guia-sobre-sua-criacao-e-seu-funcionamento/

    Logo, a respeito da zona de amortecimento o órgão gestor da unidade deve acatar a decisão do Conselho Deliberativo da Floresta Nacional de Lorena.


ID
1610500
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As raízes sugam da terra os nutrientes necessários à planta através da

Alternativas

ID
1610521
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Quais são os tipos de seiva que circulam nos tecidos das plantas?

Alternativas

ID
1610581
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A coloração das folhas de uma árvore é determinada pela

Alternativas

ID
1623844
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, preenchendo os parênteses com “V”, as afirmativas VERDADEIRAS e com “F”, as afirmativas FALSAS:


( ) As atividades humanas, de modo geral, provocam alterações nos meios físico, biológico e antrópico, sendo que essas modificações são chamadas de impactos ambientais.


( ) Uma das possíveis modificações ambientais provocadas pelo homem é o desmatamento, ou seja, a retirada da cobertura vegetal, observada na execução de empreendimentos.


( ) O Pampa é o único bioma contido em apenas um Estado do Brasil, o Rio Grande do Sul, ocupando aproximadamente 63% da sua área, com uma vegetação predominantemente constituída de gramíneas e arbustos esparsos. Esse bioma teve aproximadamente 54% de sua cobertura vegetal desmatada até 2009.


( ) A Mata Atlântica teve 88% de sua área desmatada até 2010. As taxas de desmatamento são elevadas em todas as Unidades da Federação, sendo que, em termos relativos, Goiás apresenta a maior taxa (95%) e a menor ocorre no Rio Grande do Sul (77%).


A alternativa que contém a sequência de respostas CORRETAS de cima para baixo é:

Alternativas
Comentários
  •  A Mata Atlântica teve 88% de sua área desmatada até 2010. As taxas de desmatamento são elevadas em todas as Unidades da Federação, sendo que, em termos relativos, Goiás apresenta a maior taxa (95%) e a menor ocorre no Rio Grande do Sul (77%). Pará é o estado com maior taxa de desmatamento.

  • A situação nos biomas extra-amazônicos não é menos crítica: da Mata Atlântica, restavam, em 2010, 12% de uma área total de 128.898.972 ha; os 113.923.019 desmatados foram substituídos por áreas agrícolas, pastoris e urbanas. As taxas são elevadas em todas as unidades da federação, sendo que, em termos relativos, Goiás apresenta a maior (95%) e Santa Catarina, a menor (77%). Dos demais biomas, o Pampa apresenta o maior percentual de desmatamento 54% (dados de 2009), seguido pelo Cerrado que, em 2010, fora desmatado em 49%. Na Caatinga, até 2009, eram 46%, cabendo o menor valor relativo ao Pantanal, com 15%.

    Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/14236-asi-ids-2012-brasil-avanca-rumo-ao-desenvolvimento-sustentavel-mas-ainda-tem-muitos-desafios-a-enfrentar


ID
1632094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Nos países tropicais, a grande diversidade biológica dos ecossistemas foi historicamente vista como entrave ao processo do crescimento econômico. Entretanto, ao longo dos anos, evidenciou-se a necessidade de conservação, manutenção e expansão de áreas protegidas, pois cada uma delas apresenta recursos naturais próprios. Julgue o item seguinte, relativos aos problemas ambientais no Brasil.

Os animais frugívoros são aqueles que se alimentam de folhas, e fitófagos, os que se alimentam de frutas. Ambos os tipos compõem a fauna amazônica, rica em biodiversidade.

Alternativas
Comentários
  • Fitófagos: Diz-se de um animal que se nutre de matérias vegetais;

    Frugívoros: é o animal cuja dieta alimentar é composta principalmente de frutos;

  • Ao contrário.

  • Conceitos trocados...


ID
1632103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Nos países tropicais, a grande diversidade biológica dos ecossistemas foi historicamente vista como entrave ao processo do crescimento econômico. Entretanto, ao longo dos anos, evidenciou-se a necessidade de conservação, manutenção e expansão de áreas protegidas, pois cada uma delas apresenta recursos naturais próprios. Julgue o item seguinte, relativos aos problemas ambientais no Brasil.

A capacidade de recomposição de um recurso ao longo de determinado período de tempo tem sido um dos critérios para a classificação dos recursos naturais, que podem ser renováveis (ou reprodutíveis) e não renováveis, sendo esses últimos também conhecidos como exauríveis, esgotáveis ou não reprodutíveis.

Alternativas
Comentários
  • Questoes de recursos renovaveis e complicado pois tudo e renovavel o que muda e o periodo...exemplo o petroleo pessoal considera fonte nao renovavel mas no final ela e sim renovavel porem o tempo de renovacao e muito longo. Assunto complicado sempre cabe recurso nessas questoes!

ID
1632106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Nos países tropicais, a grande diversidade biológica dos ecossistemas foi historicamente vista como entrave ao processo do crescimento econômico. Entretanto, ao longo dos anos, evidenciou-se a necessidade de conservação, manutenção e expansão de áreas protegidas, pois cada uma delas apresenta recursos naturais próprios. Julgue o item seguinte, relativos aos problemas ambientais no Brasil.

Existem dois tipos de componentes que formam a biosfera e seus ecossistemas: os componentes abióticos (ou não vivos), como a água, o ar, os nutrientes e a energia solar, e os componentes biológicos bióticos (ou vivos), como as plantas, os animais e os micróbios.

Alternativas
Comentários
  • Ufa esses NUTRIENTES...QUASE ERRO...EXISTE NUTRIENTES VIVOS E MORTOS DEPENDENDO DA CADEIA ALIMENTAR...
  • GABARITO: CERTO

  • Quando tá fácil demais até chega a assustar!

  • Concordo com Valdeis Lima.kkkkkkk

  • Aquela pra na hora da prova você ficar nervoso e não acreditar que eles deram uma assim de bandeja